Articulistas

Páginas

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Um cínico na ONU


Autor: Álvaro Santos(*)

Organização das Nações Unidas! Organização das Nações Desunidas! Isso faria mais sentido! Criada em 1945 para intermediar e promover paz(?) onde todos os anos cínicos mundiais, digo; líderes mundiais discursam, desfilam e lançam metas imaginárias, enquanto por objetivos financeiros, militares, egoístas, estratégicos e ou territoriais, invadem, incitam, promovem operações especiais, buscam por armas de destruição em massa, ou simplesmente cercam um povo livre.

A ONU é uma farsa

Quantas guerras temos em curso na atualidade? Quantas tivemos desde o fim da segunda guerra mundial? Em quais delas os países que atacam ou os que se defendem buscam antes a mediação ou o aval da ONU? Quantos povos na África, no Oriente Médio, na América Latina estão sendo massacrados por disputas internas de poder? Quantas vidas são ceifadas apenas por caprichos e ideologias? A paz é economicamente viável ? Como um órgão criado para evitar e intervir em prol da paz pode ser eficaz se seus membros com direito a voto gladiam de acordo com seus interesses e nunca no âmbito de salvar vidas?

Vidas humanas importam?

A esquerda, a direita e seus discursos

Os ideais comunistas propagados e enraizados desde o século XIX iniciados com as teorias da estruturação social proposta por Karl Max e Friedrich Engels , mais precisamente a partir do ano de 1848 com o lançamento do "Manifesto Comunista" onde o antagonismo ao capitalismo em uma proposta de igualdade que derivaram inúmeras ideologias e metodologias culminando com guerras, fome, assassinatos, discórdias e a tal igualdade nunca de fato atingida. Por que o comunismo nunca venceu? Pela existência do capitalismo selvagem? Seria um paradoxo tanto esquerda como direita, comunismo, capitalismo ou qualquer ismo terem inúmeros discursos de diferenças mas ambos buscam o lucro, o controle social, o controle militar, a manutenção do poder?

Temas indigestos

Meio ambiente, guerra na Ucrânia, guerra na Síria/Líbia (ainda estão em guerra?), talibã, Venezuela, tráfico de drogas, tráfico humano, corrupção endêmica e sistêmica ancoradas no sistema capitalista, comunista e mesmo em países onde se arrancam cabeças ou se cortam as mãos; estes temas passam longe de discussão. Será que o aquecimento global só tem como causa principal o desmatamento, os escapamentos e as fumaças das fábricas? Imaginemos um ovo o qual fazemos furos nele, retiramos líquidos internos, partes de sua gema, trincamos sua casca; estas ações não interfeririam na sua temperatura? Retiramos do planeta petróleo, carvão, ferro, gás entre outros em quantidades imensuráveis isto não enfraquecem a estrutura de um ser exposto ao Sol? Seria um pensamento tolo este raciocínio? O ser humano é um cupim. Para toda ação existe uma reação. Nossas necessidades financeiras, de poder e de consumo irão nos levar ao extermínio.

Conclusão


Seria mais verdadeiro dizer não "Um Cínico na ONU" mas "Vários cínicos na ONU". Os temas que deveriam ser discutidos e ações verdadeiras serem fomentadas passam longe. Dizer que as criancinhas não tem o que comer, que quase um bilhão passa fome sem nada de concreto apresentar é cinismo. Apontar que um invasor não é responsável por milhares de mortes de soldados, famílias em desespero abandonando seus lares, crianças sendo mutiladas, expor o mundo ao Armagedom é coisa de cínico. Não entender o papel de uma nação no contexto mundial onde não há mais espaço para demagogias, querer palpitar no terreno dos outros enquanto no seu morrem mais de quarenta mil pessoas em um trânsito assassino, mais de quarenta mil pessoas mortas por um sistema penal onde a vida humana não tem valor. Pode matar, estuprar ou apenas bater uma carteira e as penas serão iguais, como matar não tem peso, não existe por parte do assassino algo há pensar. Onde o direito dos manos prevalece sobre o direito dos humanos quem trabalham e produzem. Onde milhões de pessoas aguardam atendimento médico, para se aposentar, para estudar... ou seja; temos um cínico na ONU!

*ÁLVARO SANTOS











-Microempresário na área de prestação de serviços
-Autodidata formado pela Faculdade da Vida.

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário