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sábado, 23 de janeiro de 2016

Sala de aula invertida



Mais do que estudar em casa a sala de aula invertida é uma metodologia ativa que resignifica o papel do aluno, do professor e do processo ensino aprendizagem. O aluno passa a ser o protagonista do seu processo de aprendizagem e o professor como orientador da aprendizagem assume a mediação dos diálogos reflexivos que promovem o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, investigativa e colaborativa.

O professor promove aos alunos um processo de aprendizagem continuo, que acontece em diferentes espaços e possibilita ampliar seus estudos, conhecimentos, e ainda desenvolver habilidades de comunicação, gestão e autonomia. Neste novo formato de ensinar e aprender, os educadores são mediadores da aprendizagem e não detentores do conhecimento. Todos aprendem com todos e a aprendizagem além de ser compartilhada com os pares, passa a ter um maior significado para o aluno. 

Esta nova proposta de aprendizagem propõe que o aluno antes da aula estude sobre uma temática específica, vindo desta maneira mais preparado, com questionamentos e inquietações que serão o ponto de partida para as discussões na sala de aula. A aula passa a ser dialógica e interativa, invertendo assim a transmissão de conhecimento usada no ensino tradicional, onde o aluno, como um ser passivo, escuta o professor, faz atividades e estuda em casa para a prova. 

Uma das implicações da sala de aula invertida no processo de ensino-aprendizagem é que a sala de aula nesta nova abordagem abre espaços efetivos para a criação de uma rede cooperativa de alta interação, que possibilita o debate e a argumentação. Tendo em vista a interação e a dinâmica que envolve, a participação se manifesta como um processo ativo e não linear, a aula fica mais interessante para o aluno e a aprendizagem mais significativa. 

A utilização desta metodologia possibilita dar o verdadeiro significado para sala de aula: um espaço de construção, de diálogo, de colaboração e socialização. 

O aluno passa a ter mais autonomia e responsabilidade, as atividades podem ser lideradas pelos próprios alunos, iniciando a discussão antes mesmo do momento da sala de aula. 

Outro ponto importante é que com esta metodologia o professor passa a valorizar o aprendizado no ritmo de cada aluno, que pode aprender no seu próprio ritmo, tendo atenção mais individualizada do professor. 

A implantação desta metodologia exige mudanças na prática do professor, na gestão e na dinâmica da sala de aula. O uso de tecnologias educacionais para acesso à informação, resolução de problemas e colaboração entre os alunos, contribui significativamente para o processo da inversão da sala de aula.

Por KÁTIA RAMOS



-Apaixonada por educação e tecnologia;
-Sonhadora, motivada por desafios e projetos que transformem a mim mesma e aos outros;
-Atuou por mais de 15 anos coordenando projetos de educação e tecnologia em redes de ensino públicas do Brasil;
-Graduada em Pedagogia, Administração Escolar, com MBA da Gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, mestranda do curso Pedagogia do E-learning; e

-Atualmente é Coordenadora de EAD do Instituto Singularidades, implementando e coordenando projetos de formação online para professores e gestores educacionais.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ser mais Honesto que o Lula



Primeiro temos que saber o que é realmente honestidade em uma época tão conturbada em que os valores são deturpados, o caráter diminuído, a realidade surreal, e a ética se torna subjetiva, e cada um dá a interpretação necessária a esta conforme sua necessidade.

Sempre existiram crises, denúncias de corrupção, mas desde o mensalão, até o agora PeTrolhão com os desdobramento da Lava-Jato que poderá trazer à tona outros incontáveis escândalos por anos, traz para todos os brasileiros que não compactuam com o presente aparelhamento criminoso do Estado brasileiro a certeza que o conceito de honestidade do Sr. Luiz Inácio da Silva não condiz com a realidade e com o sentido etimológico de honestidade:” que vem do latim "honos", que remete a dignidade e honra”.

Honestidade em resumo é "qualidade ou caráter de honesto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos" , "característica do que é decente, do que tem pureza e é moralmente irrepreensível", não mentir, não fraudar, não enganar.

Continuamos ainda no significado, honestidade que nos coloca que o "indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo."

Após essa simples análise, podemos encontrar essa qualidade no enfadonho criador da piada da semana "Não existe uma viva alma mais honesta do que eu"?

Sr. Lula posso garantir pelos atos, vida pública e últimos desdobramentos que ainda renderão muito mais frutos, que muitos do que o cercam, o apoiam e vivem de suas "espertezas" que não possui um resto de honestidade a não ser que o sentido do substantivo esteja errado, ou tenha mudado.

A questão quase chega a ser filosófica aonde Platão, Aristóteles, Kent e outros, como também clínica médica, psiquiátrica, aonde nem Freud, Jung é demais entenderiam.

Não sou médico e nem filósofo, mas vejo nesse ser Dantesco uma grande deturpação de toda realidade, que o faz acreditar em seu mundo, aonde é rei, mas um regente com um desvio de caráter incurável, Narcisista e Psicopata, características acompanhadas por sua pupila Dilma, a rainha de Copas, com o possível diagnóstico e com a morbidade de ser Botherline.

Caro Lula, todos nós possuímos defeitos, erros, por não sermos perfeitos, e sim humanos perfectíveis, e muitos, um pouco mais desonestos, como aqueles hipocritamente que reclamam dos políticos mas fraudam o Imposto de Renda,que hoje quase é legítima defesa, que pedem para o Guarda Rodoviário aliviar, ou tentam dar um jeitinho. Como também os desonestos consigo mesmo.

Mas sabe qual a diferença?

Nenhum desses a não ser o senhor e sua trupe por mais desonestos e imperfeitos que fossem conseguiram falir um país, quase destruir a alta estima de ser brasileiro. Nenhum desses seres humanos mortais conseguiram nos fazer piada do mundo, devedores desde o nascimento, empobrecidos em um desgoverno continuado que nos levou a mais de 20 anos no passado, e quem sabe com sorte uma década perdida em recuperação, em face de sua honestidade ímpar acompanhada de seu bando de escroques.

O que posso garantir, que por mais que eu seja imperfeito, como a maioria dos brasileiros honestos, sim, erramos, acabamos infelizmente em algum ponto "escorregando", porém nos esforçamos em evoluir, acertar, crescer e melhorar, e nisto, implica trazer ao entorno, a sociedade um esteio, um pilar nesta pessoa, uma melhoria.

Ao contrário do seu conceito sobre honestidade, que de forma maquiavélica lutou dia após dia pelo poder, para o poder, nós vivemos hoje vivemos para sobreviver, mas antes de sua ascensão e de sua gangue, apesar das falhas, estávamos prosperando.

Mas a felicidade e a esperança, mesmo que massacrada por você e seus parceiros, que o Malandro se acha tão genial que no fim, demonstra o seu atestado de Mané, caindo por terra a majestade, quando pessoas de bem chegam ao seu limite em ver tanta nefasta impunidade.

E com a soma desse povo honesto, com defeito, mas na soma, com caráter, se unem a Atores no plano Jurídico que não se curvam e não se curvaram.

Pois caro Lula, Caráter não tem preço ao contrário do conceito que deve carregar.

Cabendo a nós agora, advogados, juristas, juízes, promotores, policiais, jornalistas, blogueiros, enfim cidadão honestos, não dar a ti e sua trupe um dia de paz enquanto não houver a real justiça ao povo.

Durma com esse barulho, ele não cessará, porque, com certeza a necessidade de ter caráter é o meu pensamento mais honesto!

