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sábado, 25 de novembro de 2023

Qual é a diferença entre Escola Internacional, Bilinguismo e Programa Bilíngue?


 Autora: Adriana Soeiro (*)

No início do século XIX, com a intensificação do processo migratório em algumas cidades brasileiras, esses grupos formaram pequenas comunidades e, devido aos problemas de domínio da Língua Portuguesa, acabaram por criar escolas que preservassem a língua de origem. Este foi o marco do surgimento das escolas internacionais no Brasil.

Hoje, não percebemos no Brasil a migração massiva de alguns povos, no entanto, a presença das Escolas Internacionais em diversas regiões do Brasil é uma realidade. Isto ocorre, pois, o uso de um segundo idioma é fator decisivo nas interações sociais globalizadas e também no ingresso ao mercado de trabalho.

Escola Internacional é aquela que segue o currículo e o modelo educacional do país com o qual está vinculada, portanto não seguem a BNCC- Base Nacional Comum Curricular. De modo simplificado, significa que no ensino médio, os estudantes são capazes de definir que disciplinas cursarão de acordo com seu grau de interesse e habilidade.

Atualmente, está em curso nas Escolas brasileiras, os itinerários formativos para o ensino médio, composto por matérias eletivas que abrangem diversas áreas do conhecimento, de acordo com o interesse de carreira do estudante, as quais complementem a grade básica determinada.

O calendário escolar das Escolas Internacionais acompanha as estações do ano do hemisfério Norte, sendo assim, o ano letivo inicia-se entre agosto e setembro e termina em junho, quando iniciam- se as férias. O recesso é previsto para dois períodos: início da primavera e nas festas de fim de ano. Outra diferença está na carga horária, essas Instituições oferecem aulas em período integral, ou seja, em média 7 horas diárias.

Devido a essas similaridades pedagógicas e do calendário letivo com determinados países, esses estudantes têm a possibilidade de cursar no exterior parte de seu nível escolar, vivenciando por meio desse intercâmbio, as questões socioculturais.

Temos em diversas regiões do Brasil escolas alemãs, canadenses, americanas, inglesas, italianas, armênias, japonesas que oferecem a possibilidade a seus estudantes de cumprirem alguns créditos do ensino superior no exterior ou mesmo realizarem o curso inteiro. Dependendo da descendência ou do projeto de vida do indivíduo, este pode ser um importante diferencial no momento da escolha do tipo de escola.

Com relação às Escolas Bilíngues, a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) constatou que, "entre 2014 e 2019, o número de escolas bilíngues no Brasil cresceu 10%. Em São Paulo,(...) o número de alunos subiu 64% nos últimos cinco anos."

Mas o que é Bilinguismo? É difícil conceituar devido a ampla variedade de modelos, mas de modo geral, é a aprendizagem simultânea de dois idiomas, mas não necessariamente com o mesmo nível de proficiência. O bilinguismo pode ter a seguinte classificação:

"Bilinguismo simultâneo ou aditivo: duas línguas aprendidas simultaneamente como língua materna e ambas são igualmente valorizadas.

Bilinguismo dominante: um idioma predomina sobre o outro pois questões intrínsecas;

Bilinguismo sucessivo ou subtrativo: uma língua utilizada como língua materna e a outra como segunda língua."

Em algumas escolas bilíngues, as disciplinas são ministradas 50% em cada idioma, por exemplo, 50% em espanhol e 50% em português. A dificuldade neste tipo de Instituição é encontrar professores especialistas fluentes na língua-alvo.

Com relação ao Programa Bilíngue, o currículo escolar segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira, que prevê que as aulas devem ser ministradas em Língua Portuguesa, prevendo a utilização de LIBRAS para os deficientes auditivos. O estudante do programa bilíngue tem a carga horária do idioma estendida, o que pode variar entre 5 a 12 aulas semanais.

Ainda de acordo com a Legislação brasileira, a língua inglesa é a única língua estrangeira obrigatória na área de Linguagens nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Por isso, nas Instituições que adotam o Programa Bilíngue, caso a língua estrangeira adotada não seja o inglês, será preciso oferecer o idioma a fim de atender a legislação vigente.

Exemplo, se a escola optar pelo Programa Bilíngue em alemão, terá que oferecer aulas de inglês do 6º ao 3º ano do ensino médio.

As escolas que adotam o Programa Bilíngue, geralmente oferecem a Abordagem Comunicativa do idioma, que consiste em apresentar um conteúdo na língua-alvo, ou seja, CLIL- Content and language integrated learning, em que o estudante aprende de modo interdisciplinar as quatro habilidades do idioma: leitura, escrita, escuta e fala.

Em suma, Escolas Internacionais costumam ter um custo de mensalidade mais elevado, uma vez que, obrigatoriamente, possuem alguns docentes nativos do pais de vinculação da Instituição. Ou seja, não há melhor ou pior, tudo dependerá dos objetivos de vida traçados.

"ADRIANA SOEIRO PINO





-Graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Guarulhos (1991);
-Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012);  e 
-Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2017). 
-Atualmente é professora de ensino superior da Faculdade FATEC- Unidade Tatuapé -SP , Gestora de EaD  e Diretora do Externato José Bonifácio -SP  ;
-Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, tecnologias, linguagens, aprendizagem na era digital, educação em rede e inglês . 

Nota do Editor:

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