Articulistas

Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Roteiro Litorâneo





Roteiro Litorâneo


Torres/RS: município do estado do Rio Grande do Sul onde se encontra a única praia do estado que apresenta paredões rochosos na sua faixa litorânea e a única do Brasil que possuí em sua frente uma ilha marítima, a Ilha dos Lobos. Cidade com pouco mais de 37 mil habitantes tem presente em sua costa litorânea a presença de 5 praias encantadoras que são visitadas por milhares de turistas em todos os anos, são elas:



  • Praia Grande: com 2km de extensão, é a preferida pelos turistas para o banho de mar, praia que leva você ao primeiro afloramento rochoso, o qual é utilizado para eventos esportivos e shows a céu livre.

  • Praia do Meio ou Prainha: com 600m, segue até o Morro do Farol, praia não indicada para banhos devido as grandes e numerosas rochas no mar.

  • Praia da Cal: fica entre o Morro do Farol e o Morro das Furnas, leva o nome pela antiga presença de fornos de torrefação de conchas para a fabricação de cal.

  • Praia da Guarita: localizada entre o Morro das Furnas e da Guarita, a qual fica junto ao Parque Ecológico da Guarita.

  • Praia de Itapeva: fica entre o Morro da Guarita e o Morro de Itapeva, cujo nome significa “pedra chata”. É a mais longa praia de Torres, com 6km de extensão, praia mais distante do centro urbano, por isso é a menos frequentada.



Além das Praias, Torres concentra uma das mais belas lagoas da região, a Lagoa do Violão, leva o nome por ter a forma parecida a de um Violão. A lagoa serve para práticas de esportes aquáticos e passeios de pedalinho. No centro da lagoa há uma ponte para a população e os turistas caminharem de um lado para o outro.

A religião também tem vez na cidade que vive do turismo praieiro, a Igreja de São Domingos, construída em 1815 com traços neoclássicos e neogóticos, com predominância do barroco colonial tardio.

A Ilha dos Lobos: com formação vulcânica, fica cerca de 1.800 metros da faixa litorânea, é uma Unidade de Conservação do Instituto Chico Mendes e uma responsabilidade do município de Torres. No loca são proibidas as atividades de pesca, banho e surf. Lobos e leões marinhos habitam o local que é muito visitado através de passeios de barcos.

Garopaba/SC: município do Estado de Santa Catarina, apresenta pouco mais de 18 mi habitantes. No verão, são esperados aproximadamente 140 mil turistas todos os anos, com suas belas praias fica difícil não se encantar.
  • Praia da Ferrugem: separada da Praia da Barra por um pequeno cabo, um sambaqui, antigo cemitério de Índios Carijós. Leva esse nome pela cor “ocre” da água, cor parecida com a de ferrugem.
  • Praia de Gamboa: praia com forma de enseada, é uma das mais festejadas e apreciadas por turistas por sua beleza natural e hospitalidade local. Região oferece a vista de baleias, dunas e lagoas, ótima para caminhadas pelo Parque Florestal.
  • Praia do Siriú: pertence ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, hoje é considerada área de preservação permanente. Encontram-se enormes dunas que chegam a 5km de extensão.

No turismo religioso, destaca-se a gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz de São Joaquim, a qual possuí estilo arquitetônico açoriano. No mês de junho, ocorre a festa “Quermesse de Garopaba”, promovida pela Igreja de São Joaquim.

Guarujá/SP: cidade localizada no Estado de São Paulo, mais precisamente na Baixada Santista, com pouco mais de 311 mil habitantes. Cidade conhecida como “Pérola do Atlântico”, isto pela presença de suas belas praias. Com a presença de 27 praias, que juntas somam 22,3 km de extensão.

  • Praia das Pitangueiras: praia boa para banhos e surf, localizada no centro urbano, dividindo o litoral sul e o norte do estado paulista. Ao longo da faixa costeira a cidade é repleta por altos edifícios e prédios.
  • Praia da Enseada: a mais extensa do município, recomendada para banhistas e surfistas, com ondas chegando a alturas médias. Praia que é uma das principais para o turismo noturno. O diferencial da praia é que ela não possuí nenhuma construção civil em sua costa.
  • Praia do Góis: praia não muito extensa, habitada principalmente por pescadores, é cercada por morros e mata atlântica, praia de águas calmas. Local indicado para turistas interessados em Ecoturismo, que gostem de fazer trilhas e apreciarem o que a natureza tem a nos dar.
  • Praia do Monduba: localizada dentro das instalações do Forte dos Andradas, local onde atualmente se concentra a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, Quartel-General do Exército Brasileiro. Praia com extensão de 400m.

Na cidade de Guarujá, pertence o maior aquário da América do Sul, com mais de 8 mil exemplares e 200 espécies de peixes e animais marinhos, os quais estão distribuídos por quase 50 tanques. O local é estruturado para práticas educativas e mergulhos com tubarões.

Macaé/RJ: município do Estado do Rio de Janeiro, apresenta poucos mais de 234 mil habitantes que possuem o privilégio de morarem em uma cidade com belas praias que encantam a todos. É a cidade conhecida como Capital do Petróleo. Em sua geografia, encontra-se o arquipélago de Sant'Ana, o Pico de Frade, Peito do Pombo. Em sua hidrografia encontra-se o rio Macaé, as Corredeiras de Glicério, as lagoas de Jurubatiba e Imboassica. No turismo, claro que as praias são as preferidas pelos milhares de turistas que aproveitam as belas paisagens o encanto do mar azul.

  • Praia do Pecado: muito apropriada para a prática de surf e bodyboard, ideal para pesca de mergulho e de linha.
  • Praia dos Cavaleiros: ideal para banho e pesca, local onde realizam-se as competições esportivas do FestVerão.
  • Praia Campista: de mar aberto e agitado, muito utilizada para pesca e windsurfe. Local ótimo para a práticas de esportes, praia próxima ao centro urbano.
  • Praia do Farol: presencia a ruína do antigo farol de Macaé. Com água cristalina ótima para banhos centenas de turistas a visitam.
Por FERNANDO BERVIAN

- Administrador do Blog do Bervian;
- Gaúcho de Ivoti/RS;
- Ensino Médio Completo;e
- Futuro Jornalista ou Professor de Geografia.