REFERÊNCIAS:
Articulistas
Páginas
sábado, 12 de agosto de 2023
ChatGPT e a Educação
sexta-feira, 11 de agosto de 2023
Dia do “Pendura”: a origem da Tradição no Brasil
quinta-feira, 10 de agosto de 2023
A perspectiva de gênero no Direito de Família
Publicado pelo Conselho Nacional
de Justiça, em 2021, o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero
estabelece diretrizes que, quando aplicadas no Direito de Família, auxiliam na
redução das desigualdades dentro do contexto familiar. Existem desigualdades
que são históricas e acompanham tanto a vida íntima quanto as decisões
judiciais. Nessa seara, o patriarcado influencia a manutenção de estereótipos
prejudiciais capazes de influenciar processos envolvendo divórcio, pensão
alimentícia e guarda dos filhos.
Com base nisso, as diretrizes
supramencionadas fornecem orientações aos magistrados para que possam abordar
casos relacionados a questões familiares, além de outras, para que considerem o
impacto das interseccionalidades que acompanham
a perspectiva de gênero. Dessa forma, as múltiplas opressões capazes de
prejudicar o desenvolvimento humano de uma mulher e reflete formas de
dominação, como racismo, etarismo e elitismo classista, devem ser identificadas
e trabalhadas para que não acentuem a desigualdade e a exclusão sofridas por
mulheres.
O documento reforça questões como
“feminização da pobreza”, que ocorre quando mulheres precisam se submeter a
condições de trabalho precárias, sujeitando-se simultaneamente às remunerações
baixas e ausência de proteção trabalhista. Muitas vezes, isso ocorre por conta
do dever de cuidado atribuído a mulher que, para cuidar de seus filhos, pais e
outros familiares, associado as tarefas domésticas, busca no mercado informal
formas de sobreviver uma vez que necessita de uma jornada mais flexível.
Sendo assim, as questões aqui
apresentadas, e tantas outras presentes no documento do CNJ, podem embasar
decisões mais justas para mulheres reforçando o papel do judiciário como
instituição capaz de promover a igualdade de gênero. A partir disso, guardas
podem ser geridas fora da perspectiva do senso comum que atribui o cuidado apenas
para a mulher, mantendo divisões mais igualitárias entre os pais. Pensões podem
ser arbitradas para além dos alimentos da prole, considerando a necessidade de
desenvolvimento pessoal desta mulher para que ela consiga se profissionalizar
para ter salários mais altos.
Ademais, tais diretrizes oriundas
do CNJ, conforme o protocolo publicado em 2021, são importantes para diversas
áreas do Direito, atuando como um protocolo que visa identificar influências
patriarcais, sexistas, machistas, racistas e homofóbicas, alcançando a
aplicação e interpretação jurídica. É um grande avanço na luta feminina!
-Advogada e Professora Universitária;
-Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2015);
-Especialista em Direito de Família pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) (2016).;
-Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) (2021); e
-Mestranda em Propriedade Intelectual pela UNIFESSPA.
Advogada e Professora Universitária.
quarta-feira, 9 de agosto de 2023
O que é Consumidor por Equiparação e quais são os seus direitos?
"Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo""Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços."
"Art. 17. Para os efeitos desta Seção, equiparam-se aos consumidores todas as vítimas do evento."
-Articulista no Jusbrasil; e
- Atuante nas áreas dos Direitos Cível e Criminal.
Contatos:
Nota do Editor:
terça-feira, 8 de agosto de 2023
A Controvérsia da Pejotização
Os Contratos de Trabalho dos Profissionais da Medicina no Brasil
MÉDICO PLANTONISTA AUTONOMIA. VINCULO DE EMPREGO. NÃO CARACTERIZADO. Dois traços marcantes para distinguir o trabalhador autônomo daquele com vinculo empregatício, efetiva vinculação do trabalhador ao poder empregatício, e a assunção dos riscos do negócio. O médico autônomo, diferentemente do médico empregado, não esta sujeito ao poder de direção da entidade contrate e exerce livremente sua atividade no momento que o desejar, de acordo com a sua conveniência.(...) Identificado que a utilização dos serviços da reclamante pela primeira reclamada estava condicionada a disponibilidade de horários daquela, que também poderia transferir plantões para outros médicos, afigura-se patente a autonomia, alijando-se a subordinação jurídica. Recurso ordinário da reclamante ao qual se nega provimento quanto ao reconhecimento de vinculo empregatício. (TRT 2ª REGIÃO – Data de Publicação: 17/05/2018; Magistrado Relator: ALVARO ALVES NOGA; Órgão Julgador: 17ª Turma – Cadeira 5; Número Único: 100561-09.2016.5.02.0020)
DENTISTA. SÚMULA 370. JORNADA DE OITO HORAS. Considerando que a Lei nº 3999/1961 não estipula jornada reduzida para médicos e dentistas, mas apenas o salário mínimo da categoria, para uma jornada de quatro horas, só deve ser considerada como extra a hora prestada além da oitiva diária. (TRT-5 – RECURSO ORDINARIO: RO XXXXX20055050016 BA XXXXX-65.2005.5.0016)
*NATHAN GOMES PEDROSO
-Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).(2021)
-Atualmente trabalha como assistente administrativo e como advogado.
segunda-feira, 7 de agosto de 2023
Competências, um braço para o desenvolvimento do Brasil
Sonhar com o Brasil do futuro é vê-lo fazer parte do grupo de países desenvolvidos, em que há um elevado grau de industrialização, alta renda per capita, com o PIB elevado, que compõe o valor monetário de bens e serviços produzidos pelo país no período de um ano, tendo ótimos indicadores sociais, com IDH próximo de 1, indicando boa qualidade e expectativa de vida, com alta taxa de alfabetização, com distribuição de renda mais homogênea, com reduzida taxas de mortalidade e de mortalidade infantil, baixo desemprego, com desenvolvimento sustentável, enfim alto desenvolvimento socioeconômico.
1-Competência de Literacia que compreende o letramento digital e a boa alfabetização, proporcionando a capacidade de identificar, compreender, expressar, criar e interpretar conceitos, sentimentos, fatos e opiniões em formas orais e escritas, usando materiais visuais, sonoros/áudio e digitais em disciplinas e contextos. Portanto implica na capacidade de se comunicar e se conectar efetivamente com os outros, de forma adequada e criativa;2-Competência Multilíngue que define a capacidade de usar diferentes idiomas de forma adequada e eficaz para comunicação. Consiste na capacidade de compreender mensagens faladas, de iniciar, sustentar e concluir conversas e ler, compreender e redigir textos;3-Competência Matemática e domínio das Ciências, Tecnologia e Engenharia: É a capacidade de desenvolver e aplicar o pensamento matemático e conhecimento para resolver uma série de problemas em situações cotidianas. A Competência em Ciências refere-se à capacidade e vontade de explicar o mundo natural, por fazendo uso do corpo de conhecimento e metodologia empregada, incluindo observação e experimentação, a fim de identificar questões e tirar conclusões baseadas em evidencias. As competências em Tecnologia e Engenharia são aplicações desse conhecimento e metodologia em resposta aos desejos ou necessidades humanas percebidas. Estas habilidades em Ciências, Tecnologia e Engenharia envolvem uma compreensão das mudanças causadas pelo homem;4-Competência Digital é a que envolve o uso confiante, crítico e responsável na utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem, no trabalho e para a participação na sociedade. Inclui informações e alfabetização de dados, comunicação e colaboração, alfabetização de mídia, criação de conteúdo digital, segurança digital e habilidades relacionadas com segurança cibernéticas. O indivíduo deve entender como as tecnologias digitais podem apoiar a comunicação, criatividade e inovação, estando ciente das suas oportunidades, limitações, efeitos e riscos;5-Competência Pessoal, Social e Aprender a Aprender é a capacidade de refletir sobre si mesmo, efetivamente gerir o tempo e a informação, trabalhar com os outros de forma construtiva, manter-se resiliente e gerir o próprio aprendizado e carreira. Portanto inclui a capacidade de lidar com as incertezas e as complexidades, aprender a aprender, cuidar do bem-estar físico e emocional, mantendo a saúde física e mental. Para as relações interpessoais bem-sucedidas, a participação social é essencial. O indivíduo deve ser capaz de identificar e estabelecer metas, motivar-se e desenvolver resiliência e confiança para prosseguir e ter sucesso na aprendizagem ao longo de sua vida;6-Competência Cidadã é a capacidade de agir como cidadão responsável e de participar plenamente da vida cívica e social, com base na compreensão dos conceitos sociais, econômicos, jurídicos e políticos, bem como de ater-se aos desenvolvimentos globais e de sustentabilidade;7-Competência de Expressão, Sensibilização Cultural: Esta competência requer conhecimento das culturas locais, regionais, nacionais, globais. As habilidades incluem a capacidade de expressar e interpretar ideias figurativas e abstratas, experiências e emoções com empatia e a capacidade de fazê-lo de uma forma variada de artes e outras formas culturais;8-Competência Empreendedora refere-se à capacidade de agir sobre oportunidades e ideias, transformá-las em valores para os outros. Baseia-se na criatividade, pensamento crítico e resoluções de problemas, tendo iniciativa e perseverança e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, a fim de planejar e gerenciar projetos de valor cultural, social, financeiro. A competência Empreendedora exige saber que existem diferentes contextos e oportunidades para transformar ideias em ação, em atividades pessoais, sociais e profissionais e uma compreensão de como surgem. O indivíduo deve conhecer e compreender as abordagens de planejamento e gestão de projetos, que incluem processos e recursos. Ele deve ter uma compreensão da economia e as oportunidades e desafios sociais e econômicos enfrentados por um empregador, pela organização ou sociedade. Ele deve estar ciente dos desafios do desenvolvimento sustentável e ter autoconsciência de suas próprias forças e fraquezas. Uma atitude empreendedora é caracterizada por um senso de iniciativa, pró-atividade, ter visão de futuro, coragem e perseverança na conquista de objetivos. Portanto inclui o desejo de motivar os outros e valorizar suas ideias, ter empatia e cuidar das pessoas e do mundo, aceitando responsabilidades, adotando abordagens éticas durante todo o processo.