sábado, 30 de julho de 2016

Reflexões Inclusivas


Pensando que fazemos parte de uma sociedade, e o conhecimento é tido por meio das relações sociais que criamos dentro e fora da escola, resta saber qual o conceito de qualidade social da educação e sua relação com a inclusão de pessoas com deficiência.

O termo qualidade não se traduz como um conceito único, universal e absoluto, de tal modo que distintos setores da sociedade e diferentes políticas educacionais podem tomá-lo de forma absolutamente diversa. 

Em tempos de crise financeira, a qualidade fica restrita a certos significados voltados a argumentos técnicos e aspectos curriculares, porém, em uma perspectiva emancipatória, a escola de qualidade tem como finalidade despertar o interesse do aluno em querer aprender e oferecer-lhe as condições necessárias para essa aprendizagem. O objetivo maior da escola é a emancipação humana, fato que se intensifica quando falamos de educação para pessoas com deficiência, ou seja, nessas condições tal emancipação torna-se mais difícil de ser atingida.

As condições necessárias para a aprendizagem dos alunos com deficiência, tornam-se ainda maiores e despertar o interesse do aluno em querer aprender requer professores formados integralmente, em instituições preocupadas com a integração formativa.

Na perspectiva de se atingir a qualidade social, é necessário entender que o homem pronuncia-se diante do mundo independente de ser pessoas com deficiência ou não, e um dos objetivos da educação é a formação de cidadãos. Nesse sentido, qual a contribuição da escola para a formação do indivíduo? É preciso que as relações existentes dentro da escola propiciem situações favoráveis para se vivenciar uma vida feliz e que os cidadãos sejam felizes na própria escola, pelas relações que ela possibilita.

As relações no ambiente escolar propiciam a criação de condições para que o educador seja o mediador a fim de alcançar a democracia desejada na relação com o outro, com o mundo, com a cultura. E, para que essas mudanças ocorram, é necessário a participação do homem, na luta para alcançar essa tão almejada educação de qualidade. 

A Constituição Brasileira reforça a importância da qualidade social quando nos diz que, o direito ao ensino fundamental está atrelado aos moldes do direito à vida: todo cidadão tem direito à vida, todo cidadão tem direito à educação básica. Porque, sem educação, as pessoas não se apropriam daquilo que as fazem, verdadeiramente, cidadãos de sua própria história.

Nesta perspectiva, uma escola de qualidade, possibilita também a vivência de práticas democráticas e inclusivas, garantidas na Constituição Brasileira no momento em que diz que a escola é para todos.

Portanto, a primeira condição para uma escola democrática e inclusiva é, a garantia do acesso ao direito assegurado na Constituição Federal Brasileira. Porém, em nossa realidade atual, só o acesso não tem sido suficiente, a qualidade aparece de forma deficiente assim como o fantasma da evasão escolar que deve-se não apenas à necessidade do trabalho, como também a falta de motivação dos alunos em frequentá-la. Atrelado a isso está a falta de recursos materiais, financeiros, de políticas públicas que possam apontar para uma qualidade da educação e possibilitar a permanência dos alunos na escola.

Esse fantasma se apresenta também nas escolas que recebem os alunos com deficiência. Onde, além dos fatores citados acima, acrescenta-se o fator da deficiência de cada um, da dependência de um tutor familiar, geralmente servindo de acompanhante, e, ainda todo um aparato especialmente direcionado para amenizar as barreiras que diariamente se apresentam em suas vidas, impossibilitando de uma vivencia dita “normal”, tanto do desenvolvimento cognitivo quanto físico.

Porém, continuam existindo entraves ora enfrentados pelos estudantes com deficiência ora enfrentados pelos professores e outros profissionais que buscam e lutam pela inclusão social e educacional de qualidade. Tanto na falta de acessibilidade da estrutura física educacional, quanto entraves nos instrumentos impossibilitados financeiramente. Faz-se necessário que todos os profissionais assumam de maneira responsável os compromissos éticos e as responsabilidades da profissão, como sua participação na gestão coletiva da escola e partilha dos aspectos coletivos do trabalho. Também cabe ressaltar à procura de uma melhor preparação para um trabalho direcionado com os alunos com deficiência.

Mesmo havendo algumas melhorias nas políticas públicas, ainda está longe de uma inclusão real, contudo temos muito o que fazer para que a inclusão seja um fator da qualidade social da educação.

Por MARILICE PEREIRA RUIZ DO AMARAL MELLO











-Professora, doutora em Educação: Currículo pala PUCSP  e 
-Pesquisadora em formação de professores e inclusão

sexta-feira, 29 de julho de 2016

E mais uma vez a conta será do povo



Passado quase 3 meses do Governo - provisório - Michel Temer, próximo do fim desse desgastante e moroso “processo” de impeachment.

O que podemos avaliar é que “dedos” foram apontados para todos os lados, muito foi dito, muitas evidencias de improbidade da desastrosa gestão Dilma/PT, sim, pois não dá pra deixar de vincular uma “coisa” à outra.

O que acontece é que, Michel Temer fez cortes, ajustes, demissões, mas fez acordões, concessões e reajustes. Não economizou em criar novos gastos, exageros desnecessários.

Se as contas não fechavam antes, agora nem por milagre, pois reduzir despesas para ampliar gastos é incoerência ou ambiguidade. Não quero entrar no campo do economês, porque não tenho a pretensão de ser economista. O que entendo de economia é muito pouco, nada mais do que o necessário pra gerir minha pequena (modesta) empresa, mas não da para relaxar quando vemos números, projeções e o pior, a ameaça da volta da CPMF (Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira), tampão emergencial para cobrir irresponsabilidade do(s) governo(s).

O que vemos são ajustes, reajustes, quase todos escorchantes.

Impostos e mais impostos sendo pagos, mas não retornados no que deveria ser transformado em INFRAESTRUTURA, - EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA.

Estamos “menos pior” do que nas mãos (patas) do PT, mas não estamos melhor nas mãos (garras) do PMDB. O que resta mesmo é esperar ansiosamente a chegada do tão-tão distante, 2018.

Voltando a “vaca fria” (literalmente Dilma), precisamos tomar as ruas no dia 31 de Julho, presença massiva. É de suma importância a nossa presença, chamem os vizinhos, amigos, colegas de trabalhos, organizem caravanas, pois isso é mais que o necessário pra consolidar o impeachment da “ex-presidenta” Dilma.

Ir às ruas em um número inimaginável de patriotas é fechar com chave de ouro os movimentos que começaram em 2013.

Agora rumo a prisão do “capo” Lula e o desmantelamento da maior organização criminosa do Brasil, o PT. 

Em tempo...

Não posso terminar esse artigo sem antes deixar uma “ponta solta”, a ser ligada em uma futura postagem, se Raphael Werneck assim o permitir (risos).

Rio Olímpico - Ah meu Rio de janeiro - tem tudo pra ser um grande “mico” internacional essas olimpíadas em um Estado furtado, roubado, “estuprado” e falido. Graças aos seus gestores (mau-caráter), como Sergio Cabral, Luiz Fernando (vulgo Pezão) e o bandidinho “safado”, o “prefeito” Eduardo Paes.
Espero vê-los devidamente encarcerados.

Um Estado e sua capital que não sabe cuidar do seu cidadão não deveria em nenhum momento, se por como Estado ou cidade olímpica.

Por MARCO ANTÔNIO DOS SANTOS

















Mini CV com suas próprias palavras:

-Micro empresário (como se possível o ser nesse País) na área de informática;
-Natural do Rio de Janeiro, Capital;
-Falo o que penso, não me importando com opiniões:
Sou contra a esquerda sócio-comunista,descarada e velada em suas intenções diabólicas.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Curitiba, Cidade Modelo!


"Sem concessão
Pela cidade
À minha expressão
Dou legitimidade"
Giovanna Lima




A Cidade


Localização de Curitiba/PR.
(Google Maps)
Curitiba é uma cidade brasileira localizada no Estado do Paraná, sendo ela a Capital do Estado. Hoje, é a cidade mais populosa da região sul do Brasil e a oitava mais populosa do Brasil. Hoje, com seus 323 anos de fundação, é uma das cidades mais importantes do país e da região sul. O município também é conhecido como a "Cidade Modelo" e a "Capital das Araucárias". Para sabermos como tudo começou temos que viajar para o ano de 1693, onde um pequeno grupo bandeirante fundou a cidade, tendo como primeiro impacto, a localidade tornou-se uma importante parada comercial, com isso, houve a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba/SP e Viamão/RS. Em 1853, 160 anos após a fundação, Curitiba foi a ser a capital recém-emancipada Província do Paraná. Após este feito, a cidade veio em crescente aumento da população e do meio urbano, contudo, no século XIX a chegada de imigrantes alemães, poloneses, ucranianos e italianos fortaleceram a cultura e a diversidade, a qual se espalhou e está presente até os dias de hoje em cada canto da cidade. Hoje a cidade é reconhecida mundialmente, isto por ser uma das cidades mais ambientalistas do mundo, ganhando vários prêmios e indicações de cidade mais sustentável da América Latina. Já foi considerada também uma das cidades "mais criativas" do Brasil em 2014. A cidade é cheia de paisagens e pontos turísticos que encantam a todos que a visitam, além disto, é uma cidade educada e educadora, isto por ser a cidade com menor índice de analfabetismo e ter a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. A cidade que já se chamou Curityba e Corityba até o ano de 1919, ano que foi decretado em lei que acidade enfim se chamaria "Curitiba". 
   
GUIAdeCURITIBA
 
Jardim Botânico: é um dos locais mais belos e visitados de Curitiba, isto pelos seus jardins geométricos e pela estufa de três cúpulas que concentra várias plantas características da floresta Atlântica do Brasil. O Jardim foi inaugurado em 1991, a estrutura da estufa foi inspirada em um palácio de cristal que havia em Londres, no século XIX. Além da estufa, o Jardim apresenta um belo Museu Botânico Municipal, museu este que possui trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo. Já ao lado da estufa, 114 esculturas do artista e ambientalista Frans Krajcberg estão em amostra.  

Teatro Ópera de Arame: o Teatro inaugurado em 1992 foi construído em apenas 75 dias, na cratera de uma pedreira desativada. Hoje o teatro recebe os mais variados tipos de arte e apresentações artísticas, o nome "Ópera de Arame" está relacionado ao formato da construção, a qual apresenta vidro, tubos de aço, com lago, uma cascata de água e blocos de fundação apoiados diretamente na rocha. 

Museu Oscar Niemeyer: é um dos museus mais belos do país, sua arquitetura é de tirar o fôlego. A obra é um complexo de dois prédios, sendo que o primeiro foi projetado por Oscar Niemeyer. O Museu foi inaugurado em 2002 com o nome de 'Novo Museu', e em 2003 foi reinaugurado recebendo aí o nome atual. O foco principal do museu são as obras visuais, a arquitetura e o design.

Bairro Santa Felicidade: é uma região administrativa de Curitiba, ela concentra 16 bairro, incluindo o bairro Santa Felicidade. Nesta região a cultura trazida pelos imigrantes italianos é muito preservada. A região é concentrada por muitos imigrantes e descendentes de família italiana, região que antigamente era um caminho de passagem de tropeiros. 

Parque Barigui: o nome "Barigui" vem de origem Indígena que significa "rio do fruto espinhoso", isto pela presença de araucárias nativas. O local foi transformado em parque em 1972 e por estar próximo ao centro da cidade, o parque é o mais movimentado de Curitiba. O local apresenta uma grande variação da fauna e flora, apresenta também lago, academia, canchas esportivas, parque de diversões, Museu do Automóvel e assim por diante, um lugar ideal para passear e relaxar.

Parque Tanguá: foi inaugurado em 1996 e até hoje surpreende por sua beleza. O local já foi um complexo de pedreiras desativadas, hoje apresenta muita área verde, uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou apé. 

Rua XV ou Rua das Flores: esta foi a primeira grande via pública do Brasil exclusiva para pedestres, sendo inaugurada em 1972. Ela está localizada no centro da cidade, é marcada pelos edifícios e sobrados centenários, bares turísticos e pelos canteiros de flores que embelezam o local. A rua é um patrimônio da população paranaense, tombada como paisagem por lei estadual do Paraná desde 1974. 


Por Fernando Bervian

  • Administrador do Blog do Bervian;
  • Gaúcho de Ivoti/RS;
  • Ensino Médio Completo;
  • Futuro Jornalista.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

#31DeJulhoConfirmado Contagem Regressiva - 4 dias



Faltam 4 dias para a passeata a ser feita em até agora170 cidades de todo o Brasil. Veja em www.vemprarua.net  o local e horário dela nessas cidades.

Não deixe de participar!!  Eu vou, Ele vai e Você? Venha pra Rua!!


É Combo? Ou é Venda Casada?


A autonomia do consumidor em adquirir os produtos que lhe são mais convenientes contratar é um direito assegurado pelo art. 39, I do CDC. Entretanto, a venda de combos, difundida pelas empresas do setor de telecomunicações, tem ameaçado esse direito, visto que se vê cada vez mais as empresas obrigando os consumidores a optarem por essa espécie de serviço.

Os combos de internet, telefone fixo, celular e televisão por assinatura podem aparentar um sistema mais atualizado, de modo que por essa razão, acaba atraindo milhares de consumidores que buscam praticidade e economia.

