segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Pão na Chapa


 Autora:Filó Romeiro (*)

Entramos praticamente juntos. Pelo menos foi essa minha impressão. Alguns já bebericavam seu café ou suco, mas, enquanto eu procurava uma mesa que não fosse desalojar algum jovem trabalhador descolado, ele já se acomodou naquele espaço da "padoca" transformada em espaço co-working, tantos eram que ali se conectavam com outro mundo. Aquele, o corporativo.

Pedi um café. E um pão na chapa. Que outra razão me faria sair do conforto do meu lar senão para ter aquele pão na chapa temperado com todas as manteigas, todos os presuntos e queijos que passaram antes pela chapa quente? Sim, deve ser esse o segredo do pão na chapa do paulista – não, não é coisa só de paulistano- que o deixa tão diferentemente especial daquele que, em vão, tentamos fazer em casa. Tem que ser o da padoca. Com barulho de mixer mixando vitaminas, com o aroma inconfundível de café no ar e a exibição pecaminosa dos doces na vitrine do balcão.

- Sim, só manteiga.

O jovem de calça cáqui, camisa azul de manga longa cuidadosamente arregaçada pediu um suco. De melancia. E um café e um pão de queijo.

Nem esperamos 5 minutos, e o jovem já estava a todo vapor. Ou seria a todo gigabyte?

-Cara, tá tudo meio volátil, né? Os indicadores estão dando uns sinais mistos, mas o mercado tá de olho na bolsa de Nova York...

Pausa atenta

- Sim, tô de olho. Parece que o índice tá mantendo uma performance consistente, mas algumas blue chips estão liderando. Sim, vai depender do perfil, cara. As blue chips são sempre uma aposta sólida. Mas as small caps têm um potencial de crescimento interessante.

Não entendi nada de que falavam naquele jargão anglo-paulistano. Mexi meu café de modo insistente até o último grão de açúcar ser dissolvido. Degustei o primeiro gole e rasguei a ponta do pão quentinho. Sim, deixo o meio do pão para o final, aquele mais engordurado e abundante de sabores. Estar no último terço de sua vida faz você querer desacelerar tudo, até o pão na chapa. Que vá tudo bem devagar, sem pressa nenhuma de chegar. O café tem gosto de que gosto:forte Mastigo o pão, repetidamente, feito um mantra gastronômico. E me lembro de quando tinha pressa. Era igual? Não sei. O mundo hoje é 5G, e eu, mesmo tendo crescido no tempo em que se tinha tempo, sinto ter perdido muito por tão pouco tempo que me dei. Nessa vibe filosófica faço um exercício de futurologia para tentar ver esse jovem em algum "momento logo", mas logo ali. Quero alertá-lo, mas aprendi que, depois do primeiro terço de vida, caminha-se sozinho. Não há ponte direta ao discernimento da última fração de nossas vidas.

-Sim, é uma boa métrica para o mercado brasileiro. Mas também estou de olho em benchmarks globais...

O suco desce sem tempo de ter sabor e o café é um shot. A garçonete demora o olhar, segurando a respiração,enquanto ele lhe dá um sinal displicente para mais um café.

-Concordo totalmente. Enfim, é hora de ficar atento às movimentações e rever as estratégias conforme a maré.

Pausa

-Sim, a reunião é às 3 da tarde. Na hora do almoço vou alinhar os últimos detalhes. Não, agora de manhã ainda tenho reunião com o time do financeiro e mais uns ajustes com o pessoal do TI e tirar umas dúvidas com o trader.

Pausa.

- Hoje à noite não dá, cara. Hoje vai até às 20h30 e, ainda, tentar chegar em casa com o Lucas acordado. A Larissa anda reclamando pra cacete. No way.

Almoço-trabalho, Lucas, Larissa... Ah, Larissa... Foi o que consegui apreender realmente da conversa.

Cheguei ao miolo do meu pão na chapa. À pura essência do meu... breakfast?

- Claro, a gente combina. Bom, vou entrar em call aqui. Falou, cara.

Invejei a rapidez como digitava. A dele e a dos outros iguais pela padaria. Nunca consegui. Talvez, antes até o digitar era diferente. A rapidez cabia às eficientes secretárias, que, pasmem, também dominavam a taquigrafia- a avó dos emojis, das abreviações asaap, CEO, B2B, vc, tb, qq.

FYI

Nas minhas reminiscências fiquei saboreando o miolo do meu pão até que, quando voltei à realidade do tempo, ele já estava saindo do caixa apressado em direção ao Office. Nem o olhar alongado da jovem garçonete podia mais alcançá-lo.

A mim me pareceu que no tempo de um café e um pão na chapa o jovem tinha dado uma volta ao mundo abrindo e fechando as principais bolsas de valores e “tickando” FEITO em inúmeras pendências.

Não julgo. Cada época tem seu ritmo, enganos e desenganos, highs and lows.

Engoli meu último pedaço com insaciada vontade de querer mais. Na minha vida tão mediamente mundana, o pão na chapa é meu momento de mindfulness.

E, como dizem que a prática leva à perfeição, amanhã volto a praticá-la.

*FILOMENA LIMA ROMEIRO

















-Graduada em Letras, (Português - Inglês) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980)
-É professora particular de inglês e revisora de textos em português 
-Atualmente, escreve crônicas no blog Just Real Moms(www.justrealmoms.com.br),poemas em seu Instagram @filoromeiro_historias e, a partir de agora, crônicas na Seção Retratos do Cotidiano do O Blog do Werneck 
São suas palavras:
"Desde a época da faculdade gosto de escrever, mas a lida da vida, casamento, filhos, viuvez e a responsabilidade para o sustento da casa e dos filhos me impediu de qualquer aventura no campo da literatura. 
Quando me tornei avó comecei a contar histórias para meus netos, e isso acabou por me levar à publicação de 2 livros infantis: No Cerrado (2022) e A Vaca Faceira (2023).Tenho já o terceiro em fase de preparação."

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

144 comentários:

  1. Cotidiano descrito com graça e leveza, bom de ler!!

    ResponderExcluir
  2. lindo!. Qualquer dia, se der, dividirei um pão na chapa prá ver mais histórias

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, os textos da Filó são criativos, bem-humorados, inteligentes. É um olhar para o cotidiano e sua beleza nos detalhes ! Que venham outros, pois valem a pena ser lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FILOMENA MARIA PEREIRA LIMA ROMEIRO26 de fevereiro de 2024 às 10:39

      Obrigada! Elogio vindo de uma escritora só me deixa honrads

      Excluir
  4. Amei!! Você traduziu perfeitamente como me sinto. Acho que eu estava nessa “padoca “.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Filó! Sucesso! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FILOMENA MARIA PEREIRA LIMA ROMEIRO26 de fevereiro de 2024 às 10:39

      Obrigada

      Excluir
    2. Maria Rachel Araujo Teixeira26 de fevereiro de 2024 às 14:41

      Maneira leve de descrever o cotidiano atual. Delicia de ler! Beijo Filó 😘

      Excluir
  6. Muito bom gostei eu me vi na padaria rsrs👍👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delícia de texto. Cotidiano narrado com leveza e sensibilidade, características marcantes da autora.

      Excluir
  7. Texto leve,saboroso e real. Muito atual. Parabéns à autora.

    ResponderExcluir
  8. Excelente! Enquanto uns saboreiam a vida, outros além de não apreciarem bons momentos, vivem em função de dinheiro ….

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Adorei!! 🥰

    ResponderExcluir
  10. Um texto delicioso para começar a semana!

    ResponderExcluir
  11. Grande escritora. Desenvolve um tema banal de forma filosófica muito leve e sutil. Gostoso de ler. Parabéns PI!

    ResponderExcluir
  12. Que belíssima reflexão sobre esse cotidiano voraz … o tempo é a vida. Pra muito além da agilidade tecnológica. Não me admira que as questões de saúde mental são alarmantes. Parabéns e gratidão !

    ResponderExcluir
  13. Parabens Filomena, ótimo e pertinente texto .👏👏👏

    ResponderExcluir
  14. Ótimo e pertinente texto . Parabéns Filomena.

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Leitura fácil. Sou fã da Filó

    ResponderExcluir
  16. Saudades de vc, que tal me convidar para o próximo café na paçoca?

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Filo! Gostei muito! Fico encantada com sua criatividade!

    ResponderExcluir
  18. Como sempre,excelente!

    ResponderExcluir
  19. Delícia que são , ler as escritas de Filó!

    ResponderExcluir
  20. Linda Filo, amiga desde sempre. Imaginação aguçada e bem humorada. Adorei e fiquei com vontade de sentar lá com você e comer pão na chapa também. Íamos rir muito. Beijo carinhoso. 😚

    ResponderExcluir
  21. Muito bom, Filó vc descreve e nos transporta para a hora e lugar do texto 👏👏👏

    ResponderExcluir
  22. Filó !
    Adorei conhecer um pouco mais de você. A Padoca é tudo na nossa vida. Sempre foi. Sua reflexão traduz o que nós, na 3a.parte de nossas vidas, sentimos sobre a pressa/rapidez da juventude.
    Concluo que prefiro curtir os momentos vagarosamente, vivendo o presente. Abraço de admiração por você.

    ResponderExcluir
  23. Filó querida , que crônica formidável !! Das melhores que já li ! De uma abrangência que até me espantou : nosso mundo de meio século atrás abraçando as urgências da modernidade , o conhecido e comprovado observando o novo e tecnológico … uma delícia de ler , um tesouro para refletir ! E tudo com o sabor sem igual do café e do pão na chapa !!! Parabéns !! 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  24. Filó, me perdoe a intimidade, mas você sempre me encanta com a capacidade de descrever situações do cotidiano com tanta habilidade e “aparente’ simplicidade.

    ResponderExcluir
  25. Excelente !!! Abraço. Paulo.

    ResponderExcluir
  26. Que delícia delícia de texto! Bem escrito, bem humorado, inteligente…reflete muito a sua personalidade. Qualquer dia desses vamos comer um pão na chapa ! Beijos

    ResponderExcluir
  27. Amei sua crônica. Tomei o café com vc.

    ResponderExcluir
  28. Maria Cecilia Pinton Barbi26 de fevereiro de 2024 às 13:55

    Deliciosa crônica, consegui imaginar cada detalhe da sua narrativa. Parabéns, amiga!

    ResponderExcluir
  29. Delícia de texto. Daqui pra frente o Pão na Chapa nunca mais será o mesmo

    ResponderExcluir
  30. Muito bom , um texto que nos reme ao lugar a situação explorada , muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  31. Li o texto expressando muitos sorrisos!! Obrigada por compartilhar seu dom Filó! Fez meu dia mais alegre e acho que deixará minha próxima ida à Padoca mais contemplativa :)

    ResponderExcluir
  32. Texto maravilhoso!
    Parabéns Filó Romeiro!

    ResponderExcluir
  33. Filó, que delícia de crônica!!! Uma linguagem gostosa e rica, que nos leva até lá, onde degustamos com você o" pão na chapa" e meditamos sobre o " tempo que o tempo tem". Adorei! Que venham muito mais.

    ResponderExcluir
  34. Que delícia de texto Filó....pude sentir a atmosfera da padoca...e a dificuldade que nós pobres " sessentões" temos em por osmose continuar ' na vibe'

    ResponderExcluir
  35. Que delícia! Me senti leve

    ResponderExcluir
  36. Que leitura satisfatória, tia! Quanta delicadeza e riqueza de detalhes. Uma narrativa de muito bom gosto! Que mais experiências se tornem texto! Estou amando!

    ResponderExcluir
  37. Seu texto tem vida e nos transporta para a história em uma viagem que parece ser nossa. Muito delicado e gostoso de ler,Filó! Amei!Parabéns!

    ResponderExcluir
  38. Filó, a leitura e o 'ritmo' do seu texto me deixou acelerado e nos coloca 'dentro' do mundo corporativo e dos bytes. Adoro pão na chapa mas com um ambiente tão agitado procuraria uma padoca analógica. Parabéns.

    ResponderExcluir
  39. Filó, que gostoso o jeito que vc escreve. "Comi " pão na chapa com vc, literalmente!!!!
    E suas observações são engraçadas e pertinentes.
    Curti!!!!
    Qdo tiver mais, pode me enviar.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filó, como sempre te chamo! Ainda não saí dessa padoca, acredita?????, Excelente!!!! Parabéns! Flávia

      Excluir
  40. Adorei, Filó, vc é uma ótima escritora e cronista

    ResponderExcluir
  41. Filo!! Amei o texto e descobri , embora jasoubesse que estou muito longe de entender todas as palavras, mas concordo plenamente com o gosto do pao na chapa!!!! Ahhhhhh e demorei para escrever esse texto!beijos

    ResponderExcluir
  42. Filó sempre sensível, ao ler me senti a seu lado, vendo o tempo passando rápido diante do jovem, a batalhar sua luta diária, e o tempo preguiçoso entre um gole de café e um naco do pão que chega aconchegante às entranhas , mente e coração e a tempo de tudo calmamente observar.Parabéns amiga.

    ResponderExcluir
  43. Tão bom viver bastante, acompanhar os tempos e poder usufruir do hj, que é tão rico. Ótimo texto , Filo!!!!

    ResponderExcluir
  44. Filó sempre sensível, ao ler me senti ao seu lado; vendo o tempo passar rápido ao jovem a batalhar suas lutas diárias. E o tempo preguiçoso entre um gole de café e um naco de pão que chega aconchegante às entranhas mente e coração levando o tempo pra tudo observar. Parabéns amiga.

    ResponderExcluir
  45. Curti seu texto e suas reflexões, Filó! E ainda me diverti! Boa contadora de estórias!!

    ResponderExcluir
  46. Muito bom Filo ! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  47. Tão delicioso de ler quanto um pão na chapa, Filó!

    ResponderExcluir
  48. Adorei! Filo! Como um relato de um momento tão simples consegue ser tão desfrutavel! Parabens!

    ResponderExcluir
  49. Tudo que Filó escreve é leve, relaxante e delicioso de ler.

    ResponderExcluir
  50. Bom de ler! Leve de querer viver! Que venham tantos outros mais , parabens Filo! Bj

    ResponderExcluir
  51. Prima me transportei pra estar junto de vc nesse lugar incrível que se colocou. Uma leveza, romantismo delicioso de ler. Sou sua fã vc sabe disso. Parabéns sempre!

    ResponderExcluir
  52. Muito bom o texto, enquanto eu lia, me imaginava na padoca kkkkk adoro pão na chapa. Sucesso 😘

    ResponderExcluir
  53. Lendo este texto , tão bem escrito, um pãozinho na chapa, tão bem descrito, me fez ver a Filó com suas características tão marcantes. Um sorriso sempre presente, um olhar doce . Por isto , o texto ficou tão gostoso. Parabéns, Filó.
    Continue nos proporcionando estas leituras tão agradáveis!!!

    ResponderExcluir
  54. Que venham mais pães na chapa, para lermos!!! Uma delícia de leitura. Parabéns.

    ResponderExcluir
  55. Ameeeeii! Quanto talento para escrever 💚💚 parabéns!!

    ResponderExcluir
  56. Que legal, Filo. A gente começa a ler e vai até o final, mesmo que outras pessoas tenham a pretensão de interromper. Parabéns.

    ResponderExcluir
  57. Que bom que prendeu sua atenção. Obrigads

    ResponderExcluir
  58. Parabéns pelo texto, deu uma cor bonita ao tema sensível da diferença cultural entre as gerações ou da reflexão dos diferente momentos e ritmos da vida.

    ResponderExcluir
  59. Parabéns Filó. A arte de conquistar a atenção e os corações através da palavra escrita, não é pra qualquer um. Você pegou o fio da meada. Continue nas crônicas, você sabe trabalhar as ideias com muita arte quando escreve.

    ResponderExcluir
  60. Um texto muito bem escrito! Me senti na padoca tomando um café, comendo um pão na chapa e observando as pessoas em volta. Parabéns Filó!!

    ResponderExcluir
  61. Silvia Anderson Romeiro29 de fevereiro de 2024 às 09:02

    O olhar divertido de uma senhora sobre o café da manhã de um jovem na metrópole. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  62. Obrigada, Luciana. O ambiente de uma padoca é um verdadeiro laboratório de observação.

    ResponderExcluir
  63. Texto inteligente, abordagens sensasionais, criativo e real. Parabéns! Por favor nos alimente mais…..vc tem muito dom!!!!!!

    ResponderExcluir
  64. Suas palavras me incentivam muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  65. PRabens ao blog do Wernek! Que presente essa crônica da Filó! Gostaria de ler mais algumas no blog! Filó é uma adorável cronista!! Suas crônicas são sempre bem vindas!
    Teresaf

    ResponderExcluir
  66. Obrigada! Que motivador é seu comentário

    ResponderExcluir
  67. Que texto bem escrito. É possível se colocar na cena. Bom pra refletir!

    ResponderExcluir