Para uma Escola de Alto Desempenho 4 pilares são fundamentais:
- Sonhos, Propósito e Valores claros e compartilhados.
- Pessoas de Alta Qualidade motivadas, alinhadas e felizes.
- Uma Cultura de Inovação consolidada.
- Objetivos estratégicos, Processos e Indicadores.
Pilares da gestão de uma Escola de Alto Desempenho |
Em nossas escolas trabalhamos para que nossos alunos tenham alto desempenho acadêmico, cultural, esportivo, cognitivo, sócio-emocional etc para que se tornem pessoas, cidadãos e profissionais de destaque e que contribuam para um mundo melhor.
Logo, uma Escola de Alto Desempenho é uma escola onde o processo de ensino-aprendizagem supera expectativas definidas, vai além do que se espera que faça, e atinge padrões realmente elevados.
Uma Escola de Alto Desempenho deve ter sempre claro, seus objetivos estratégicos: longo prazo – para toda a escola; objetivos táticos: médio prazo – para segmentos ou unidades; e objetivos operacionais: curto prazo – para departamentos ou áreas; que devem ser alinhados com o mercado, com os sonhos e com os propósitos e valores da escola e, exaustivamente compartilhado, com todo o time.
Para garantir sucesso na execução e resultados de alto desempenho todos os objetivos devem ser:
- Mensuráveis: todos os objetivos devem ser claros e tangíveis, pois só assim saberemos o quanto perto estamos ou não de alcançar.
- Realísticos: os objetivos devem ser possíveis de serem alcançados.
- Desafiadores: devem ser capazes de desafiar o time a entregar mais.
- Com datas claras: os objetivos devem ter prazo alinhado com toda a equipe tanto para a sua execução quanto para sua avaliação.
- Relevantes: tem que fazer sentido para o sonho e propósito da escolar e consequentemente para todo o time envolvido, gerando impacto real.
- Motivadores: os objetivos tem que motivar a equipe em seus anseios pessoais
Investir tempo em planejamento das metas, de suas características listadas acima, e no envolvimento de todo o time é fundamental, mas nem sempre executado pela lideranças educacionais.
A Gestão baseada em processos e indicadores deve ser uma prática em Escolas de Alto Desempenho. Em junho de 2015 a AOG Consultoria Educacional Artesanal realizou uma pesquisa nacional com escolas privadas para mapear o cenário de gestão de suas lideranças. A pesquisa foi respondida por mais de 1.600 escolas privadas em todas as regiões do Brasil.
Clique aqui e tenha acesso ao Relatório completo da Pesquisa, planeje suas metas conhecendo as características do mercado.
De todas as escolas que responderam à pesquisa, aproximadamente 59% fazem parte de um sistema de ensino e 40% utilizam livros didáticos de editoras. Sendo que 14% são parte integrante de uma rede de escolas.
Dentre as lideranças escolares que responderam à pesquisa, aproximadamente 21% atuam em todos os segmentos, desde o Ensino Infantil até o Pré-Vestibular e 62% atuam desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Apenas 28% atuam em apenas um segmento: ou Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
Um dos grandes desafios das lideranças escolares que responderam à pesquisa é a gestão do tempo e a capacidade de priorizar entre o planejamento estratégico e as atividades operacionais e o constante “apagar de incêndios” do dia a dia.
Distribuição do tempo das lideranças escolares pesquisadas
Interessante observar que aproximadamente:
A pesquisa também levantou para alguns dos principais processos de uma escola a correlação entre a relevância que o mapeamento trás para a gestão de alto desempenho e o quanto este mesmo processo está realmente mapeado e compartilhado com o time.
|
Sempre que posso me pergunto:
ResponderExcluirComo foi possível a Carlos Magno realizar uma Reforma na Educação à época, de forma que ela foi sentida e influenciou séculos á frente?