domingo, 6 de novembro de 2016

Transformando Estresse em Criatividade



Quando pensamos em espontaneidade, pensamos em liberdade, em algo novo, em não ter travas. Sendo a espontaneidade inata ao ser humano, ao observarmos o nascimento de uma criança, vemos que ela é absolutamente espontânea e criativa, ao dar o primeiro suspiro, choro ou respiro. Após esse momento, aos poucos a criança vai deixando de ser espontânea, devido ao meio ambiente em que está inserida e à sua rede social, que por vezes cria obstáculos para a espontaneidade.

Deixamos de ser criativos e espontâneos também em situações e momentos de estresse, quando recorremos a padrões aos quais já estamos acostumados.

O Estresse não necessariamente é um vilão em todos os casos. Inicialmente e em pequenas doses, o estresse pode tornar-se um impulsionador de ações espontâneas, permitindo que a pessoa produza mais e seja mais criativa.

Entretanto, quando em excesso, passa a ser o vilão da história, trazendo tensão e travas para a pessoa, que perde a capacidade de ser espontânea e criativa. Dessa forma, o estresse torna-se prejudicial tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Em último caso, pode inclusive levar a pessoa a apresentar sintomas físicos e psicológicos mais graves, sendo por exemplo, um dos disparadores da depressão, ansiedade, distúrbios do sono, doenças cardíacas, metabólicas e gastrointestinais.

Frente a um ambiente ou momento de estresse, a pessoa pode reagir às situações de forma estereotipada e cristalizada, trazendo respostas ou resultados negativos. Daí a ideia de resgatarmos e trazermos à luz a espontaneidade e a capacidade de dar respostas inéditas e adequadas (no sentido de transformar o que não está bom), para diversas situações de vida, sendo elas novas ou antigas.

Além de ampliar o potencial de criação do ser humano, a espontaneidade também é essencial para que haja saúde. Quanto mais espontânea e criativa, mais saudável a pessoa se torna. 

Ser espontâneo é entrar em contato com nosso próprio potencial e a capacidade de transformá-lo em ação e criação. Para isso, é necessário buscar meios ou atividades que possibilitem esse desenvolvimento.

A música, por exemplo, tem grande potencial de transformação, sendo ela um meio de comunicação que evoca, associa e integra. Através dela somos capazes de mostrar o que sentimos de diversas formas, facilitando respostas criativas, principalmente quando temos dificuldade ao expressar verbalmente determinado sentimento. 

Quando ouvimos ou criamos música, somos naturalmente impelidos a sermos espontâneos, fazendo dessa prática uma liberação e extensão da espontaneidade.

Existem diversas formas de sermos mais criativos e, assim, menos estressados, e cada um vai encontrar a forma que lhe deixa mais livre. A minha é a música. Qual é a sua?


POR TATIANA ABDO










- Formada em Psicologia pela PUC-SP;
-Formada em Música pela ULM;
-Pós-graduada em Psicodrama;
-Atende adolescentes e adultos desde 2006, em consultório particular localizado próximo à Av. Paulista;
-Trabalhou na área da saúde em instituições como Hospital das Clínicas, CAPS e NASF; na área de recursos humanos como Consultora em assessment center e R&S de executivos e no terceiro setor com orientação vocacional.
- Além de Articulista neste Blog, possui um site onde explora outros temas relacionados à psicologia. (www.tatianaabdo.wix.com/psicologia)

- Contatos:
Tel: (11) 3253-2366
Email: tatiana.abdo@hotmail.com

4 comentários:

  1. "Especialista" em estresse,fui apresentado à ansiedade, à depressão e à variação de humor. Para amenizar tudo isso, psicanálise, medicamentos e música, muita música. Aos 71 anos, estou muito bem, obrigado! Curado? Não. Mas, superando tudo com mais facilidade, sim.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Eu estava procurando um modo de aflorar minha criatividade, ótima dica a da música! Obrigada Tatiana!

    ResponderExcluir