quinta-feira, 26 de março de 2015

Direito & Política!

#PensarNaoDoi:

Essa  minha primeira postagem é do amigo Profeborto. Obrigado Mestre pela colaboração!!É uma honra para mim tê-lo como amigo e colaborador!!

Direito & Política!

“...Como você diz que é um comunista?
Bem, é alguém que lê Marx e Lênin.
E como você diz um anticomunista?
É alguém que entende Marx e Lênin..!”

Ronald Regan – Ex-presidente dos EUA.


                                Serra Negra é uma das famosas estâncias Hidrominerais do Estado de São Paulo, quase divisa com Minas Gerais.
                                De lá recebo, pela manha, uma correspondência eletrônica do meu amigo Raphael Werneck trazendo a noticia que tinha criado o seu diário (blog) com o nome que dei a esta crônica e cujo endereço esta abaixo.
Mas Raphael é um especialista em Política para ter um Diário eletrônico com este nome?
Sim.
Raphael é um politico como eu e você e não um politiqueiro.
                                Político na nossa amada Língua Portuguesa Brasilesa, a Ultima Flor do Lácio, tem origem no Latim, que por sua vez é composta por 85% do românico e 15% do Grego.
                               É do grego que vem a origem de Politico, de Polis (politeia), Cidade-estado, comunidade. E todo habitante destes locais são políticos ou politizados.
                              Já os que nos conhecemos por “políticos” na verdade são politiqueiros – com ajuda do sufixo eiro – eles se tornam profissionais que fazem da política o seu sustento e forma de vida,
                               Raphael chega nos brindando com mais um espaço para que o brasilês exerça, cada vez mais,  a sua característica cidadã, a sua genes politica e com isso se torne mais politizado. Quanto mais informações repassarmos através deste fantástico e rápido meio, que é o eletrônico, em nossos dias, mais facilmente corrigiremos as rotas “mal” traçadas do nosso estado físico que é o Brasil.
Pois como “estado” são todos os habitantes que compõem a parte geográfica de um país. Portanto, nós somos o estado e donos, chefes de todos os politiqueiros que ai estão fazendo - ou tentando - da arte de administrar a Polis - cidade-estado – um “pardieiro” utilizando um regionalismo e auxiliemos a muitos a ver ainda os “maus” que se aproveitam do Estado e simplesmente nos roubam. Estes não são políticos. São Bandidos. Marginais.
                                  Esta arte da politica tão bem traduzida e colocada em prática na Grécia antiga é referência a todo estudo, até os dias atuais, aonde pode se afirmar que tais teorias filosóficas, difundidas desde os pré-socráticos, são tão modernas que ainda não estamos prontos para coloca-las em prática devido a nossa incultura e baixo nível de instrução aliado a uma educação (familiar) de baixíssimo nível, se comparar a países mais cultos e avançados nestas áreas culturais. Notem que eu não disse mais rico. Eu disse mais culto. Tem uma diferença estonteante.
                                   Desta forma este cidadão brasilês, paulista traz mais um espaço para que possamos divulgar opiniões de todos os habitantes e como se comportar em suas comunidades, que por sua vez compõe este país gigante e continental que tanto amamos chamado Brasil.
Raphael, por seu estado origem, tem mais uma característica:
                                   São Paulo (o estado) assim como todos os paulistas são considerados, em termos não só de Brasil, como de América Central e do Sul, coração e cérebro de nosso Pais.
                                   Níveis educacionais e culturais (de berço) muito adiantados. Notem o interior do Estado de São Paulo e a cultura vastíssima e variada e ainda mantida em sua grande maioria.
                                   Assim para proporcionar a todos os citizen desta polis maravilhosa chamada Brasil, nosso amigo paulista Raphael Werneck traz seu diário eletrônico para auxiliar-nos no trabalho singular e unitário de levar “no bico, tal qual gaivota um grão de areia de volta ao mar”, utilizando a metáfora como forma de dizer que quanto mais espalharmos informações mais criaremos conhecimento. Com isso, obviamente, mais aculturados se tornam todos nossos irmãos brasileses.
                                 Honra minha, como gaúcho, ter o privilégio do convite de tão nobre e culto amigo.
                                Utilizo-o, com sua permissão, para não somente agradecer como também para afirmar:
Obrigado São Paulo, coração e cérebro do Brasil, por tudo o que estão fazendo, atualmente, em todos os sentidos, para salvaguardar a soberania tão cara a todos nós, deste amado torrão e pátria gentil Brasil.
Sucesso amigo Raphael com seu Direito & Política.
Conte com seu primeiro leitor assíduo.
Abraços e afagos gaúchos ao Rafael e aos que lhe são caros e a todos os honrados paulistas e paulistanos.
E pelo Brasil, não esqueçam: Pensar não dói...




José Carlos Bortoloti
Jornalista & Prof. de Comunicação
@profeborto
Rio grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário