Articulistas

Páginas

domingo, 12 de novembro de 2023

Reforço positivo: uma ferramenta poderosa à sua disposição


Autora: Priscila Pravato(*)

Frequentemente me deparo em meu consultório com a queixa de que está ficando mais difícil se relacionar hoje em dia e por conta de um período longo de pandemia as pessoas desaprenderam a estabelecer e cultivar boas relações.

Mas se você parar para pensar que o Ser Humano, é um Ser Relacional e de livre arbítrio e que está em suas mãos: o decidir, o escolher ressaltar o que te faz bem das relações, as relações poderão mudar para melhor.

Infelizmente o ser humano, tem a tendência de focar no que não está bom, de ressaltar o que o outro fez que não te agradou, reclamar nas atitudes ruins que o outro fez, de querer discutir a relação, antes mesmo de enfatizar o que já está bom, o que o outro te fez que foi bom e gerou um sentimento que te fez ficar feliz. E é nesse momento te convido a fazer algumas reflexões:

  • Como você se comporta frequentemente nas suas relações mais próximas (com familiares, amigos e principalmente com seu cônjuge)?
  • Como são suas atitudes? Você tende a focar mais nas ações positivas ou negativas que elas te fizeram?
Infelizmente a maioria das pessoas estão vivendo no automático e acabam só enfatizando o lado ruim das situações e das pessoas. Mas se você já pensa diferente, fique muito feliz pois você é a minoria da população. Mas felizmente o ser humano possui uma capacidade incrível de aprendizado e se utilizarmos a consciência que podemos aprender a ter comportamentos pensados para ressaltar o bom, o positivo, as relações podem começar a ter melhores desfechos e as duas pessoas envolvidas na relação podem se beneficiar mutuamente com esse novo enfoque.

Se até aqui esse texto fez sentido para você, que tal iniciar a partir de agora uma nova maneira de receber as mensagens, as atitudes das pessoas com quem você se relaciona? Mas você deve estar se perguntando, mas como começo a fazer isso? Então, vamos lá:

1.Primeiramente, fique atento a suas relações mais próximas do dia a dia mesmo, para ficar mais fácil iniciar esse novo jeito de vivenciar as relações, minha sugestão é escolher uma pessoa de seu convívio bem próximo e que já tenha uma boa relação, pois fluirá mais fácil e depois se você sentir que está no caminho certo, expanda para as demais pessoas de seu convívio;

2. Agora preste atenção no que essa pessoa fala ou faz a você e se tiver algo que ela falar ou fizer que o fez se sentir melhor, pare e conscientemente receba, sinta o bem que essa pessoa te fez, mesmo que seja um pequeno gesto;

3. Agora pontue, imediatamente para essa pessoa que aquela atitude ou palavra dela (fale detalhadamente o que a pessoa fez ou falou) e agora vem o principal, verbalize e deixe claro o que aquela atitude o que o fez sentir (expresse realmente o que sentiu no momento).

Deixa eu dar um exemplo, para ficar mais claro:




Imagine um domingo cedo, um casal onde o marido acorda primeiro que a esposa e leva uma xícara de café na cama para ela. Nesse momento a esposa acordou com o cheirinho gostoso do café e ao abrir os olhos ela se sente amada, paparicada.

Ela poderia ficar quieta, mas se ela reforçar ao marido naquele momento que amou aquela atitude dele, que essa atitude a fez se sentir amada e cuidada, ele ficará feliz e provavelmente fará novamente, pois ela reforçou uma atitude positiva dele que ela gostaria que ele mantivesse, deixando os dois felizes.

Agora é sua vez, tente ao invés de criticar, tente primeiramente prestar atenção e enfatizar as atitudes do outro que te fizeram ficar melhor e provavelmente você iniciará um processo positivo nas suas relações e construirá relações mais leves e prazerosas, para depois num outro momento usar a comunicação assertiva para aprimorar o que não estiver bom. Mas o primeiro passo é iniciar consolidando o que te fez bem naquele relação.

Te convido a experimentar...bom reforço positivo......

Já dizia o bom Skinner.....

"O reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de determinado estímulo a ela contingente..." (Skinner, 1953/2007).

*PRISCILA ZACHARIAS ESCATOLIN PRAVATO
















-.Psicóloga Graduada pela PUCCAMP em 1993, CRP 06/4955-;
.Pós-Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela PUCCAMP, 1996
.Formação em Executive Coaching & Life Coaching, certificada pelo ICI (Integrated Coaching Institute),2014
.Formação Master Analista Comportamental, em andamento, pelo Instituto Liane Gomes,2023
Atua na Psicologia Clínica sob a abordagem Cognitivo-comportamental - com ênfase em problemas de relacionamento, sexualidade humana e transtornos de ansiedade, além de orientação profissional e Coaching de Carreira. Atende em seu consultório em Campinas adolescente, adulto, casal e melhor idade.
Contatos:
WhatsApp/Cel.: 19.99980.0101
Rua: Rute Ferraz de Angelis, 886 2o.and. sala 44,Villa Bella -The Mall (Próximo Shopping D Pedro) Estacionamento Gratuito e seguro.
13087-729 Campinas, São Paulo SP

Nota do Editor:


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário