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quinta-feira, 26 de julho de 2018

Princípios Budistas:10 Estados de Vida


A base da filosofia de vida elucidada pelo Budismo de Nitiren Daishonin, afirma que todas as pessoas possuem dentro de si mesma todos estados de vida que não são fixos, e sim podem oscilar de um Estado para o outro de acordo com as influências internas e externas. 

Existem situações que ocorrem no dia a dia das pessoas que dependendo de como estão internamente esta reage de uma maneira ou de outra. 

Os Estados de vida são os seguintes: 

Inferno = Nesse estado a pessoa é dominada pelo impulso de destruir, arruinar tudo e a todos e a si próprio, e representado pelo sofrimento e desespero, como exemplo podemos citar perda de emprego, perda de um relacionamento a pessoa sente uma incapacidade interna de resolver os seus problemas, e como se estivesse no fundo do poço e não conseguisse sair. 

A forma positiva das pessoas que estão nessas condições, quando conseguem transpor essa barreira de extremo sofrimento a pessoa consegue entender melhor os sofrimentos do próximo. 

Fome = a pessoa e dominada pela busca para satisfazer seus próprios desejos pessoais, para saciar a fortuna, fama e prazer causando sofrimento a si próprio de forma insaciável. 

O estado de fome na forma positiva conduz para o progresso individual ou coletivo, o ponto chave e que haja um ponto de equilíbrio. 

Animalidade= a pessoa é dominada pelo instinto de fome, sexo, sono dentre outros, não tendo controle racional sobre sua própria vida, um exemplo também são as pessoas que ameaçam pessoas de nível inferior no trabalho mas temem seu chefe. 

O aspecto positivo desse estado está manifestando no instinto de autopreservação e de que não houve a desistência devido as circunstâncias. 

Ira = Nessa condição a pessoa consciente de seus atos de forma egoísta e arrogante tenta passar por cima de tudo ou de todos desprezando-os.A pessoa acredita que somente será feliz se ela conseguir superar as ultrapassar as outras pessoas utilizando qualquer meio.

Tranquilidade = A pessoa pode controlar temporariamente seus desejos ou impulsos com a razão, nesse estado a pessoa fica em paz, acomodada pelas circunstâncias porém vulnerável as influências externas negativas. 

É normalmente manifestado quando a pessoa teve um dia sereno, no entanto se a pessoa tiver uma notícia ruim automaticamente vai descer o nível de consciência e abaixar o Estado de vida. 

Alegria = É a condição de contentamento e alívio, ou quando a pessoa recebe uma notícia boa e depende de condições externas e sempre favoráveis, no entanto fica vulnerável a condições externas. 

Erudição = a pessoa busca seu autodesenvolvimento, e o desejo de aprender e adquirir cada vez mais conhecimento, e o estado de vida que experimentam por exemplo os cientistas e os estudantes. No entanto tem que haver equilíbrio da forma que esse conhecimento e usado, pois a busca pelo autodesenvolvimento pode fazer com que a pessoa se sinta acima das demais pessoas. 

Absorção = Nesse estado a pessoa compreende tudo que estudou e é experimentado por pessoas que lidam com artes, filósofos, e um estado de inspiração. 

O aspecto negativo é semelhante ao de erudição. 

Bodhisattva = A pessoa busca a sua felicidade e também a dos demais, esse estado é definido pela compaixão. Porém existe um lado negativo, pois a pessoa pode se preocupar tanto com as demais pessoas que esquece de si próprio. 

E por fim o Estado de Buda no qual a pessoa compreende a realidade da vida e significa o iluminado, é um estado que possibilita compreender a verdadeira essência da vida. Esse e o único estado de vida que não há um aspecto negativo, nesse Estado a pessoa é repleta de sabedoria, coragem e a benevolência. 

POR CRISTINA BEATRIZ DE SOUSA ALMEIDA 












-Advogada, budista há 27 anos;
-Aassociada da BSGI, constituída em 1960 por Daisaku Ikeda que é a entidade é a representante da organização não governamental Soka Gakkai Internacional – SGI, em terras brasileiras. 
Com base em sua missão vêm promovendo exposições, intercâmbios com universidades e museus entre outras atividades nas áreas da educação e cultura, cujo propósito e a paz mundial.

Nota do Editor:

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