Articulistas

Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Corrida contra o Tempo


                                  
Dada a largada da corrida eleitoral deste ano de 2018 os candidatos às eleições gerais para o cargo de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual / Distrital e os candidatos já estão nas ruas à conquista de votos. 

Dentre as coisas mais interessantes nessa eleição além do fato desta ter tido um candidato encarcerado por cumprir pena por crime de corrupção é a questão da divisão do tempo de rádio e televisão entre os candidatos à presidência da república onde por exemplo o candidato Geraldo Alckmin terá mais tempo que o Haddad do PTque foi definido como o substituto de Lula, Meireles, Álvaro Dias, Ciro Gomes e Marina Silva juntos. 

O TSE no último dia 23 de agosto, definiu em audiência pública o tempo que caberá a cada candidato à Presidência da República na campanha de rádio e televisão e sorteou também a ordem de aparição de cada candidato nos dois blocos previstos para serem veiculados pelas emissoras diariamente. 

Vale ressaltar que o tempo dos 13 candidatos registrados no TSE postulantes ao cargo de Presidente da República são divididos com base no tamanho das bancadas na Câmara dos partidos que compõem a coligação de cada candidato.É por essa razão que Geraldo Alckmin ficou com cerca da metade do horário eleitoral por fazer de uma coligação integrada por nove partidos.O restante do horário obviamente foi dividido pelo mesmo critério dentre os candidatos restantes. 

Quem sabe você esteja se perguntando o que me interessa isso? Eu, também, me fiz, algum tempo atrás, a mesma pergunta.Será que um candidato com cinco minutos em detrimento a outros cujos tempos não passarão de parcos 5 , 7 ou 8 segundos? Obterá vantagem eleitoral a ponto de influir no resultado da eleição? Isso eu não sei e não teria condições de responder positiva ou negativamente.Só acho desafiador para um candidato ou candidata com menos de 10 segundos se posicionar diante de uma câmera de tv e falar. Como convencer o eleitor em tão pouco tempo? 

Diante desse cenário eu só posso citar com muito respeito e admiração o Dr. Enéas Carneiro , que soube como nunca visto e não superado até os dias de hoje tirar proveito dessa situação atípica e apenas com uma simples frase criou um bordão de campanha o famoso e incomparável " MEU NOME É ENÉAS " que se não o consagrou nas urnas o consagrou no coração do povo. 

Só sei que mais do que o exíguo tempo que a maioria dos candidatos à Presidência da República terão no rádio e na tv eles terão um desafio maior do que correr contra o tempo:Terão o desafio de buscar no embate das ruas, no contato direto com o povo levar as suas propostas a quem já não acredita mais na política ou que dela possam vir pessoas que possam fazer a boa política.

Até a próxima, Deus abençoe a todos!!

POR  SARITA DE LOURDES FERREIRA GOULART



















- Formada em Direito pela UNISINOS-São Leopoldo-RS - Turma de Janeiro/1988;

- Pós graduada no Curso de Especialização em Direito Político pela UNISINOS em 1990; e
- Natural de Canoas - RS  aonde advoga.
-Email: saritagoulart@gmail.com
-Twittter: @saritagoulart
- Celular: 51 9 9490-0440

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário