"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke
Sempre penso sobre a realidade do país, procuro olhar as falhas de todos nós como uma sociedade, e o que podemos fazer para mudarmos o rumo de uma nação.
E sempre no início da análise vejo que são tantos fatores, desde a cada humano, a comunidade, educação, economia, fatores sociais pré-existentes, economia do país e mundial, expectativas... que volto a olhar de forma pragmática somente o ser humano como indivíduo nesse foco. Mas também sabendo que esse é o início necessário, mesmo que normatizado, organizado sistemas de melhorias, pois no fim tudo dependerá do ser humano, como unidade e depois como sociedade irmos da norma, teoria, para a pratica.
E fico feliz que hoje, para o brasileiro, a cada dia mais, está entrando nessa pauta a intolerância com a Corrupção e Impunidade, mesmo que ainda flertando com o "Jeitinho". Mas já é um início, a consciência. Antes existia um tabu, uma antipatia, se posicionar politicamente, como ser de esquerda, direita, direita conservadora, liberal, libertário...
E discutir sobre economia, sistema econômico, era também complicado.
Mas toda essa crise que hoje vivemos, fez a população ver a necessidade de entender os fatores econômicos necessários, no Brasil, Mundo, para galgarmos nossa prosperidade, e a conexão com a política, tendo em vista que esta última pode destruir todos os pilares de estabilidade e crescimento de um país.
E com as redes sociais, mídias abertas disponíveis a busca dentre as manipuladas, o crescimento do interesse e cidadania do brasileiro a informações e realidades verdadeiras.
Indo nesse aprendizado, o brasileiro está vislumbrado que não se interessar por política, mesmo que apartidária, sobre economia, traz às explicações do porque o Brasil está nessa situação.
Pois quando damos espaço ou deixamos um vazio, ele sempre é preenchido, conforme vivenciamos nessa crise (e na história mundial), com agentes exercendo a má política em proveito próprio ou de um grupo, trazendo danos de difícil é árdua reparação não só a uma pessoa como para todo um país e quiçá gerações.
Todos esses espaços, vazios, que deveriam ser preenchidos por pessoas de valores, com a boa e verdadeira política em prol da nação, de uma sociedade melhor, e evitado essa crise como futuras, se no devido tempo tivessem exercendo-a, cobrando, através da cidadania e patriotismo.
Ficando claro, com as redes sociais que aproximaram a população dos políticos pode ser visto, que se já conhecessem seus direitos e deveres, poderiam estar ajudando o país de forma mais efetiva.
Aprendizados que vieram através das manifestações nas ruas, nas redes sociais e que com essas podemos trazer mudanças.
E o principal é nesse crescimento da cidadania é procurarmos informações, compartilharmos nosso conhecimento e aprendizados, pois somente com educação política e social podemos caminhar para um rumo que trará êxito ao invés de nos perdermos nesse caminho, perdendo o "timming", a "janela" para tanto.
Por fim, escrevo para aqueles que ainda perguntam o que "Eu" poderia fazer sozinho, eu respondo com alguns exemplos:
Olhe para o Dr. Sérgio Moro, um único Juiz! Olhe para o Dr. Deltan! Olhe para os Delegados Federais, Agentes da Policia Federal, Analistas da Receita, que na união desses indivíduos criou-se e a Força Tarefa da Lava Jato, com um dever profissional, unido a honra, caráter, justiça, patriotismo, contra "muitos", e estão passando esse país a limpo!
E hoje trouxeram uma unidade em um País na busca crescente a Tarefa de Limpeza contra essa Cultura da Corrupção, do Jeitinho e da Impunidade, como por exemplo o engajamento de toda sociedade com mais de 2 milhões de assinaturas e a pressão no Congresso para o início da tramitação desse Projeto de Lei. E assim minha análise e fé que uma Grande Mudança pode vir de um Simples Homem, com a vontade inquebrantável de fazer o certo é melhor a todos sem subjetivismo!
