quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Curiosidades da Bíblia






Muito se fala da Bíblia, especula-se... mas quais as curiosidades acerca do Livro mais traduzido e lido no mundo todo? O presente artigo humildemente tentará esclarecer alguns fatos:


O que é "a Bíblia"?

A Bíblia (do grego βιβλία, plural de βιβλίον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro", diminutivo de "byblos", “papiro egípcio”, provavelmente do nome da cidade de onde esse material era exportado para a Grécia, Biblos, atual JBeil, no Líbano, é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo. É considerada como divinamente inspirada.

Quem escreveu?

Cerca de 40 escritores em diferentes épocas escreveram inspirados pelo Espírito Santo. Um único autor (Espírito Santo) e vários escritores. 



O Espírito Santo de Deus descreveu a Bíblia e os homens escolhidos por Deus a escreveram.

A Bíblia então tem partes: Quais?

A Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento (A.T.) contém os livros escritos antes de Cristo e o Novo Testamento (N.T.) contém livros escritos a partir de Cristo. O termo “testamento” hoje não significa muito para nós, pois é uma herança do latim, mas na sua origem significava ‘Aliança’. A Antiga Aliança seria aquela que Deus sigilou com Moisés e a Nova aquela feita com Jesus.

Além de Antigo e Novo Testamento, há outras divisões . O Antigo Testamento, para os cristãos, tem a seguinte: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Proféticos e Livros Sapienciais. Os judeus têm uma outra divisão: A lei (Torá = Pentateuco – os 5 primeiros livros da Bíblia), os profetas (divididos em profetas anteriores e profetas posteriores) e os Escritos. 

O Novo Testamento, de modo geral, pode ser dividido em Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse.



A Bíblia retrata desde o princípio (Criação do Universo), a queda do ser humano até a vinda de Jesus Cristo na terra para salvar a alma de quem crer NEle como Único e Suficiente Salvador (Romanos 10:9-11). Por isso que o Novo Testamento ( Nova e Eterna Aliança) faz essa divisão tanto na Bíblia quanto no calendário.

Nas ilustrações abaixo fazemos um histórico desde quando surgiu a escrita até as línguas que a Bíblia foi escrita:




Inicialmente as primeiras Bíblias foram escritas em Hebraico, Aramaico e Grego:


 Depois, como o passar do tempo e a evangelização em outras línguas e nações foram necessárias traduções. As mais conhecidas no Brasil são as que derivam das línguas originais para o latim e depois Língua Portuguesa.





Espero que seja enriquecedor conhecer mais sobre a Bíblia.

Deus abençoe!


POR ANA PAULA STUCCHI


- Pastora Ana Paula Stucchi, Resgatada e Redimida por Jesus Cristo, aprendendo a cada dia no Conhecimento do Deus Altíssimo. 

- Comunidade Evangélica Ministério Viver: 

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Caríssima, parabéns, dinâmica e elucidativa; mas a humanidade deturpou a aliança com Deus, relocou interpretações ao próprio propósito, e o que tem de gente que finge andar com ela... vide lata de lixo.

    Que malddad 🙄🙄🙄🇧🇷🇧🇷🤗🤗🤗

    ResponderExcluir