quinta-feira, 14 de abril de 2022

Cenário Eleição Presidencial


 

                                                         Autora: Sarita Goulart(*)                      

Estamos chegando quase na metade do mês de abril e o panorama da sucessão presidencial continua indefinido muito embora praticamente confirmadas as pré-candidaturas do presidente Jair Bolsonaro ( PL ) e de Lula ( PT ) os demais partidos se movimentam naquilo que denominam de terceira via por ora sem obter consenso principalmente entre os dois maiores opositores ao governo , os tucanos de João Dória e Eduardo Leite e o MDB de Simone Tebet isso sem contar o Podemos que perdeu o seu pré-candidato o ex-juiz Sergio Moro que passou a integrar o União Brasil que por sua vez não quer Moro candidato à presidência mas a uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo. No PSDB nas prévias , João Dória, foi o escolhido para ser o pré- candidato à sucessão do presidente Jair Bolsonaro mas Eduardo Leite renunciou ao governo do RS passando o recado de que; ou não aceitou o resultado das prévias do seu partido ou nada está definido pelo lado dos tucanos e se movimenta como se pré-candidato fosse. O PDT corre por fora mantendo Ciro Gomes como candidato ao Planalto.

O fato é que das eleições no Brasil estamos acostumados com essas indefinições confusas que conseguem dar um nó na cabeça de qualquer ser pensante partidos políticos surgidos cujo conteúdo programático pouco interessa desde que sirva aos interesses de seus idealizadores pois aparecem em vésperas de eleições majoritárias basta observar nos últimos anos a quantidade desses partidos conhecidos como "nanicos" que eu não sei até que ponto prestam um bom serviço à Democracia.

De sorte que o mês de maio provavelmente teremos definidos os quadros das eleições majoritárias deste ano e espero tenhamos embates e debates livres , e democráticos em toda a nação que o dia das eleições seja como sempre dissemos: FESTA DA DEMOCRACIA com o povo nas ruas e nas URNAS manifestando a sua soberana vontade numa eleição limpa e transparente que dê ao eleitor segurança ao votar que não aconteça como nas últimas eleições que os problemas pipocaram em todo o país e até hoje foram minimizados e o TSE endeusando o sistema eletrônico como se fosse um sistema infalível quando sabe-se que longe disso precisa ser constantemente cuidado para dar total segurança ao eleitor quanto a lisura do processo eleitoral.

Neste contexto os acontecimentos vão se desenrolando e não temos muito o que dizer a não ser acompanhar e aguardar as definições dos partidos e das alianças feitas . Quem fica nesse cenário , quem sai de cena, porque, esse é o panorama político atual do Brasil que tenta se manter e se reorganizar economicamente após a parte mais crítica da pandemia de Covid assim como o resto do mundo faz o mesmo além do impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia afetando não só a economia mundial como o emocional de todos nós.

DEUS os abençoe! Saúde e PAZ!




















-Formada em Direito pela UNISINOS-São Leopoldo - Turma de Janeiro/1988;
-Pós graduada no Curso de Especialização em Direito Político pela UNISINOS em 1990; e
- Natural de Canoas - RS  aonde advoga.
-Email: saritagoulart@gmail.com
-Twittter: @saritagoulart
- Celular: 51 9 9490-0440

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Melhor Idade


 Autor: Luiz Antônio Sampaio Gouveia(*)

Não sou poeta, sou apenas um caipira e a vida que me inspira, é a vida de peão. Na toada de Pedro Bento e Zé da Estrada, na Mágoa de Boiadeiro, que já fui um pouco na vida e ainda creio ser bastante na alma.

Certamente minha melhor idade ainda não veio. Salvo, se esta for a última, que espero não seja, dando me Deus uma esticadinha, por direito, para quitar algumas dívidas que tenho ainda com o destino e viver mais um pouco um grande amor. Mas criado, na roça, lá existe uma praga que se chama pau de leiteiro. Um arbusto que dá em pasto malformado e a terra roxa, que é a minha, em que dá o pau de leiteiro, quando chove forma um barreiro de dar gosto porque este padrão de terra demora para absorver a água e é muito suscetível a qualquer pingo que nela caia, fazendo às vezes, por isto, um barreirão.

A cablocada diz que está com tudo, um cara que nada mais tenha de fazer, a não ser pensar, picando o pau de leiteiro, com o canivete na mão e cuspindo na terra roxa, para fazer barreira, por que este sujeito, tem o privilégio de realizado, poder somente pensar, enquanto pica o pau do leiteiro e cospe na terra roxa para fazer barreira.

Esta poderá ser minha melhor idade, de pensar e de livre pensar, porque se hoje penso e porque sou, não penso livremente. Porque advogado, penso pelos outros, a eu poder ser um cidadão consumista, pelo prazer de minha profissão.

Mas acho que o pensar sobre o por que a flor desabrocha e o mato cresce, divagando sobre a existência de Deus, poderá ser minha melhor idade, em que poderei dissertar sobre Jean Jacques Rousseau, quantos filhos enjeitou, como era a indagação que o irmão de um amigo já partido, fronteiriço, o incomodava todas as noites, com esta pergunta infantil, impedindo o de dormir, enquanto ele respondia, ora, vá dormir seu bobão e o mano continuava na dúvida quantos aos filhos de Rousseau, por toda noite.

Logo, a melhor idade sempre será aquela em que a gente vive por viver, mas com a consciência do poder livremente viver e aí nem mesmo a primeira infância ou o desabrochar da sexualidade ou ser calouro das Arcadas, para ser a melhor idade. Somente, para mim, algo que me fará viver e que ainda esteja por vir, como espero, venha, então, a picar o pau de leiteiro e cuspir no chão da terra roxa para fazer barreira em meu dolce fare niente.

Mas hoje, porém o mundo está de ponta cabeça. Como estivera na época de Cromwell, na Inglaterra de Carlos I, decapitado. Daqueles dias em diante passou-se a se dizer que o Parlamento inglês podia tudo. Menos transformar o homem em mulher porque isto era impossível.  Atualmente, contudo, homem pode ser mulher e mulher pode ser homem e os tempos são mais de homem com homem e de mulher com mulher e, pois, não de faca sem ponta e de galinha sem pé. Porém eu tenho nada com isto, desde que cada um dê o que seja seu e deixe em paz o que é meu. Assim era a caminho de minha melhor idade.

Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, nesta confusão de tudo, disse que o Tenente Bolsonaro, Capitão por reforma, é o Diabo. Ora, eu escrevo Diabo com D maiúsculo porque eu não brinco com o Tinhoso. Mas acho que dizer que Bolsonaro é o Diabo, é desprestígio para o Capeta.

Nestas plagas e nestes tempos bicudos, até mesmo Asmodeu tem dificuldade em ter melhor idade. Mas cá de mim, cada fase de minha vida, é minha melhor idade. Não tenho de que reclamar, ainda que seja difícil existir. Aos que tenham paciência em me ler, que são poucos, carpe diem, esta, a melhor idade. Curtam cada lufada de ar que possa respirar. A vida pode ser uma somente. Sempre uma melhor idade. Será?  

 * LUIZ ANTÔNIO SAMPAIO GOUVEIA

















-Advogado graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Arcadas) (1973);

-Mestre em Direito Público (Constitucional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
- Especialista pela FGV, em Finanças (EAESP) e Crimes Econômicos (GVlaw);
-Orador Oficial e Conselheiro do Instituto dos Advogados da São Paulo e
 -CEO de Sampaio Gouveia Advogados.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

domingo, 10 de abril de 2022

O Lugar da Felicidade


 Autora: Rosangela Tavares(*)


Por que a felicidade é a maior busca do ser humano?

Vamos lá: a ideia de felicidade é a de se conseguir manter um estado de prazer constante, onde se acordaria e dormiria numa condição de ausência de qualquer mal estar ou desconforto relacionado, por exemplo, à falta de algo ou de alguém.

A questão é que vivemos num processo de desassossego irracional e inconsciente, ou seja, não se pensa ou não se tem consciência do que exatamente se está buscando sem parar na vida. Muitas vezes não se tem sequer a consciência de que não se para de buscar sem parar.

Um carro novo, uma casa nova, um novo romance, uma promoção no emprego podem trazer a endorfina de que alguém precisa para se sentir alegre, e acreditar que encontrou a felicidade, mas se este estado durasse por um longo tempo, talvez tivéssemos menos pacientes recorrendo a medicações que regulam os neurotransmissores. Teríamos muitos problemas resolvidos, no que diz respeito a pessoas saudáveis e satisfeitas. Dinheiro se mostraria talvez como solução.

Mas na prática não é assim que ocorre.

O motivo que gera a endorfina extra colabora para se produzi-la, mas apenas por um período limitado de tempo.

A busca e o encontro por algo que parecia ser infinitamente bom traz uma felicidade que é circunstancial e com prazo de validade de contentamento expressivo.

Como nos ensinou Freud em sua imensurável capacidade e inteligência, funcionamos pelo princípio do prazer, que consiste em que procuremos o tempo todo (todo mesmo) aliviar qualquer desconforto. Então temos sede e já tratamos de buscar água. Sentimos tristeza e já ficamos mal, procurando uma forma de sair dela. Perdemos muito tempo de nossas vidas imaginando que se tivéssemos muito dinheiro, não sentiríamos nunca mais nenhuma dor.

Desta forma vamos fugindo de nos ater ao presente, que é onde tudo acontece. Onde podemos de verdade e de forma real, cuidar do que estamos sentindo. E fazer algo por nós mesmos e pela nossa vida. Podemos mudar a qualquer momento.

Por exemplo, você gosta de quem você é?

Porque se você responder não a esta pergunta, você já tem demanda de sobra para não se sentir nunca feliz.

Porque você é a primeira coisa que existe para você.

A partir de sua insatisfação consigo, fica improvável que consiga ficar bem com o restante de sua vida.

A felicidade está no sossego.

Uma pessoa que faz o que gosta na vida sente esse sossego.

Ela sente paz na realização que tem a ver com a essência dela. Mesmo trabalhando muitas horas por dia.

E pode ter certeza de que esse sossego não vem, neste caso, do dinheiro que ela ganha, mas do que ela sente ao fazer o que faz.

Uma pessoa que ama a si própria também encontra pessoas que a amarão, e isso também traz o sossego. Porque como seres relacionais que somos, precisamos compartilhar a vida em relações saudáveis e tranquilas, onde tem afeto garantido.

Sossego nós encontramos no equilíbrio. Equilíbrio nós encontramos quando estamos dando conta de nós e de nossa vida. Quando sentimos que nos amamos e que estamos fazendo o que é melhor para nós mesmos.

Se eu estou bem comigo, se eu cuido de mim, se vou atrás do que faz sentido eu fazer na vida, então eu me preencho, fico em paz, e descanso nisso.

A vida acontece dentro de nós. É sempre de dentro para fora.

O dinheiro vem de fora e não cura infelicidade. Apenas disfarça.

Então pare agora e se pergunte se você se gosta e em seguida se pergunte como está a sua vida e se ela está de acordo com quem você é, e seu coração.

E à medida que puder fazer esta análise sobre como tudo tem funcionado em sua vida, os lugares que você tem se dado, você poderá também, com tempo, planejar mudanças. Se encaixar no que é melhor para você. De verdade!

Pare de pensar no dinheiro primeiro. Pessoas felizes e realizadas produzem dinheiro automaticamente.

Realinhe sua vida nesse sentido, sentido obrigatório para o sossego.

Encontre seu sossego.

E não terá mais que procurar pela felicidade por aí.

*ROSANGELA TAVARES





















Psicóloga clínica – CRP 06/64149;
-Formada em psicologia clínica pelo Centro Universitário Unicapital, na Moóca, ano de 2000;
-Atende em consultório particular, na abordagem psicanalítica;
-Atendimento de adultos, adolescentes, casal.
Rua Santa 104 – Vila Mascote – São Paulo – SP
www.rosangelatavarespsicologa.com.br
WhatsApp: 11 985725600

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.