sábado, 28 de março de 2015

Notícias jurídicas dos dias 27 e 28.03.2015

A seguir algumas notícias jurídicas.  A íntegra das mesmas podem ser visualizadas nos links  citados após a manchete

Juiz afastado do caso Eike vai responder a procedimentos administrativos  http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/73507/juiz+afastado+do+caso+eike+vai+responder+a+procedimentos+administrativos.shtml

AGU e Senado criticam ação contra ampliação do Simples Nacional

http://www.conjur.com.br/2015-mar-28/agu-senado-criticam-acao-ampliacao-simples-nacional

Íntegra do voto do ministro Gilmar Mendes em MS sobre bloqueio de bens de ex-presidente da Petrobras

 http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=visualiza_noticia&id_caderno=20&id_noticia=127552

Pesquisa revela que apenas 29% da população confia no Judiciário

in http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI218049,91041-Pesquisa+revela+que+apenas+29+da+populacao+confia+no+Judiciario

Perda dos direitos políticos já comprova regularidade eleitoral, diz TRF-4

http://www.conjur.com.br/2015-mar-28/perda-direitos-politicos-comprova-regularidade-eleitoral-trf

sexta-feira, 27 de março de 2015

Editorial

Bom dia amigos!!

Hoje 6ª feira é dia da Seção Editorial. Vamos a ele:

A verdadeira Oposição

Oposição segundo nossos dicionários significa o ato de opor ou opor-se contra algo, ou seja, de colocar-se contrário diante de alguma situação. É fazer objeção diante de qualquer fato. Ser opositor é ser antagônico.

Na política, opositor é o partido político que faz objeção e combate as medidas propostas e adotadas pelo governo.

Concordo com o que escreveu Luiz Calixto em seu blog "A trincheira" no final do governo Lula :"Sem oposição dura e consistente não há democracia". 

Complementando ao que disse o blogueiro entendo que a verdadeira oposição é aquela que age de forma dura ,consistente e equilibrada.

Atualmente, infelizmente, aqueles que se dizem ser OPOSIÇÃO parecem que "tem o seu rabo preso com o governo", pois não agem da forma acima discorrida e combatem as medidas do governo como se fossem "lutadores de briga de rua" que saem batendo a esmo sem nada acertar.

Oposição tenha Coragem!! O Brasil espera que você faça bem o seu papel!!!

quinta-feira, 26 de março de 2015

Em Pindorama, furtar R$ 100 é mais grave que sonegar R$ 19.999!

Leiam , verão quão atual é este artigo face as atuais delações que estão sendo feitas.

http://www.conjur.com.br/2015-jan-29/senso-incomum-pindorama-furtar-100-grave-sonegar-19999

Direito & Política!

#PensarNaoDoi:

Essa  minha primeira postagem é do amigo Profeborto. Obrigado Mestre pela colaboração!!É uma honra para mim tê-lo como amigo e colaborador!!

Direito & Política!

“...Como você diz que é um comunista?
Bem, é alguém que lê Marx e Lênin.
E como você diz um anticomunista?
É alguém que entende Marx e Lênin..!”

Ronald Regan – Ex-presidente dos EUA.


                                Serra Negra é uma das famosas estâncias Hidrominerais do Estado de São Paulo, quase divisa com Minas Gerais.
                                De lá recebo, pela manha, uma correspondência eletrônica do meu amigo Raphael Werneck trazendo a noticia que tinha criado o seu diário (blog) com o nome que dei a esta crônica e cujo endereço esta abaixo.
Mas Raphael é um especialista em Política para ter um Diário eletrônico com este nome?
Sim.
Raphael é um politico como eu e você e não um politiqueiro.
                                Político na nossa amada Língua Portuguesa Brasilesa, a Ultima Flor do Lácio, tem origem no Latim, que por sua vez é composta por 85% do românico e 15% do Grego.
                               É do grego que vem a origem de Politico, de Polis (politeia), Cidade-estado, comunidade. E todo habitante destes locais são políticos ou politizados.
                              Já os que nos conhecemos por “políticos” na verdade são politiqueiros – com ajuda do sufixo eiro – eles se tornam profissionais que fazem da política o seu sustento e forma de vida,
                               Raphael chega nos brindando com mais um espaço para que o brasilês exerça, cada vez mais,  a sua característica cidadã, a sua genes politica e com isso se torne mais politizado. Quanto mais informações repassarmos através deste fantástico e rápido meio, que é o eletrônico, em nossos dias, mais facilmente corrigiremos as rotas “mal” traçadas do nosso estado físico que é o Brasil.
Pois como “estado” são todos os habitantes que compõem a parte geográfica de um país. Portanto, nós somos o estado e donos, chefes de todos os politiqueiros que ai estão fazendo - ou tentando - da arte de administrar a Polis - cidade-estado – um “pardieiro” utilizando um regionalismo e auxiliemos a muitos a ver ainda os “maus” que se aproveitam do Estado e simplesmente nos roubam. Estes não são políticos. São Bandidos. Marginais.
                                  Esta arte da politica tão bem traduzida e colocada em prática na Grécia antiga é referência a todo estudo, até os dias atuais, aonde pode se afirmar que tais teorias filosóficas, difundidas desde os pré-socráticos, são tão modernas que ainda não estamos prontos para coloca-las em prática devido a nossa incultura e baixo nível de instrução aliado a uma educação (familiar) de baixíssimo nível, se comparar a países mais cultos e avançados nestas áreas culturais. Notem que eu não disse mais rico. Eu disse mais culto. Tem uma diferença estonteante.
                                   Desta forma este cidadão brasilês, paulista traz mais um espaço para que possamos divulgar opiniões de todos os habitantes e como se comportar em suas comunidades, que por sua vez compõe este país gigante e continental que tanto amamos chamado Brasil.
Raphael, por seu estado origem, tem mais uma característica:
                                   São Paulo (o estado) assim como todos os paulistas são considerados, em termos não só de Brasil, como de América Central e do Sul, coração e cérebro de nosso Pais.
                                   Níveis educacionais e culturais (de berço) muito adiantados. Notem o interior do Estado de São Paulo e a cultura vastíssima e variada e ainda mantida em sua grande maioria.
                                   Assim para proporcionar a todos os citizen desta polis maravilhosa chamada Brasil, nosso amigo paulista Raphael Werneck traz seu diário eletrônico para auxiliar-nos no trabalho singular e unitário de levar “no bico, tal qual gaivota um grão de areia de volta ao mar”, utilizando a metáfora como forma de dizer que quanto mais espalharmos informações mais criaremos conhecimento. Com isso, obviamente, mais aculturados se tornam todos nossos irmãos brasileses.
                                 Honra minha, como gaúcho, ter o privilégio do convite de tão nobre e culto amigo.
                                Utilizo-o, com sua permissão, para não somente agradecer como também para afirmar:
Obrigado São Paulo, coração e cérebro do Brasil, por tudo o que estão fazendo, atualmente, em todos os sentidos, para salvaguardar a soberania tão cara a todos nós, deste amado torrão e pátria gentil Brasil.
Sucesso amigo Raphael com seu Direito & Política.
Conte com seu primeiro leitor assíduo.
Abraços e afagos gaúchos ao Rafael e aos que lhe são caros e a todos os honrados paulistas e paulistanos.
E pelo Brasil, não esqueçam: Pensar não dói...




José Carlos Bortoloti
Jornalista & Prof. de Comunicação
@profeborto
Rio grande do Sul

quarta-feira, 25 de março de 2015

Apresentação e objetivo do blog

Bom dia  amigos!!


Este blog que hoje entra no ar tem como objetivo divulgar e comentar notícias e artigos sobre direito e política.

É um blog aberto a todos que  se interessem pelos temas de seu objeto e contará com a minha participação e de outros colaboradores convidados, bem como daqueles que assim o desejarem. A responsabilidade será sempre  do autor do artigo, comentário ou postagem.

Sua abrangência alcançará todos os ramos do direito, indistintamente e,  todos os aspectos que envolvem o  termo política que é derivado do grego antigo  πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado  e, que, por extensão, pode significar tanto a cidade-Estado quanto a sociedade, a comunidade, a  coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

Os interessados em receber as postagens do blog poderão fazê-lo informando seu endereço de e-mail na opção "e-mail" constante do menu a esquerda  e/ou colaborar com artigos enviando-o para o e-mail rwadv6416@gmail.com

Raphael Werneck