Articulistas

Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2015

A "Cortina de Fumaça" de Lula

                                            Editorial do Werneck

Philippe Brito de Andrade em artigo postado no dia 17.05.2012 no site "Pensarolando"  esclarece que:

"A expressão “Cortina de Fumaça” tem suas origens em um passado muito remoto. 

Em muitas batalhas e guerras da antiguidade cortinas de fumaça eram utilizadas; na maior parte das vezes para se ocultar dos inimigos, principalmente em batalhas marítimas barcos se escondiam em fumaça; uma névoa natural ou criada; para ficarem protegidos dos tiros inimigos. 

Com o tempo e o aprimoramento de técnicas, cortinas de fumaça também foram utilizadas para o ataque, quando se incorporava a ela elementos tóxicos transformando-a numa arma. 

Hoje em dia essas técnicas não são mais utilizadas, mas a expressão permaneceu presente em nosso cotidiano como sinônimo de dissimulação, ilusão ou ocultamento."

Essa "Cortina de Fumaça" ou dissimulação foi utilizada pelo Sr. Luiz Inácio Lula da Silva na última 4ª feira(08.07) quando por meio de seus advogados protocolou queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) na qual pede que o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) responda por injúria, calúnia e difamação por acusações feitas em redes sociais.


De acordo com a notícia de http://g1.globo.com/ "Conforme o processo, Caiado afirmou em sua página do Facebook, no dia 25 de fevereiro, que "Lula tem postura de bandido" e que "Lula e sua turma foram pegos roubando a Petrobras e agora ameaça com a tropa MST do Stédile e do Rainha para promover a baderna".



Vocês podem me perguntar:  

Raphael porque você diz que isso foi uma "Cortina de Fumaça" ?

Ele não teria o direito de ingressar em juízo como o fez?

E eu lhes respondo: Sim, teria esse direito.

Mas eu faço uma pergunta a todos vocês:

Porque só ingressar com a queixa-crime quase 5 meses após a alegada ofensa?

Novamente lhes repondo:


Esse Sr. não me parece ser o "Seu Obturado" personagem interpretado pelo comediante Walter D'Ávila para o programa Praça da Alegria comandado por Manuel de Nóbrega na TV Record que só conseguia entender as anedotas que lhe contavam muito tempo depois (normalmente no final do quadro humorístico).

Não,o Sr. Lula não é de maneira nenhuma esse personagem.

Assim, só posso concluir que essa queixa-crime parece ser mais uma "cortina de fumaça" lançada pelo Sr. Luiz Inácio Lula da Silva como mais uma tentativa de desviar o foco das acusações que estão sendo feitas pelo Sr. Ricardo Pessoa da UTC "ligando doações eleitorais ao PT a contratos com a Petrobras".

Digo mais uma "cortina de fumaça" porque ainda não consegui digerir aquele episódio do "Habeas Corpus Preventivo" impetrado recentemente por um consultor de Campinas a favor de Lula para que este não fosse preso e, que justamente foi indeferido.

Como o PT não quer largar o "osso" nos preparemos para outras "Cortinas de Fumaça".

Preciso desenhar?

Um comentário:

  1. Excelente Raphael.
    Ouvia quando criança "intriga da oposição'. Pois é, este senhor está a desviar a atenção e fazer o povo perder mais tempo e dinheiro.
    Vivemos num estado nauseante, com direito de não ter mais direito!

    ResponderExcluir