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sábado, 7 de outubro de 2023

O desenvolvimento humano e os princípios da individualidade e da coletividade


 

Autora: Samira Daleck(*)

"As crianças aprendem o que vivem. Em seguida, elas crescem para viver o que aprenderam." Dorothy Nolte

Quando uma família gesta uma criança a expectativa pelo filho vai se desenvolvendo durante toda a gravidez e esta vai aumentando a cada dia. Com o nascimento do bebe surgem as primeiras frustrações das necessidades que os pais projetaram naquela criança desde as físicas até as cognitivas que dizem respeito a desenvoltura e a capacidade do bebe e da criança corresponder as experiências colocadas pelos pais e pela sociedade para serem superadas desde a mais tenra idade. O que eu devo esperar do meu filho? Ouvimos esta pergunta todos os dias na porta da sala de aula, quantas vezes o bebe pode mamar no peito, ele pode comer? porque ele ainda não anda? Ele brinca? Ele está demorando para falar! Professora ele não consegue sair da fralda!

Quando a criança precisa realmente da ajuda de um especialista e quando a preocupação dos pais está sendo baseada na pressão de uma sociedade que cobra bebes independentes cada vez mais cedo?

A criança que frequenta a educação infantil consegue contar com a avaliação de professores experientes e capazes de realizar essas observações e obter seus relatos mais fidedignos de cada passo no alcance dos pilares da aprendizagem infantil. Temos como base as curvas de desenvolvimento que podem ser facilmente encontradas na caderneta de vacinação entregue no nascimento da criança e que traz o que é esperado que aquela criança faça de acordo com a sua idade.

Devemos respeitar a individualidade de cada bebe e criança, mas todo comportamento que fique muito fora das curvas de desenvolvimento deve ser observado e reportado ao pediatra para que este possa encaminhar ao especialista necessário como o neuropediatra, fonoaudiólogo ou psicólogo.

Com a idealização do filho perfeito é difícil a aceitação da família quando a criança apresenta alguma dificuldade no desenvolvimento cognitivo ou motor, o que é compreensível, visto que todos esperam que o filho seja capaz de vencer o mundo, porém quando encontramos dificuldades precisamos ser capazes de buscar ajuda para apoiar esta criança em seu processo de crescimento e capacitação.

A criança na primeira infância que vai do zero aos três anos consegue realizar as principais tarefas motoras e cognitivas que vão permear todo o processo do restante de sua vida como o andar, o falar, o controle dos esfíncteres, a alimentação, a convivência com seus pares e com a sociedade.

Por isso se torna tão importante o investimento nesta etapa de incrível descobrimento que são os três primeiros anos de vida do bebe e da criança.

Hoje vemos um aumento significativo de pessoas com deficiência. Mas a verdade é que esse aumento se deve pelo fato de que a sociedade inclusiva permitiu as crianças e pessoas com deficiência e sua participação garantida em escolas, faculdades e empresas.

Se como pai você possui dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho fale com os professores dele e se ele ainda não frequentar a creche ou a escola, fale com o pediatra. O importante é que a criança seja acompanhada e amparada nesta primeira fase de aprendizagem para que se sinta segura em seguir os próximos passos e busca de suas conquistas pelo mundo.

Bibliografia

O cuidado com Bebes e crianças pequenas na creche – Um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas – 9ª edição Janet Gonzáles Mena e Dianne Widmeyer Eyer;

Gallagher, k. Brain reserch and early child-hood development: a primer for developmentally appropriaate practice. Yong Children v. 60, n.4 p 12-20, jul 2005;

Currículo da Cidade de São Paulo ed. Infantil SME SP

*SAMIRA DALECK













- Professora Humanista;

-Graduação em Pedagogia pela UNICASTELO (2007);

-Pós- graduação em Neuropsicopedagogia pela FATAC 06/2022); e

Terapeuta Holística pelo Instituto Eliana Lovieni (2021)

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

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