sábado, 14 de setembro de 2019

Saúde Mental dos Professores


Autora: Cintia Vasconcelos(*)

Em tempos em que tanto de fala de saúde mental e prevenção ao suicídio, não podemos nos esquecer dos motivos que causam tais problemas, e buscar soluções que diminuam o número de vítimas de algo que tem paralisado a vida de muitas pessoas.

Transtornos psicológicos têm vários fatores que podem desencadear a doença, mas em muitos casos o fator causador das doenças estão diretamente ligados ao ambiente de trabalho. E escola, independente de ser particular ou pública, é um dos ambientes mais estressantes que existem. 

Professores não conseguem fazer um bom trabalho porque perdem boa parte do tempo de aula tentando resolver problemas comportamentais de alunos que não foram educados pelos seus pais e trazem consigo uma bagagem enorme de falta de educação, desrespeito ao professor e aos colegas de sala, não querem aprender e prejudicam quem quer aprender, levam drogas e bebidas alcoólicas para dentro da sala de aula, entre outros problemas.

E por mais que conversemos com o aluno na coordenação, ou chamemos os pais para uma conversa, acabamos por descobrir que é justamente a falta de atitude educativa por parte dos pais que acaba gerando problemas nos filhos. E a escola não tem muito o que fazer a não ser um encaminhamento para tratamento com psicólogo e até mesmo terapia familiar (que algumas famílias acabam reagindo com resistência à terapia mesmo que seja apenas para a criança; e passa a mão na cabeça do filho, defendendo seus erros e culpando a escola ou as outras pessoas envolvidas pelo comportamento inadequado do filho).

Além dos problemas dos alunos, muitos professores precisam trabalhar muito, nos três turnos, para melhoras seus rendimentos, pois o valor da hora/ aula é muito baixo.

Números de 2018 referente à cidade de São Paulo mostram que, em todas as profissões, a que tem o maior número de funcionários afastados é justamente os profissionais da educação, com uma média de afastamento de 62 professores por dia, e a maior causa são os transtornos psiquiátricos. 

E na maioria dos casos, o afastamento é por um longo período de tempo, e alguns professores perderam a vontade de continuar exercendo a profissão, por mais que tenham sido apaixonados pelo que faziam. Perdeu-se totalmente o encanto! 

E fica a preocupação: quem ensinará as próximas gerações? Haverá alguém que ainda se arrisque a enfrentar uma sala de aula apenas pela paixão pela profissão, sabendo dos riscos de ficarem doentes psicologicamente?

Faz-se necessário um trabalho conjunto de toda a sociedade, que dê o devido valor e reconhecimento a todos os profissionais da educação, para que mude esse quadro de professores doentes e desmotivados! Que não esqueçamos que a educação é a maior arma para mudarmos a vida das pessoas, tirá-las de uma vida medíocre, e levá-las a uma vida de qualidade! 

*CINTIA VASCONCELOS

-Pedagoga;
-Graduada pela Universidade Anhanguera(2011);
Atua na coordenação pedagógica em escolas de níveis médio e superior.



Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

A Nova Esquerda e o Prazer da Destruição


Autor: Mateus Machado(*)




Proibido Proibir 

O pensamento esquerdista vem mudando nas últimas décadas e com isso toda uma nova narrativa se faz presente, muitas vezes maquiada, usando para isso ferramentas linguísticas ou instrumentos de repressão social disfarçados de leis ou posturas pró-direitos humanos; exemplo é o caso do "Politicamente Correto", que neutraliza certos discursos, certas linguagens para se evitar as possíveis "formas de descriminação". 

Evita-se a piada em favor de uma postura mais "igualitária" e "humana", mas sempre com o pano da hipocrisia de fundo. 

De maneira geral, o modus operandi do pensamento esquerdista tenta sustentar uma argumentação evasiva, tosca e contraditória, usando para isso o duplipensar e a novilíngua para amarrar frouxamente as suas narrativas. 

Nas últimas décadas o Brasil foi o laboratório para a aplicação da cartilha de Antonio Gramsci, que não pertencia a Escola de Frankfurt, mas que corroborou indiretamente com o intento dos Frankfurtianos de destruir as bases da civilização ocidental: 

"A conquista do poder cultural é prévia à do poder político, e isto se consegue mediante a ação concertada dos intelectuais chamados orgânicos infiltrados em todos os meios de comunicação, expressão e universitários." 

A partir dessa fórmula gramsciana fica mais fácil adotar a filosofia da Escola de Frankfurt, em especial a Dialética Negativa de Theodore Adorno e Eros E Civilização de Herbert Marcuse. Aqui encontramos os ingredientes Prazer (Mercuse) + Destruição (Adorno). 

A Revolução da Esquerda Moderna vem na forma de diversão e prazer. Mas houve uma evolução quando esses ingredientes foram misturados em uma única fórmula; o Prazer pela Destruição. Destruição essa alimentada pela Teoria Crítica da Sociedade plantada pela Escola de Frankfurt. 

Não é à toa que nas últimas décadas as universidades, controladas pela esquerda, produziram em boa parte, idiotas úteis e alienados que se tornaram professores e "mestres". Isso aconteceu porque a Esquerda Moderna trocou os questionamentos fundamentais para uma revolução dos prazeres e da destruição; abarcando desde uma revolução sexual e todas as suas conseqüências à destruição da verdade e dos costumes através da comédia barata e da ridicularização blasfematória; um exemplo é o grupo de comediantes Porta dos Fundos que, através de piadas, ridicularizam a bíblia e a religião, principalmente de cunho judaico cristão. Outro grupo é a das feministas que usam de violência em seus protestos. 

O sucesso acadêmico é concretizado com o diploma da alienação, uma vez que a meta é fugir da realidade quando não se consegue resignificá-la. A raiz dessa nova "intelectualidade acadêmica" veio com a revolução dentro do campo estudantil, inaugurada na França em Maio de 68 e logo tomando proporções mundiais. Um dos líderes intelectuais desse movimento foi Michel Foucault, cuja obra As Palavras e as Coisas, se tornou uma das bíblias dos revolucionários de 68. 

Com essa liberdade total abraçada pelos jovens, que em 68 bradavam o seu lema "Il est interdit d’ Interdire" (É proibido Proibir), hoje os jovens provam da sensação de um poder ilimitado e sentem se como deuses. Já não é mais necessária nenhuma doutrinação, uma vez que os jovens podem ser atraídos pelos seus próprios instintos. Atualmente vemos que essa luta já não se faz mais no plano das ideias, mas a luta revolucionária desses estudantes se faz através da promiscuidade sexual regrada com o aditivo das drogas e do vandalismo. 

Incompatíveis 

Um dos desafios para o pensamento da Nova Esquerda é unir os dois extremos, em um mesmo discurso, Justiça Social e Liberdade Individual: 
  • Fala-se em "Direitos Humanos" como bandeira de defesa da vida ao mesmo tempo em que patrocinam o aborto com gritos de "meu corpo, minhas regras". 
  • Criminosos se tornam vítimas da sociedade ao mesmo tempo em que a Justiça se torna um instrumento de opressão. 
  • Lutam pela liberação das drogas ao mesmo tempo em que se dizem arautos em prol da saúde pública. 
  •  Pensadores como Michel Foucault e Ronald David Laing adotam a ideia do hospital psiquiátrico como prisão, sendo o esquizofrênico um bode expiatório da família burguesa. O médico que diagnostica a doença é o agressor. A família é a geradora de ódio que faz com que o doente mental se torne o bode expiatório. 
  • Ao mesmo tempo em que pregam o materialismo científico, tentam invalidar provas científicas em prol de relativismos e teorias sociais: gênero como construção social, por exemplo. 
Tudo acaba sendo validado em nome de uma "justiça social". A "saidinha" da prisão do Alexandre Nardoni no dia dos pais, mesmo ele tendo assassinado a própria filha, Isabella, de cinco anos, é um exemplo. 

Justiça Social somada ao individualismo libertário pode acabar desembocando em um anarquismo coletivista. Para a esquerda a justiça social só é possível com o socialismo, que no final das contas nos leva ao "comunismo completo" quando, supostamente os homens serão iguais, prósperos e finalmente livres, ou seja, quando todas as promessas do Paraíso na Terra serão cumpridas. 

Como a Nova Esquerda já não pode redimir o seu passado, ela tenta justificá-lo argumentando que a "opressão comunista" não é causada pelo comunismo, mas pela retaliação capitalista. 

A segregação socialista é construída em cima da narrativa da luta em favor das minorias, separando as por grupos, categorizando-as e enfatizando as suas diferenças e que tais diferenças necessitam de direitos específicos. Dividindo a sociedade em guetos que tem por obrigação lutar contra tudo o que não faz parte de sua agenda ideológica.

Justiça Social requer compromisso e responsabilidade pelo outro, para com o outro, coisa que a esquerda desconhece, a não ser como moeda de troca para manutenção do seu poder. 

* MATEUS  MELO MACHADO

Poeta, escritor e crítico literário;
Vencedor de Prêmios Literários, entre eles Ocho Venado (México), e um dos finalistas do Mapa Cultural Paulista (edição 2002);
Autor dos livros: “Origami de Metal” – Poemas – 2005 (Editora Pontes);
A Mulher Vestida de Sol” – Poemas – 2007 (Editora Íbis Líbris);
“Pandora” – Romance em parceria com Nadia Greco – 2009 (Editora Íbis Líbris);
“As Hienas de Rimbaud” – Romance -2018 (Editora Desconcertos),“
Contatos: mateusmachadoescritor@gmail.com
Cel/whats app (11) 940560885







Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O CN e a Contagem Regressiva para as Reformas Visando às Eleições 2020


Autor: Ângelo Castilhos(*)

É chegado o período em que, como em todos os anos ímpares (ou seja, anos em que não há eleições gerais, nem municipais), o Congresso Nacional movimenta-se, intensamente, em torno de projetos legislativos que visem a alterar a legislação política e eleitoral, sob a justificativa da necessidade das tão faladas "Reforma Política" e/ou "Reforma Eleitoral". 

A "Reforma Político-Eleitoral", de fato, é extremamente necessária para o futuro do país, a fim de que evoluam as instituições e as práticas políticas, os partidos políticos e a sociedade civil como um todo. No entanto, ela exige muita reflexão, participação da sociedade (em audiências públicas no Senado e na Câmara dos Deputados, por exemplo), debates racionais sobre assuntos delicados e uma atuação séria, árdua e dedicada por parte dos congressistas. Requer, portanto, tempo para sua elaboração, discussão, maturação e tramitação. 

Ocorre que, infelizmente, ano ímpar após ano ímpar, nesta época, sempre sucedem-se as mesmas coisas: os projetos de lei são redigidos (ou resgatados após longo tempo parados) e apreciados de "afogadilho", sendo pensados para a ocasião (eleição vindoura) e em vista dos interesses dos atuais detentores de mandatos eletivos. Daí resultam, infalivelmente, as "minirreformas" eleitorais: alterações de filigranas das regras que regulam o processo eleitoral, com pouca ou nenhuma sistematicidade (por vezes, até mesmo contradição) em relação às normas que se encontram em vigor. Com isso, a legislação eleitoral, como um todo, acaba por ser uma grande colcha de retalhos, de dificultada interpretação pela Justiça Eleitoral e pelos operadores do Direito Eleitoral, causando sérios prejuízos à democracia brasileira. 

Estamos, pois, em setembro de 2019. A causa do apressamento dos parlamentares é o art. 16 da Constituição Federal (com redação dada pela Emenda Constitucional nº 4/1993), o qual afirma: "A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência". 

Traduzindo-se: o prazo fatal para que a Presidência da República, após receber leis aprovadas pelo Congresso Nacional, publique as eventuais inovações legislativas, de modo que sejam aplicáveis às Eleições de 2020, é 03 de outubro de 2019! 

*ÂNGELO SOARES CASTILHOS


Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004);
-Especialista em Direito Constitucional pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - FMP (2007) e em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2017);
-Analista Judiciário - Área Judiciária do TRE-SC, atualmente removido para o TRE-RS. 
-Chefe da Seção de Jurisprudência e Legislação do TRE-RS;
-Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Membro do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE). 
-Editor do site www.DireitoEleitoral.info. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/angelocastilhos/



Nota do Editor:


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O Consumidor e o Recall das Próteses de Silicone Allergan


Autora: Isabela Sampaio(*)


Através de comunicado oficial emitido no dia 24 de julho de 2019, a empresa Allergan Produtos Farmacêuticos, anunciou o recolhimento voluntário à nível mundial das próteses mamárias e expansores de tecido texturizados BIOCELL. ¹

Tal comunicado teve como origem uma recomendação da pela FDA (Food and Drug Administration) – Autoridade Sanitária dos Estados Unidos, que desde 2011 monitora os produtos, ligando o uso de tais implantes a um risco maior de desenvolvimento de um tipo raro de câncer, o Linfoma Anaplásico de Células Gigantes.
"Os implantes mamários e os expansores de tecido texturizados preenchidos com solução salina e silicone BIOCELL® não serão mais distribuídos ou vendidos em nenhum mercado onde estão atualmente disponíveis", informou a Allergan. 
Segundo a FDA, foram descobertos 573 casos do mencionado linfoma a nível mundial, sendo que 481 estavam ligados aos implantes da Allergan. ³

No Brasil, o recolhimento voluntário será dos seguintes produtos: 

Registro Anvisa                Produto 
80143600096        Natrelle® Expansor Tissular 
80143600100   Natrelle® Implante Mamário Texturizado 80143600102       Natrelle® Implante Mamário Duplo Lúmen 

Nesse interim, a Associação Médica Brasileira- AMB, através da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica responsável pelo setor de cirurgia plástica da AMB, publicou nota oficial em seu site ², informando que em pese a orientação dada pela FDA não há motivos para alarde dos pacientes que possuem próteses da aludida marca, recomendando que não sejam retirados os implantes caso não existam sintomas, todavia, que todas as pacientes promovam periodicamente o exames rotineiros de prevenção, e, somente as pacientes sintomáticas com "inchaço duradouro e dor local", devem procurar assistência médica.

Mas acerca da situação, como deve proceder o consumidor?

Do aspecto jurídico, a legislação brasileira dispõe no Código de Defesa do Consumidor: 

"Art. 8º Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito........................................................Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos."

Nesta seara, o § 1º do artigo 12, dispõe acerca do que exatamente se considera produto defeituoso: 

"§ 1° O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais: I - sua apresentação; II - o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam; III - a época em que foi colocado em circulação." 
Conclui-se, portanto, uma vez que traga dano à saúde da consumidora, a fabricante deverá responder pela indenização cabível.

Neste sentido a jurisprudência: 

INDENIZAÇÃO. DANO MATERIAL E MORAL. PRÓTESE MAMÁRIA. INADEQUAÇÃO DO PRODUTO. 1. A revelia gera a presunção, juris tantum, de veracidade dos fatos narrados pelo autor, a qual subsiste quando inexistentes provas que a contrariem. 2. O implante de prótese mamária que apresenta risco à saúde, sua posterior remoção para colocação de outra adequada para o consumo, além das consequentes angústias advindas da nova cirurgia, pósoperatório e tempo de recuperação, ensejam reparação a título de dano moral. (TJ-DF 20150110069233 DF 0001823-15.2015.8.07.0001, Relator: FERNANDO HABIBE, Data de Julgamento: 24/01/2018, 4ª TURMA CÍVEL, Data de Publicação: Publicado no DJE : 29/01/2018 . Pág.: 455/467)" 

A paciente exposta ao dano causado pela prótese mamária poderá acionar a fabricante, para que, ante recomendação médica para a retirada, esta seja acionada para custear todo o procedimento da substituição. 

Não obstante, a indenização do consumidor não poderá ser restrita ao aspecto acima comentado, mas ainda por todo o prejuízo sofrido na esfera material considerando os gastos com a prótese e cirurgia inicial para implantação, gastos hospitalares para tratamento da doença acometida se o caso; o dano moral indubitável por todo o transtorno sofrido, com procedimentos cirúrgicos desnecessários e se o caso pela doença acometida, e ainda lucros cessantes pela incapacidade gerada em decorrência da doença ocasionada pela prótese, a partir da análise criteriosa feita pelo advogado especialista responsável.

REFERÊNCIAS

1https://www.allergan.com.br/pt-br/news/news/allergan-anuncia-recolhimento-voluntario-das-prote
2http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2019/07/25/nota-oficial-implantes-de-silicone/ 
3https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-takes-action-protect-patients-risk-certaintextured-breast-implants-requests-allergan 





*ISABELA RAISA SANTOS SAMPAIO

- Formada pelo Centro Universitário Metropolitano do Estado de São Paulo – Fig/Unimesp; 
-Pós-graduada em Direito e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes;
 -Advogada proprietária do Escritório Sampaio Advocacia e Consultoria Jurídica; - Atuante nas áreas cível, familiar e empresarial. 
Contatos: 
Tel. (11) 2508-5780 
WhatsApp (11) 94505-8416 
E-mail: isabela@advocaciasampaio.com 
Site: advocaciasampaio.com




Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Revisão da Vida Toda em Matéria Previdenciária


Stella Cerny(*)

A Lei 9.876/99 fixou critérios para cálculo da aposentadoria, alterando o artigo 29 da Lei 8.213/91 que anteriormente ordenava o cálculo da aposentadoria nas últimas 36 contribuições do segurado, sendo que referida alteração impôs o cálculo usando as contribuições de julho de 1994 até a data do requerimento do benefício. 

O problema era que antes de 1994 – Plano Real – muitos segurados, ou a grande maioria deles contribuíram sobre o teto do salário de contribuição, e no momento que foram requerer a aposentadoria, posteriormente a alteração mencionada, esses mesmos salários de contribuição sobre o teto, foram excluídos, posto que ficavam anteriores à alteração do artigo 29 da Lei nº 8.213/1991. 

Então, a Lei nº 9.876/99 alargou a possibilidade do período de cálculo, porém, piorou a situação de muitos segurados, porque simplesmente excluiu as maiores contribuições dos segurados mais velhos. 

A justificativa ao desconsiderar os salários anteriores ao Plano Real baseou-se no fato que seria muito complicado checar os valores dos salários de contribuição anteriores a 1994 e ainda fazer a conversão da moeda para o momento atual. O exemplo mais clássico para visualização desse tema é: segurado que durante 25 anos recolheu sobre o teto da previdência, porém, por algum infortúnio, nos últimos anos de contribuição, somente recolheu sobre o salário mínimo, quando da concessão da aposentadoria, o beneficiário aposentou-se com o salário mínimo, sendo desconsiderados os salários anteriores. 

A tese da revisão da vida toda seria contabilizar os 80% maiores salários de contribuição em cima de todo o período contributivo e não apenas a partir de julho de 1994, acrescendo os valores maiores de contribuição e com isso aumentando os valores quando da concessão da aposentadoria. 

Como a dificuldade estaria em localizar todos os salários de contribuição do segurado, o que se tem feito nesse tipo de ação, seria um cálculo simples, onde se retroagiria todo o salário de contribuição, corrigindo-se pelo INPC, descartando-se os 20% menores salários e fazendo a média simples dos 80% maiores salários de todo período contributivo. 

Porém, essa tese não vem encontrando guarida no C.STJ e não houve qualquer decisão do STF afeta a essa matéria. Para termos algum norte a 1ª Turma do STJ deveria selecionar um Recurso Repetitivo e fixar o tema da controvérsia, mas isso está bem longe de acontecer. E enquanto isso não ocorre cada juiz decide de acordo com seu entendimento e as chances de serem mantidas uma decisão nas instâncias superiores são ínfimas, ressaltando-se o recurso obrigatório do INSS em todos os processos. 

Ressalta-se apenas que toda e qualquer matéria de direito encontra o obstáculo do prazo prescricional e em matéria previdenciária não é diferente. Nessas questões de revisão de ato de concessão de benefício o prazo prescricional é de 10 anos a contar do mês seguinte ao ato do recebimento do primeiro benefício previdenciário, passado esse prazo, fatalmente haverá a decadência do direito de revisão e a ação será fulminada pela prescrição. 

Portanto, o cuidado e a cautela fazem companhia a qualquer ação judicial. Não há como fazer todas as revisões previdenciárias, se não nos atentarmos aos prazos prescricionais. E a boa-fé deveria ser o norte para os operadores do Direito.

*STELLA SYDOW CERNY



-Advogada graduada pela FMU atuando na Cerny Advocacia;
-Especialização em Direito Imobiliário;
-Pós-graduanda em Direito Previdenciário e
-Atuação nas áreas de planos de saúde, cível, consumidor e previdenciário.





Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Quem é Idoso?


Autor: Edson Domingues(*)


Algumas pessoas têm direito adquirido após os sessenta anos, que marcam a passagem para essa fase da vida. Assim, passam a não pagar as viagens de ônibus, têm vagas especiais em muitos lugares estacionamentos, bancos, casas de espetáculos, e até a reforma da Previdência estabelece regras para quem tem mais de 65 anos.

Mas chegar a essa idade, essas pessoas se sentem "velhos" ou idosos, para ser politicamente correto? A sua capacidade de trabalhos está limitada? Você não mais trabalha, isso é ser velho?

Velho é quem deixa de ter projetos de vida, quem deixa de sonhar, de amar, e isso não é a idade que estabelece, mas a sua disposição interna, sua vontade. Tem muita gente com muito menos idade, que têm essas dificuldades. 

Em muitos lugares proliferam clubes sociais, em que as pessoas maduras frequentam e com muita assiduidade. Nunca se viu tantas pessoas maduras viajando pelo mundo, fazendo algazarras e distribuindo alegria. Os bailes da chamada terceira idade “bombão” pelas cidades afora. 

Já foi o tempo em que falava "velha é a tua vó". Hoje as velhinhas estão movimentando o mundo, sendo responsáveis pelas famílias, cuidando dos netos para ajudar as filhas, giram com muita garra a roda da vida com vivacidade e alegria.

Então, quando virmos pessoas maduras namorando, se casando, devemos comemorar, pois estaremos presenciando o amor em seu pleno exercício.

Saúde! 

*EDSON ALVES DOMINGUES



-Psicólogo formado pela Universidade de Guarulhos – 1977;
-Especializado em Psicodrama, com titulação em Terapeuta, Terapeuta de Alunos, Professor e Supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama; 
-Especializado em Terapia de Casais e Família pelo Instituto Bauruense de Psicodrama e
-Psicólogo Clínico, por 20 anos. 





Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

domingo, 8 de setembro de 2019

A Importância do Cultivo de Pequenos Hábitos Saudáveis


Autora: Priscila Pravato(*)


Particularmente, eu gosto e tenho um modo peculiar de iniciar um tema por aqui que é primeiramente, definindo palavras chaves importantes nesse contexto, pois bem, então vamos lá; segundo pesquisa no Dicionário Michaelis, o que é : Hábito e Equilíbrio?

Hábito: 1. Inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato. 2. Procedimento repetido que conduz a uma prática. 

Equilíbrio: 1. Estabilidade emocional e mental; controle, autocontrole, autodomínio. 2. Afastamento de qualquer excesso; moderação nos gestos, modos, palavras, sentimentos etc.

Podemos, então, chamar de hábitos todas as ações e comportamentos que uma pessoa pratica com bastante frequência, sem precisar pensar muito no que está fazendo, incorporando como algo natural. 

Essas duas palavras tem uma grande importância quando o foco é aprimorar nossa qualidade de vida. Atualmente muito se fala em práticas de hábitos saudáveis e qualidade de vida, mas como manter o equilíbrio entre as pressões cada vez mais fortes de nosso dia a dia e principalmente de nosso cérebro? 

No decorrer de nossa vida desempenhamos vários papéis e nossa missão é equilibrar esses variados papéis de maneira que o resultado te traga realização pessoal e felicidade. 

Te convido nesse momento a parar e refletir: como você está vivendo? O que tem privilegiado em sua vida? Quais os sentimentos mais frequentes sentidos ultimamente? Quais bons hábitos você cultiva? 

Vale a pena pensar em quantos hábitos bons poderia acrescentar à rotina e melhorar a sua saúde, seu desenvolvimento e a sua satisfação pessoal. 

Para facilitar essa reflexão, seguem pequenos hábitos simples, mais que pode valer a pena incluir ou manter (se você já o pratica) em nosso dia -a - dia, vamos lá: 

Essa primeira categoria, não vou me estender muito, pois já é de conhecimento comum, mas mesmo assim, vale pontuar brevemente e ter a Disciplina de praticarmos diariamente: 

1. Dê grande importância a qualidade de seu sono: 

O sono, é um dos combustíveis essenciais para recarregar nossa "bateria", para termos energia suficiente para o dia que se inicia. 

Importante destacar que necessitamos de uma quantidade de horas mínima dependendo de nossa idade(varia em média de 06 a 10 horas de sono por dia) para que seu organismo se recupere adequadamente e possa recompor nossa capacidade física e mental. 

Além da quantidade de horas, é necessário priorizar um sono saudável, seguem alguns pontos importantes a levar em consideração, que auxiliam a ter uma boa qualidade de sono:manter um horário fixo para dormir, mesmo nos fins de seman;garantir condições ideais de temperatura, ruído e luz no quarto;dormir em um colchão e travesseiros confortáveis;desligar aparelhos eletrônicos antes de dormir, ou colocar em modo avião. 

2. Preste atenção o que você ingere diariamente, priorize alimentos não industrializados 

Uma forma de adquirir uma alimentação saudável é através da Pirâmide Alimentar. Ela consiste em um gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes

A alimentação saudável tem sua importância por proporcionar uma série de benefícios, como: melhoria do sistema imunológico, maior capacidade de concentração,mais disposição para as atividades diárias; prevenção de doenças, auxilia o sono, além de combate à depressão e ao stress. Vale a pena beber um copo de água em jejum ao acordo pois purifica o cólon, facilita a absorção das vitaminas dos alimentos que serão ingeridos no dia e ainda ajuda a despertar os órgãos internos.





3. Uma rotina de exercícios deve ser adotada por pessoas de todas as idades

A lista de benefícios da atividade física para a saúde é grande e inclui inúmeros ganhos para o bom funcionamento do organismo:os principais são:reduz o risco de doenças cardíacas, infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC); fortalecimento do sistema imunológico;melhoria da qualidade do sono; redução da gordura corporal e aumento da massa muscular;promove o bem-estar e melhoria da autoestima;contribui para manter o peso ideal;aumento da disposição e resistência física;regulação da pressão arterial e do nível de glicose no sangue;diminui o estresse e a ansiedade;melhoria do tônus muscular, força, equilíbrio e flexibilidade;fortalecimento dos ossos e articulações.

O importante é escolher uma atividade que combine com sua rotina diária e que lhe dê prazer.

A segunda categoria, tão importante como a citada acima, que vale uma atenção redobrada, é a prática de pequenos bons hábitos mentais:

1. Pensar em coisas positivas:

O que sua mente diz importa muito, porque seus pensamentos afetam profundamente o que você sente. E o que você sente determina como age. E a forma como age define a construção da sua vida.

Pensando nisso, é importante saber para que lado a sua mente pende quando você está desatento ao que pensa. Pensamentos que te fazem bem ou mal? Positivos ou negativos? Como eles te afetam? Quanto mais me conheço e tenho consciência de como funciono e penso, posso escolher pensar positivo,pois tudo tem dois lados, cabe a mim escolher a cada pensamento ruim que possa surgir, parar e pensar o lado bom desse pensamento pois o objetivo é sentir coisas boas, para respectivamente agir de uma maneira melhor e sentirmos maior confiança no que acreditamos.

2. Respire, e sinta os benefícios de respirar com consciência

Respirar do ponto de vista fisiológico e bioquímico é o processo pelo qual o organismo vivo ingere oxigênio e expele gás carbônico e nesse processo as células obtém a energia necessária para as funções vitais. Como o corpo não se encontra separado da mente, as alterações no ritmo respiratório influenciam na saúde mental e em alguns sintomas de ansiedade, por exemplo. Por esse motivo uma técnica simples de respiração diariamente, proporcionará diminuição da ansiedade e maior consciência corporal.

3. Foco no presente:



O importante é focar sua mente no agora e agir agora também, pois ao fazer hoje, você construirá o amanhã e se orgulhará de você no futuro. Vamos abolir a procrastinação.








4.Invista nos momentos em família e com amigos:

O que realmente importa é a qualidade das relações que você constrói, LEMBRE-SE: O SER É MUITO PARA IMPORTANTE QUE O TER.

Separe um tempo diário para cultivar o amor, a amizade, os abraços, os carinhos e curta cada segundo como se fosse o último de sua vida, pois o importante é cultivar pequenos hábitos que te proporcione VIVER INTENSAMENTE COM QUALIDADE. 

Quanto mais você se dedica a manter a mente voltada para pensamentos que te fazem bem, mais ele toma forma e proporciona sentimentos melhores. É um caminho simples, mas que requer prática e disciplina para ajudar a melhorar a sua vida: observar-se, conhecer seus hábitos, identificar problemas e mudá-los para melhor. Se você está ou pensa num processo de mudança e evolução é válido refletir  e escolher qual hábito consegue incluir na sua rotina e investir nesta transformação, lembre-se, a inclusão de novos hábitos, é um processo e todo processo é constituído de etapas, implemente-a uma de cada vez, e aprecie os resultados futuros.

*PRISCILA  ZACHARIAS ESCATOLIN PRAVATO

-Psicóloga Graduada pela PUCCAMP em 1993, CRP 06/4955-4
-Pós-Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela PUCCAMP, 1996-.Formação em Executive Coaching & Life Coaching, certificada pelo ICI (Integrated Coaching Institute),2014
 -Atua na Psicologia Clínica sob a abordagem Cognitivo-comportamental - com ênfase em problemas de relacionamento, sexualidade humana e transtornos de ansiedade, além de orientação profissional e Coaching de Carreira. Atende em seu consultório em Campinas, e online: adolescente, adulto, casal e melhor idade.
Contatos:19.3395.0021/ 19.99980.0101(WhatsApp)
e-mail: adh@adhbrasil.com





Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.