Por RAPHAEL ANTONIO GARRIGOZ PANICHI



-Advogado e Gestor Patrimonial;
- Attorney at Law, Legal Consultant, e it LAW, Herotage MANAGEMENT
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quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Águas Termais




Águas Termais

São as águas captadas por fontes naturais ou artificiais, as quais possuem composições químicas benéficas a saúde. Essas águas normalmente possuem o Ph mais alcalino e temperatura mais quente, isso porque concentram-se em uma profundidade maior no sub-solo, assim podendo captar mais sais minerais de rochas e sedimentos. No Brasil, as águas termais são encontradas em várias cidades, como por exemplo: Caldas Novas e Rio Quente (Goiás), Caldas e Poços de Caldas (Minas Gerais), Águas da Prata, Lindóia, Serra Negra e São Pedro (São Paulo), Santo Amaro da Imperatriz, Gravatal, Águas Mornas e Piratuba (Santa Catarina), Nova Prata, Marcelino Ramos e Machadinho (Rio Grande do Sul). Várias destas cidades se tornaram cidades turísticas em questão das águas que fazem bem a saúde humana.

  • Marcelino Ramos/RS: cidade com pouco mais de 5 mil habitantes, faz fronteira com o estado de Santa Catarina, colonizada no século XX, por imigrantes Italianos, Alemães, Poloneses e lusos, hoje é conhecida como “A Porteira do Rio Grande”. Nesta bela e pacata cidade ficam as Termas de Marcelino Ramos, a qual atrai muitos turistas durante todo o ano. Além das Termas, a cidade leva a você passeios, pescas, belas paisagens, natureza, ar puro e clima agradável no “Quinto Rancho”, atração turística com águas refrescantes de rios limpos e de águas cristalinas. Para os mais aventureiros, a opção é andar de Maria Fumaça (trem) que tem uma parceria com a cidade de Piratuba/SC. Para os mais religiosos, a opção é conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Salette, na qual ocorrem diversas romarias durante o ano.



  • Piratuba/SC: cidade localizada no meio oeste de Santa Catarina, hoje com pouco mais de 5 mil habitantes leva a você atrações turísticas encantadoras para quem gosta de natureza e calmaria. Ao chegar em Piratuba, você pode desfrutar de um belo passeio de “Maria Fumaça” (trem), de belos parques que oferecem muita natureza e paisagens únicas, você também pode ir as compras na feira do artesanato ou visitar belas casas históricas e a usina hidrelétrica Machadinho. E não pode esquecer de visitar as Termas de Piratuba, onde você pode aproveitar o ano inteiro.



  • Caldas Novas/GO: cidade com pouco mais de 80 mil habitantes, é conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão com temperaturas que variam entre 43ºC a 70ºC. O município goiano recebe por ano cerca de 500 mil turistas que se encantam com as belezas naturais da cidade. A cidade além de oferecer as águas termais, traz a você cachoeiras, parques aquáticos e muitas festas para animar os moradores e turistas.



  • Serra Negra/SP: com pouco mais de 28 mil habitantes, Serra Negra, conhecida como “ A Princesa da Serra” e “Estância Hidromineral” oferece aos turistas diversos pontos turísticos que encantam a todos. Além das Termas de Serra Negra, os turista podem aproveitar as belas praças e parques, o teleférico que chega a 1.500 metros de altura e com a escultura do Cristo Redentor.
Por FERNANDO BERVIAN
- Administrador do Blog do Bervian;
- Gaúcho de Ivoti/RS;
- Ensino Médio Completo;e
- Futuro Jornalista ou Professor de Geografia.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A legislação brasileira em compras pela internet no exterior



Saiba quais seus direitos ao adquirir um produto diretamente da China com preços extremamente atraentes

Caro leitor (a), conforme já comentei em artigos anteriores, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se que o Comércio eletrônico Brasileiro vá movimentar cerca de R$49,8 bilhões neste ano de 2015.

A praticidade da compra virtual aliada a facilidade nas formas de pagamento e recebimento dos produtos sem ter que sair de casa, bem como o aumento na confiança dos clientes em lojas virtuais, tornam o comércio eletrônico em diversos pontos muito mais vantajoso que realizar a mesma compra em uma loja física.

Outra vantagem inegável, é a possibilidade de desistência da compra no prazo de 07 dias de seu recebimento segundo Art. 49º do Código de Defesa do Consumidor, onde o Consumidor pode exercer o direito ao arrependimento ao verificar que o produto possui alguma diversidade daquele anunciado ou simplesmente desiste daquela aquisição que em muitas vezes pode ter sido realizada por impulso. Convém destacar, que o direito de arrependimento não obriga ao Consumidor a fornecer qualquer motivo para desistência da compra, tendo esta decisão tão somente que ser acatada pelo fornecedor nos ditames do Artigo supramencionado.

Outro ponto que merece destaque, é a prática de promoções, oferta de cupons de desconto e facilidade na busca do menor preço pelo mesmo produto. “Pular” de loja em loja através da internet é tão mais fácil (e menos cansativo), que diversos e-commerces oferecem preços e condições de pagamento que dificilmente são encontradas em lojas físicas, oferecendo descontos para próximas compras, cupons promocionais e em muitas vezes até sorteio de brindes. Sendo assim, torna-se indubitável as diversas vantagens de se adquirir um produto através do comercio virtual.

Como a internet é algo que devemos pensar a nível mundial, aliado a praticidade de envio de encomendas internacionais, diversas empresas aproveitaram essa facilidade e expandiram seus negócios além de seus países, e quem merece grande destaque são as tão conhecidas lojas da China, oferecendo produtos curiosos, criativos, úteis e por um preço bastante agradável, sem ainda repassar (pelo menos diretamente) qualquer taxa relativa a entrega.

A grande dificuldade encontrada pelos “e-consumidores”, está para justamente receber o produto que será enviado do exterior, levando em média de 30 dias podendo chegar até 06 meses de espera ou até um ano, sem mencionar é claro aquelas compras que sofrem extravio no caminho.

Outro ponto complicado está nas taxas de importação que são cobradas pela Receita Federal do Brasil assim que o produto chega em terras tupiniquins, sendo esta taxa muitas vezes o dobro do valor do produto uma vez que nem sempre o valor cobrado respeita o real da compra.

Neste ponto, como buscar uma reparação por danos sofridos por estas lojas virtuais do exterior? Convém ressaltar, que a grande maioria destas lojas, atualmente possui todas suas informações e suporte para atendimento ao consumidor em português e realiza vendas diretamente em Real, não sendo mais necessário apresentar um cartão de crédito internacional.

Para tanto, no direito brasileiro, a legislação prevê que nas relações de consumo, o foro competente será o de domicílio do Autor, conforme aduz o Art. 101, I da Lei 8.078/90. Senão vejamos:
Art. 101. Na ação de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços, sem prejuízo do disposto nos Capítulos I e II deste título, serão observadas as seguintes normas:
I - a ação pode ser proposta no domicílio do autor;
Neste ponto, inegável é que a ação deverá ser proposta no foro de domicílio do Autor, devendo o Réu comparecer a este para formar a tríade processual.

Outrossim, a justiça Brasileira é competente para julgar a pessoa jurídica estrangeira nos moldes do Art. 12, VIII e Art. 88, parágrafo único ambos do Código de Processo Civil de 1973, ainda em vigor. 

Senão vejamos:

Art. 12. Serão representados em juízo, ativa e passivamente: 
VIII - a pessoa jurídica estrangeira, pelo gerente, representante ou administrador de sua filial, agência ou sucursal aberta ou instalada no Brasil (art. 88, parágrafo único);
Art. 88. É competente a autoridade judiciária brasileira quando: 
Parágrafo único. Para o fim do disposto no I, reputa-se domiciliada no Brasil a pessoa jurídica estrangeira que aqui tiver agência, filial ou sucursal.

Através da rápida análise dos dispositivos supracitados, verifica-se que é indubitável que nos casos em que a empresa estrangeira tiver representação em território nacional, a citação desta para responder judicialmente se dará no estabelecimento localizado no Brasil.

Infelizmente, a grande maioria destes sites não possui qualquer representação no Brasil, dificultando imensamente ao consumidor brasileiro a busca da tutela jurisdicional para dirimir qualquer conflito decorrente da aquisição de produtos pela internet. 

Vale ficar atento ainda se a compra está sendo realizada com uma “loja da china” ou com algum intermediário no Brasil, alguém que realize o típico serviço de revenda daquela mercadoria, sendo este intermediador responsável solidário pela entrega do produto em perfeitas condições conforme o Artigo 3º do Código de Defesa do Consumidor. Senão vejamos:
Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Mais recentemente, uma destas lojas que passou a admitir como meio de pagamento cartões nacionais, utilizam intermediadoras financeiras para realizar estas operações, o que facilita para o consumidor protestar em razão do não recebimento de mercadorias ou demora excessiva na entrega. Porém, impende salientar, que na maioria dos casos os serviços de “intermediadores” de transações, aguardam 15 dias úteis para liberar o pagamento a loja virtual, como o prazo de entrega é de no mínimo 30 dias, torna-se bastante difícil para empresa com representação no Brasil intermediar o negócio uma vez que os valores já teriam sido repassados.

Outra forma de tentar dirimir alguns problemas provenientes de uma compra de um “site da china” é entrar em contato com a central de atendimento ao consumidor desta, algumas embora ofereçam suporte apenas em inglês ou mandarim, tem uma política de restituição de perdas bastante satisfatória (algumas até melhor que de certas lojas brasileiras).

Sendo assim caro leitor, importante frisar que independente de ser uma “loja da china” ou de qualquer outro país que não seja o Brasil, recomenda-se sempre comprar de lojas reconhecidas e de preferência com representação no Brasil, a fim de tornar viável sua localização em um procedimento judicial. Vale lembrar ainda, que caso a página virtual não forneça em local de fácil visualização o endereço de seu estabelecimento, tal atitude já é um grande motivo para desconfiar, uma vez que segundo o Art. 2º do Decreto Lei n°7.962/2013, toda loja virtual é obrigada a fornecer este tipo de informação de forma clara ao consumidor.

Referências:

Lei n°8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)
Decreto Lei 7.962/2013
http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/comprar-de-sites-asiaticos-pode-nao-ser-um-negocio-da-china-15470371


Por PHILIPE MONTEIRO CARDOSO 











Advogado - OAB/RJ nº 196694


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terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Seus Direitos no Transporte Rodoviário




Pouca gente sabe, mas o passageiro possui o direito de remarcar sua passagem, na impossibilidade de embarcar no horário pré-definido, como também pedir a devolução do valor pago, conforme Lei n. 11.975/09. 

Estes e outros direitos são assegurados diante da aplicabilidade dos princípios e diretrizes do Código de Defesa do Consumidor no transporte rodoviário. Isto se deve ao fato de que o passageiro apresenta características de hipossuficiência e vulnerabilidade diante das empresas transportadoras, que poderiam se aproveitar de seu grande porte econômico para infringir direitos e impor a forma de prestação de serviço como bem quisessem. 

Quem não conhece alguém que comprou uma passagem e por não conseguir embarcar mediante algum imprevisto, perdeu o dinheiro, achando que não estaria protegido pelo ordenamento jurídico? Por isto a importância de conhecer os direitos e a forma de procedimento, caso algo aqui descrito aconteça. 

Primeiramente, é necessário saber que os bilhetes de passagens rodoviários de âmbito intermunicipal, interestadual e internacional possuem validade de 1 (um) ano, a partir da sua data de emissão, e podem ser remarcados durante tal prazo (art.1º, Lei n. 11.975/09). 

E bastando uma simples declaração de vontade, o passageiro poderá desistir do seu embarque e pedir a restituição do valor pago à empresa transportadora, tendo esta o período de até 30 (trinta) dias para fazer a devolução (art.2º, Lei n. 11.975/09). 

Atrasou a partida do ponto inicial ou em uma das paradas? É assegurado ao passageiro, quando o atraso for por mais de uma hora, que seja recolocado em outra empresa que ofereça serviços equivalentes para o mesmo destino, se houver, ou restituição, de imediato, do valor do bilhete de passagem (art.3º, Lei n. 11.975/09). 

E se o meio de transporte “quebrar”? A empresa transportadora deverá assegurar continuidade à viagem num período máximo de 3 (três) horas após a interrupção, em caso de defeito, falha ou outro motivo de sua responsabilidade que detenha ou atrase o seu curso (art.4º, Lei n. 11.975/09). Se a empresa não der continuidade à viagem, o passageiro poderá pedir a devolução do valor do bilhete de passagem. Imperioso ressaltar, ainda, que durante a interrupção ou retardamento da viagem, a alimentação e a hospedagem dos passageiros correrão a expensas da transportadora. 

Ademais, as passagens que forem adquiridas com antecedência mínima de 7 (sete) dias da data da viagem poderão não ter horário de embarque definido. 

Se houver extravio ou danos à bagagem, a empresa transportadora deverá ressarcir o passageiro dos danos causados. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a transportadora é a responsável pelo prejuízo da bagagem danificada/extraviada. Para tanto, deve o passageiro, ao observar que sua bagagem não se encontra ou apresenta estragos, fazer a reclamação ao término da viagem, em formulário fornecido pela empresa. 

Reforça-se que os responsáveis pelos terminais, estações, pontos de parada e veículos deverão assegurar espaços para atendimento, assentos preferenciais e meios de acesso devidamente sinalizados para uso de portadores de deficiências ou com mobilidade reduzida. 

O passageiro também poderá requerer a segunda via de seu bilhete de passagem, caso perca, sendo somente necessário se dirigir ao guichê da empresa transportadora e apresentar seu CPF ou outro documento de identificação oficial. 

Não se podem esquecer os direitos dos idosos de serem transportados gratuitamente. Para isto, devem ter idade superior a 65 anos e ter renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos. 

Caso você seja testemunha de alguma violação de direitos, comunique o fato à ouvidoria da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT, por meio do telefone 166 ou enviando e-mail (ouvidoria@antt.gov.br), como também ao PROCON mais próximo. 

Passageiro bem transportado é aquele que conhece seus direitos!

Por TÁVIA  LORENZO MOTA




- Graduada pela Faculdade Três Pontas - Grupo UNIS;
- Advogada do Escritório Décio Freire & Associados
E-mail: tavialorenzo@gmail.com

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Se Gritar Pega Ladrão







Letra


Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um
Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um

Você me chamou para esse pagode,
e me avisou: "Aqui não tem pobre!"
Até me pediu pra pisar de mansinho, porque sou da cor,
eu sou escurinho...
Aqui realmente está toda a nata: doutores, senhores,
até magnata
Com a bebedeira e a discussão, tirei a minha
conclusão:

Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um
Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um

Lugar meu amigo é a minha Baixada, 
que ando tranqüilo e ninguém me diz nada
E lá camburão não vai com a justiça, pois não há
ladrão e é boa a polícia
Lá até parece a Suécia, bacana, se leva o bagulho e se
deixa a grana,
Não é como esse ambiente pesado, que você me trouxe
para ser roubado....

Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um
Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um

Compositor: BEZERRA DA SILVA
Intérprete: ORIGINAIS DO SAMBA

domingo, 17 de janeiro de 2016

Perseguidores de Ilusões



Cursos profissionalizantes, técnicos, graduação, de extensão, aperfeiçoamento, aprimoramento, especialização, mestrado, doutorado, PHD...

Me lembro de que, na época da faculdade, ficava ansiosa quando entrava na biblioteca, pensando que para ser uma profissional perfeita teria de ler todos aqueles livros.

E além de ser uma profissional perfeita, também tenho de ter um corpo perfeito, a mente equilibrada, alimentação saudável, praticar esportes, ser boa em trabalhos manuais, ter um hobby, ser assertiva, casar, ter filhos e dormir, pois isso não é mais que minha obrigação, é o mínimo que tenho de fazer se quiser ter uma chance de dar certo na vida.

Em uma definição simples de perfeição, retirada do Dicionário Informal, lê-se: "aquilo que tem qualidade máxima; que não tem nenhum defeito; o mais bonito, o mais bem feito; preciso, sem falha, excelente,primoroso".

Desde crianças somos pressionados a termos um bom desempenho e aprendemos que assim nossas chances de sermos elogiados, reconhecidos e conseguir o que queremos aumentam muito. Isso, por um lado, é bom, pois cria pessoas que tendem a fazer as coisas com mais capricho, cuidado e atenção, mas por outro, pode se tornar um problema, se a pessoa perde a referência na hora de avaliar seu desempenho e acha que nada do que faz está bom o suficiente.

Nesses casos, o que temos é uma pessoa perfeccionista. É comum vermos em currículos ou entrevistas de emprego pessoas apontando o perfeccionismo como uma qualidade, e que acham que é bom ser assim. Mas existe uma diferença entre se esforçar para fazer as coisas certas, querer sempre melhorar um desempenho e ser perfeccionista.

O perfeccionismo gera sofrimento em forma de ansiedade intensa e pode levar à depressão, pois a pessoa acredita que seu valor como indivíduo depende de seu desempenho e, portanto, se esforça para ser perfeita em todas as áreas de sua vida. Se recebe uma crítica no trabalho, por exemplo, tende a generalizar e acredita que não faz nada certo. Assim, tem uma verdadeira aversão à idéia de cometer erros ou de ser criticado.

O perfeccionismo distorce nossa avaliação de como está nosso desempenho de fato, bem como prejudica o estabelecimento de prioridades, pois tudo parece igualmente importante e ter a mesma urgência para ser feito. Assim, enquanto a pessoa que se diz perfeccionista, mas é somente detalhista e caprichosa, sabe o momento de parar de fazer algo e consegue se decidir por onde começar, o verdadeiro perfeccionista se força a dar conta de tudo ao mesmo tempo e pode perder os prazos das tarefas, pois nunca acha que o que fez está bom o suficiente. Então, o caprichoso consegue reconhecimento enquanto que o perfeccionista acaba indo de encontro ao que mais teme, já que quer tanto fazer tudo que acaba não fazendo nada, e o resultado são as críticas que, para ele, nada mais são do que provas de que ele precisa melhorar, o que faz com que um novo ciclo de busca da perfeição comece.

Mas, se olharmos em volta, quantas pessoas conhecemos que são boas em tudo?, quantas pessoas de sucesso fazem tudo certo?. Algumas pessoas podem até passar a impressão de terem vidas perfeitas, mas não se iluda, pois é somente aquela velha história de que a grama do vizinho é sempre mais verde. No entanto, se pudéssemos passar um dia na pele dessa pessoa, veríamos que a história é bem diferente.

Isso porque outra coisa que o perfeccionismo distorce é nossa capacidade de estabelecermos metas realistas, assim, em vez de pensarmos que está tudo bem em não saber cozinhar, por exemplo, e valorizar que se é um bom profissional, tudo o que fazemos bem cai por terra quando encontramos uma limitação, pois a meta é ser perfeito.

E por que buscamos tanto a perfeição se isso nos faz sofrer?. Simples, porque queremos tudo o que não podemos ter. Basta algo ser proibido, estar inacessível para que sintamos que nossa vida só terá sentido se conseguirmos. Passa a ser uma questão de honra e o fato de ser impossível não faz diferença, pois continuamos perseguindo-o em vão.

Eu ainda gostaria de ler todos os livros da biblioteca, mas aprendi a me enxergar como uma boa profissional apesar disso, pois preciso lidar com o que é possível e estabelecer metas realistas para mim mesma. Nenhum dos profissionais da minha área que admiro leram todos os livros. Descobri que meus erros e limitações são os maiores responsáveis pelo meu progresso e que deixa-los em nome da perfeição só seria possível se eu deixasse de ser humana, o que não me parece um bom negócio. O desafio, portanto, não é buscar algo que não existe, como é o caso da perfeição, mas sim, aprender a aceitar e a amar os defeitos, pois são eles que nos fazem evoluir. No dia em que não houver mais defeitos não haverá mais evolução.

Por RENATA PEREIRA




-Psicóloga formada pela Universidade Prebsteriana Mackenzie;
 -Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
-Atende adolescentes e adultos em psicoterapia individual e em grupo

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