No momento da contratação as empresas de telecomunicações praticamente obrigam o consumidor a contratarem os pacotes/combos, subjugando suas capacidades de decidir o que é melhor para eles, visto que tal espécie de contratação é para elas mais econômica e vantajosa.

No entanto, o que muitos consumidores não sabem é que por trás da aparente oferta, existem cláusulas de fidelidade que vinculam o consumidor por longos períodos de tempo, de modo que o consumidor precisa percorrer uma verdadeira “odisséia” para conseguir o cancelamento do serviço em caso de insatisfação.

As empresas de telecomunicações tratam os pacotes como promoções, de modo que quando o consumidor quer cancelar qualquer dos serviços incluídos, o valor dos demais dobra, o que não é ilegal, desde que tais regras sejam deixadas claras no momento da contratação, o que nunca ocorre.

A falta de informações precisas no momento da contratação do pacote acaba prejudicando o consumidor, o qual por vezes acaba confundindo o que contratou ou não, e sequer tem conhecimento do valor de cada serviço individual.

Outra prática abusiva disseminada pelas empresas de telecomunicações é a elevação dos preços dos serviços avulsos, o que torna praticamente impossível a sua contratação.

Os serviços avulsos de internet, televisão por assinatura e telefonia fixa, são os campeões de reclamação pelos consumidores, principalmente no que se refere ao descumprimento dos valores anunciados, velocidade de internet e minutos disponibilizados no telefone fixo, tais problemas se multiplicam quando há contratação dos pacotes.

Nosso objetivo não é condenar os pacotes/combos vendidos pelas empresas de telecomunicações, mas apenas alertar o consumidor, para que ele tenha ciência do que está contratando, para evitar dores de cabeça futuras.

O objetivo da contratação de um pacote tem que ser uma vantagem para os consumidores e não uma sentença que os condene a dores de cabeça futuras. 

É importante também que o consumidor tenha ciência que o aumento unilateral do pacote, assim como a redução da velocidade da internet ou de qualquer outro serviço que esteja incluído no combo, caracteriza o descumprimento do contrato por parte da operadora e autoriza o consumidor a quebrar a cláusula de fidelidade, podendo inclusive reclamar seus direitos perante o Judiciário.

Para encerrar, deixamos três dicas básicas para que o consumidor possa se proteger no momento de contratar os pacotes com telefonia fixa, internet, telefonia celular e televisão por assinatura: - analisar se é conveniente contratar todos os serviços incluídos no pacote pelo período de doze meses; - anotar sempre os números de protocolos; - questionar o atendente da operadora a respeito do número de minutos que está contratando e do valor avulso de cada serviço, colocando em prática essas dicas o consumidor evita surpresas futuras. 

Por FERNANDA ALVES NASCIMENTO















-Graduada em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2012);
-Pós Graduada em Direito Civil e do Consumidor pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci;
-Experiência nas áreas do Direito Civil, Consumidor, Trabalhista e Previdenciário
-Atualmente é sócia de Nascimento Advogados;
-Mora em Santo Ângelo/RS

terça-feira, 26 de julho de 2016

#31DeJulhoConfirmado


Face aos desencontros de informações em relação à realização das manifestações em prol do impeachment da Dilma e de um Brasil livre da Corrupção marcadas para o dia 31 de Julho mister se faz que,excepcionalmente, deixe de postar a seção de hoje e poste novamente um artigo da seção Operação "Limpa Brasil"para ESCLARECER a todos os Brasileiros do Bem que a passeata programada para o próximo domingo, dia 31 de Julho, está CONFIRMADÍSSIMA.

Veja em www.vemprarua.net o local e horário da manifestação em sua cidade.

Nós  brasileiros NÃO podemos mais dizer Amém a tudo que vem ocorrendo com nosso País. 

Se queremos que haja MUDANÇA temos que continuar mostrando aos políticos que a OPOSIÇÃO SOMOS NÓS. Não podemos adormecer novamente!!

A hora é AGORA. Vamos lotar as ruas de nosso Brasil e dar o nosso RECADO: #BastadeCorrupçao

De amanhã até Domingo estarei postando junto com o artigo do dia a contagem regressiva para essa manifestação que, como esclareci acima, irá se realizar!!

