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sexta-feira, 24 de julho de 2020

Basta!

Álvaro Marcos Alves(*)




"Entre as descobertas humanas, há duas que são dificílimas: a arte de governar os homens e a arte de educá-los". (Kant, 2004 p.20).


Existe um reino na terra que se destaca no mundo real pelas suas terras onde tinham palmeiras, onde cantavam os sábias, um gigante outrora adormecido e agora amortecido pelas hordas de arruaceiros, vagabundos e incompetentes que gorjeiam cada um para um lado, dividindo e esquartejando para tudo conquistar. 

São nas guerras e nas adversidades aonde (lugar) podemos reconhecer os grandes líderes. Líderes forjados nestes emblemas se tornam imortais na história da humanidade. 

Entre os séculos VIII e IX um rei conquistador visando fortalecer e UNIFICAR seu reinado decidiu executar uma reforma na educação. Devemos entender a distância temporal mas sem cair na ilusão que o comparativo contemporâneo não faça jus a alusão.

Cícero (Arpiano, 106 – Caieta, 43 a.C), defendia o estudo das sete artes liberais na formação do ‘Sábio’ considerando a eloquência o elemento fundamental a ser desenvolvido em "todo" homem inclusive no 'Líder'; a busca pelo ‘doctus orator' (orador instruído). (Cicero Apud GILSON, p.205).

No reino em questão, uma gripezinha travestida de fantasia coloca paradigmas em cheque no momento que a EDUCAÇÃO do povo contrasta com a governança. Um povo educado, jamais será dominado por ideologias e por poderes ocultos nos diversos parâmetros do mundo moderno, haja visto que; os países de primeiro mundo de populações distintas na educação, poder aquisitivo, modo de vida e com os deveres sanitários apropriados gladiam contra um vírus mortal de forma oposta ao reino em questão. 

O Rei lá nos séculos passados na busca por cidadãos melhor preparados para a administração do reino, convidou um expert em educação com ampla experiência para elaborar um plano; tendo em mente que deveria equalizar uma mudança ideológica e metodológica (igreja x estado). 

O Rei do passado não havia tido uma instrução de berço, mas; sua humildade exemplar ao povo o fez voltar ao estudo na velhice, mesmo após ter conquistado o mundo. Seu escolhido, um monge expert em educação traçou metas e incluiu metodologias para o ensino público e privado. Fundamentou seu alicerce sobre as heranças da antiguidade (não procurou destruir o passado). As artes liberais: Trivium(lógica, gramática, retórica) e Quadrivium( aritmética , música, geometria e astronomia) foram os pontos abordados na reunião. 

Em pleno século XXI, um outro rei com poder avassalador conquistado MEDIANTE não a experiência de guerra ou na administração pública ou privada, mas no DISCURSO; buscou quebrar os paradigmas atuais onde nas melhores intenções o objetivo seria educar a nação, trouxe para tal façanha um cidadão sem o equilíbrio e sabedoria do monge lá dos séculos passados. Este passou longe de TODOS os conceitos lógicos de formação de um cidadão. Nenhum dos temas que se refiram as artes liberais. Artes essas que definem uma metodologia de ensino organizada. 

Hoje, temos a certeza que a EDUCAÇÃO, ou melhor; o aprendizado foi deixado de lado por este rei da terra da fantasia, que herdou uma pandemia corruptiva e outra viral, mas; é incapaz de liderar esse reino para fora das trevas da ignorância. Pedante, ineficaz e petulante, ainda não entendeu que a EDUCAÇÃO de um povo deveria ser prioridade para o reino. Que os grandes heróis de uma nação próspera são o corpo médico, os professores e os juízes. Que seus soldados à míngua não podem ser usados como instrumento de intimidação de seu povo, que a ordem deve ser observada. Que incitar a sociedade contra os outros poderes é prejudicial ao reino. 

Portanto,falta ao Nosso Brasil líderes sem apego a cargos. Faltam metodologias de ensino que preparem o cidadão, que entendam que a fórmula da EDUCAÇÃO sempre será: professor ensina, aluno se esforça e pais educam. Nesta fórmula não tem fanfarrões e políticos. 

FONTES






*ÁLVARO MARCOS ALVES


-Microempresário na área de prestação de serviços;
-Autodidata formado pela Faculdade da Vida




Nota do Editor:

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