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domingo, 3 de abril de 2022

Desafios da educação no contexto pós distanciamento social


Autora: Karla Oliveira(*) 



"As escolas precisam reabrir com urgência". "Os danos causados pela pandemia à aprendizagem dos alunos são irreparáveis". "As escolas são ambientes seguros" [...]. Muitos profissionais da educação da rede estadual de São Paulo certamente passaram cerca de dois anos vendo, lendo e ouvindo frases como essas, insistentemente.

As aulas presenciais voltaram gradualmente, com distanciamento e revezamento no segundo semestre de 2021, e obrigatoriamente em 2022, chegando à queda da exigência do uso de máscaras, mesmo em locais fechados, já em meados de março, embora seja sabido (e bastante ignorado) que a pandemia não acabou.

Sem levar em conta a dificuldade de cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e o acentuado (não causado) problema da queda no rendimento escolar em tempos de ensino remoto, por "n" fatores, a educação se depara nesse contexto com um desafio até difícil de se dimensionar: o reencontro dos alunos em espaço coletivo.

A sensação é de que a grande maioria dos estudantes perdeu as habilidades socioemocionais e que desaprendeu como conviver de forma pacífica e harmônica.

Em vinte e quatro meses de distanciamento, muitos alunos parecem ter perdido a noção de limites e a consciência da importância de se cumprir regras.

Eram esperados atritos e conflitos nesse retorno, mas a verdade é que ninguém esperava e nem estava preparado para lidar com a situação. Agressões verbais e mesmo físicas, por motivos banais, como um olhar, ou um suposto comentário aleatório, podem ter consequências desastrosas.

É preciso calma, mas também reflexão, e apoio do poder público, para que as equipes escolares consigam administrar seus problemas pontuais ou não.

Em qualquer pesquisa rápida (1) pelas redes sociais que contam com grupos de educadores, é possível perceber que se trata de um problema bastante comum e sem fórmula mágica para solução.

Se muitos adultos sofreram com questões emocionais durante a pandemia, seja por depressão, ansiedade, solidão, ou qualquer outro motivo, a saúde emocional dos jovens precisa estar em pauta constante neste momento.

É fundamental reaprender sobre respeito, tolerância, empatia e solidariedade, o chamado aprender a conviver, um dos Quatro Pilares da Educação no Século XXI, descrito por Jacques Delors em 2001.

É necessário reconstruir a disciplina e o equilíbrio dos ambientes escolares. Certamente esse triste episódio da história da humanidade ainda demorará muito tempo para ter suas consequências amenizadas.

Espera-se que as equipes escolares tenham paciência, sabedoria e apoio para lidar com mais esse grande desafio de acolhimento e socialização.

REFERÊNCIA

(1) DELORS, J. et. al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998

 * KARLA REIS MARTINS DE OLIVEIRA

- Diretora da EEPEI Professor Aroldo Azevedo, em Lorena/SP

- Pós-graduada em Supervisão Escolar, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão Escolar e Estudos Literários

- E-mail: karla.oliveira@educacao.sp.gov.br

- Twitter: @karla_martins18

- Currículo Lattes: 

http://lattes.cnpq.br/2680839596619365

- ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4373-690


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

67 comentários:

  1. Educar uma nação demanda tempo, dinheiro e projeto! A décadas uma escuridão toma conta deste tema! Político não entra em sala de aula! Para que nossa educação evolua precisamos RETROCEDER! Restabelecer a disciplina no ambiente escolar em TODOS os níveis é prioridade!

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 12:32

      Muito obrigada pelo comentário. Realmente não está fácil!

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    2. Gostei muito do artigo, super atual e de grande utilidade para nossa profissão.

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    3. Certamente o desandar da Educação não acontece hoje por conta da pandemia somente. A Educação já sofre as consequências do descaso do governo e o abandono/distanciamento da família e da isenção das responsabilidades já muitos e muitos anos. Precisamos urgentemente parar com o apontar de dedos da culpabilidade deste ou daquele grupo. É urgente que nós sejamos unidos para colocar o trem da Educação de volta agora trilhos

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  2. Parabéns pela reflexão, mto pertinente para o momento atual 👏👏

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    1. Parabéns Karla pelo artigo, a convivência não é fácil e neste contexto atual está mais difícil ainda que tenhamos muita sabedoria e paciência para lidarmos com este retorno de tudo: das aulas presenciais ,da família após traumas de doenças, dos amigos que estão fragilizados e da sociedade. 🙏🏽🙏🏽🌹🌹😘😘

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    2. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 12:32

      Muito obrigada, amiga!

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  3. Os danos causados pela pandemia afetaram muito a aprendizagem das nossas crianças mesmo,parabéns linda reflexão 👏👏👏

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:15

      Muito obrigada pela participação!!!

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  4. Tive a experiência de fazer o EJA em 2017 e também de participar de alguns eventos dentro da escola, e já bem antes da pandemia, todas as dificuldades deveriam ser analisadas. Muitos estão ali só por estar e Naum são só os alunos🙊 desculpe!

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:16

      Concordo. Muitos problemas foram acentuados, mas realmente não surgiram por conta da pandemia!

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  5. Bom dia🌹
    Parabéns Karla pelo artigo, a convivência não é fácil e neste contexto atual está mais difícil ainda que tenhamos muita sabedoria e paciência para lidarmos com este retorno de tudo: das aulas presenciais, da família após traumas de doenças, dos amigos que estão fragilizados e da sociedade. 🙏🏽😘

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:17

      Muito obrigada pela colaboração!!!

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  6. Muito interessante suas reflexões! Tivemos que retomar as atividades presenciais. Estamos nos deparando com situações difíceis. Temos que trabalhar o emocional dos estudantes. 🙏👏😘

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:18

      Exatamente. E temos que cuidar do nosso emocional também! Obrigada pela participação!

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  7. Infelizmente uma triste realidade,que precisa de mudanças e apoio!!!

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:19

      Obrigada pela participação!!!

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  8. Muito bem posto !
    Minha admiração aos professores sempre! 👏👏👏

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:19

      Muito obrigada!!!!

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  9. Olhares educacionais..... simplesmente olhares

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:20

      Olhares com e sem máscaras..

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    2. Infelizmente os governantes não olham sem as máscaras

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  10. Olhares educacionais..... simplesmente olhares

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  11. Respostas
    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:20

      Muito obrigada, querida!!!

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    2. Essa é uma reflexão importante demais para a educação. Nós que estamos na fileira da frente do combate, só nós, que estamos lá na sala de aula e nos arredores dela, sabemos o quão sofrido e incansável tem sido nossa luta.
      Será que estamos conseguindo cumprir a nossa meta diária na escola?Desenvolver habilidades e competências, ser tutor, ser psicólogo, ser pai e mãe, lidar com violências de todo tipo, gestar a sala de aula, estudar e aplicar metodologias ativas, e do começo ao fim do dia, ser educado e paciente. Se cumprimos, o quanto nos custa?
      Ao meu ver, tempos de pós-pandemia na escola nada mais é,do que a culminância de quase dois anos de descaso com a população, onde vimos crescer o abismo da desigualdade social, fruto de toda a violência que estamos presenciando.
      E os nossos alunos? São os filhos dos pais que ficaram sem emprego, que passaram dificuldade diversas, que não conseguiram acompanhar as aulas online, que sofreram abusos dentro de casa. E se tiveram aqueles que não vivenciaram tudo isso ou parte disso, ainda assim, eles perderam o maior e mais importante vínculo social que é a escola, por quase dois anos.
      É como se nossos alunos tivessem esquecido o que são regras, disciplina e boas maneiras.A escola precisa sim de apoio para enfrentar esse período pós pandemia.Nesse contexto, a educação deveria ser prioridade, mas parece que esqueceram da gente.
      (Desculpa o texto longo)

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    3. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 18:53

      Muito obrigada pela colaboração!!!

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    4. Essa é uma reflexão importante demais para a educação. Nós que estamos na fileira da frente do combate, só nós, que estamos lá na sala de aula e nos arredores dela, sabemos o quão sofrido e incansável tem sido nossa luta.
      Será que estamos conseguindo cumprir a nossa meta diária na escola?Desenvolver habilidades e competências, ser tutor, ser psicólogo, ser pai e mãe, lidar com violências de todo tipo, gestar a sala de aula, estudar e aplicar metodologias ativas, e do começo ao fim do dia, ser educado e paciente. Se cumprimos, o quanto nos custa?
      Ao meu ver, tempos de pós-pandemia na escola nada mais é,do que a culminância de quase dois anos de descaso com a população, onde vimos crescer o abismo da desigualdade social, fruto de toda a violência que estamos presenciando.
      E os nossos alunos? São os filhos dos pais que ficaram sem emprego, que passaram dificuldade diversas, que não conseguiram acompanhar as aulas online, que sofreram abusos dentro de casa. E se tiveram aqueles que não vivenciaram tudo isso ou parte disso, ainda assim, eles perderam o maior e mais importante vínculo social que é a escola, por quase dois anos.
      É como se nossos alunos tivessem esquecido o que são regras, disciplina e boas maneiras.A escola precisa sim de apoio para enfrentar esse período pós pandemia.Nesse contexto, a educação deveria ser prioridade, mas parece que esqueceram da gente.
      (Desculpa o texto longo)

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  12. Excelente Texto ������������

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:21

      Obrigada pelo comentário!!!

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    2. Karla Reis Martins de Oliveira5 de abril de 2022 às 12:19

      Obrigada!!!!

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  13. Respostas
    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 13:21

      Muitíssimo obrigada!!!

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  14. Só quem convive diariamente, sabe os impactos causados pela pandemia, na educação. Excelente colocação!

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 18:51

      Muito obrigada, querida!

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  15. Sua publicação está perfeita precisamos nos reinventar todos os dias , não é tarefa fácil mas necessários para que a educação transforme de fatos as pessoas.

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 18:53

      Muito obrigada pela participação!

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    2. Concordo, plenamente " reinventar" é a palavra chave neste universo dinâmico e evolutivo.

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  16. Percursos, contextos, redimensionamentos... Importante reflexão, delineando conjuntura social em que a visão humanizadora e transformadora vai convidando a processos de gestão (caráter multifuncional) com focos em compartilhamento de responsabilidades. Grato pelos apontamentos!

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 18:58

      Muito obrigada pela colaboração, professor!

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  17. Muito boa reflexão. Mais do que recuperar a aprendizagem, tão importante e exigida, precisamos sobretudo estar atento as demandas sócio emocionais, devido ao contexto da pandemia. Fato esse que infelizmente não vejo como preocupação nas escolas.

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 18:57

      Acredito que a preocupação precise começar pelos governantes, para amparar as escolas. Obrigada pela participação!

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  18. O desafio é grande. Temos que ter sabedoria para lidar com este momento de retomada da aprendizagem!!! Palavras perfeitas para o momento!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 18:56

      Muito obrigada, minha professora!!!

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  19. Adorei! Retrata muito o que estavamos vivendo nas escolas. Acredito que o poder público deveria ter um plano com foco na convivência e no socioemocional em caráter de urgência. Todos foram afetados adultos e jovens, logo, as equipes escolares precisam de tal apoio para que possam também aprenderem a lidar com o atual momento.

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 18:55

      Exatamente, amiga! Obrigada!

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  20. Estamos sentindo isso no dia a dia na escola...muito bom!

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 18:54

      Obrigada pelo comentário!!!

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  21. Excelente reflexão! Leitura enriquecedora.

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 18:54

      Muito obrigada!!!!

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  22. Uma grande reflexão nos dias atuais...

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 19:35

      Obrigada pela colaboração!!

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  23. Parabéns Karla!!! A pandemia só agravou o aprendizado das crianças, triste realidade.

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 19:36

      Obrigada pela colaboração!!

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  24. Karla, excelente reflexão. Estar no chão da escola diariamente nunca foi fácil, hoje mais difícil ainda. O emocional de todos nós, gestores, professores, funcionários e alunos, está abalado e pede socorro. Voltar a conviver e saber respeitar novamente o espaço meu e do outro será tarefa árdua e necessária. Parabéns.

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 19:36

      Exatamente! Muito obrigada pela participação!!

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  25. Parabéns, Karla. Muito precisa sua reflexão sobre o cotidiano escolar pós pandemia. Como sempre, procuramos resolver os problemas da escola sem o apoio da secretaria da Educação.

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira3 de abril de 2022 às 23:22

      Muito obrigada pela participação!

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  26. Karla, sua reflexão nos aponta para o caos a que pode chegar a educação no Brasil. Dois anos de Pandemia nós forçaram a reinventar e a repensar sobre realmente o que essencial na educação. Os educadores do Estado de São Paulo foram pioneiros e criativos para fazer chegar o conhecimento até o aluno. Os professores heroicamente resistiram ao pânico, ao desânimo e ao cansaço. Foram os que menos receberam suporte adequado e os que mais foram cobrados e exigidos. Tornou-se a violência uma rotina nas escolas neste período considerado pós-pandemia. Os alunos retornaram para a escola mais desanimados, violentos e menos esperançosos sobre as possibilidades do futuro por meio do conhecimento adquirido na escola. E os professores? Ah, estes continuam sendo desvalorizados e super exigidos. O tempo, senhor da razão, nós dirá no futuro o quanto realmente foi perdido e quanto tempo levará para a sociedade avançar por meio de uma educação de qualidade, para além do discurso ideológico e falacioso dos nossos governantes

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira5 de abril de 2022 às 08:18

      Excelente colocação! Obrigada!

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  27. Do meu ponto de vista, a situação de desarmonia não é exclusiva da educação e muito menos do Brasil. O " perder se de si mesmo " se instalou nesta era a tempos e se agravou com as inúmeras variantes advindas da pandemia e de fora dela. A desorientação é geral. Tanto alunos, professores, pais e todos que estão ligados à educação, precisam de assistência psicológica, quando , não, material também.
    Eclodiu em todo planeta um ódio que, a princípio, pensei ser midiático e, hoje, percebo que, contamina crianças, jovens adultos e idosos. As pessoas perdem a noção de moral, disciplina e respeito. Como podem orientar crianças e jovens se, nossos adultos estão perdidos. Dois anos que não podem ser esquecidos ou enterrados. A educação é o único caminho desde que, fortalecida, apoiada, preparada, respeitada e bem cuidada

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    1. Karla Reis Martins de Oliveira5 de abril de 2022 às 12:20

      Obrigada pela colaboração!!

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  28. Realmente, retornar ao ensino, além da dificuldade de todo esse tempo do ensino remoto, tem a dificuldade de relações e emoções que todos passaram por momentos difíceis nesses anos! Um desafio imenso pela frente

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