sábado, 9 de julho de 2022

Cinema e Educação Formal: uma trajetória de vida e formação


 Autora: Stela Maris Leite Carrinho de Araujo(*)

Certeza que esta intersecção cinema e educação tenha no cenário uma fotografia como tela de fundo... a minha família e a escola que frequentei e, posteriormente, minha caminhada na formação de meus alunos, futuros docentes e professores nas jornadas de formação continuada alvos de grande parte do tempo do meu trabalho.

Recorro a algumas lembranças dos recursos audiovisuais da infância: histórias infantis em discos, ouvidas em um aparelho Phillips de móvel sóbrio que ocupava local privilegiado na sala de visitas da minha casa, acompanhadas de livros com ilustrações que faziam viajar a imaginação.

Mas, afinal, o que tanto nos fascina nas narrativas que nos distanciam nas distopias imaginárias e, ao mesmo tempo, nos aproximam da realidade?

Os contos populares são originários dos mitos arcaicos. Os mitos, consequentemente, são, em princípio, narrativas consideradas sagradas, relatando fatos que teriam ocorrido num tempo, ou mundo anterior ao nosso e que, de alguma forma, tentam explicar a origem e a existência de tudo.  Como e por que surgiram o mundo, os homens e seus costumes, a necessidade de leis, os reinos animal e vegetal, os fenômenos da natureza. Ou seja, foi por meio de histórias que as culturas criaram e continuam criando mitos, objetivando, passíveis de compreensão, a explicação a existência de tudo, habitando no contexto da capacidade humana.

O processo narrativo é uma postura inerente ao homem, fundamental para convivência e vital para continuidade e desenvolvimento da raça humana. Vem-me à memória o filme "A Guerra do Fogo", direção de Jean Jacques Annaud, 1981. Sem a narrativa a visão que temos de nós mesmos, as relações sociais não poderiam ser construídas. Narramos tudo que vivemos, imaginamos, sonhamos, nossas experiências cotidianas, lembranças, sonhos, projetos e desejos. Narramos para nós mesmos num "diálogo" silencioso e íntimo, ou até sonoro, em questionamentos sobre episódios acontecidos, que de alguma forma não nos ficaram claros. Para além de um recurso literário, a narrativa pode ser considerada um dos procedimentos por meio do qual tornamos a vida e o mundo interpretáveis.

Certamente, a narrativa sempre foi uma especificidade do ser humano: da escrita nas cavernas, nas pedras próximas às comunidades, seguidas de sons guturais, gritos, diante dos perigos e sussurros até a elaboração da linguagem narrativa: Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Assim forma-se o pensamento que racionaliza, que fantasia, que produz memória, que deduz o futuro, favorecendo o desenvolvimento da cognição. Qual é o limite para que o homem conte a sua história e suas relações com o mundo? E que mundo?

Não, nossa realidade passível das verdades estabelecidas pelo coletivo universal é indomável. Os cérebros criativos buscam formas de replicar a realidade e os sonhos com os signos e tecnologias disponíveis.

Que narrativas, mesmo no contexto da linguagem rudimentar, nos primórdios dos tempos, formam nossa visão de mundo? Os mais velhos e toda comunidade sentados em volta de fogueiras que os protegiam dos animais perigosos e os protegiam do frio. O fogo tido como algo sobrenatural e sagrado até à racionalização de seu uso. Todos em volta da luz, ouvindo histórias.

Mudou-se a estrutura, mudaram as tecnologias e aumentaram, exponencialmente, a quantidade de ouvintes. Todos aparelhos tecnológicos servem, praticamente, às mesmas narrativas há muito existentes, mas com as necessárias adaptações. E a cada inovação há um impacto nas relações humanas.

Nada fascinou tanto, e continua fascinando, como o cinema. A sala escura, a grande tela, o som ampliado, as mesmas reações diante das cenas cinematográficas que demonstram harmonia de sentimentos de quem assiste.

O evento em si do encontro da comunidade. Luz! Como os expectadores qual estivessem em volta do fogo. O salto da capacidade narrativa e o uso de tecnologias descortina um longo caminho de transformação e conquista.

Conseguir imagens em movimento foi algo perseguido desde a Antiguidade. As sombras sempre exerceram fascínio nos seres humanos (sombras precisam de luz). Ah, um teatro de sombras! Ah, a Lanterna Mágica! Uma criação doméstica que chegou aos meios acadêmicos no século XVII (uma câmara escura que projetava, através de lentes e luz, desenhos pintados à mão em vidros. Um narrador se encarregava de contar a estória e, algumas vezes, havia acompanhamento musical – a busca de atingir todos os sentidos. Isto encantava e a criação narrativa reuniu imagem, texto, música. E pasmem: as crianças ainda se fascinam com este tipo de narrativa. Seja com um lençol branco e uma lanterna, ou nossas mãos projetadas na parede, aguardando o sono que não vem. E quantas vezes escutamos: De novo!

Com o advento da fotografia foi possível fixar a imagem em várias superfícies, papel, placa de metal, ou vidro. Desta maneira, não podemos entender a história do cinema sem compreender o impacto da fotografia. Mas o foco é o cinema. 

A própria etimologia da palavra cinema explica: "cinema" é a abreviação de cinematógrafo. "Cine", origem do grego e significa movimento; o sufixo "ágrafo", aqui significa, gravar. Temos, então, o movimento gravado.

Mas o homem é fadado à transformação, busca constante de inovação para sedimentar meios que implementem as relações interpessoais e as comunicações. 

Em 1877, o francês Charles Émile Reynaud (1844-1918), cria o Praxinoscópio onde  cada imagem é desenhada cuidadosamente, em sequência, para dar a ilusão de movimento, pois o aparelho tinha formato circular, cujas imagens iam se sucedendo e davam a sensação de estarem se movendo. À medida que o Praximoscópio era ampliado, a projeção, inicialmente restrita ao ambiente doméstico, Reynaud conseguiria, em 1888, aumentar o tamanho de sua máquina. Isto permitiu projetar os desenhos para plateias maiores. Na época essas apresentações ficaram conhecidas como "teatro ótico". 

Já em 1894, na fábrica chefiada por Thomas Edison (1847-1931), nos Estados Unidos, foi criado o cinetoscópio. Era uma máquina individual na qual era possível se assistir filmes de curta duração. As imagens eram gravadas em uma película de celuloide com a capacidade de gravar as imagens e assim, projetá-las através das lentes.

No "Grand Café", em 28 de dezembro de 1895, em Paris, foi realizada a primeira projeção cinematográfica. Foram projetados filmes de curta duração como "A chegada do trem à estação de La Ciotat" ou "A saída dos operários da fábrica".

Em 20 de junho de 1908, é lançado um dos primeiros filmes brasileiros, Nhô Anastácio chegou de viagem, de Marc Ferrez.

A partir de 1911, chegam a São Paulo imigrantes italianos que acabariam tomando conta do mercado nos próximos 30 anos: Gilberto Rossi, João Stamato, Arturo Carrari. O ator italiano Vittorio Capellaro associa-se ao cinegrafista Antônio Campos e juntos filmam os longas Inocência (1915), a partir do romance de Taunay, e O Guarani (1916), baseado em José de Alencar. 

No Rio, Luiz de Barros, que viria a realizar mais de 60 longas-metragens até os anos 70, também começa por José de Alencar: A Viuvinha (1915), Iracema (1918) e Ubirajara (1919).  A partir de 1916, os "naturais" se organizam em cinejornais, produzidos e exibidos semanalmente, mantendo o pessoal de cinema em atividade com filmagens de futebol, carnaval, festas, estradas, inaugurações, fábricas, políticos, empresários etc. Muitas pautas eram claramente encomendadas, misturando jornalismo e propaganda. Daí o termo pejorativo "cavação", ou picaretagem.

Mas a narrativa cinematográfica foi realmente pontuada por dois pioneiros: Alice Guy-Blaché (1873-1968) e Georges Méliès (1861-1938) que vão utilizar as câmeras para contar estórias, criar técnicas e narrativas que somente seriam possíveis com este aparelho.

A história do cinema é fascinante. Mais fascinante ainda é tentarmos entender seu impacto na audiência e a que se prestou a sétima arte na tentativa de moldar comportamentos, posturas políticas e de arcabouços de aliciamento de consumo. Não há um texto sequer sem pretexto. E aí reside a mágica: uma audiência desconhecida que responde às específicas sequências narrativas planejadas por uma estrutura vibrante dos criadores do cinema. 

AH, a linguagem do cinema! Se o meio é a mensagem, como teoriza McLuhan, certamente, o cinema tem um nicho específico e passível de reflexão por todos que utilizam o cinema como meio de formação.

Mcluhan afirmava que o meio não é um simples canal de passagem do conteúdo, ou mero veículo de transmissão da mensagem. Para o canadense McLuhan é um elemento determinante da comunicação, pois envolve, em todo processo, a desconstrução e a obsessão pelo conteúdo conforme os estudos e teorias da própria comunicação. Esta desconstrução se faz necessária diante da consequente cultura letrada, que, muitas vezes, torna-se incapaz de se adaptar às novas tecnologias e seus caminhos pantanosos – não temos certeza, quase nunca de onde pisamos e caminhamos. 

Cada meio tem sua linguagem, seus referentes, seus elementos de comunicação e contextos. Além do engenho do intertexto de signos. É possível reconstruirmos o que diria Mcluhan no contexto atual? 

Seguindo a ideia, o meio é a mensagem, porque também é conteúdo específico, com imensa capacidade de ludicidade conforme o meio, de cognição ampliada, ou mais restrita e sinestésica em graus passíveis de serem mensurados. 

McLuhan afirmou que os meios são extensões dos sentidos dos homens. Nenhuma imagem mais perfeita para comprovar esta afirmativa do que olharmos, por exemplo, ao redor de nós mesmos em um aeroporto, ou cantina de uma universidade, constatando que praticamente quase todos estão com smartphones nas mãos. Isto posto, smartphones, ou quaisquer outros dispositivos tecnológicos convergentes, podem ser as extensões dos dedos ou das mãos que se tornam a extensão da mente, configurando uma relação interdependente entre a tecnologia e o homem. 

Lendo McLuhan fica patente que o educador, filósofo e teórico das comunicações canadense, previu o impacto das redes nas relações entre o homem e as Tics. Sempre estava presente em suas falas o conceito de "aldeia global", numa referência clara às convergências das mídias. Afinal, a internet possibilita uma estrutura cuja evolução tecnológica permite descentralização da comunicação, sem barreiras e em qualquer circunstância de conexão. O mundo interconectado por mídias de massa, inclusive o cinema  que migrou, primeiramente, para os cineclubes e depois para Tvs, agora, disseminam-se nos canais a cabo, e todos e quaisquer dispositivos tecnológicos, estimulando uma cultura global.

Vivenciamos o que podemos definir como a última fronteira entre o homem e a máquina, ou seja, o meio, é a interface da relação biotecnológica. Uma tecnologia aperfeiçoada, por exemplo, como um membro implantado ao corpo com ligações neurais que é capaz de passar a fazer parte do corpo e seu usuário esquecer que este seja um membro tecnológico. 

Mesmo os games quando simulados em 1ª pessoa produzem sensações ao ponto em que ambos – homem/máquina - tornam-se apenas um. Divagações sobre narrativas, cognição, linguagens e meios de comunicação à parte, como o cinema passou a ser objeto de reflexão para formação de público e elemento de motivação para aprendizagem em diversas áreas do conhecimento?

Por que refletir sobre produções cinematográficas?

Os cineclubes têm suas primeiras manifestações em 1925. Foi neste ano que se teve notícia de uma agremiação organizada por Louis Delluc, denominado "Ciné Club". Neste mesmo ano, surgiu a Tribuna Livre do Cinema, que, após a exibição de filmes, em sessões semanais, promovia debates em sequência. 

Em nosso país surgiu o denominado "Chaplin Club" que, além das sessões e debates também publicava uma revista "O Fã". Em 1947, após a II Grande Guerra, houve muitas criações de Cineclubes, surgindo uma fundação internacional a FICC – Fundação Internacional do Cine Club. O Cineclube é um espaço de discussão do cinema que gerava produção crítica impressa. A crítica cinematográfica, advinda das discussões dos cineclubes, trouxeram grande contribuição para os movimentos de renovação do cinema. Nomes importantes ligados às discussões promovidas nos cineclubes surgiram e se tornaram referências de estudos: Jean-Luc Godard, Truffaut e outros. Tanto o cinema italiano com o movimento Neorrealista e o Cinema Novo brasileiro são segmentos da Sétima Arte que pontuam influência do cineclubismo.

Como a narrativa literária que expressa a visão do homem e seu tempo transitando entre o passado, o presente e o futuro pincelando as visões possíveis que residem na mente humana, o cinema na estrutura do cineclube propicia o compartilhamento e resgate das leituras de mundo dos participantes. Podemos constatar que a linguagem cinematográfica como motivadora nos processos de formação obriga posturas didático - pedagógicas interdisciplinares, transdisciplinares e multidisciplinares.

Um resgate de memória de formação – a escola

Além do ambiente favorável sociocultural que vivi em casa, na adolescência tive o privilégio de estudar em uma escola salesiana que tinha um cineclube. O cineclube já estava consolidado como espaço de formação da comunidade e muitos professores da escola sugeriam a frequência às sessões. O que me lembro é que as tardes de domingo eram reservadas ao cineclube. As sessões aconteciam em um cinema denominado Cine Rex, um prédio que não costumávamos frequentar com a turma de amigos do clube da cidade. 

O segundo andar do prédio era lugar que eu sempre desejei visitar e nunca o fiz. Tinha arquitetura primorosa em estilo art nouveau com cubos de vidro na fachada que acendiam para as sessões noturnas.  Era um ambiente austero e sem as guloseimas costumeiras das sessões de cinema para diversão. Além das irmãs salesianas havia alunos de diversos níveis e pessoas conhecidas e respeitadas da cidade.

Pessoas consideradas intelectuais da cultura, pessoas com mais idade e experiência. Confesso que muitas vezes senti vergonha de algumas cenas exibidas, ciente de que essas pessoas também a estavam vendo, mas a naturalidade exigida e o comportamento eram expressão de maturidade para uma adolescente que queria se firmar como pessoa culta. 

Os espaços nos quais ocorriam as sessões confundem-me a memória. Por incrível que pareça, lembro-me de uma sessão no Clube Militar, em pleno final da década de setenta. Pode até ser sonho. Eram tempos difíceis, mas a criatividade e sutilezas permeiam as mentes cultas das organizadoras do Cineclube. Pessoas comprometidas com a liberdade de expressão e com o cinema.

O uso de filmes como motivação para aprendizagem requer do educador um mergulho profundo na pesquisa sobre todas as áreas de conhecimento que favoreçam à ampliação da leitura de mundo. O intertexto é o ponto de partida para abrangência nas diversas áreas do conhecimento.

Sempre, após cada filme, eu anotava em fichas o que de relevante era dito sobre o filme, mesmo que ninguém fosse ler. Era um registro de memória. As fichas se perderam com as mudanças da vida. Período profícuo de formação e cultura.

Se desejamos usar o cinema como motivador de formação há que se deter, primeiramente, nos clássicos e propiciar atividades que pontuem intertextos desejados nos conteúdos referentes da aprendizagem.

Tive acesso aos clássicos do cinema antes do advento do VHS, eram filmes em película veiculados em máquinas de 16 mm, ou 35 mm. É diferente a sensação na sala escura com tela grande. Estão na memoria e sempre que possível recorro a trechos dos filmes, ou mesmo seu todo quando desejo aprofundar-me em uma reflexão.

Há filmes que foram assistidos no cinema, outros no cineclube, outros em casa. Os espaços confundem-se, mas as imagens e textos dos filmes permanecem. Adoro revê-los. Trazem lembranças de espaços, pessoas sentimentos tão significativos que uma palavra, uma música, uma imagem, um sabor, um perfume, um toque provocam a vontade imensa de rever alguns filmes, ou falar, ou escrever sobre eles. Um professor com repertório e cultura cinematográficas tem possibilidades imensas de motivações para aulas com potencial de contextualizações de informações. 

Para mim, cinema de boa qualidade, literatura e arte são essenciais no ensino de quaisquer áreas do conhecimento, por mais áridas de subjetividades que sejam, como as denominadas ciências exatas. E para isto é necessário o alimento incessante do repertório docente nessas áreas. Há sites que mantém acessíveis filmes com downlouds gratuitos. Faço aqui uma viagem aos filmes significativos, entremeando-os com alguma memória, possível...

Alguns filmes foram vistos como matéria de estudo diletante, quando assistia aos filmes para observar conteúdos e técnicas, assim como os contextos históricos, sociais para observar a cultura, comportamentos - homem e seu tempo na arte projetada: A Viagem a Lua (1902), Frankestein (1910), Cabiria (1913), O Nascimento de uma Nação, 1913, Making a Living, 1914, Corrida de Automóveis para Meninos, 1914, A Queda de uma Nação” (1916), Gabinete do Dr Galigari (1920), Nosferatu (1922), O Homem Mosca (1923); “O Encouraçado Potemkin (1925), A Paixão de Joana D’Arc (1928), Metrópolis (1927), O Beijo (1929), Asas (Wings, 1929), A Caixa de Pandora (1929), Mata Hari (1931);King Kong (1933); Ganga bruta (1933); Favela dos meus amores (1935); O Descobrimento do Brasil(1936);Tempos Modernos (1936); Nasce Uma Estrela (1937); No Tempo das Diligências (1939); O Morro dos Ventos Uivantes (1939); O Grande Ditador (1940).

E o Vento Levou (1939), Cidadão Kane (1941) – este debatido muitas vezes no Cineclube de Lorena, inclusive com a veiculação do documentário do Chanel 4 inglês Muito além Cidadão Kane; Casablanca (1943), Ladrão de Bicicletas (1948), Cantando na Chuva (1952), Os Sete Samurais (1954), Godzila (1954 – monstros criados como metáfora da bomba atômica) 

Os Dez Mandamentos (1956),Deus Criou a Mulher (1956 - primeiro filme que vi de Brigitte Bardot), A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956), Ben Hur (1959 – quando assisti, apaixonei-me por Charlton Heston), A Malvada (1950), Sindicatos de Ladrões (1954), Um Corpo que Cai (1958), 1959Orfeu Negro (Orphée noir) – França. 

Hiroshima, Meu Amor (1959), Morangos Silvestres (1957 – lembro-me da inquietação diante das reflexões expostas pela personagem Dr Isak Borg), O Sétimo Selo (1957 – a personagem Morte desafia nossa fé),: A Doce Vida (La dolce vita) – Itália-  1960); Spartacus (1960-  primeiro filme que assisti de Tony Curtis e dirigido por Kubrick), Cleópatra (1963 – este filme motivou-me a conhecer a vida de Cleópatra e fazer a comparação histórica e as evidências retratadas no filme, mas não era fácil, não havia Google; os olhos de Elisabeth Taylor eram fascinantes), Lawrence da Arábia (1962),  Psicose (1960 – confesso que fiquei com medo por um tempo quando no banho, mesmo não tendo cortina, mas box), O Pagador de Promessas – 1962); Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963); Vidas Secas, (1963); Um Homem, uma Mulher (Un homme et une femme – 1966); Terra em Transe (1967); Bebê de Rosemary (1968 – a violência sugerida é muito mais pungente porque se soma com nossa imaginação,  confesso que fiquei melancólica depois do filme, mas aumentou minha fé),  Uma Odisséia no Espaço (1968 – este filme assisti com meu pai e meu futuro marido, no Nosso Cinema, certeza que meu gosto por cinema começou por motivação de meu pai. Lembro que ele tinha que explicar muitas coisas do filme. Lembro da minha alegria e segurança de estar ali, trilhando um caminho, era muito jovem e tinha muitos sonhos. O filme foi veiculado na minha cidade, Lorena, em 1973, ou 1974, motivou-me a ler Nietzche, as teorias de Einstein que me levaram a constantes leituras sobre o espaço-tempo).

 A Máquina do Tempo (1960 – este filme assistido muito tempo depois, foi busca para entender o "paradoxo do avô", tema perseguido até hoje), O Planeta dos Macacos (1968 – já era aficionada em Charlton Heston, ir ao cinema com amigos e compartilhar emoções era diversão semanal, além do cineclube que nos trazia visão ampla e esclarecimento de "porquês". Não tínhamos formação tão consciente quanto ao meio ambiente e este filme nos motiva a pensar no respeito, nas diferenças, nas tramas do poder).

Primeira Noite de um Homem (1968 – Dustin Hoffman novinho e a trilha sonora inesquecível, os relacionamentos fora do padrão), Bonequinha de Luxo (1961 – Quando tomei conhecimento da Tiffany e uma das músicas prediletas de minha mãe), A Noite (1961); O Julgamento de Nuremberg (1961); Viver a Vida (1962); Uma Mulher para Dois (1962), A Infância de Ivan (1962), Os Pássaros (1963),8½ (1963); Dr. Fantástico (1964), Mary Popins (1964); Por uns Dólares a Mais (1965); Doutor Jivago (1965); A Noviça Rebelde (1965), Persona (1966), Blow-up (1966), Quem tem Medo de Virginia Woolf (1966); A Bela da Tarde (1967), Noite dos Mortos Vivos (1968); Macunaíma (1969)Perdidos na Noite (1969), O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969) M.A.S.H (1970); Operação França (1971), Serpico; A Classe Operária Vai ao Paraíso (La classe operaia va in paradiso - 1973); Apocalypse Now (Apocalypse Now), Estados Unidos; Chinatown (1974), Tubarão (1976), Star Wars (1977); Laranja Mecânica (1971), O Poderoso Chefão, (1972); O Exorcista (1973); Um Estranho no Ninho, (1975), Taxi Driver, (1976);: Taxi Driver (Taxi Driver – 1976); Todos os Homens do Presidente, (1976); Rede de Intrigas, 1976; Dona Flor e seus dois maridos (1976)  Eu te amo (1981), de Lúcio; Arnaldo Jabor; Xica da Silva (1976), Nasce uma Estrela (1976);  Flávio, o passageiro da agonia (1977); Rocky, um Lutador (1977); Carrie, a Estranha(1977), Os Embalos de Sábado a Noite (1977); A Dama do lotação (1978): Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall)(1978); O Franco-Atirador (The Deer Hunter - 1979) Pai Patrão (Padre padrone - 1977); O Tambor (Die Blechtrommel - 1979); O Iluminado (1980) Touro Indomável (1980); 1980: Kagemusha, a Sombra do Samurai (Kagemusha) – Japão e All That Jazz – O Show Deve Continuar (All That Jazz) – Estados Unidos; O Homem de Ferro (Man of Iron, Polônia (1981); Carruagens de Fogo (1981);  O Homem-Elefante, (   )Yol – Turquia - 1982), E.T. – O Extraterrestre (1982),  Blade Runner – O Caçador de Androides, (1982), Fitzcarraldo (1982), Fanny & Alexander (1982) Tron (1982); Missing – Desaparecido, um Grande Mistério (Missing-1982); A Balada de Narayama (Narayama bushik- (1983– Japão); Flashdance – Em Ritmo de Embalo (1983); Sargento Getúlio (1983), ) Paris, Texas – Alemanha Ocidental (1984); Amadeus (1984); Era Uma Vez na América (1984); Cabra marcado para morrer (1984); A História Sem Fim (1984); A marvada carne, (1985); Platoon (1986); A Missão (The Mission) (1986); Sexo, Mentiras e Videotape (Sex, Lies, and Videotape (1989); Scarface  (  ); Top Gun (1986); A Cor do Dinheiro (1986); Veludo Azul (1986); O Último Tango em Paris (1987); Os Intocáveis (1987); Robocop (1987); Máquina Mortífera (1987); Mississipi em Chamas (1988); Rain Man (1988); 

A Última Tentação de Cristo (1988);Uma Cilada para Roger Rabbit (1988); Batman (1989); Nascido em 4 de Julho (1989); Meu Pé Esquerdo (1989); Faça a Coisa Certa (1989); ),; Exterminador do futuro (1984), A Cor Púrpura (1985), De Volta Para o Futuro, (1985), Curtindo a Vida Adoidado (1986); Nascido para Matar, (1987), Asas do Desejo (1987), Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987), Atração Fatal (1987), Cinema Paradiso (1988), Sociedade dos Poetas Mortos (1989), 1990: Coração Selvagem (Wild at Heart) – Estados Unidos; Uma Linda Mulher (1990); Os Bons Companheiros (1990), Ghost (1990), Dança com Lobos (1990), Edward Mãos de Tesoura (1990), O Silêncio dos Inocentes (1991); 1991: Barton Fink – Delírios de Hollywood (Barton Fink) – Estados Unidos; Instinto Selvagem (1992), Regresso a Howards End (1992), Traídos pelo Desejo (1992); A Lista de Schindler (1993), O Piano (1993); Sonho de Liberdade, 1994, Forrest Gump (1994); Filadélfia (1993), Pulp Fiction (1994);O Quatrilho (1995); Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995)O Que É Isso, Companheiro? (1996) — ambos indicados para Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Central do Brasil; 1996: Segredos e Mentiras (Secrets & Lies) – Reino Unido;A Vida é Bela (1997); Titanic (1997); O Carteiro e Poeta (1997) O Resgate do Soldado Ryan (1998); Atrás da Linha Vermelha (1998), A Bruxa de Blair (1999); Amnésia (2000), Cidade dos Sonhos (2001); 2002: O Pianista (The Pianist) – Polônia; 2004Fahrenheit 11 de Setembro (Fahrenheit 9/11) – Estados Unidos; Labirinto do Fauno (2006); O Sexto Sentido, Matrix, Clube da Luta e Beleza Americana, o último filme de Stanley Kubrick, De Olhos Bem Fechados , Avatar (2009), X-Men , Batman o Cavaleiro da Trevas, Quem quer Ser Milionário (2008); 2008Entre os Muros da Escola (Entre les Murs) – França;

Um Lugar Qualquer (2010); A Origem (2010) ; Cisne Negro (2010); Drive (2011); Shame   2011); Separação (2011); As Vantagens de Ser Invisível (2012); Amour (2012); Blue Jasmine (2013); O Lobo de Wall Street (2013); Her (2013); Gravidade (2013); Relatos Selvagens (2014); Interestellar (2014); O Quarto de Jack (2015); Boyhood (2016); La La Land (2016); Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016); Me Chame pelo seu Nome (2017); Três Anúncios de um Crime (2017); O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017); Um Lugar Silencioso (2018); Nasce uma Estrela (2018); Infiltrado na Klan (2018); Hereditário (2018);O Retorno de Mary Poppins (2018); Amigos Para Sempre (2019); Aladdin (2019), Rocketman (2019), X-Men: Fênix Negra (2019); Toy Story 4 (2019); O Rei Leão (2019); Once Upon a Time in Hollywood (2019); Coringa (2019); The Goldfinch (2019); Frozen 2 (2019); Star Wars: Episódio IX (2019); Border (2019); O Irlandês (2019).

O ano de 2020 foi um ano atípico para as salas de cinema. Estiveram fechadas por causa da pandemia de Coronavírus. Filmes acessíveis no streaming ajudaram passar esse período impensável. Os Miseráveis (2020) conta história de jovens que moram em um bairro violento de Paris. O longa é um thriller policial denunciando o lado pouco conhecido da capital francesa; Mank (83%) (2020) Excelente! Nos faz voltar a questionamentos históricos sobre o avanço implacável das mídias de massa. A Hollywood da década de 1930 revisitada pelo olhar do roteirista Herman J. Mankiewicz, que sofre com o alcoolismo às voltas para terminar o roteiro de Cidadão Kane para Orson Welles; Uma Mulher Alta (2020) duas jovens em busca de esperança e significado em meio aos destroços da Rússia após a Segunda Guerra Mundial. 

O cerco de Leningrado, um dos mais brutais da história, terminou, mas reconstruir a vida parece difícil diante de tantas mortes e tantos traumas; Another Round (2020) quatro professores que decidem testar a teoria de que, ao manter um nível constante de álcool na corrente sanguínea, a vida será melhor; Má Educação (2020) Frank Tassone é o superintendente de um colégio de muito prestígio junto a professores, pais e alunos. Uma aluna resolve investigar uma custosa empreitada que está prestes a acontecer, o projeto Skywalk, e acaba descobrindo uma série de fraudes na contabilidade da escola cometidas pelo próprio FranK;

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (2021); Ataque dos Cães (2021) Muito interessante; um faroeste no qual não temos o xerife, ou o fora da lei marcando presença. A história toda é centrada em uma questão familiar entre um irmão bondoso e outro ambicioso e cruel. É o velho arquétipo do Caim e Abel sendo muito bem vivido por Benedict Cumberbatch; Em Um Bairro de Nova York (2021) é cativante justamente por usar suas canções e seus ritmos para contar a história de um jovem que cresce em um bairro latino da cidade, sua relação com a comunidade e como todos eles correm em busca de seus sonhos — e com o gingado que nos é tão particular; Meu pai (2021) uma história para dar nó na garganta, soco no estômago. A gente chora e muito. Com Anthony Hopkins, um show de interpretação. É a história de um homem que sofre do Mal de Alzheimer; Judas e o Messias Negro (2021) história real sobre o racismo estrutural nos USA; Nomadland (2021) faz por merecer a premiação ao trazer um retrato real de uma situação bastante contemporânea: os nômades modernos.

O ano de 2022 está em construção. Percebo que a sétima arte migrou para salas equipadas em casa, ou para pequenas salas de condomínios onde amigos se reúnem para ver filmes escolhidos por algum morador que aprecia reflexões sobre cinema. Toda escolha é subjetiva, mas para sala de aula é necessário planejamento e acurada seleção de objetivos de formação. Em toda minha carreira docente sempre tive o cinema como suporte pedagógico. Preparar sequências didáticas com filmes, para mim, trouxe prazer ao trabalho docente; na intenção de formar o outro, estamos construindo nossa identidade cultural e sedimentando conhecimento. Educar também é arte.

Sugestões de referências

http://www.jornalolince.com.br/2014/fev/focus/5519-cine-clube-de-lorena-50-anos-divulgando-a-setima-arte

https://www.culturaprojetada.com.br/canone-do-cinema-1916-1929/;

SABADIN, Sérgio A História do Cinema para quem tem pressa – Dos irmãos Lumière ao século XXI Edição1ª Editora Valentina Data da publicação 4 maio 2018;

Vários autores, O livro do cinema Edição 1ª Editora Globo Livros Data da publicação 3 janeiro 2017;

ALMEIDA, Benedita de. Vídeo e TV na sala de aula: limites e possibilidades para a reflexão e para a formação integral. Disponível on line http://pesquisaeducacao.files.wordpress.com/2011/02/linhas_de_pesquisa.pdf. Acesso em 10.09.2012. 2011;

ALMENARA, Julio Cabero. Avaliar para melhorar: meios e materiais de esnino. In SANCHO, M. Juana (Org). Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998;

BARCINSKI, André . "O Artista"”, ou quando o silêncio brigou com o som. 

Disponível em http://andrebarcinski.folha.blog.uol.com.br/. Acesso em 21.08.2012;

BANDEIRA, Zeca. Qualificação Aproxima Professor das Novas Tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Revista TV Escola: Tecnologias na Educação. Brasília: Araguaia Indústria Gráfica. Dez. 2010;

BARONE, Henrique Lopes. Breve História da Arte – Do Renascimento ao Simbolismo. Disponível http://www.quadrochave.com/uploads/historia_da_arte_p1.pdf. Acesso em 16.08.2012;

BLANCHETTI, Lucídio; JANTSCH, Ari Paulo (Orgs). Interdisciplinaridade: para a além da Filosofia do sujeito. Petropólis: Vozes, 1995.

BORGES, Sam Thiago P.. Música eletrônica, arte e racionalização. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Número 8 – Março de 2005;

Disponível:

http://www.cchla.ufpb.br/caos/samthiago.pdf. Acesso 19.08.2012.;

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF. Disponível portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf. Acesso 18.08.2012;

COELHO, Álisson. Nota Máxima: O Professor que é nota 10. Zero Hora. Porto Alegre. 10 de agosto de 2012;

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DIAS, Tânia Maria da Cunha. Avaliação Interdisciplinar: Uma Experiência Feita ao Revés. Disponível on line www.angrad.org.br/area_cientifica/artigos/. Acesso em 06.02.2009;

FEIX, Daniel. Ascensão Vertiginosa: Hitchcock desbanca do topo de prestigiada lista de melhor filme de todos os tempos. Zero Hora. Segundo Caderno. Porto Alegre. 06 de agosto de 2012;

FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO. Interdisciplinaridade. Disponível on line em

http://www.fundar.org.br/temas/texto__7.htm. Acesso em 10.07.2012..GERAL. Nota Máxima: O Professor Nota 10; Na web TV, a chance de aprimorar expressão oral. Zero Hora. Porto Alegre. 10 de agosto de 2012.;

GILMOUR, David. O Clube do Filme: Um pai, um filho, um filme por semana. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009;

GIRAO, Ligia Cirino. Vídeos educativos: como e para quê produzi-los. Bem Público. Hora Pública Editora: Curitiba. Ed. 16, outubro/novembro 2007. p. 60 a 63.;HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001.

KANASHIRO, Áurea Regina. Projeto Araribá: português. São Paulo: Moderna, 2006. LEBELEM, Cristiane. EaD é a via principal. Bem Público. Hora Pública Editora:Curitiba. Ed. 16, outubro/novembro 2007. p. 49;

MACHADO, Roberto. O Nascimento do Trágico De Schiller a Nietzsche. Rio de Janeiro:Zahar. Disponível http://circoeletronico.com.br/doc/t1103.pdf. Acesso em 15.08.2012.

MARQUES, Mário Osorio. A formação profissional da educação. Ijuí: ed. UNIJUÍ, 2000.

MEIRA, Luciano. Inovação na Escola. Revista Pátio. Porto Alegre: Grupo A, Educação SA. Ano IV, n. 14, set/nov. 2021;

MELCHIOR, Celina. Avaliação pedagógica função e necessidade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002;

MIRANDA, Antonio. Escultura como Forma e Significado. Universidade de Brasília. Disponível http://www.antoniomiranda.com.br/ensaios/EsculturaFormSign.pdf. Acesso em 16.08.2021;

MOCELIN, Renato. História e Cinema: educação para as mídias. São Paulo: Brasil. 2009;

MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. 

Disponível http://www.eca.usp.br/moran/uber.htm. Acesso em 22.08.2021;

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009;PERRENOUD, Philipe. 10 Novas competências para Ensinar. Artmed: Porto Alegre, 2000;

PERRONE, Marcelo. Entrevista: Arnaldo Jabor, cineasta e cronista. Zero Hora. Segundo Caderno. Porto Alegre. 10 de agosto de 2021;

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 1995;

ROSA, Rafael Brenner da. Arquitetura, A Síntese Das Artes. Disponível http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5114/000510331.pdf?sequence=1. Acesso em 17.08.2021.

ROCA, Octavi. A autoformação e a formação à distância: as tecnologias da educação nos processos de aprendizagem. In SANCHO, M. Juana (Org). Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998;

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petróplolis: Vozes, 1986;

SCHNEIDER, Steven Jay. 1001 filmes para ver antes de morrer. Rio de Janeiro: Sextante, 2008;

SEVERINO, Antônio Joaquim. O Conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In FAZENDA, Ivanir. Didática da Interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2003;

SPINER: Portal para Jovens. O que é Arte? Disponível http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=192. Acesso em 20.07.2021;

WALACE, Ferreira. Uma análise revisionista de Adorno e Horkheimer em “A Dialética do Esclarecimento. CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais Ano 2, Volume 5, Dezembro, 2008. Disponível on line http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/csonline/article/viewFile/629/558. Acesso em 20.08.2021; e

Wikipédia, a enciclopédia livre, Cinema. Disponível on line http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema. Acesso em 15.07.2021.

 STELA MARIS LEITE CARRINHO DE ARAÚJO


-Mestre em Educação- UNISAL SP;
-Licenciada em Português e Inglês -UNISAL Lorena; 
-Pedagoga; e
Supervisora de Ensino - SEESP.










Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Angústia


 Autora: Genha Auga (*)



Tem épocas em que um pressentimento estranho aparece e o aflige...

Aproxima-se bem devagarinho, invade o coração e nem sabe o porquê...

Uma sensação indefinida que o inebria com um sentimento que não é tristeza e nem parece alegria.

Exatamente como a água do oceano que vem de longe e misteriosa, mansa, aconchega a alma, sacode dentro do peito num vai e vem.

Como uma onda levanta e o derruba implacável, ali o deixa, sem eira nem beira, abandona-o num canto e some no horizonte.

É assim que o coração sente quando essa agonia o invade, essa angústia que não tem definição e o prosta, sem reação, mas, quando passa cala, confunde, pode até matar.

Machuca, leva o coração a trilhar pela melancolia, arranha por dentro e sangra a alma, faz morrer o sonho, a esperança e cerra os olhos para o belo.

Esse vazio que aperta o peito e derrama lágrimas de desamor sangra o ser. Olha para dentro de si e procura o que quer e nunca o vê pronto para dar e cumprir o que nunca prometeu.

Nunca jurou nada e sem discutir seu jeito e tempo, simplesmente se aproveita, não respeita.

Carrega-o até onde quiser, para elevar ou destruí-lo, para viver ou apenas morrer.

Então, o que fazer nesse hiato diante da indeterminação da vida e da necessidade de construir nova realidade? A angústia faz constatar o direito à liberdade e que estamos fadados a ser livres!

Somos os únicos dotados à autorreflexão sobre o sentido da vida e, à medida que nos entregamos à desesperança e impossibilidades, somos assombrados pela nossa própria existência e pela ideia do nosso próprio fim.

Mas eis que sobrevivemos a esse turbilhão de pensamentos!

Então, chegará o tempo em que não estaremos mais aqui, simplesmente nos libertaremos.

Seguiremos, enfim...

"Triste, sim.
  Sem esperanças, nunca!"

GENHA AUGA

















-Bacharel em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo Impresso -(MTB: 15.320);
-Cronista do Jornal online “Gazeta Valeparaibana”;e
-Direção Geral da Trupe de Teatro “Seminovos” – Sede de ensaios no Teatro João Caetano de São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura-Prefeitura de São Paulo) – Autora de textos e roteiro com apresentações em Teatros, CEUs, Saraus, Hospitais, Escolas, Residenciais para Idosos, Centros de Convivências, Eventos, Instituições de Apoio às Crianças Especiais

NOTA DO EDITOR :

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

quinta-feira, 7 de julho de 2022

A guarda dos Pets no divórcio


 Autor: Erick Gonçalves Carrasco(*)

Uma das situações que mais tem impactos, sejam eles patrimoniais ou emocionais, na vida de uma pessoa é o divórcio ou o rompimento de uma união estável. Neste momento delicado, onde as emoções estão a flor da pele é necessária a resolução de diversos assuntos para que cada um possa seguir sua vida.

Nas ações de divórcio ou dissolução de união estável normalmente se discute a partilha dos bens, direitos e dívidas comuns do casal, além das questões inerentes a guarda, pensão alimentícia e regime de visitas aos filhos do casal.

Com a evolução social, é cada vez mais comum que em cada residência haja pelo menos um animal de estimação que, em grande parte das vezes, são integrados a uma família como se fosse um verdadeiro membro, não sendo raras as vezes em que os membros de uma família preferem criar um animal a gerar ou adotar um filho.

Surgindo laços cada vez mais afetivos entre as famílias e seus animais de estimação, não são raras em ações de divórcio e dissolução de união estável a discussão acerca da guarda e visitas aos animais de estimação e até mesmo pedidos de pensões com o intuito de contribuir nos cuidados destes.

Apesar de alguns tribunais negarem os pedidos com base no fato de que os animais são considerados bens móveis semoventes pelo Código Civil Brasileiro[1], a exemplo de acórdão proferido pelo TJDF[2] onde os julgadores aduziram não existir plausibilidade jurídica no pedido de aplicação do instituto da guarda a animais por serem bens móveis, devendo ser incluídos na partilha de bens, há correntes doutrinárias e até mesmo decisões de tribunais que reconhecem a existência de entidade familiar na relação entre humanos e animais, a qual é dado o nome de família multiespécie.

É de se notar que os defensores desta corrente mencionam que os animais são seres sencientes, dotados de sensibilidade, sentindo as mesmas dores e necessidades biopsicológicas dos animais racionais, e, por isso, devem ter o seu bem-estar considerado.

Neste sentido, é de se notar até mesmo decisões do Superior Tribunal de Justiça, a exemplo do Resp. 1.713.167[3], julgado em 19/6/2018 e publicado em 9/10/2018, que teve como relator o Ministro Luís Felipe Salomão, que menciona que

[...] deve ser afastada qualquer alegação de que a discussão envolvendo a entidade familiar e o seu animal de estimação é menor, ou se trata de mera futilidade a ocupar o tempo desta Corte. Ao contrário, é cada vez mais recorrente no mundo da pós-modernidade e envolve questão bastante delicada, examinada tanto pelo ângulo da afetividade em relação ao animal[...].

3.[...] os animais de companhia possuem valor subjetivo único e peculiar, aflorando sentimentos bastante íntimos em seus donos, totalmente diversos de qualquer outro tipo de propriedade privada. Dessarte, o regramento jurídico dos bens não se vem mostrando suficiente para resolver, de forma satisfatória, a disputa familiar envolvendo os pets, visto que não se trata de simples discussão atinente à posse e à propriedade.

[...]

5. A ordem jurídica não pode, simplesmente, desprezar o relevo da relação do homem com seu animal de estimação, sobretudo nos tempos atuais. Deve-se ter como norte o fato, cultural e da pós-modernidade, de que há uma disputa dentro da entidade familiar em que prepondera o afeto de ambos os cônjuges pelo animal. Portanto, a solução deve perpassar pela preservação e garantia dos direitos à pessoa humana, mais precisamente, o âmago de sua dignidade.

6. Os animais de companhia são seres que, inevitavelmente, possuem natureza especial e, como ser senciente - dotados de sensibilidade, sentindo as mesmas dores e necessidades biopsicológicas dos animais racionais -, também devem ter o seu bem-estar considerado.

7. Assim, na dissolução da entidade familiar em que haja algum conflito em relação ao animal de estimação, independentemente da qualificação jurídica a ser adotada, a resolução deverá buscar atender, sempre a depender do caso em concreto, aos fins sociais, atentando para a própria evolução da sociedade, com a proteção do ser humano e do seu vínculo afetivo com o animal.


Nota-se mais uma vez que, assim como em outras decisões recentes que ampliam as modalidades de entidades familiares, a base das decisões que reconhecem a existência das famílias multiespécies é mais uma vez o vínculo afetivo, e, como bem observam Jesus e Silva (2021), a priorização da felicidade do indivíduo.

Certo é que, como afirma Carneiro (2021, p. 12), a relação entre pessoa e animal mudou muito nos últimos anos, e com isso, o direito tende a se moldar a nova realidade.

Claramente, até que o legislador preencha a lacuna normativa regulamentando como se darão as relações entre humanos e animais e, ainda, definindo sobre a aplicação do instituto da guarda e das visitas neste espeque, ainda serão travadas batalhas judiciais e discussões doutrinárias sobre o assunto.

Nesse sentido, o Deputado Chiquinho Brazão (filiado ao partido Avante do Rio de Janeiro) propôs o projeto de lei nº 4.375/2021, que alteraria o Código Civil brasileiro para prever expressamente que animais de estimação poderão ser objeto de guarda, unilateral ou compartilhada.

Nos motivos do projeto de lei o Deputado reforça a ideia de que as leis não acompanharam a evolução social com relação aos pets, fazendo que, em um caso concreto, o juiz tenha que decidir sem respaldo legal.

Claramente, até que o legislador preencha a lacuna normativa regulamentando como se darão as relações entre humanos e animais e, ainda, definindo sobre a aplicação do instituto da guarda e das visitas neste espeque, ainda serão travadas batalhas judiciais e discussões doutrinárias sobre o assunto.

 REFERÊNCIAS

[1] Art. 82. São móveis os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico - social.;


[2] TJDF - GUARDA COMPARTILHADA DE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO — IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DE APLICAR INSTITUTO DO DIREITO DE FAMÍLIA À POSSE DE ANIMAIS. 2017;

Disponível<https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/informativos/2017/informativo-de-jurisprudencia-n-349/guarda-compartilhada-de-animal-de-estimacao-impossibilidade-juridica>; Acesso em 24/6/2022. e

[3] STJ – Resp. nº 1.713.167 - 4ª Turma - Julgamento: 19/06/2018. DJe: 09/10/2018 - Rel. Ministro Luís Felipe Salomão – Área do Direito: Civil. Família. Direito Animal. Disponível em: <https://claudiamaraviegas.jusbrasil.com.br/artigos/828596376/guarda-compartilhada-do-animal-de-estimacao-na-familia-multiespecie>; Acesso em 24/6/2022.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. Acesso em: 15 ago. 2020>. Acesso em 24/6/2022;

CARNEIRO, Marianna Otaróla. A DISPUTA DE GUARDA DE ANIMAL DE COMPANHIA NO DIVORCIO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL. ISSN 2675-1291.Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-13, jan./dez. 2020. Acesso em: 24/6/2022;

JESUS, Rebeca Sousa de; SILVA, Tagore Trajano de Almeida. Família Multiespécie: guarda compartilhada do animal de estimação na ruptura do vínculo conjugal. 2021. Disponível em:<https://ibdfam.org.br/index.php/artigos/1627/Família+multiespécie:+guarda+compartilhada+do+animal+de+estimação+na+ruptura+do+vínculo+conjugal>; Acesso em: 24/6/2022.

STJ. Resp. nº 1.713.167 - 4ª Turma - Julgamento: 19/06/2018. DJe: 09/10/2018 - Rel. Ministro Luís Felipe Salomão – Área do Direito: Civil. Família. Direito Animal. Disponível em: <https://claudiamaraviegas.jusbrasil.com.br/artigos/828596376/guarda-compartilhada-do-animal-de-estimacao-na-familia-multiespecie>; Acesso em 24/6/2022; e

TJDF. Guarda Compartilhada De Animal De Estimação — Impossibilidade Jurídica De Aplicar Instituto Do Direito De Família À Posse De Animais. 2017. Disponível em <https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/informativos/2017/informativo-de-jurisprudencia-n-349/guarda-compartilhada-de-animal-de-estimacao-impossibilidade-juridica>; Acesso em 24/6/2022.

ERICK GONÇALVES CARRASCO


-Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM (2018); 
-Advogado inscrito nos quadros da OAB/MG. 
- Atualmente atua nas áreas do Direito Civil (Família, Sucessões, Contratos) e Direito do Consumidor.

 

 

NOTA DO EDITOR :

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

O reinventar da advocacia consumerista moderna



Autora: Jessica Avance(*)

Nos últimos anos, o consumidor passou por um período de incertezas e drásticas mudanças devido à pandemia do COVID-19. Impossível não perceber diversas modificações nas relações consumeristas, diretamente ligadas às suas escolhas, realocando preferências e prioridades, se adaptando a uma nova realidade, até então não experimentada.

Nasceu uma necessidade de busca de positividade e esperança quanto ao futuro melhor, o que refletiu significantemente na autoconscientização do consumidor, na necessidade de poder fazer parte da solução para o meio ambiente, com engajamento mais forte em causas sociais e de cobrança de mais ações sustentáveis por parte das empresas, já que passaram a desejar ter mais do que um produto ou serviço, mas sim um motivo para consumi-lo.

Com isso, surgiram também os diversos modelos de serviços de experiência. Para quem achou que o consumidor ficaria mais fácil de ser agradado pelas diversas facilidades do e-commerce, não sabia que o contrário aconteceria: os consumidores querem inovação!

Atualmente nos deparamos com diversos estabelecimentos precisando se reinventar para se manterem no mercado através da implementação de experiências em seu serviço, para atrair os consumidores que ficaram tão acostumados a ficar em casa.

Os restaurantes, por exemplo, tem investido muito em novos cardápios interativos, decorações chamativas, atendimentos diferenciados para que os consumidores experimentem uma nova forma de serviço, buscando a fidelização e, além disso, um maior retorno financeiro.

Em se tratando da busca do prazer, o mais importante não é o preço da coisa, mas a mudança que ela pode provocar na rotina do consumidor, sendo o consumo uma ocasião propícia para a renovação da existência da vida cotidiana, capaz de arejar e rejuvenescer a atmosfera daquilo que se experimenta habitualmente.

De igual modo, as empresas também tiveram que se adaptar à nova realidade vivenciada, implicando em alterações estruturais, se atentando aos cuidados com a saúde e segurança dos contribuidores, bem como implementando políticas de trabalho mais flexíveis, menos abusivas, possibilitando aos seus funcionários até mesmo uma descontração ao longo do dia, com áreas para jogar ping pong, totó, tomar um café diferenciado, e até mesmo disponibilizando um dia de massagem, ou de Ioga para os trabalhadores. Legal né?

Interessante ressaltar que, o fornecedor que estava habitualmente acostumado a realizar compras de forma presencial, não teve alternativa que não migrar para o comércio eletrônico, além de terem que investir em estratégias para atrair o público de volta às lojas, agora que o “perigo passou”. Seja com decorações "instagramáveis", seja com sorteios, cupons de desconto, o novo modo de consumo veio exigente e cheio de competição.

O que restou nítido após o período pandêmico, foi a importância do marketing, e principalmente da propaganda real. A melhor indicação de um serviço ou de um produto, são as experiências reais e as recomendações de pessoas que existem no nosso mundo.

Direcionando o assunto para a área jurídica, como exemplo, é necessário muito cuidado ao divulgar os conteúdos e a forma de se posicionar nas redes sociais. O advogado já precisa estar atento ao Estatuto de Ética do OAB para não incorrer em erros na propaganda do seu serviço, mas atualmente a internet veio como uma arma poderosa àqueles que ousam navegar.

Disseminação de conteúdo, a produção de material de ensino, aulas online, cursos e palestras estão por todo os lugares, basta que o profissional saiba como utilizar as ferramentas para uma divulgação adequada do seu negócio.

A consolidação do processo digital e a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial e Ciência de Dados facilitaram a vida do advogado com a migração para um modelo de trabalho totalmente remoto. A Justiça menos como um lugar, e mais como um serviço. Vivemos na Era da Informação.

Então, quem são os advogados consumeristas do futuro? 

São aqueles que tem controle sobre as finanças e as operações de seu escritório por meio de sistemas de gestão eletrônica.

Não precisam ir até o escritório para trabalhar e atender. Eles contam com ferramentas que facilitam a sua rotina e a gestão da rotina, e com rapidamente entram em contato com sua equipe e seus clientes.

Não são apenas "peticionadores". Eles sabem que a melhor solução para um conflito nem sempre é o processo judicial. A missão, ainda mais em um momento de crise como esse, é resolver o problema, e não o eternizar.

Buscam meios alternativos de resolver os conflitos de forma mais célere e não onerosa, como a conciliação e a mediação. E eles sabem que a tecnologia faz com que os acordos sejam realizados de forma remota, de forma muito rápida e barata.

Os advogados do futuro não temem a inovação. Eles a dominam para que a cada dia ela trabalhe mais a seu favor. A tecnologia não é limitadora, mas potencializadora e libertadora. Experimente e seja um advogado do futuro você também! SEBRAE. Estudo mostra novo comportamento do consumidor diante da pandemia.

REFERÊNCIAS

Disponível:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/estudo-mostra-novocomportamento-do-consumidor-diante-da-pandemia. Acesso em: 29 de junho de 2022;

GLOBAL WEB INDEX. Access the world’s most insightful consumer data.
Disponível em: www.globalwebindex.com/data. Acesso em: 29 de junho de 2022;

WORLD TRADE ORGANIZATION (WTO). WTO report looks at role of e-commerce during the Covid-19 pandemic. Disponível  www.wto.org/english/news_e/news20_e/rese_04may20_e.htm. Acesso em 29 de junho de 2022;

MERCADO E CONSUMO. O que esperar do consumidor pós-pandemia.
Disponível:
https://mercadoeconsumo.com.br/2021/03/26/o-que-esperar-do-consumidor-pospandemia. Acesso em: 29 de junho de 2022;

IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Saldo de um ano de pandemia: reclamações contra instituições financeiras disparam.
Disponível em: https://idec.org.br/release/saldo-de-um-ano-de-pandemia-reclamacoes-contra-instituicoesfinanceiras-disparam. Acesso em: 29 de junho de 2022; e

SERASA. O papel do crédito em um momento de retomada. Disponível:
https://www.serasa.com.br/ecred/blog/pesquisa-credito. Acesso em: 29 de junho de 2022

JESSICA FERNANDES AVANCE














-Graduação em Direito pelo PUC MINAS;

- Pós-Graduada pela Escola Superior da OAB/MG – em  Advocacia Civil;

- Experiência nas questões afetas à Vara Cível; especialmente na área de Direito do consumidor; e

-  Sócia proprietária do Escritório Avance Advocacia;

(31) 99983-8551


Nota do Editor:


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.