Palavras chaves: Liderança, Humildade, Ensino, Maturidade e Sábio
1.Introdução:
Ao longo da história ouvimos falar de liderança, o papel do líder e suas atribuições. Os lideres no passado viam os problemas e ao mesmo tempo diligenciam as soluções. Hoje com o avanço da tecnologia, é necessário um líder qualificado e adaptado para detectar onde estão as falhas da liderança.
Iremos observar que Jesus foi o maior líder que já existiu. Suas principais características são: maturidade espiritual; humildade; lutador; amor à vida; conselheiro; sábio e compreensivo. Será que podemos ser líderes como Ele? Basta a cada um imitá-lo em suas qualidades de liderança para sermos melhores líderes. O líder deve buscar parceria; saber ouvir seus liderados. Transformar os diretores e os gerentes em verdadeiros líderes; conhecer os seus pontos fortes e seus pontos fracos e buscar as características que precisam ser trabalhadas.
2. Os Métodos Aplicados por Jesus:
Como é de conhecimento de todos, Jesus foi o maior líder que o mundo já conheceu. O método de ensino do grande mestre da humanidade, não era um ensinamento novo. Seus métodos eram usados pelas suas habilidades pela qual chamava a atenção das pessoas, principalmente do seu povo. Jesus sabia usar a pedagogia, Ele era um grande pedagogo; quando pregava e ensinava, os seus ensinos eram superior aos dos grandes sábios rabínicos que existiam em sua época.
Ele não usou métodos novos para conquistar, orientar e ensinar as multidões. Pelo simples fato de demonstrar o amor ao ensino e às pessoas. Pois as pessoas admiravam-se do seu ensino, porque Ele sempre ensinava com quem tinha autoridade. Na época de sua infância, Ele tinha a obrigação de ensinar, pelo fato de ser alguém muito especial; que depois iria transformar o mundo com suas palavras tão doce e amável. Não só isso Ele transformou a liderança como base essencial no seu ministério.
Breen, (2005), "relata que a maioria dos ensinos de Jesus estava baseada na transmissão oral. A taxa de alfabetização no Império Romano era muito baixa, e o acesso aos materiais escritos normalmente se restringia à elite. O povo aprendia contando histórias e por ensinos verbais, e não pela leitura de textos. Suas mentes estavam treinadas para armazenar informações e conhecimentos. Com exatidão. Quando Jesus disse aos discípulos que ensinavam tudo o que Ele mandou era esperado que eles pudessem repetir os ensinos do mestre porque tinham aprendido e si lembravam tudo".
2.1 Parábola:
A parábola era um dos métodos mais conhecido. Seu significado é uma narrativa, com objetivo e propósito de ensinar a verdade. As parábolas relatadas na palavra de Deus foram baseadas nas suas experiências de vida; experiência essas: de saber ouvir as pessoas e de lidar com a vida familiar. A parábola foi o primeiro método aplicado por Jesus.
Na visão de Jones (2006) "Jesus compreendeu a teoria de educar e de informar seu pessoal primeiro".
2.2 Epigrama:
O segundo método muito importante que Jesus usou na época foi à epigrama. A epigrama significa breve e incisivo, que pode ter forma poética. Em algumas ocasiões Jesus usava de argumentação no seu ensino; e quando o fazia baseado nos fundamentos da escritura. Ele participava em debates, e nos debates ele argumentava por amor do argumento, a sua lógica era irresistível.
2.3 Perguntar e Responder:
O terceiro e último método que Jesus usou: foi de perguntar e responder. As suas perguntas nunca foram absurdas, tolas e sem lógica. Sempre foram perguntas voltadas para os problemas humanas que existiam na sua época. Quantas vezes Ele perguntavam aos homens, os mesmos paravam para pensar ante de responder; sejam as perguntas diretas ou indiretas. As perguntas eram absolutamente voltadas para os ouvintes e tinha como volta resposta alternativa especial.
Tinha um ensino de discurso livre onde colocavam os problemas e ao mesmo tempo respondia. O objetivo dEle criar a parábola, era simplesmente como meio de ensino. Ensinando com palavras simples e objetivas; usando acima de tudo a verdade como ponto principal do seu método.
Para Tenney (1972, p. 227), "algumas ocasiões, Jesus usou lições objetivas. Pegou uma criancinha para ilustra a humilde (Mateus: 18:1-6) e da ação da viúva que estava a pôr a sua contribuição no gozo filácio tirou uma lição sobre contribuição (Lucas 21:1-4)". Todas as parábolas eram implicitamente lições objetivas, embora as coisas de que Jesus falava nem sempre estivessem presentes na hora em que Ele fazia as comparações.
Hoje, no mundo globalizado as pessoas não usam os métodos aplicados por Jesus, deixando às vezes os liderados responder no lugar dos lideres. Onde poderá ocorrer grande barreira de ensinamento entre líder e liderados.
3. Propósito de Ensino de Jesus:
Cada propósito tem um objetivo, ou estar ligado com a missão. O propósito de Jesus não foge as regras. Já que seu propósito tinha como base, o ensino moral e espiritual. Este propósito estava ligado com o papel, com a missão que Ele recebeu do pai.
Os seus ensinos tinham uma filosofia, um ideal para o povo. Não considerava como bom conselheiro ou cheio de esperança; era declaração com finalidade morais e espirituais. Sempre colocando em seus ensinamentos, a parte que tocasse no ser humano. Dando aos homens a palavra de Deus com autoridade. Quando reuniam as pessoas Ele usava a sabedoria, para que todos ouvissem e observassem as suas palavras, eram pessoas simples, mas com vontade de aprender e colocar em prática tudo aquilo que o mestre o ensinava.
Seu propósito de ensino até hoje marca profundamente em todas as pessoas. Sendo um grande exemplo de ensino para todos nós. Não deixando de cumprir a sua grande missão. Que pena para alguns líderes que tem uma missão, e às vezes não sabem executá-las. A missão de Jesus foi extraordinária, deixando um exemplo para o povo, e não dizer para os líderes atuais.
4. Conteúdo do Ensinamento de Jesus:
O conteúdo usado por Jesus foi o material didático que aparece em blocos na palavra de Deus. Com ensinos éticos, concentrados em sua maior parte no sermão da montanha. Seus ensinos não foram baseados em um sistema filosófico, nem em volta de um sistema e sim, voltado pra si próprio; e o seu valor depende do que ele é.
Na visão de Tenney (1972, p. 228), "para alguns, os seus ensinos podem parecer uma coleção, sem métodos, de ditos que se não relacionam uns com os outros, mas as luz de sua pessoa esses ditos tornam um significado novo. São as facetas brilhantes de uma personalidade divina".
Muitos assuntos tratados por Jesus eram assuntos variados; os assuntos que fazem parte do seu conteúdo de ensinamento são: moralidade; vida econômica; relação para com o governo; realização do amor; reajustamentos sociais entre outros.
5. Um Modelo Quadrado de Liderança:
Para Kallestad, (2005, p. 112), "A liderança de Cristo é vista em quatro estágios ou fases, daí o uso de um quadrado para discutir este tema. Cada quadrado, ou fase da liderança, leva ao seguinte, criando um processo cíclico".
Estágio Um: Jesus não tinha escolhido os seus discípulos com base nos seus currículos ou no inventário dos seus dons. Pois Ele ofereceu um relacionamento consigo mesmo, e tinha uma ampla visão para seguir. Uma coisa que chama à atuação de Jesus foi o entusiasmo e a confiança dos seus discípulos, que deixaram tudo de lado para segui-lo.
Estágio Dois: Representa a confiança dos liderados com Jesus. Onde os próprios discípulos começam a questionar e duvidar do seu chamado e da sua tarefa de segui-lo. Neste ponto surgem os empreendedores; pois o estilo de liderança do mestre neste estágio é a experiência que vem antes da explicação. Jesus mostra que não podemos abandonar a antiga segurança Ele quer que encontrem segurança Nele.
Estágio Três: O estágio três representa um período de crescimento. Demonstrando uma época marcada pelo “eu faço, vocês ajudam” onde nos levam ao crescimento e à maturidade; uma confiança crescendo, um entusiasmo crescente; uma experiência crescente e uma competência crescente.
Estágio Quatro: Este é o último estágio de um modelo quadrado de liderança. Onde começa delegar autoridade a ser aplicado; a confiança e a competência passam a ser o resultado de um relacionamento profundo e de experiências.
Conclusão:
O método de ensino de usado por Jesus não era inteiramente novo; alguns dos rabis do seu tempo, como Hilel, eram afamados pelo seu saber e pela sua habilidade em prender a atenção das pessoas. Jesus conhecia, sem dúvida, todos os estratagemas pedagógicos que ele empregava, mas Ele usava com uma capacidade muitíssimo superior à deles. Jesus possuía a habilidade de enunciar verdades profundas de maneira fácil. O grande mestre por excelência Jesus, sem duvidas Ele mostrou o verdadeiro sentido da liderança e deixou exemplos para o ser humano.
Referências Bibliográficas:
JONES, Laurie Beth. Jesus o maior líder que já existiu. Rio de Janeiro: ED. Sextante, 2006;
KALLESTAD, Walt e Mike Breen. Uma igreja apaixonante a arte do discipulado que muda vidas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Casa publicadora da assembleia de Deus, 2005;
-Graduação em Teologia
E-mail:pr.jorgeramos@hotmail.com
Nota do Editor:
Vale apena ler. Um artigo falando do grande líder que tivemos até hoje.
ResponderExcluirParabéns pelo artigo!Excelente.
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirQue Deus cpnconti te usando de forma poderosa hoje e sempre 🙏🏻
ResponderExcluirPr. Jorge, ler este artigo me remete ao cotidiano de sua vida, pois tudo que expressou através deste artigo revela o que vc vive através do nosso mestre Jesus.
ResponderExcluirObrigado .
ExcluirArtigo muito interessante, traz para o conhecimento de todos a importância que Jesus tem e de que é exemplo de liderança. Nos leva a refletir diante de varias decisões que precisamos tomar na vida. Parabéns Sr Jorge Ramos.
ResponderExcluirParabéns excelente artigo, Deus o abençoe.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirParabéns um excelente artigo.
Célia RJ.
Muito bom o artigo falando do papel do líder.
ResponderExcluirParabéns!!
Que artigo bom. Realmente Jesus foi um grande líder.
ResponderExcluirParabéns @@
Excelente mensagem!!! Podemos ver que Jesus é o nosso maior líder a ser seguido, não só por suas palavras de sabedoria,mas pelo seus métodos de ensino e suas atitudes!
ResponderExcluirArtigo maravilhoso. Jesus é o melhor líder ontem, hoje e eternamente.
ResponderExcluirParabéns Pastor Jorge pela excelente redação.
Obrigado.
ExcluirAmei o texto muito bem elaborado
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirVenho parabenizar o autor do artigo. Um excelente artigo baseado no grande mestre Jesus.
Odair - Rio de Janeiro.
ResponderExcluirVocê já parou para pensar nos princípios de liderança de Jesus? Pois devemos nos alicerçar nesses princípios para que tenhamos uma ótima conduta junto à nossa equipe. Há um livro que aborda essas questões muito bem: "Jesus, o maior líder que já existiu, editora sextante''.Jesus foi um líder que conseguiu influenciar muita gente e alcançou seguidores.
Boa tarde!
ResponderExcluirUm material de excelência. Realmente Jesus foi um grande líder. E deixou o exemplo para nós .
André MG.
Os líderes têm que saber trabalhar em equipe e é imprescindível que se tenha uma visão holística, para ampliar os horizontes. Jesus não se limitou à sua cidade natal, propagou a sua mensagem em vários lugares. Para isso ele tinha ousadia e não hesitava, dava um passo de cada vez.
ResponderExcluirA força e a esperança do mundo estão em pequenos grupos de pessoas conduzidos por líderes que incorporem ao trabalho valores fundamentais, como cooperação, boa vontade e amor. Seguindo o exemplo de Cristo, a consultora apresenta um modelo de gestão baseado em três categorias de forças: a força do autodomínio, a força da ação e a força.
ResponderExcluirUm líder necessita ter um plano de ação e nele agir com audácia para aproveitar as oportunidades e não somente observar as coisas. Ao formar uma equipe, deve valorizá-la, dar-lhe autoridade, servi-la, estimulá-la a pensar sempre adiante, ser firme em suas ações dando um passo de cada vez, romper barreiras e fazer as coisas acontecerem. Deter a liderança implica em dar o melhor de si e importar-se com os outros, de modo a permitir que sua equipe o influencie, contribua e o ajude a ter uma visão ampla, buscando o essencial para alcançar a compreensão de todos. Uma equipe quando encorajada por um bom líder enfrenta quaisquer adversidades, pois nelas se ganha força.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirCada publicação do Jorge ele surpreende.
Hoje então falando do grande Mestre,super excelente trabalho.
Mônica RJ.
Parabéns pela pesquisa, texto fantástico, onde podemos sentir verdadeiramente, como Jesus amava ensinar e a estar com pessoas.
ResponderExcluirObrigado
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirAchei sensacional.
Parabéns.
Carlos.
Macaé RJ
Muito bom.
ResponderExcluirParabéns!!
Michele MG
Boa tarde!
ResponderExcluirSou do Estado do Rio de Janeiro. E achei um excelente trabalho. Meus parabéns ao autor.
Mara RJ
Realmente Jesus foi um líder por excelência. Sabia usar seus métodos com total segurança.
ResponderExcluirMaria Clara SP
Gente!
ResponderExcluirQue excelente artigo. Muitos líderes tem que pegar o exemplo de Jesus.
Tatiana- RJ
Parabéns pelo excelente conteúdo caro amigo. Deus continue lhe iluminando nessa caminhada.
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirFiz a leitura do artigo e fiquei muito feliz pela artigo.
Texto de excelente e importante para os nossos líderes.
Vanessa- SP
De: Tatiane
ResponderExcluirPara: JORGE RAMOS
Parabéns pelo artigo.
Excelente artigo.Parabéns!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirExcelente artigo.Parabéns!
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirSou do Rio de Janeiro, e gostaria de parabenizar pelo belo artigo.
Diego. RJ
Jorge, parabéns pela publicação. Uma linda reflexao de Jesus como o líder por excelência.
ResponderExcluirMaria - MG
Boa noite!!
ResponderExcluirGente que artigo excelente.
Dilma -RJ
Aline!
ResponderExcluirJorge Ramos que belo artigo.
Parabéns!!
Macaé - Rio de Janeiro .
Boa noite!
ResponderExcluirRealmente, Jesus foi um grande líder e deixou muitos exemplos para nós. Devemos seguir o exemplo de Jesus.
Daniel - RJ
Fico muito grato pela matéria publicada.
ResponderExcluirTexto Básico: Marcos 3.13-15
ResponderExcluirPara ler e meditar durante a semana
D – Jo 13.1 – Jesus, o líder amoroso;
S – Jo 13.12-17 – Jesus, o líder servo;
T – Jo 8.46 – Jesus, o líder íntegro;
Q – Mt 23.13-36 – Jesus, o líder corajoso;
Q – Jo 2.13-22 – Jesus, o líder zeloso;
S – Mt 26.39 – Jesus, o líder fiel;
S – Lc 9.18-22 – Jesus, o líder focado em sua missão.
JESUS, O LÍDER A SER SEGUIDO
ResponderExcluirOutra característica fundamental no ministério de Jesus foi sua ênfase em formar discípulos e motivá-los a ser como ele. Cristo escolheu homens comuns e os treinou por um período de tempo ensinando-os a guardar a Palavra de Deus (Mt 28.20), corrigindo pela convivência e exemplificando modelos comportamentais a serem imitados (Jo 13.12-17,34-35). Ele os ensinou sobre teologia e como interpretar as Escrituras, sobre a história da salvação e seus eventos finais, bem como a viver em comunhão e de forma piedosa como homens de oração, dispostos a perdoar e servir aos outros com humildade.
Porque seu ministério seria curto (cerca de três anos), era preciso um programa de discipulado rápido, prático, intensivo e seletivo. Então ele escolheu especialmente 12 homens com quem trabalhar mais de perto (Lc 6.12-16). A seleção dos 12 foi um marco importante no ministério de Jesus, pois seu ministério adquirira grandes proporções e isso exigia uma organização e divisão de trabalho mais efetiva. Além do mais, era preciso preparar uma liderança que serviria de fundamento para a igreja do Novo Testamento, que seria composta de judeus e gentios (Ef 2.19-22).
