Autora: Manuela Arello(*)
Entre o ir e vir, existe a essência de cada um, uma nuance da existência.
Há quem diga que as leis de criação, educação são as regentes dessa existência, influenciam a essência e a manifestação do Ser.
Podemos concordar em parte com as normas de criação que recebemos dos nossos responsáveis, assim como a educação oriunda da cultura a qual pertencemos, mas a essência... Ah a essência, são os valores que alimentamos, que nutrimos por meio das nossas atitudes diante do mundo.
O final do ano, se aproxima e com ele os momentos de reflexão, muitos são gatilhos de grandes mudanças, outros são âncoras, uns são asas que nos levam a novos lugares, outros são raízes que nos impedem de inovar.
Entretanto o que você acolher, ler, aprender, fazer e ser define a sua essência. Nos embalos da rotina, a forma como nos posicionamos frente aos fatos, o modo de falar e tratar quem convive diariamente nos permite manifestar a nossa essência na sua integralidade.
Essa manifestação sempre existiu ao longo do tempo, o que mudou então?
Nada, absolutamente nada. Desculpe informar, mas não podemos mais aceitar a pandemia, como desculpa ou a pós pandemia como um novo normal. Infelizmente, não há novo normal quando se trata de essência, pois todos tiveram perdas e ganhos como sempre ocorreu no mundo.
Na verdade, o que observamos são os véus retirados, as "cataratas" convenientes não conseguem mais serem aceitas, porque a nossa essência precisa Ser mais, e não comporta o gasto energético em viver a sombra de justificativas injustificáveis sobre as escolhas de quem manifestamos ser.
Escolhas pressupõe renúncias, mas sejam quais forem elas, lembre-se que ninguém viverá por você. Logo, aproveite o final do ano que se aproxima e alimente a sua essência, com os valores que os represente de verdade, acolha o que realmente for confortável abraçar e seja quem realmente você quer ser!
* MANUELA DIAS ARELLO
-Pedagoga pela UNIP (2000);
- Especialista em Docência pela UNIFMU e Gestão de pessoas
pela FGV (2003);
- Bacharel em direito pela UNIFMU (2006);
- Graduando em Psicologia pela UNIFMU.
-Atua na rede particular de São Paulo como professora do
Ensino Fundamental I.
-Autora do livro: Beijos de Luz , contos do cotidiano.
-Autora na Antologia poética : Uma poesia para cada
noite,lançada este ano na Bienal de São
Paulo.
Instagram: @manudiasarello
E-mail: manudiasarello@gmail.com
Whatsapp : 11 976116672
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário