sábado, 13 de fevereiro de 2016

Educação e Liberdade




No Brasil vivemos um grande equívoco em relação ao verdadeiro sentido da liberdade. 

Liberdade não é fazer tudo que se quer e deseja, mesmo prejudicando com seus atos outras pessoas ou a comunidade. 

Sem respeito mútuo e obediência as leis e normas sociais são impossíveis o exercício da liberdade e democracia. 

Essa forma equivocada aparece na família e nas escolas. 

Os pais querendo educar os filhos com liberdade não se atrevem a dizer não as crianças. 

Essa receita tem levado os jovens a uma vida completamente descompromissada com o bem comum. 

Na verdade educação é dar limites. Esses limites vão auxiliar as crianças e jovens a se adaptarem ao meio social onde se aprende a lidar com as frustrações e conflitos. 

Assim se tornarão seres fortes capazes de se auto-administrar. Competentes para viverem em sociedade com sucesso, conquistando sua real liberdade. 

Disciplina, organização, e competência parecem ter pouca relevância no nosso sistema de valores educacionais. 

O que se observa nas escolas e na sociedade é uma total inversão de valores. 

Liberdade e democracia têm por fundamento um profundo respeito por igualdade de condições entre todos os seres. 

Numa sociedade democrática as leis e normas de conduta são estabelecidas pela maioria da população e todos devem obedecer, sob pena de punição aos que descumprirem o estabelecido. 

Nenhum projeto educacional no Brasil terá êxito se não for baseado numa profunda revolução no nosso sistema de valores. 

Essa revolução é uma missão muito difícil, mas não impossível. 

Por NEIDE BATISTA RAMOS SACONI




- Pedagoga formada em Pedagogia Plena pela UNISO- Universidade de Sorocaba;
-Professora do Ensino Fundamental com carreira no Magistério Público Estadual e
 - Diretora de Escola e Supervisora de Ensino Aposentada;
- Mora em Salto de Pirapora - SP
-Twitter: @NeideSaconi

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Escolinha do Professor Raimundo


Está ficando cada dia mais difícil morar num país onde a corrupção rola a céu aberto feito esgoto fétido, onde a comida fica cada dia mais cara e mais rara, onde o emprego está virando um jogo de loteria pra quem procura.

Educação, então, melhor nem falar! Mas também, pelo nível dos nossos governantes, poderíamos esperar o quê?

Provavelmente formado na mesma escola da presidenta, o nosso ilustríssimo Ministro da Saúde, Marcelo Castro nos presenteia com essa pérola, dia desses: "Não vamos dar vacina para 200 milhões de brasileiros. Vamos dar para as pessoas (?) em período fértil. E vamos torcer para que antes de entrar no período fértil, elas (as jovens) peguem a Zika, para ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Aí não precisa de vacina"

Isso não é animador? Ter um Ministro da SAÚDE que torce para a meninada pegar a Zika? 

Melhor que isso, só uma presidenta "roraimada" que enaltece o "querido" Eduardo Paes, prefeito da "galáxia" que é o Rio de Janeiro, e que espera que os Jogos Olímpicos deixem um LEGADO antes (???), durante (???) e depois. 

Uma "Mulher Sapiens" como essa, deveria pegar um "aeroporto, que é outra forma de transporte", ir "saudar a mandioca" em outra galáxia (a verdadeira) e levar junto seu Ministro. 

Lá é bem tranquilo. Não tem mosquito da dengue e nem uma figura oculta atrás, que é um cachorro. E quando lá chegarem, que dobrem a meta, pra termos certeza que essa será uma viagem só de ida!

Por VERA VAIA



-Nascida e criada em Jundiaí- SP, Casada com o Jornalista Sandro Vaia, mãe de Giuliana Vaia, também blogueira, avó de Anna Luisa de 6 anos e meio e avó também de 5 gatos rsrs;
-Formada em letras trabalhou a maior parte do tempo em jornais locais aonde começou com o extinto cargo de Revisora do Jornal da Cidade, depois foi repórter e sócia proprietária do Jornal Jundiaí Hoje;
-Também criou um caderno de variedades chamado Estilo que circula até hoje aos domingos no jornal de Jundiaí;
-Atualmente só brinca de escrever no Facebook e Twitter.
-São suas essas singelas frases:
 "Uma das coisas que eu gosto:Lula frita, bem passada, quase torrada. Umas coisas que eu não gosto: Lula".

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Os Melhores do Rio




Os melhores do Rio de Janeiro

Cristo Redentor: maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, começou a ser planejada em 1921 e desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa. A escultura localiza-se no Parque Nacional da Tijuca, com 710 metros de altura e está situada em um dos pontos mais altos e bonitos da cidade, não é por menos que é o ponto mais visitado pelos turistas. 

Pão de Açúcar: conjunto de dois morros, Morro da Urca e Pão de Açúcar, os quais são ligados a um teleférico que alcança até 575 metros de altura e 220 metros acima do nível do mar até o Morro da Urca. Do alto, a belíssima vista do Botafogo e Baía de Guanabara encantam a todos. 

Maracanã: Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido por todos como Maracanã, grandioso estádio de futebol, o qual já presenciou os mais grandioso clássicos do esporte. Fatos históricos como o milésimo gol de Pelé e a final da Copa do Mundo de 2014 marcaram o estádio e milhares de torcedores brasileiros e mundiais.

Mesa do Imperador: mirante localizada na estrada da Vista Chinesa - Floresta da Tijuca - Horto. Do local é possível observar a Lagoa Rodrigo de Freitas, Corcovado, Pão de Açúcar e grande parte da Zona Sul da cidade.

Jardim Botânico: local com muita diversidade de plantas, flores, animais. Local ideal para quem gosta de natureza, onde poderão visitar o orquidário, bromeliário, cactário e o espaço Tom Jobim.

Praias: (Ipanema) com extensão de 2km, localizada entre o Arpoador e Jardim de Alah, muito conhecida pela cação "Garota de Ipanema", está situada na Zona Sul da cidade. (Leblon) é a continuação da praia de Ipanema tendo continuidade até os penhascos da Av. Niemeyer, está situada na Zona Sul da cidade. (Barra da Tijuca) maior praia da cidade com 14,4km de extensão, uma das mais visitadas, está situada na Zona Oeste da cidade. (Reserva) praia tranquila de pouco movimento, perfeita para prática de esportes aquáticos, está localizada na Zona Oeste da cidade. (Copacabana) principal roteiro turístico, muito frequentada e é uma das mais belas praias do mundo. Localizada no bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Foi apelidada como a "Princesinha do Mar".

Por FERNANDO BERVIAN
- Administrador do Blog do Bervian;
- Gaúcho de Ivoti/RS;
- Ensino Médio Completo;e

- Futuro Jornalista ou Professor de Geografia.