Por fim, fica a mensagem, comece com você mesmo essa Mudança!
Por RAPHAEL ANTONIO GARRIGOZ PANICHI
-Advogado especialista em Direito Empresarial, Patrimonial e Direito da TI;
-CEO do Escritório Panichi Advogados e Associados.
Muito bom, parabens
ResponderExcluirObrigado Dr. João Piccino!
ExcluirObrigado Dr. João Piccino!
ExcluirNobre e Dileto irmão parabéns pelo brilhante texto. TFA
ExcluirObrigado Irmão! TFS
ExcluirÓtimo artigo
ResponderExcluirObrigado Ricardo!
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirObrigado Sandra!!!
ExcluirDentro dos mais de 16 mil juízes deste país Moro se destaca pela competência e pela tenacidade de seus atos.
ResponderExcluirNunca antes vimos tanta gente com medo de um Juiz no Brasil como o vemos agora. Vejam que até a alma mais honesta esta FAZENDO O DIABO para não ir ter com Moro em Curitiba.
Jubilemos essa proeza. Mas devemos ficar tristonhos e aborrecidos porque Moro não é a palavra final.
A palavra final esta com os que a alma mais honesta do Brasil IDENTIFICOU COMO OS "ACOVARDADOS"...
Muita água há de correr até limparmos esse limo de merda e lama em que os comparsas da que saúda mandioca e do da alma límpida fizeram ao nosso AMADO BRASIL...
Sim Álvaro, mas se seguirmos o exemplo do Dr. Moro, Dr. Deltan e outros tantos brasileiros, inclusive os anônimos que com honra, carater e coragem pautam sua vida, seus atos, conseguiremos somar e reverter esse quadro.
ExcluirDepende de cada UM de nós! É nessa soma venceremos, tornando minoria o passado, e criando exemplos!
Muito bom seu artigo, pois começou analisar o indivíduo para depois chegar na sociedade. Temos muito a fazer. E faremos.
ResponderExcluirObrigado Maria! É esse mesmo o ponto!
ExcluirVamos acelerar essa mudança!! Ótimo artigo!!
ResponderExcluirVamos Sylvio! Vamos todos fazer nossa parte! Obrigado!
ExcluirPerfeito como retrato do que hoje ocorre. Mais do que nunca a sociedade deve estar mobilizada para exigir apenas uma coisa, por mais surreal que seja, que haja ética e honestidade.
ResponderExcluirObrigado! Concordo!
ExcluirParabéns pelo artigo. É que vejo e penso. Que Deus te abençoe e te use conosco, para que a mudança aconteça neste país; em nome de JESUS.
ResponderExcluirObrigado Nilsson! Paz do Senhor para ti também!
ExcluirExcelente, doutor! o espírito necessário a todos os brasileiros que hoje ainda não saíram da zona de conforto. Sim, é exatamente isso, com todas as vírgulas. É a fábula da determinação, do pássaro com o bico cheio de água em muitas idas e vindas para a pagar um incêndio na floresta, em que ao lhe criticarem, lembrou que estava fazendo sua parte.
ResponderExcluirHá homens bons neste país. Só precisamos da reunião deles numa mesma luta. Parabéns pela postagem. Abçs!
Obrigado Mônica! Bem essa fábula mesmo! Temos que agir independentemente dos outros! É assim todos os demais agiram para o bem do Brasil
ExcluirRaphael Panichi,também fico me perguntando como mudar o Brasil? É isso que você explicou muito bem,fazer nossa parte e nos unir com os brasileiros que ja se conscientizaram que nossa união é a nossa força,parabéns.
ResponderExcluirCorreta Neide. Temos que começar por nós, e irmos nos esforçando com a concretização dos demais e darmos o exemplo através de nossas atitudes.
ExcluirParabéns pelo texto,brilhou! !!
ResponderExcluirObrigado Zil!!!
Excluir