Como no dia 01 de dezembro, Segunda-Feira, foi o Dia Internacional de Luta Contra a Aids, hoje trago a vocês algumas informações desta doença que vem matando muitas pessoas há um bom tempo.
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
– HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos
Transmissão:
AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade.
Sintomas da Aids: Os primeiros fenômenos observáveis para Aids são fraqueza, febre, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente. Na criança que nasce infectada, os efeitos mais comuns são problemas nos pulmões, diarreia e dificuldades no desenvolvimento.
Tratamento: A Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Ao procurar ajuda médica, em um dos hospitais especializados em DST/Aids, o paciente terá acesso ao tratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com Aids, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico. O atendimento é garantido pelo SUS, por meio de ampla rede de serviços.
Lista dos Estados brasileiros com maior número de pacientes infectados com HIV e com a Aids:
1º- Rio Grande do Sul: cerca de 37,6 casos a cada 100 mil habitantes.
2º- Roraima: cerca de 35,7 casos a cada 100 mil habitantes.
3º- Amazonas: cerca de 30,9 casos a cada 100 mil habitantes.
4º- Santa Catarina: cerca de 30,2 casos a cada 100 mil habitantes.
5º- Rio de Janeiro: cerca de 28,2 casos a cada 100 mil habitantes.
6º- Espírito Santo: cerca de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes.
7º- Para: cerca de 19,5 casos a cada 100 mil habitantes.
8º- Paraná: cerca de 19,0 casos a cada 100 mil habitantes.
9º- Mato Grosso do Sul: cerca de 17,9 casos a cada 100 mil habitantes.
10º- Mato Grosso: cerca de 17,4 casos a cada 100 mil habitantes.
Muito comum, a transmissão de mãe para filhos está tendo um fim em pelo menos 17 países, dentre eles estão: EUA, Canadá, Chile e várias ilhas do Caribe, o Brasil não está na lista. Se isto é um avanço, pode ser que sim, pode ser que não.
Veja abaixo a tabela com o número dos óbitos em 2009 e 2010 causados pelo HIV:
Por FERNANDO BERVIAN
- Administrador do Blog do Bervian;
- Gaúcho de Ivoti/RS;
- Ensino Médio Completo; e
- Futuro Jornalista ou Professor de Geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário