Articulistas

Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Decepção: Como lidar?

           

Primeiramente iremos definir o que é decepção: Sentimento de tristeza, descontentamento ou frustração, pela ocorrência de fatos inesperados, que representa um mal, desilusão e descontentamento. A partir daí podemos colocar a primeira pergunta: Quem nunca se decepcionou um dia, ou pelo menos uma vez, e ficou paralisado na vida? Não tem como viver neste mundo sem ter que, algum dia, lidar com este sentimento chamado decepção. Dentre os vários sentimentos que afligem o psique humano, este tem um enorme potencial de paralisar uma vida, trazendo a estagnação e até o retrocesso na caminhada da vida.

Muitos sonhos, projetos, programações, e relacionamentos estão paralisados por causa deste sentimento, que podem até levar a uma angústia profunda e a depressão e consequentemente a morte. 

Uma das formas de lidar com a decepção, seja com filhos, com os pais, com o esposo, ou esposa, amigos, trabalho, consigo mesmo e muitas outras formas de decepção, é tentar primeiro valorizar a si mesmo(a), ser feliz, viajar, cuidar da saúde física e psicológica.

A segunda seria, preocupar-se com o outro, mas não em demasia, tudo que é exagero, não é saudável; Não tente atender as expectativas do outro e nem crie expectativas para outro. A terceira: quando ocorrer esse sentimento, aceite a realidade, abra para um diálogo, esclareça, ponha as cartas na mesa, no sentido de fazer-se entender e contudo esforçar-se em entender o próximo. Se for uma decepção consigo mesma, refaça o caminho que percorreu que a(o) levou a esse sentimento, reflita nos pontos principais, no que errou, e assim não cometerá esse erro novamente. 

Todos estão sujeitos a sofrer decepções. A vida é cheia de surpresas desagradáveis, não tem como passar a vida sem se decepcionar, se não soubermos lidar com a decepção, ela pode transformar-se em doença e fica mais difícil de tratar, mas se aprendermos a lidar, crescemos, evoluímos e madurecemos como pessoa e ficaremos preparados para o enfrentamento das surpresas negativas da vida. Mas se em algum momento perceber que não consegue isso sozinho procure um profissional para ajudar a tratar, ou orientar, ou mesmo prevenir posteriores doenças psíquicas oportunistas que se instalam junto com o sentimento decepção.

Referência Bibliográfica:
Minelli, José Ricardo; Decepção: A ferida que paralisa; Editora Rebentos;
Artigo: Como lidar com a decepção: Miguel Lucas, em Psicologia Positiva;
Myers, David; Psicologia; Editora Gênio; LTC;e
Myers, David; Explorando a Psicologia; LTC.

Por ROSANA PONTES GUERHARD SERPA - CRP 05/32964


















- Psicóloga Clínica - Psicanalista;
- Graduada e Licenciada em Psicologia na Universidade Estácio de Sá desde 2005
Pós graduada em Psicofarmacologia e Saúde Mental;
-Pós graduanda em Avaliação Psicológica - IPOG;
Especialista em:
-Terapia de casais e família e
em Psicodiagnóstico
Consultório Clínico(próprio): Rua Demétrio Fragoso, 105 - Imbetiba - sala 201 - Macaé - RJ

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

3 comentários:

  1. Muito bom,essa Dra é ótima profissional!!!
    RECOMENDO!!!

    ResponderExcluir
  2. A primeira decepção é sempre a interior. Depois vem a externa. Às vezes esperamos atos ou ações de outros que não se encaixam nas dinâmicas dos nossos problemas.
    A frustração é muito maior quando colocamos em nosso psique que as respostas não estão dentro de nós...

    ResponderExcluir
  3. Decepções são sempre complicadas pois dependendo delas podemos realmente sofrer até alguns traumas mais fundos, né?
    Adorei o texto da doutora, muito explicativo e cheio de informações.
    Não sei se ajuda mas sempre que me decepciono como algo eu procuro por frases na internet neste tema e depois de ler algumas acabo refletindo melhor e melhoro também.
    Este site é um dos que entro, confira depois, quem sabe não ajuda mais alguem também, né?

    ResponderExcluir