Articulistas

Páginas

domingo, 24 de março de 2024

Ansiedade em crianças e adolescentes


 Autora: Fernanda Caliano (*)

Este é um tema muito atual e forte do cotidiano, indo mais além da "doença" do momento, mas porque isso está acontecendo.

O fato da ansiedade estar sendo tão discutido vem dos tempos atuais, onde as preocupações aumentam, o medo do futuro do que não aconteceu esta cada vez mais presente na vida da pessoa, e o controle para tudo isso vem da mente, e sim, eu concordo que é muito difícil essa cura, pois controlar pensamentos e até tentar impedi-los é uma tarefa nada fácil, agora pense como é para criança e adolescente.

Muitos me perguntam o porque a ansiedade tem afetado tanto as crianças e adolescente, já que muitos adultos entendem que nesta fase não há preocupações de fato ou até mesmo concretas, mas muito se engana quem pensa assim, pois a fase de infância e adolescência tem sim seus problemas e preocupações, porém são diferentes da fase adulta, mas deve ser cuidada e observada da mesma forma, e precisa de tratamento para que não ocorra uma evolução e sim um controle.

A criança e adolescente, está cada vez mais desenvolvendo a ansiedade, e agora vamos falar o porque isso tem ocorrido?

Hoje em dia as crianças, tem cada vez mais responsabilidades, o que antigamente a responsabilidade era apenas ir bem nas provas escolares, hoje além das notas eles precisam se preocupar com as conhecidas aulas extras, como natação, karate, ballet, ginástica, entre outros. Não apenas isso, existem crianças que não fazem aulas extras, mas está conectada em um mundo virtual, e ai vem uma cobrança ainda maior, para conseguir uma superação em jogos, em descobertas, em criar vídeos ou conteúdos relevantes.

Tudo isso que vem com a modernidade, como aulas extras, tecnologia, interfere diretamente na mente humana, o tempo que antes as crianças usavam para brincar e descansar, hoje está ocupado sem sobrar tempo algum para que a mente descanse e o pouco tempo que se tem para isso, em seu pensamento vem a cobrança em todos sentidos, e com isso a cabeça não para. Você já ouviu falar que ansiedade é um excesso de futuro? Exatamente, é uma preocupação no que vai acontecer, preocupação em como serei no amanhã, preocupação em como fazer. Sempre o futuro, o amanhã está a frente dos pensamentos.

Aí você me pergunta, antigamente não havia ansiedade? Lhe respondo, sim, existia, porem em menor proporção, mas existia, as crianças e adolescente nos tempos antigos tinham tempo de descansar a mente e não se preocupavam tanto com o futuro, não havia tanta disputa como hoje, pois a vida antigamente era dividida apenas com quem estava por perto, diferente de hoje em dia que a vida é dividida com milhares de pessoas, pois a tecnologia permite isso, permite que convivemos com pessoas distantes fisicamente.

Antigamente, sem acesso a internet, não havia tanta cobrança de si mesmo, pois hoje em dia as crianças e adolescentes observam na internet um parâmetro de comportamento e entendem que aquilo é perfeito, que ele deve ser assim, e senão bastasse, vê a vida das pessoas e entende que aquela felicidade é 24h e não entende porque a vida deles muitas vezes não é daquela forma, se culpando, se cobrando e tentando ser igual.

Tudo isso leva uma busca incessante pela perfeição, pela felicidade artificial, pois não tem discernimento de entender que as pessoas em internet mostram aquilo que lhe é conveniente apenas e não a realidade de fato, as pessoas na internet mostra o que like, visualização. Mas a pouca maturidade não entende e faz aumentar a ansiedade pela busca incansável da perfeição, esta que não existe.

Os adolescentes e crianças, estão cada vez mais sobrecarregados, pela sociedade, pela família e por si mesmo, cobranças diárias sem ao menos saber como conduzir, e isso gera conflito de pensamentos e sentimentos, sem saber externar e resolver, inflamando ainda mais a situação.

E como ajudar? Primeiro passo é respeitar o tempo da criança, é entender o que está acontecendo, ser sempre atendo com os comportamentos e situações, assim podemos ajudar. Observando que a criança ou adolescente está desenvolvendo ansiedade, é sempre bom procurar um profissional da área da terapia, pode ser um psicanalista ou psicólogo, para que ele possa ouvir os pais e depois o filho e assim buscar a melhor conduta a tomar, através de sessões, e condutas que só o profissional poderá dizer com relação ao caso a ser apresentado.

O que deixo de reflexão é: como está a sua saúde mental? Você tem se preocupado mais com o presente ou com o futuro?

Pense que ansiedade é o excesso de futuro em nossas mentes.

Vamos pensar no agora, um passo de cada vez, o amanhã pode ser diferente do que imaginamos e não devemos sofrer por isso.

 *FERNANDA CALIANO




















- Psicanalista graduada no Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (2019)

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Os adolescentes muito cedo já possuem um celular. Particularmente, como avó, acho um absurdo. Mas é impossível evitar. Temos que pelo menos limitar o tempo de uso. Mas como fazer disso um movimento consciente de todos?

    ResponderExcluir