quinta-feira, 26 de maio de 2016

Viva Porto Alegre



"Somos o resultado das viagens que fazemos,
dos livros que lemos
e das pessoas que amamos."
Airton Ortiz


São Paulo, Sudeste do Brasil
- Alô, papai.
  - Alô. 
  (Luis se afasta para atender o telefonema. Há tumulto no bar, ele sai para a calçada; Itaquera é uma festa. Atravessa a rua e vai conversar à beira do Rio Verde.)
  - O que houve? Cheguei a pouco tempo, papai.
  - Chegou e deve retornar!
  - Retornar? Ocorreu alguma coisa?
  - Tá aqui na tela do seu computador.
  - Quer parar de fazer tamanho mistério?
 - O email emitindo que você passou no concurso!
  - Não!
  - Sim! 
  - Não!
  - Sim! 
  - O senhor está falando sério?
  - E eu iria brincar com isto?
  - Passei mesmo?
  - Passou.
  - Passei?
  - Passou!
 - Caramba! Eu passei! Passei, caramba! Passei!


Porto Alegre, Sul do Brasil
- Alô.
  - Alô, papai.
  - Finalmente chegou. Você está bem?
  - Sim, deu tudo certo. Trocamos de avião em Floripa, agora estou no hotel.
  - É bom?
 - Sim, fica perto da Arena do Grêmio, bem enfrente ao Rio Jacuí. E, pelo que o guia falou, a cidade deve ser bonita. Nem acredito que estou morando em Porto Alegre.
  - Más filho, lembre-se que é só por algum tempo.
  - Tempo suficiente pra me acostumar com o frio daqui e o chimarrão, quem sabe até de conhecer uma gaúchinha.
 - Filho, não se mete em confusão, aproveita este momento, estude bastante e se cuida.
  - Ok pai, pelo que fique sabendo, confusão só em dia de Gre-Nal. 

Textos editados por mim, Fernando Bervian, 
os quais foram retirados do Livro 
"Gringo" de Airton Ortiz.




A Cidade

Localização de Porto Alegre
 (Google Maps)
Porto Alegre (POA) é a capital do Estado do Rio Grande do Sul, também conhecida como a capital dos gaúchos. Cidade com diversos semblantes e vasto aspecto cultural. Porto Alegre induz a seus moradores na construção de sua história.

Hoje com seus 244 anos de soberania, é uma cidade que esbanja qualidade de vida em meio ao cenário multicultural que tem por natureza, a cidade que recebe eventos, engrandece o pólo turístico do Estado e faz referência para o Brasil no seu modo de administração.

A cidade que em 1821 ganhou seu status pelo Imperador Dom Pedro II, isto pelo seu crescimento no século XX, obteve ênfase entre as demais cidades já desenvolvidas do Estado que a partir de então projetou-se no cenário nacional.

Localizada no extremo sul do Brasil, é para o Mercosul um ponto estratégico, pois é o coração das principais rotas do cone sul, isto devido sua distância entre Buenos Aires e Montevidéu é a mesma em relação a São Paulo e Rio de Janeiro. Aos que chegam em terras gaúchas, Porto Alegre é a porta de entrada para os mais importantes pontos turísticos da região.


GUIAdePOA
  
A capital dos gaúchos, cidade dos pampas, hospitaleira, tri legal.
Pelas águas calmas do Lago Guaíba, um cisne branco a velejar, em sua orla, o povo farrapo a passear. No domingo à espera de um Gre-Nal, seja no Beira-Rio ou na Arena, terminando o dia no Parcão sem deixar de lado o bom chimarrão.
A cada rua, a cada bairro, uma nova história encenada no Theatro São Pedro, cheia de encantos, aplaudida, ovacionada. Ao cair da noite o pôr-do-sol dá adeus ao dia no Cais do Porto.
No amanhecer o Mercado Público acorda o povo com prazer, durante a semana o verde do Jardim Botânico embeleza a cidade, para os mais caseiros os museus Júlio de Castilhos e Joaquim José Felizardo trazem cultura de forma tranquila aos filhos desta cidade.
No passado, na Usina do Gasômetro energia era gerada, hoje é planejada como espaço cultural onde leva a moçada a um novo espetáculo nacional.

Porto Alegre encanta. emociona e alegra literalmente. Por isso convido-os a conhecer a baixo as principais obras e locais que atraem a atenção de todos que visitam e vivem em Porto Alegre:

Monumento ao Laçador: é a representação do gaúcho tradicional, pilchado. É o símbolo oficial de POA desde 1992 por lei municipal. A obra feita de bronze que fica em um pedestal de granito foi criada por Antônio Caringi.


Monumento aos Açorianos: homenagem aos primeiros 60 casais açorianos que povoaram a cidade em 1752. A obra criada pelo escultor, Carlos Tenius, possuí traços futuristas e lembra uma caravela com corpos humanos entrelaçados.


Rua Gonçalo de Carvalho: apelidada como a "rua mais bonita do mundo" foi decretada Patrimônio Histórica, Cultural, Ecológica e Ambiental do município em 2006. Com a presença de diversas árvores que formam um túnel verde, a rua é parada obrigatória para dar uma caminhada e para observar o verde em meio a uma cidade cercada de prédios e construções históricas.


Ponte do Guaíba: é considerada um dos símbolos de POA. Ela está localizada sobre o Lago Guaíba, parte de sua estrutura se eleva por um vão móvel para a passagem de embarcações de grande porte.


Casa de Cultura Mário Quintana: instituição ligada à Secretária de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul. O instituto criado em 1980 leva o nome do escritor e poeta, Mário Quintana, a obra que era o prédio onde o mesmo vivia tem 12.000 m² e está voltada ao cinema, música, dança, artes visuais, literatura e oficinas ligadas a literatura.


Fundação Iberê Camargo: Instituição cultural que tem o intuito de conservar, arquivar e promover obras do pintor gaúcho, Iberê Camargo (1914-1994). A fundação criada em 1995 pela viúva de Iberê encontra-se hoje na antiga residência do artista, no bairro Nonoai, às margens do Guaíba.


Theatros/Teatros: a capital gaúcha comporta mais de dez teatros, alguns conhecidos nacionalmente e até mundialmente. Arte, música, dança, cultura, verdadeiros espetáculos são encenados nas dezenas de palcos que emocionam e enchem os olhos de quem acompanha de perto cada passo das maravilhas apresentadas. Cultura e história é o que não falta nesta cidade multicultural, milhares de pessoas aguardam novos espetáculos a cada dia dentro dentre os principais teatros da cidade, enre eles o Theatro São Pedro, Renascença, Do SESC, Do SESI, Dante Barone, CIEE, De Câmara, Túlio Paiva, Bruno Kiefer, Do Bourbon Country e da AMRIGS.
  
Praças/Parques: com mais de 35 praças, Porto Alegre é uma das capitais mais arborizadas do Brasil, a natureza gera vida. As praças e parques são sinônimos de encontros de amigos e familiares, de momentos de lazer e de esportes. A cada dia novos visitantes apaixonados pela natureza que encontram o sossego em meio a uma cidade movimentada e ativa economicamente. De longe, as praças Júlio de Castilhos, da Encol, da Alfândega, da Matriz, XV de Novembro e os Parques Moinhos de Vento, da Redenção e Germânia são as mais movimentadas e conhecidas na cidade.

Esportes: a cidade no aspecto esportivo traz uma diversificação na hora de escolher algum esporte para praticar. Os primeiros times de Futebol Americano e de Rugby do Estado foram criadas em POA, em 2008 e 2007. Na Ginástica Olímpica temos Daiane dos Santos como referência, sendo ela a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro nos mundiais. Mas como em qualquer outra cidade brasileira, o Futebol é o esporte que mais se destaca, sendo que em POA temos dois grandes clubes, ambos campeões mundiais, Grêmio em 1983 e Internacional em 2006, ambos com seus respectivos estádios, Arena do Grêmio e Beira-Rio, os quais servem também como atrativo turístico na cidade que se transforma em dias de Gre-Nal.

Museus: artes, tecnologia, antiguidades preservadas, isto é o que Porto Alegre nos mostra através de seus museus históricos e importantes para o Estado. Entre os mais visitados está o de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), o de Ciências e Tecnologias da PUCRS, o Júlio de Castilhos, o Joaquim José Felizardo e o de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

Cultura, música e gastronomia: a cultura de POA é muito rica pela sua diversidade, isto devido a chegada de açorianos, italianos e alemães, que juntos transformaram a cidade no terceiro maior pólo cultural do Brasil. De algum tempo pra cá, POA é a sexta porta de entrada de turistas estrangeiros no país.
A gastronomia muito comparada com a da Argentina devido ao tradicional chimarrão e pelo churrasco. Na música popular, o Rock Gaúcho é incomparável, POA já levou bandas como Fresno, Papas a Língua e Engenheiros do Awaii a se destacarem no cenário nacional. Mas POA não vive somente do Rock, a população também da ouvidos a vários outros estilos musicais, principalmente a música gauchesca.


"Viajar é trocar a roupa da alma."
Mário Quintana




  Por FERNANDO BERVIAN

- Administrador do Blog do Bervian;
- Gaúcho de Ivoti/RS;
- Ensino Médio Completo;e
- Futuro Jornalista ou Professor de Geografia.