Articulistas

Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Pastorais

Autor: Alex Alessandro Trida(*)


Este tema trata da grande importância desta ação evangelizadora da Igreja Católica em meio a sociedade, tentando alcançar a todos por meio de um serviço de caridade e evangelização, realizado por meios de obras e caridades em favor dos menos favorecidos ou desprovidos das beneficias financeiras e intelectuais.


As pastorais também é um meio pelo qual se ampara o povo cristão católico, quando a pastoral é dirigida nos aspectos doutrinários, mas também pode ser direcionada ao povo de modo geral, citarei alguns exemplos para a fácil compreensão, ex: pastoral familiar que engloba; encontro de casais, batismo, casamento e preparação para noivos, esta se inclina mais no aspecto doutrinário, é claro que sem dispensar de uma acolhida envolvente e cheia do Espirito Santo ; também à outras pastorais neste aspecto. Existem pastorais que se dirigem a toda população para ajudar independente da religião ou credo como ex: pastoral da terra, pastoral da criança, pastoral carcerária, e outras, sempre com a mesma acolhida e respeito a dignidade humana que é imagem e semelhança de Deus.

Gostaria de dizer um pouco mais sobre a pastoral da criança, que realiza um trabalho extraordinário com nossas crianças pelo nosso Brasil a fora e também em outros países onde o IDH é baixo demais, por isso postarei a seguir uma matéria do portal, pastoral da criança.org .
"A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias.


No mês de janeiro, recorda-se o falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, que morreu vítima do terremoto ocorrido na cidade de Porto Príncipe, Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010. A ela, carinho e eterna gratidão. A linha do tempo a seguir contém os principais fatos e ações que marcaram seu trabalho após a fundação da Pastoral da Criança em 1983. 

1983 • Fundação da Pastoral da Criança, juntamente com Dom Geraldo Majella Agnelo, em Florestópolis – Paraná. 
1987 • Lançamento do Primeiro Guia do Líder da Pastoral da Criança. 
1987 • Campanha do Soro Caseiro. 
1987 • Lançamento do Jornal da Pastoral da Criança. 
1990 • Lançamento do Programa de Rádio Viva a Vida. 
1991 - 2009 • Dra. Zilda foi Conselheira no Conselho Nacional de Saúde. 
1993 - 1995 • Coordenadora Materno-infantil do Ministério da Saúde. 
1995 • A Pastoral da Criança se torna Organismo de Ação Social da CNBB. 
2003 • Realização do Primeiro Congresso Nacional da Pastoral da Criança. 
2004 • Fundação da Pastoral da Pessoa Idosa. 
2007 • Segundo Congresso Nacional da Pastoral da Criança. 
2008 • Fundação da Pastoral da Criança Internacional, com sede no Uruguai. 
2010 • Falece na cidade de Porto Príncipe – Haiti. 
Quando vejo, depois de anos de intenso trabalho, como a Pastoral da Criança se expandiu, como formou uma rede de solidariedade, como formou uma verdadeira família, acredito sempre mais no amor de Deus por nós, em sua sabedoria e graça ao conduzir tão bem a Pastoral da Criança!" 

(Dra. Zilda Arns Neumann)


Para quem quiser saber um pouco mais sobre as pastorais existentes e suas funções deixarei o endereço eletrônico para pesquisa.


*ALEX ALESSANDRO TRIDA


-Estudante de Teologia pela universidade Uninter e 
-Atuante na Igreja na Pastoral familiar.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário