Passar dos 60 anos em um mundo tão dinâmico e atingido por tanta violência e epidemias parecia ser um desafio em outrora, porém no decorrer dos últimos anos temos visto crescer demais essa população tão querida por muitos e infelizmente desprezada por alguns seres desprovidos de sensibilidade.
Mas esse humilde autor tem necessidade de auxiliar nossos idosos, talvez por gratidão de poder sempre sugar a sabedoria e experiência desses que já viram por muito o sol se por e nascer, ou por amor e afeto pelos que participaram da criação e desenvolvimento desse novo tempo.
Sim essa população tem crescido e é parte importante da sociedade atual, tem seus valores, produtos exclusivos, gosto próprio. “Envelhecer” é uma arte, porém tenho nesse pouco tempo trabalhando em meio a idosos notado a diferença em pessoas que chegam a 3ª idade.
Seria a terceira idade realmente a melhor idade?
Talvez para muitos não, porém isso não tem muita relação com a idade em si, mas sim com a forma que as pessoas chegam e aceitam essa idade, muitos acham que passar dos 60 anos é chegar a fase final da vida, não a preocupação em alongar seus anos, encontram conflitos existenciais dentro de si mesmo, que influem em sua saúde psíquica, física e espiritual, essa última que não tem nada haver com a relação religiosa, mas sim com o estado de espírito da pessoa, o tal prazer de viver, sua relação com as pessoas ao seu redor, sua motivação para tarefas diárias.
Por que não ser um jovem de 60 anos, com expectativa de viver mais de 100? Muitos já conseguiram, depende de como você que lê nesse momento esse texto vai enfrentar essa linda fase da vida.
Muitos se excluem da sociedade, enclausurado-se dentro de apartamentos e casas, que de tão fazias traz os fantasmas de si mesmo a tona, fazendo pensar se valeu a pena o viver, ou refletindo sobre erros e vivendo remorsos que deveriam ser esquecidos, outros se preocupam em reclamar da grama do vizinho, da felicidade do próximo e até de si mesmo e, outros ainda querem viver loucamente o que nunca viveram ir à famosa “forra”, viver em festas, tornarem-se escravas do álcool e dos abusos em uma idade que o cuidado com a saúde deveria ser observado.
Todos esses fatores de risco tem abreviado vidas, daqueles que chegaram aquela que deveria ser a melhor idade.
E como ter uma vida plena nessa idade, mesmo com as limitações que corpo impõe?
Sim é possível, é na melhor idade que a vida realmente começa! É o momento de realizar, não importa a única limitação e a sua intenção de ser feliz, sorria para vida, seja sim um (a) jovem.Que tal programar umas viagens, arrume sua mala, vá ver sua família, vá conhecer cidades, aposto que com 60 anos não conheceu ainda nem seu Estado, muito menos o seu País, então saia para ganhar o mundo, abra a porta de novas amizades, faça questão de conhecer pessoas, se relacione, hoje são tantas opções, encontros, bailes, aulas de dança de salão atividades esportivas, clubes de leitura, que além de melhorar seu espírito, farão bem a sua saúde física e psíquica e desenvolverá ainda mais vosso intelecto.
Talvez você esteja dizendo:
- mas tenho diabetes, ou hipertensão, ou até mesmo não tenho mais forças para essas coisas.
Deixa eu lhe contar um segredo, a força está dentro de você: se descubra.
Quanto a essas doenças, que tal acordar de manhã para fazer um exercício, existem várias opções para controlar essa companheiras indesejáveis, fazer caminhadas, aulas de alongamento, atividades rítmicas, e para energizar e revitalizar o corpo pratique o Tai Chi ou o Yoga, encontrando o equilíbrio e energia adequada para viver mais e melhor.
Não há limites e barreiras para quem quer ser feliz, chegou seu momento, ainda há tempo para viver a melhor idade só depende de você fazer do “Envelhecer” um momento mágico e o melhor de todos.
Então agora levante dessa poltrona, saia de casa e vá viver pois ainda é um jovem e capaz.A felicidade está aí: a abrace e não a largue mais.
Chega de desculpas, levanta, sacode a poeira e de à volta por cima… Viva em Plenitude e faça cada dia mais linda sua vida!
Por SAMIR QUEIROZ RAMOS DE AZEVEDO
-Estagiário no Sesc- SP unidade Santo André;
-Proprietário da Assessoria Esportiva Bio-Sports;
-Treinador de futebol com passagens por:
-E.C São Bernardo - sub 17;
-E.C José Bonifácio - Base e
-Associação Desportiva Araraquara- Profissional;
-Auxiliar de Preparação Física no Guaratinguetá Ltda-Profissional;
-Desenvolveu projetos sociais com crianças e adolescentes na Região de Itaquera;
-Pesquisador das metodologias do futebol;e
-Atualmente se aplica no entendimento e estudo da saúde e comportamento dos idosos.
-Atualmente se aplica no entendimento e estudo da saúde e comportamento dos idosos.
TENHO A SEGUINTE OPINIÃO. ..A MELHOR IDADE NÃO É A TERCEIRA IDADE.A MELHOR IDADE...É SEU ESTADO DE ESPÍRITO...É A PAZ..SORRISOS..QUALIDADE DE VIDA...SAÚDE. A MELHOR IDADE É AQUELA QUE VC CONSEGUE DESFRUTAR DA VIDA O MELHOR QUE ELA LHE OFERECER. ..E VOCÊ SABER BRINDAR TODOS SEUS MOMENTOS...COM OTIMISMO..E TER VONTADE CONTINUAR VIVENDO.O MELHOR NÃO É A IDADE É O TEMPO...Grata!PELA oportunidade.
ResponderExcluirComo descrito pelo professor: Nunca é tarde para correr atrás da felicidade!!
ResponderExcluir