Articulistas

Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2024

La nave va


 Autora: Ercília Pollice (*)

Há certas coisas nesse nosso tempo pós – moderno, que me deixa tiririca, sem alusão a qualquer pessoa,  por favor.

Detesto  esse negócio de todo mundo querer ser mais real que o rei. Acaba sendo um porre, estou  falando sobre essa síndrome chamada "politicamente correto".

Outro dia , mandei um texto infantil pra um editor, e tive de mudar o termo judiação, pois estava ofendendo os judeus.Outro texto juvenil eu disse que o rapaz era tão forte que quando corria parecia um cavalo de raça.Tive de tirar porque a comparação era humilhante, Quase perguntei pra quem? Pro cavalo? Faça-me o favor…

A semana que passou,  fiquei injuriada como professora de Literatura e Português , e como escritora, com o besteirol que veio lá de cima,sobre tirar  Caçadas de Pedrinho, das escolas. Monteiro Lobato é um classico de todas as épocas e gerações.Um livro que incentive o racismo? CNE , tenha dó , hein!

Isto eu chamo de burrice total.Adorei a reportagem do Entre Aspas , na Globo News com a Marisa Lajolo. Uma das maiores autoridades em Teoria da Literatura, especialista em LIteratura Infentil e Juvenil.Liquidou em duas palavras com toda essa polêmica idiota de quem quer mostrar serviço e não sabe como.A professora aposentada da UNICAMP comparou essa faixa explicativaque querem colocar nos livros de Lobato,a uma nota que os padres da Santa Inquisição adicionaram nos Luzíadas de Camões, explicando que os deuses,  ali retratados, não eram verdadeiros, mas eram demônios, e Deus só o da Santa Madre Igreja.Um retrocesso.Como se leitores não tivesses inteligência pra decidir isso sozinhos.

Não se pode mais cantar que "o cravo brigou com a rosa debaixo de uma sacada"…porque gera violência na cabeça da criança. Nem que "samba lelê ficou doente com a cabeça quebrada…samba lelê precisava é de uma boa lambada".isto é proibido , ensinar a  ser agressivo.Será que essa gente sabe que isso é parte de uma suíte de 16 peças que Vila Lobos criou sobre o folclore brasileiro? Vamos banir Vila Lobos?

A bruxa não pode dar a maçã envenenada à Branca de Neve.Incentivo ao crime.

E, a Cinderela, não pode ser maltratada pela madrasta nem pelas irmãs – preconceito.

Contos de fadas, nem pensar mesmo!Contar que a Alice tomava chá com o chapeleiro Maluco e a rainha de Espadas mandava :_ Cortem –lhe a cabeça! Alguém lá sabe o que é Fábula, simbologia, esterótipos, arquétipos? Sabem não…

Literatura é feita de altos e baixos, luzes e sombras, senão não seria Literatura, seria uma arma a ser usada por quem domina em determinada época .

Imaginem vocês, a gente foi criada cantando "atirei o pau no gato…"e não saímos por aí matando animais. Todo mundo sabia que a bruxa e a fada eram só histórias, e isso fazia bem ao nosso imaginário.
Descarregávamos nossos medos no bicho papão, na  cuca, no lobisomen…hum era uma delícia  quando eu e minhas irmãs e primas íamos dormir no sítio da nossa tia Laura e meu tio contava histórias de assombraçao…era nossa adrenalina. Estamos todas aqui, com família criada, netos, aposentadas, todas bem resolvidas na vida. Demos conta do recado direitinho.

Hoje, é cômico, não se poder, nem sonhar em dizer certas coisas, enquanto o palavrão corre solto, sem cabresto .Não se deve deixar a criança ler isto ou aquilo, mas ela vê mortes na TV em filmes , em  noticiários e nas ruas.As novelas ensinam todas as malandragens possíveis e imagináveis.E dá-lhes sensualidade antes da hora.

Quem já assistiu um programa do canal pago Multi show, preferido da galera jovem por causa das músicas? Pois é, neste canal às 22h30m  tem um tal de "papo calcinha".
Sai de baixo. Até eu, fico pasma com a vulgaridade e a naturalidade como tudo é colocado;sem regras e sem limitações.Sem meias palavras. Isso ninguém toma conta. 
E os influenciadores de programas para crianças e adolescentes? Alguém já ficou preocupado com o nível do palavreado usado?
As cenas de sexo nas novelas, deixam  Buñuel ou Nelson Rodrigues no chinelo...ninguém se importa.Não há horário apropriado, pois depois de um certo tempo, elas se repetem à tarde no_ "Vale a pena ver de novo"Não é?

Acho tão ridículo isso tudo, que nem sei o que pensar. Enche- me de indignação, ver tanta incoerência nestas medidas todas.
Eles roubam, trapaceiam, mentem, são anti- éticos , imorais e amorais.Isto pode! Criança não vê,não ouve,  não aprende por mimese…Durma com um barulho desses.

Eles todos são tão atrapalhados em tudo e por tudo. Ficha suja não pode mas se candidata, ladrão que esconde dinheiro na cueca, na pasta preta, na Suiça,no escambau do Nicolau, faz parte do staff do governo, tomas decisões que nos atingem a todos e não é preso.  Mas podem  prender um cidadão comum se alguém cismar que ele disciplinou seu filho, com umas palmadas. Tá certo?

Veja o ENEM, que coisa mais ridícula. Não houve uma só vez que esse bendito exame não desse confusão de um jeito ou de outro. E o Ministro vem dizer que a margem de erro foi pequena. Ora, ora…A USP, a UNESP, a UNICAMP fazem vestibular há décadas, nunca ouvi dizer que saíram apostilas de  exame erradas das gráficas. Bastou o governo estar presente,o que era simples, complica, vira a casa da mãe Joana.
Chama a bruxa do João e Maria pra eles. Quem sabe ela os prende no porão e joga a chave fora, de preferência no desfiladeiro, que só tem o eco como companheiro.
Ou quem sabe Hammelin e sua flauta mágica não os leva" encantados" pra fora do país? Ou um xamã que faça  poções mágicas pra todos eles, gregos e troianos, desaparecem como nuvem de fumaça em tribo de índio.

Chi, será que  os caciques vão me levar à justiça  por desacato moral aos índios , ou os gregos vão me dar cicuta, como fizeram com Sócrates, por desacato à hegemonia da Grécia…Troianos não preciso temer, morreram todos no incêndio , deles estou livre, não sem pesar ao lembrar do Brad Pitt feito Ulisses no filme o Incêndio de Tróia!.Esse até não me importava de prestar contas… Apesar de não ser troiano. Era de Ilíaca.Estava ali, como Pilatos no Credo.” En passant …”

Nada é perfeito já dizia a raposa do Pequeno Príncipe. Olha eu aqui outra vez,podem me condenar por estar usando animais silvestres ilicitamente, sem permissão? Não tem jeito !! Só rindo mesmo e levando tudo na galhofa como faz nosso mandatário maior.

Afinal, se ele pode, também podemos!Isso se chama isonomia! É politicamente correto lhes asseguro.

* ERCÍLIA FERRAZ DE ARRUDA POLLICE














-Formada em letras pela Universidade do Sagrado Coração de Jesus - Bauru (1975);
- Escritora, poeta e artista plástica;
- Cronista semanal do Diário Campineiro e 
- Especialista em Literatura Portuguesa.
São suas palavras:
"Como escritora faço pinturas de palavras e quando pinto faço poemas de cores."
 
Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

6 comentários:

  1. Sou também escritora infantil e não poderia concordar mais com você! Existe concordância mais de 100% ? Se existe, concordo com 1000%. O mundo está muito chato. E pior: cada vez mais ignorante e obscuro. Parabéns pela análise. E coragem.

    ResponderExcluir
  2. A d o r e i !!!!!!!!!- Isso faz parte dos "intelectuais"(pseudo) do chamado século XXI.. Damos graças a ter vivido essa época de sonhos e criatividade que forjava a fantasia e dava parâmetros da realidade. O importante é que sobrevivemos e sobreviveremos com esses fatos que estão indeléveis em nossa memória e coração. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por comentarem

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por comentarem . Sempre é bom saber que a escrita valeu a pena

    ResponderExcluir
  5. O que acontece , não entra?

    ResponderExcluir
  6. O que acontece , não entra?

    ResponderExcluir