No caso específico dos 12, o objetivo de Jesus foi treiná-los para exercer um pastoreio sacrificial, um amor abnegado pela obra do Pai e uma vida de humildade similar à do Mestre. Eles precisavam pastorear com a Palavra, vigiar em oração, exercer misericórdia para com os fracos e oprimidos e liderar com amor. Sua missão seria testemunhar acerca da obra de Cristo e glorificar o seu nome fazendo discípulos de todas as nações, “ensinando-os a guardar todas as coisas” ordenadas por Jesus (Mt 28.18-20; At 1.8; 4.12,33).
Líderes devem aprender com Jesus que a prioridade no ministério não é apenas pregar, mas formar discípulos pelo ensino e exemplo. Além disso, é importante selecionar e preparar dentre eles os que são aptos para liderar a igreja. Formar discípulos requer tempo, ensino da Palavra, oração, visitação, atribuição de missão, exemplo e humildade.
Estudar sobre a vida de Jesus como líder nos conduz a um modelo completo de liderança, em que autoridade e serviço, amor e verdade, firmeza e sensibilidade, disciplina e compaixão, fidelidade e submissão andam juntos. É pastorear com coração amoroso e formar discípulos pelo ensino, exemplo e serviço. É ter posição de autoridade, mas agir humildemente como servo de todos. É trabalhar incansavelmente anunciando o evangelho, mas sempre dependendo de Deus em tudo. É ter paciência com as ovelhas, pastoreando cada uma delas de acordo com suas necessidades. É resistir ao erro, denunciar a hipocrisia, o legalismo e as tradições humanas que se sobrepõem à verdade de Deus. Porém, é também anunciar o arrependimento, indicando o caminho da salvação aos pecadores e a vida que devem viver para agradar a Deus. Enfim, estudar sobre o ministério de Jesus é descobrir que nunca houve ou haverá um líder como ele, mas todos os líderes cristãos são desafiados a ser como Cristo.
ResponderExcluirFiz a leitura do artigo e achei excelente. Tudo dentro da liderança do grande Mestre Jesus. Ele deixou um grande exemplo de como deve ser um líder.
ResponderExcluirDaniel - Macaé RJ.
Boa noite!
ResponderExcluirParabéns pelo artigo. Jesus um grande líder. Vejo que muitos líderes devem ter o exemplo de Jesus. Sabendo realmente como é um líder exemplar.
Aline - Macaé RJ.
Parabéns pelo artigo.
ResponderExcluirSensacional!!
Luciana.
Parabéns Jorge.
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirGostei muito do artigo.
Parabéns.
Fiz a leitura do artigo. E fiquei muito feliz pela forma que o artigo está escrito. Uma forma simples de entender.
ResponderExcluirGeisa.
Macaé RJ.
Bom dia!
ResponderExcluirO autor do artigo foi bem claro nas colocações no que diz respeito ao papel do líder. Onde falou da liderança de Jesus de forma que todos possam entender.
Parabéns!
Diego.
Rio de Janeiro.
Vejo aqui parabenizar o Jorge pelo artigo.
ResponderExcluirUm artigo muito importante, no qual destaca o papel da liderança,dentro do contexto de Jesus.
Meus parabéns!
Catarina.
SP
Venho aqui parabenizar o Jorge Ramos pelo excelente artigo.
ResponderExcluirQue bom saber dos métodos aplicados por Jesus.
Parabéns.
E que venha mais publicações do referido autor.
Margarete.
Macaé-RJ
Ótimo artigo. Precisamos de mais textos como este.
ResponderExcluirÉ verdade.
ExcluirOs líderes têm que saber trabalhar em equipe e é imprescindível que se tenha uma visão holística, para ampliar os horizontes. Jesus não se limitou à sua cidade natal, propagou a sua mensagem em vários lugares. Para isso ele tinha ousadia e não hesitava, dava um passo de cada vez.
ResponderExcluirParabéns Jorge Ramos pelo artigo.
Nelma - Macaé RJ.
Não obstante, ele usava a autoridade, que difere de poder. Ele sabia qual era sua missão e não se desviou dela, porque tinha um foco. Além disso, ele tinha confiança em si mesmo e não dependia da aprovação dos outros. Cristo não desperdiçava sua energia com coisas irrelevantes, sabia direcioná-la. Com sua coragem, ele encarava seus medos e anseios.
ResponderExcluirManoel.
Macaé RJ
Amar: um fato interessante é o de Jesus usar a liderança na base do amor, deixando seus seguidores à vontade para seguir quais caminhos quisessem, sem obrigar, impor, ameaçar etc. Na empresa, será que eu como líder estou liderando pelo amor ou pela imposição? O significado de liderança é bem claro. “Ato ou efeito de comandar, dirigir, assumir controle de uma situação, estar à frente, servir, ajudar, obter resultados.” Será que estou seguindo essa linha, ou estou sendo um líder mais autoritário, impondo minhas ideias sem deixar que as pessoas opinem sobre o assunto?
ResponderExcluirParabéns Jorge pelo artigo.������
Kátia
São Paulo
Caro leitores.
ResponderExcluirSegue de como Jesus conhecia seus liderados.
Conhecer as pessoas: Jesus também conhecia muito bem seus liderados, tanto que sabia exatamente quem iria traí-lo, quem iria negá-lo. Conhecia todos, cada detalhe, o que pensavam, o que gostavam, o que não gostavam, tudo sobre seus seguidores. Nas empresas, os líderes precisam conhecer bem os seus funcionários, pois precisam saber qual a melhor forma de motivar cada membro da equipe e até aonde se pode exigir de cada pessoa. Todos devem ter os mesmos deveres e direitos, mas cada ser humano tem limitações diferentes e essas limitações precisam ser bem trabalhadas dependendo de cada ser humano e, para isso, precisamos conhecer muito bem cada membro da equipe.
Muito bom🤗🤗🤗
ResponderExcluirO messias moderno usa as ARMAS como pedagogia, a FACA como parábola e a família como escudo...
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirGostaria de parabenizar o Jorge Ramos pelo excelente artigo.
Como é bom saber que Jesus foi e será um grande líder para todos nós.
Cecília
Macaé RJ
Muito show o artigo.
ResponderExcluirParabéns.
Carlos
Rio de Janeiro
Olá sou Michele de São Paulo.
ResponderExcluirVenho parabenizar o autor do artigo. Pois o conteúdo é de grande importância para os dias atuais.
Que cada líderes se espelha no maior líder de todos os tempos.
Rio de Janeiro
Boa tarde.
ResponderExcluirMe chamo Débora, sou de Vitória e quero agradecer ao autor pelo excelente trabalho.
Parabéns.
Fiz a leitura do artigo e fiquei muito feliz pela metodologia do artigo.
ResponderExcluirMuito bem explicado.
Meus parabéns.
Evelyn
Minas Gerais
Boa tarde!
ResponderExcluirCaro Jorge,
Parabenizo pelo artigo apresentado. Fiz a leitura e achei excelente.
Se todos os líderes tivessem a mesma visão de Jesus. Tenho certeza que teríamos ótimos líderes no mundo atual.
Magno - Fortaleza
Parabenizo pelo artigo.
ResponderExcluirDilma - Rio de Janeiro
Um grande artigo.
ResponderExcluirParabéns.
Luiz Carlos - RJ
Um excelente artigo.
ResponderExcluirParabéns.
Joana - Niterói
Boa noite.
ResponderExcluirParabéns pelo artigo.
Teresa - Rio de Janeiro
O líder deve ser simples e humilde na expressão da palavra, encarnando tudo aquilo que JESUS, e muitos outros líderes foram aqui na terra, pois simplicidade e humildade, não querem dizer subserviência, inferioridade, dependência, nem tão pouco ser humilhado por alguém poderoso. A simplicidade e a humildade são antes de tudo austeridade e consciência dos reais ensinamentos do caminho da verdade e da vida, que todos devem seguir com muita resignação, paciência e amor, como fizeram os grandes religiosos da história universal. A simplicidade e a humildade denotam sapiência em conhecer as condições de cada ser humano, em uma discussão séria de não intransigência com os níveis em que os liderados se encontram, pois conhecimentos maiores eles não podem alcançar, e aí faltam: a humildade e a simplicidade.
ResponderExcluirJorge Ramos.
Parabéns!!
