domingo, 13 de janeiro de 2019

O Uso da Terapia Cognitiva Comportamental para Tratamentos de Distúrbios de Sono


Autora: Juliana Fusinohara(*)

Entende-se que o sono é um estado comportamental reversível da percepção do desligamento e a da falta de resposta ao meio ambiente, ou seja, é um comportamento que perdemos o controle sobre o nós e o  nosso redor e , mas podemos a todo tempo interromper ciclos e tomar consciência parcial ou total do que está acontecendo.

Muito se sabe sobre os prejuízos psicológicos, cognitivos e comportamentais e fisiológicos que podemos sofrer caso o sono esteja comprometido. A alteração de humor é muito grande, tendemos a ficar mais irritados, agressivos e explosivos quando estamos com sono. Nos quadros de depressão e ansiedades temos pioras acentuadas.

A nossa percepção, reflexo e memória tendem a ficar lentificados quando não estamos com o "sono em dia". E fora isso, temos uma falta de regulação hormonal (síntese do hormônio do crescimento e cortisol), temos dificuldade de perder peso, imunidade baixa, desregulação da pressão arterial, aceleramento do envelhecimento, entre outros inúmeros prejuízos.

Para tratamento de distúrbios de sono, em geral, precisamos de profissionais especializados e de uma equipe multidisciplinar. Estamos falando de neurologistas, cardiologistas, pneumologistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outras especialidades.

Neste artigo, falo do uso da Terapia Cognitiva Comportamental para tratamento e auxílio em distúrbios de sono. Para avaliação de diagnóstico há toda uma guideline que deve ser seguida pelo médico para investigação e entendimento para o seguimento do tratamento. O psicólogo pode ser solicitado por vários motivos, entre eles: entender sintomas de ansiedade e depressão primários e secundários em relação ao sono, entender crenças irracionais em relação ao sono, fazer uma psicoeducação para o paciente e familiares, desmistificar traumas e entendimentos errôneos sobre o tema e principalmente emponderar o paciente sobre a sua responsabilidade em relação ao seu tratamento e prevenção de recaída.

De modo geral, iniciamos (nós psicólogos) com uma análise da rotina do paciente para entender quais eventos da rotina do dia podem estar interferindo na rotina noturna para o sono. E juntamente ensinamos sobre a higiene do sono, itens que podem auxiliar o indivíduo a melhorar sua qualidade de sono. Listo aqui alguns:

1.    Não vá para cama até estar com sono.
2.    Acorde no mesmo horário todas as manhãs, inclusive aos finais de semana e feriados. ( Se sentir que precisa acordar mais tarde nos finais de semana, que seja apenas 1h a mais.)
3.    Não faça cochilos.
4.    Não consuma bebida alcoólica durante o período de 2 horas antes de ir para a cama.
5.    Não consuma cafeína após às 16h, ou no período de 6 horas antes de ir para a cama.
6.    Faça exercícios físicos regularmente. O melhor horário é no final da tarde ou de manhã. (Evite esforços físicos depois das  18h.)
7.    Não fume muitas horas antes de ir para a cama.
8.    Use o senso comum para fazer seu ambiente de sono apropriado para o sono. (A temperatura deve ser adequada, mínimo possível de som, luz e ruídos.)
9.    Computadores devem ser utilizados até as 19h, no máximo. A luminosidade do computador atrapalha o ciclo sono/vigília nas nossas 24hs do dia.
10.                Se estiver acostumado, faça um lanche leve antes de ir dormir: bolachas salgadas, leite, queijo branco... Não coma chocolate ou outro alimento com muito açúcar. Evite muito líquido. Não faça lanche no meio da noite.
11.                Não use sua cama para outra atividade que não seja o dormir. A única exceção é a atividade sexual.
12.                Estabeleça uma rotina para ir para a cama como um sinal para o sono vir. Escove os dentes, acerte o despertador e faça atividades compatíveis com essa hora da noite. Use sua posição  para dormir preferida em combinação.
 Lembro que esses itens devem ser avaliados e aplicados conforme a demanda do tratamento. Existem casos que apenas uma combinação de 2 ou mais itens já melhora muito a qualidade de sono. Nenhum desses itens é mais um mais importante que o outro, todos tem importância por igual. Sempre respeitando a rotina e demanda do paciente.

Resumindo, o sono tem um papel muito importante na nossa vida, rotina e estabilidade. Não se esqueça de dar a ele o devido o valor/cuidado. Procure um profissional especialidade e aproveite essas dicas!

 POR JULIANA ALENCAR FUZINOHARA-CRP 06/120941
















-Psicóloga formada pela Universidade Paulista (2013);
- Palestrante sobre Terapia Cognitiva Comportamental; 
-Psicóloga ambulatorial no Hospital São Paulo (NEUROSONO/UNIFESP);
-Trabalha com TCC para tratamentos em distúrbios de sono e com Terapia Cognitivo Comportamental;
-Atende adultos e idosos em consultório em São Paulo; e
-Realiza atendimentos online
-Contato (11) 94769-989en8



Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário