Autora: Gabrielle Rocco(*)
Com a nova geração encontrada dentro dos ambientes escolares, precisamos compreender que eles vivem em um mundo mais tecnológico, rápido e com aquisição de informações e conhecimentos de maneira ágil sentimos a necessidade de recriar a forma de ensinar e praticar os conteúdos propostos em um plano escolar para que possamos atender as necessidades dessa geração.
Mas como podemos fazer isso?
Incluindo o uso de computadores, tablets e celulares para complementar o conteúdo ensinado por intermédio de uma atividade virtual, no qual os alunos irão desenvolver diversas habilidades como da coordenação motora, da percepção espacial, da atenção, da concentração, da criatividade, da boa reação a situações desafiadoras, dos reforços positivos, da superação de fases e obstáculos, da escolha e elaboração de atividades, da elaboração de textos e desenhos.
Para que o professor gere uma boa aula e traga como prática um jogo virtual é importante saber os tipos de jogos virtuais:
- Jogos educativos: São aqueles que permitem o aprimoramento ou desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas;
- Jogos didáticos: São projetados para o desenvolvimento pedagógico; e
- Jogos de entretimento: Esses também são educativos, mas não possuem objetivos pedagógicos definidos. Sua principal função é entreter.
Compreendendo essa classificação o professor deve ter o cuidado que temos ao verificar quais jogos virtuais são adequados para sua turma de acordo com a faixa etária, suas dificuldades e condições de equipamentos dentro da instituição para testar e escolher o jogo virtual adequado para aquele conteúdo e para sua turma e de acordo com o objetivo da aula.
É fundamental acessar o jogo antes da aula e fazer os testes, verificando se o mesmo irá "rodar" (funcionar).
Após esse momento de pesquisa e descoberta do jogo é necessário saber como deixar esse momento da prática com os jogos virtuais como ferramenta de aprendizagem e não apenas uma passa tempo durante a aula, por isso, a importância da relação com o conteúdo.
Então, para que a aprendizagem ocorra partindo da utilização dos jogos virtuais o professor não pode deixar de pesquisar, planejar, interligar o conteúdo, testar e apoiar os alunos no momento da realização das atividades.
*GABRIELLE ROCCO
CV conforme suas próprias palavras:
Me chamo Gabrielle Rocco tenho 34 anos, fiz magistério e
nessa época encontrei um grande amor pela educação. Sou uma apaixonada pela
área de tecnologia educacional e do uso das tecnologias na aprendizagem.
Atuei por mais de 13 anos na área de informática educacional,
como professora e coordenadora, desenvolvendo métodos e atividades para a
utilização de computadores, tablets e novas mídias interligados aos projetos
desenvolvidos na sala de aula.
Graduada em Pedagogia com pós-graduação em Tecnologias da Aprendizagem,
atualmente ministro aulas de Robótica
Nota do Editor:
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