sábado, 16 de janeiro de 2016

A educação brasileira é um grande mosaico



A educação brasileira é um grande mosaico, formado por uma grande e dinâmica diversificação. Temos sistemas avançados, principalmente no Sul do país, convivendo com esquemas atrasados, sobretudo no Norte e Nordeste.

O povo precisa evoluir e banir do cenário político do país essas "famílias" que se assenhoraram do poder e sugam a Nação negando um futuro digno às próximas gerações.

O Brasil já gastou alguns planos “Bolsas Eleitorais” em bolsa família, bolsa miséria, bolsa gás e tantos outros programas inúteis. Sequer conseguimos romper a barreira de tirar toda população brasileira da miséria e oferecer saúde, segurança e educação.

Todos esses fatos levam a uma única conclusão. O que falta ao Brasil não são recursos. O Brasil carece de capital humano.

Em conversa com o professor universitário e escritor, Nélson Pires Filho, compromissado com a qualidade da educação brasileira, em todos os níveis e modalidades de ensino, percebemos, claramente, a existência de dois Brasis: o que trabalha e estuda para o desenvolvimento nacional, e o que vive de estelionato político, sorvendo os impostos pagos pelo primeiro dos Brasis:desigualmente desiguais.

Segundo o professor doutor Arnaldo Niskier: “ Há uma relação inequívoca entre pobre e falta de educação, podendo com isso gerar o fenômeno da violência. Os exemplos existem em nossos bolsões de atraso, infelizmente ainda bastante numerosos no Brasil.”

A educação brasileira é um grande mosaico, formado por uma grande e dinâmica diversificação. Temos sistemas avançados, principalmente no Sul do país, convivendo com esquemas atrasados, sobretudo no Norte e Nordeste. 

O governo cultiva a miséria como se fosse um patrimônio. Gasta boa parte dos recursos destinados à área social em programas de pão e circo que perpetuam a miséria e estimulam a preguiça improdutiva. Dessa forma está garantido que os filhos dos miseráveis serão miseráveis e potenciais candidatos a esses mesmos programas sócio-eleitoreiros. Em troca da política de do pão e circo o povo oferece votos.

Por  NELSON VALENTE



- Professor universitário;
- Jornalista e
- Escritor
Twitter:@Escritor4

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

2016 #vamosemfrente






Ano novo, problemas velhos. 

Quem pensou que passaríamos o revellon com outra pessoa na cadeira da Presidência da República passou triste. Dilma segue fragilizada mas firme, mesmo com todos os problemas e o pedido de impeachment aceito...




Pois é... mas agora temos que pensar em pagar as contas e principalmente os impostos do início do ano... então preferi pensar em mostrar idiossincrasias e ao mesmo tempo olhares de ideias para que o otimismo apareça e melhore seu 2016 de alguma forma.

RISCOS DO BRASIL PERDER O BONDE DA HISTÓRIA..

Veja a imagem abaixo:

Essa é a trajetória global do Brasil no desempenho de sua economia frente as economias de países emergentes como China e Índia. Nossa comparação com esses países é importante porque são países emergentes, e pelo andar da carruagem já perdemos no ranking para a China. Pense: vendemos para a China Commoditties e compramos produtos manufaturados. Isso faz com que ainda em 2015 sejamos quase que exportadores de matérias primas, que não movimentam a economia como outras cadeias produtivas, como por exemplo, a indústria automobilística. Em 4 anos perdemos 3 posições, enquanto a China segue firme e forte, com previsão de deixar em 2030 (conforme gráfico abaixo) os EUA com menos hegemonia, caindo sua participação no PIB mundial de 25% para 20%, enquanto que a China aumentará seu PIB para 22,2 trilhões, quase empatando com EUA. 











Esse é o lado triste: em 2030 poderemos ser ultrapassados até mesmo pela Índia, que em 2030 terá a maior população economicamente ativa, enquanto que o Brasil já aponta sinais de envelhecimento como em países da Europa (a grosso modo). Em média ficaremos na sexta posição, mas o que qualquer estrategista vê nesses números é que poderíamos estar muito melhor.

O lado bom é que mesmo com essa crise que estamos enfrentando, podemos fazer desse limão uma limonada. Os setores exportadores, por exemplo, vão muito bem obrigado. O que poderia vender menos agora vende mais. Mercado interno desabastecido é um risco, pois pode gerar inflação por demanda, mas com a atividade econômica enfraquecida a inflação não tem tanto força pra subir. É como disse Delfim Neto "não temos competência para acabar com o Brasil" (ainda bem).

Vamos olhar apenas para o que podemos melhorar, principalmente com as questões de abertura de mercado, pois muitas empresas mesmo saindo, outras ainda vêem o Brasil com possibilidades de investimento a longo prazo. Quem tem para investir investe. quem tem que pagar as contas, corre para rentabilidade a curto prazo.

Portanto, se você leitor, trabalha direta ou indiretamente com setores exportadores, anime-se. Nessa crise tem os que choram, mas os que vendem "lenços" (remédios) também, pois o setor farmacêutico do país anda rindo à toa, ações em 2015 valorizaram mais de 20% num cenário onde PIB quase zero? Pois é... vamos mudar nosso olhar e entender que assim como os Mercados são voláteis por conta mais de incertezas plantadas do que de realidades, vamos desvolatilizar nossa economia e pressionar para que o governo faça o ajuste fiscal para corrermos atrás do prejuízo histórico em relação a economia mundial.

#vamosemfrente 2016 

Por ANA STUCCHI



-Economista de formação
MBA em Gestão de Finanças P´´ublicas pela FDC - Fundação Dom Cabral; e

- Atualmente na área pública
Twitter:@stucchiana 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Rota Romântica



Rota Romântica

A Rota Romântica está localizada entre o Vale dos Sinos e a Serra Gaúcha, ao total são 14 cidades que formam a rota, são elas: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. São cidades com paisagens encantadoras e com climas parecidos com países europeus. 

Ao longo da Rota as tradições vindas pelos imigrantes europeus são valorizadas, desde o modo de viver até o modo de falar. A cada cidade, uma nova emoção, ao longo do caminho são encontrados cerca de 600 restaurantes com comidas típicas alemãs e tradicionais do Brasil. Algumas cidades disponibilizam aventuras incríveis com o contato com a natureza, outras encantam pelos jardins floridos e pelas músicas típicas alemãs, conhecidas como bandinhas. Nas 14 cidades, a paisagem é diferenciada com morros, montanhas, planícies, campos e planaltos, durante o inverno cidades da serra gaúcha propiciam baixas temperaturas com possíveis condições de neve. Atualmente na maioria são alemães, italianos, japoneses e brasileiros os que preservam suas culturas, dando assim um encanto pela Rota Romântica. 

Pelas 14 cidades, a cada ano eventos são realizados, os quais preservam as culturas dos imigrantes europeus, veja a seguir os principais eventos realizados nas cidades que compõem a Rota Romântica:

São Leopoldo: São Leopoldo Fest, Sul em Dança, Festival de Bandas de Fanfarra das Escolas Municipais, Festival de Esquetes, Curta São Leo e Semana Municipal de Hip Hop.

Novo Hamburgo: FIMEC – Feira Internacional de couros, produtos químicos, componentes, máquinas e equipamentos para calçados e curtumes Local: Pavilhões da FENAC e Feira da Loucura por Sapatos.
Ivoti, Estância Velha, Dois Irmãos, Morro Reuter e Picada Café: Kerb, evento típico alemão, com diversas atrações.

Ivoti: Feira do Mel, Rosca e Nata,, evento com vendas dos produtos fabricados na região.

Ivoti: Kolonistenfest, Festa em comemoração ao dia do Colono.

Ivoti: Feira das Flores, já que Ivoti é conhecida como cidade das flores, o evento faz a venda das plantas.

Morro Reuter: Festa da Lavanda.

Santa Maria do Herval: Kartoffelfest - Festa da Batata.

Presidente Lucena: Schmierfest.

Linha Nova: Heimatfest e Baile à Caipira organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Linha Nova.

Picada Café: Kaffeeschneis´Fest e Festa do Café.

Nova Petrópolis: Festa do Figo,  Encontro de Fuscas e outros Volks com Motor Refrigerado a Ar, Encontro de Carros Antigos de Nova Petrópolis, Festimalha, Cervejomaníacos, Festival Internacional de Folclore e Festival da Primavera – Frühlingsfest.

Gramado: FENIM Gramado: Serra Park, Páscoa e Gramado Aleluia,  Festa da Colônia, Gramado Casa Show,  Festival de cinema de Gramado, Festival de Música de Gramado, Semana Farroupilha e Festival Internacional de Cultura e Gastronomia.

Canela: Canela folia, Páscoa em Canela, Sabores de Canela, Festa Colonial, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela e Festa Nacional da Música.

São Francisco de Paula: Carnaval Fora de Época, Colheita da Macela, Festa do Pinhão, Semana Farroupilha CTG Rodeio Serrano e Rodeio Interestadual.
São Leopoldo, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado e Canela: Eventos Natalinos.
                  
A Rota Romântica, inspirada num famoso roteiro europeu, a versão gaúcha apresenta 14 municípios, todos integrados numa região onde a geografia exibe os raros caprichos e onde a história faz cultura. São mais de 10 mil leitos de hotéis e pousadas que proporcionam conforto e aconchego, restaurantes e bares que vão do colonial ao internacional um percurso de mais de 230 km, é da harmonia das características fascinantes destas 14 cidades que nasce este roteiro inesquecível, uma terra de trabalho, hospitalidade e alegria, conheça agora as cidades que formam a Rota Romântica.

São Leopoldo: de população predominantemente urbana, São Leopoldo é considerada o berço da imigração alemã, por ser a primeira cidade fundada pelos imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul no século passado, ao lado da indústria, do comércio e da prestação de serviços, possuí uma vida noturna bastante agitada, atribuída a sua característica de cidade universitária, já que abriga a Uni Sinos, uma das maiores universidades do estado, as margens do Rio dos Sinos, São Leopoldo fez tradição e é a porta de entrada da Rota Romântica.

Novo Hamburgo: foram poucos imigrantes vindos lá do fundo do mar, desbravaram estas terras trabalhando sem parar, palavras do hino da cidade que cantam a história rica de trabalho e conquistas, cosmopolita, a cidade une o antigo e o moderno no bairro histórico de Hamburgo Velho e as Feiras da FENAC, o rural ganha forma no bairro de Lomba Grande, onde desfruta-se o turismo ecológico junto com a gastronomia da colônia, muitos bares, restaurantes e ótimos hotéis recepcionam os turistas, destaque no cenário nacional, Novo Hamburgo é pura paixão.

Estância Velha: é tradicional produtora de calçados e fornecedora de couros, a influência da rica cultura alemã é visível nos vários canteiros floridos embelezando a cidade que ganha fama ecológica. Já no interior do município as surpresas aumentam, estradas de chão batido, sítios e balneários descortinam as paisagens encantadoras em meio ao verde, além disso o carnaval e o festival de Kerb trazem visitantes de toda a região.

Ivoti:  do Tupi-Guarani, Ivoti significa Flor, um belo jardim, é assim que podemos classificar está simpática cidade que possui um povo alegre e trabalhador, a gastronomia alemã colonial é de dar água na boca. A cultura japonesa também está presente com a maior colônia no sul do Brasil, alinhada aos costumes germânicos. Rios, cascatas, chácaras, belas casas históricas de formato enxaimel, a Ponte do Imperador, antigas igrejas e a Praça Burle Marx fazem da cidade das flores uma visita obrigatória.

Dois Irmãos: é o portal da serra gaúcha, o belo vale onde se localiza Dois Irmãos é uma paisagem de cinema, a cidade está cercada de verde, aqui passado e presente juntos recriam seus caminhos. A Antiga Igreja Matriz São Miguel, o Museu histórico, a Praça do Imigrante, a Ponte de Pedras e o Moinho Collet são alguns dos atrativos locais. A fama de produzir os melhores doces e biscoitos da região dá a Dois Irmãos um cheirinho colonial inesquecível.

Morro Reuter: um dos mais belos trechos da viagem pela Rota Romântica, lá são comuns as carretas de boi carregadas de pasto, os tanques de leites no encosto das estradas e as árvores de plátano, que são simbolo de romantismo e inspiração. 

Santa Maria do Herval: pequena cidade, natural, simples e colonial, mais sobre tudo, linda. A paisagem da natureza é prodiga de um povo singelo e de muito valor. Os movimentos das carretas de boi , as atividades no campo  e o cultivo dos alimentos são cenas do cotidiano do homem que trabalha na terra. Viver e conviver em Santa Maria do Herval é um presente merecido por aqueles que valorizam as origens.

Picada Café: o descanso, o lazer e a harmonia com a natureza fazem de Picada Café um local privilegiado entre as matas verdes e o canto dos pássaros, a produção coureiro calçadista e o artesanato fazem parceria com as típicas tendinhas na beira da estrada, produtos colonias , doces, geleias, frutas e verduras são marcas registradas e garantia de um passeio maravilhoso.

Presidente Lucena: a tranquilidade de uma cidade de interior , as belezas naturais e a tradição herdada pelos colonizadores fazem o dia-a-dia desta cidade. A mesma ainda preserva núcleos característicos do início da colonização , como as igrejas e as inúmeras casas em estilo enxaimel, ainda habitadas e bem conservadas e floridas, o centro administrativo municipal transformou-se numa atração turística. Presidente Lucena é considerada como a terra da Chimia Colonial.

Linha Nova: cidade formada por morros, e com paisagens encantadoras, Linha Nova com seus poucos moradores faz história em meio a natureza. Com a fabricação de carvão e com eventos tradicionais que ocorrem anualmente, a cidade encanta a cada um que a visita.   

Nova Petrópolis: onde as primeiras arquiteturas da serra ganham formas graciosas e lindas no azul do céu.Um jardim plantado na serra gaúcha, a abundancia de suas propriedades rurais e a visão encantadora de suas aldeias completam-se nas suas características marcante da serra gaúcha. A região inteira é um convite ao turismo.

Gramado: a bela Gramado possui paisagens magnificas, verdadeiras obras de arte. Naturalmente europeia, a cidade se veste de cores para atrair visitantes em eventos que acontecem durante o ano inteiro, entre eles, o festival de cinema, o natal luz, a festa da colonia, a festa das flores e Gramado Aleluia, são espetáculos emocionantes e alegres. Em Gramado são feitos os chocolates caseiros, o artesanato, malhas, bonecos e móveis. Os hotéis e pousadas são aconchegantes, juntamente com restaurantes, bares ruas e jardins floridos.

Canela: a cascata do Caracol é o mais lindo cartão postal do estado. Conforto, alegria, tradição, cultura, animação, são os atrativos que encontram-se nesta cidade, são eles, o festival do teatro, de bonecos, semana santa, e o sonho de Natal. Os hotéis e pousadas estão sempre preparados para mostrar aos visitantes como Canela é envolvente, caprichosa  e sedutora. 

São Francisco de Paula: aqui encontramos o mais autentico personagem da história do estado, o Gaúcho, aquele que vive no campo, que trabalha nos repontes do gado e que prepara o melhor churrasco e o tradicional chimarrão. Localizada na parte superior da serra gaúcha, São Chico é conhecida pelos campos de grande pastagem, cercada com grandes rios nativos.