O papel do líder é de organizar a sociedade onde ele vive, e empregar toda a sua condição de conhecedor de tal situação para que todos que o seguem, acreditem nas suas palavras, atos e pensamentos, podendo-se dizer que é fé que as pessoas têm naquele que é ouvido e seguido por todos de uma comunidade qualquer. A tomada de posição de um líder é de fundamental importância em toda trajetória de sua vida, pois qualquer falseamento conduz todo seu bando para o mal, e sua carga de culpabilidade duplica assustadoramente, porém, se for boa, todos ganharão nesta luta. A seriedade na tomada de posição de um líder é muito importante para toda uma humanidade que necessita conhecer, compreender a sua maneira de ser, a sua relação com os demais, sobretudo, como sentir a sua importância frente aos outros.
ResponderExcluirDesejo todo o sucesso para JORGE RAMOS. Pelo excelente artigo.
José Carlos
Macaé RJ
BOM DIA!
ResponderExcluirJORGE LUIS
PARABÉNS PELO ARTIGO.
Gostaria de acrescentar o seguinte texto.
O líder é aquele que conduz a sua ovelha para o caminho do bem, de sua felicidade que se inicia com o conhecimento do caminho da verdade e da vida, que é a busca à perfeição, à pureza, e ao amor, que é a libertação de todos os males inferiores e maledicentes que não querem se separar de suas ações. A condução das ovelhas de cada líder passa pela compreensão entre o bem e o mal, entre as verdades e as ignorâncias que, ao invés de unir seus participantes, cria os conflitos que alimentam o rancor, a ira, sobretudo, o desejo de poder e ganância social. Finalmente, o verdadeiro líder deve se espelhar em JESUS, em MOISÉS, e em muitos outros que souberam trabalhar bem o conceito de líder, de orientador, de professor, de pregador, de comunicador que levaram a tantas pessoas, ensinamentos de vida, e compreensão da lei do amor.
MIGUEL - RIO DE JANEIRO
Jesus foi um líder completo, diferentemente de todos os outros líderes humanos. O caráter singular da sua pessoa como Deus e homem proporcionou uma perfeição a suas ações, palavras e escolhas que nunca poderão ser plenamente imitadas por nenhum homem ou líder. Ninguém pode perguntar aos demais como ele perguntou: “Quem dentre vós me convence de pecado?” (Jo 8.46).
ResponderExcluirParabéns, JORGE
Um excelente artigo.
Pedro Henrique.
São Paulo
Bom dia.
ResponderExcluirJorge Ramos,
Sua publicação está excelente.
Tendo em vista a sua postagem, gostaria de acrescentar o seguinte:
O maior líder de todos os tempos “Jesus” é o maior exemplo de humildade e trabalho em equipe, um dirigente que se submeteu a morrer pelos seus seguidores e designou a os seus 12 discípulos que pregassem os seus mandamentos de amor, salvação e paz em todo mundo, esse 12 doze discípulos geraram muitos outros que até os dias atuais espalham os mandamentos de Jesus Cristo na terra.
Victor Almeida
Porto Velho.
PARABÉNS PELO ARTIGO.
ResponderExcluirDIEGO - MACAÉ RJ
BOM DIA!
ResponderExcluirJORGE RAMOS,
VENHO AGRADECER PELO EXCELENTE ARTIGO PUBLICADO. QUE DEUS TE CAPACITA A CADA DIA.
DANIELLE,
MACAÉ - RJ
VENHO AGRADECER O JORGE PELO ARTIGO. ACHEI MUITO BOM, POIS ALGUNS LÍDERES DEVERIAM TER A MESMA VISÃO DE JESUS.
ResponderExcluirPRINCIPALMENTE EM UM MUNDO GLOBALIZADO QUE ESTAMOS VIVENDO.
PARABÉNS.
VERA LÚCIA.
VITÓRIA - ES
Boa tarde!
ResponderExcluirJorge,
Parabéns!
Um belo artigo.
Dalva - Campos dos Goytacazes RJ
Boa tarde.
ResponderExcluirFiz a leitura do referido artigo. E achei excelente texto. Com um método muito fácil para entender.
Mariana.
Rio de Janeiro.
Boa tarde!
ResponderExcluirJorge,
Parabéns!
Um belo artigo.
Dalva - Campos dos Goytacazes RJ
De: Eliana
ResponderExcluirPara: JORGE RAMOS
Venho aqui deixar meus parabéns pelo excelente artigo.
Falar da liderança de Jesus é espetacular.
Vale apernas fazer a leitura do artigo.
Macaé, 30.09.2018
O que falar do artigo?
ResponderExcluirMaravilhoso!!
Parabéns!
Riverton Luis - Rio de Janeiro
Boa noite!
ResponderExcluirParabéns pelo artigo.
Maiara.
São Paulo
Achei o artigo excelente.
ResponderExcluirMeus parabéns Jorge Ramos.
Kátia- Macaé RJ
Boa noite
ResponderExcluirJorge Ramos.
Parabéns pelo artigo.
Luciana - Macaé RJ
Jorge.
ResponderExcluirVenho aqui parabenizar pelo excelente artigo.
Manoela.
Rio de Janeiro
Fiz uma leitura no artigo. Achei excelente e pensei quantas pessoas deveriam ter a liderança de Jesus.
ResponderExcluirPois Ele aplicavam tudo com detalhes e simples de entender.
Jerry
Macaé RJ
Como a liderança de Jesus foi simples. E todos respeitavam, vejo que hoje muitos liderados tem que se espelhar nos métodos de Jesus.
ResponderExcluirParabéns!
Fabiana.
Rio de Janeiro
Parabéns Jorge pelo artigo.
ResponderExcluirNeide SP
Parabenizo pelo artigo!!
ResponderExcluirKenia- Niterói RJ
Bom dia!
ResponderExcluirQue sacional o artigo.
Parabéns Jorge Ramos.
Thais São Paulo
Ao responsável pelo Blog.
ResponderExcluirEsse Jorge Ramos só publica artigo excelente.
Meus sinceros parabéns .
Péricles.
Macaé RJ
A liderança de Jesus foi um marco histórico que deixou para todos nós.
ResponderExcluirJorge Parabéns pelo artigo.
Luis Carlos.
Macaé RJ
Um excelente artigo e bem explicado.
ResponderExcluirMeus parabéns ao autor.
Joelma -RJ
Venho parabenizar o autor do artigo. Pois com um contexto sensacional.
ResponderExcluirParabéns.
Maria Clara
Rio de Janeiro
Me apaixonei pelo artigo.
ResponderExcluirParabéns.
Elaine - RJ
Quando falamos de liderança logo nos vem à cabeça um personagem da narrativa bíblica: Moisés. Temos relacionado a Moises alguns pontos onde veremos que ele foi um líder levantado por Deus e que passou por muitas dificuldades que nós passamos, seja como líder ou liderado. Dúvidas e questionamentos dos que caminhavam com ele no deserto fizeram parte da “gestão” de pessoas de Moisés (podemos até brincar e dizer que ele foi um grande homem de RH onde Deus era o seu chefe). Abaixo, os pontos sobre os quais é bom lembrar-se do por que da existência de um líder:
ResponderExcluir· (Ex. 17.5) Moises recebeu a direção de Deus para que caminhasse adiante do povo. Isso nos revela a necessidade do líder ter iniciativa e observar os direcionamentos de Deus;
· (Ex. 18.13-26) Moisés, por conselho de Jetro, dividiu a responsabilidade com outros líderes. Aqui é mostrado que o líder precisa ouvir conselhos dos mais experientes e evitar a centralização do trabalho, que pode tornar o trabalho do líder mais difícil e menos produtivo;
· (Ex. 32.11-14) Moisés, apesar das falhas do povo, não se eximiu da tarefa de interceder por eles. Este trecho da palavra nos mostra que o líder deva ter compaixão pelo povo, interceder por eles, apesar de suas falhas.
Qualidades que um líder deve ter:
ResponderExcluir· Estar sob a direção de Deus;
· Saber o que falar e quando falar;
· Saber ouvir;
· Ter vontade de ensinar;
· Ter o tom de voz adequado;
· Ser humilde;
· Ser paciente;
· Reconhecer seus liderados;
· Saber a quem e o que delegar algo;
· Saber formar novos e bons líderes.
Lembre-se: ”ser líder é ser formador de opinião. Então, tenha cuidado no seu proceder e no seu falar! O líder de amanhã será seu espelho de hoje”.
Qualidades de um bom liderado (aspirante a líder):
· Ser humilde;
· Saber ouvir;
· Ter muita vontade de aprender;
· Ser paciente;
· Fazer as coisas da melhor forma possível.