#Dia31DeJulhoConfirmado

Por RAPHAEL WERNECK










Advogado Aposentado
Administrador do "O blog do Werneck"
Lutando por um Brasil Melhor

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Aborrescência X Era Paleolítica

                   
Uma das frases que mais se assemelham com o meu olhar, é esta: “Tenho olhos de Paisagens”. Pois não há imagens para despertar mais minha atenção, quanto às reais, seja, geradas pela própria natureza. Contudo o que mais me entristece, é quando o próprio homem, agindo com sua conduta na contramão do tempo tenta mudar o ritmo natural dos acontecimentos a partir de sua própria essência. Basta dirigirmos os nossos olhares para sua conduta nos dias atuais. Antes, o homem nascia, crescia , constituía uma família e depois morria e, em sua maioria, em idade bem avançada. Hoje, ele nasce se prepara para a vida, casa-se, constitui uma família, depois de uma certa idade, a deixa e tenta formar uma outra, com uma mulher que, pela idade ,poderá ser sua neta. Pois quanto maior forem seus anos de vida, mais jovem será a preferida; enquanto isso, a preterida fica lá,” jogada às traças”...E, a famosa frase “Até que a morte vos separem”, mudou para: “ até que a próxima te apareça!”

Em nossas vivências, andando por restaurantes , shoppings, etc, que frequentamos, podemos observar a formação dos pares, digo; “casais” que na grande maioria fogem completamente aos parâmetros da normalidade. Hoje em dia, vê-se um casal mais ou menos pela faixa etária, é muito raro; quando dirigimos nossos olhares para qualquer ângulo, vemos mesas abarrotadas de casais, formados por esta discrepância de idade: ”Aborrescência X Era Paleolítica”... 

Estamos descendo ao último degrau da verdadeira essência da família. Vivemos nos dias atuais, sua degenerescência .Quando o Pai da Criação fez o Homem, especificou: “macho e fêmea os criou” e, ainda acrescentou: “Crescei e multiplicai-vos”! Findará, agora, a espécie humana? Como poderá um homem com a idade acima dos 80 anos, ainda procriar?...A Bíblia nos ensina que tudo findará; isto, prova, que estamos vivenciando o curso final da historia deste mundo.

E, assim, caminhará a humanidade!

Por ZINAH ALEXANDRINO









-

-Pedagoga com pós em Ensino da Literatura;
-Escritora com participações em diversas antologias e jornais acadêmicos nos gêneros: Crônica, Conto, Poesia, Crítica Literária e Discursos Acadêmicos;
-Autora do livro:
Sutileza - Premius Editora 2006 e dos ainda inéditos:
A intenção do silêncio - Contos e 
Metáfora dos sentidos -Poesia
- Pertence à:
  -AFELCE- Academia Feminina de Letras do Ceará(2ª presidente);
  -AMELCE - Academia dos Municípios do Estado do Ceará;
  -AJEB - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil;
Grupo de Poetas de LMundo e
Diversos sites e blogs de poesia na Web.

domingo, 24 de julho de 2016

Como chegamos a esse ponto?


"Minha alma de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão de meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!".
Livro de Soror Saudade, 1923)
Florbela Espanca.

Se o trecho a cima for lido rapidamente, a primeira impressão que passa é que se trata de uma declaração de amor a alguém. Mas se nos atentarmos mais um pouco, perceberemos que não precisa ser necessariamente a uma pessoa, pode ser a algo como um time de futebol, uma religião ou líder religioso, um trabalho, uma causa, um ideal, líder ou partido político.... Enfim, muitas coisas podem tornar-se a razão de vida ou a vida de alguém. Muitas coisas podem merecer receber uma "declaração de amor".

De modo simples, o que nos faz nos interessarmos, gostarmos ou amarmos algo ou alguém é o fato de nos identificarmos com ele. Algo na pessoa ou na coisa faz sentido para nós, nos representa, se encaixa em nossa visão de nós mesmos e do mundo; contém algo que gostaríamos de ter; permite que projetemos aspectos nossos.

Assim, quanto mais nos identificamos com algo, mais intensamente gostamos dele. No entanto, para haver identificação precisa existir identidade. Cada um de nós possui um conjunto de características e traços próprios, que nos diferenciam das outras pessoas e fazem com que sejamos quem somos. O processo de construção de quem somos ou da nossa identidade é contínuo, ele tem como base em características herdadas de nossos pais que já nascem conosco, mas o ambiente externo e as experiências que vivemos todos os dias influenciam muito quem fomos, somos e seremos.

Se uma pessoa é estimulada a ser quem é e sente-se aceita e amada assim, ela vai ter mais clareza para saber do que gosta e demonstrará isso aos outros. Por outro lado, se ser quem se é gera consequências negativas, a pessoa aprende que só vai ser aceita se deixar de ser quem é e passar a ser o que os outros esperam. Nesse caso, a pessoa pode não conseguir admitir do que gosta nem para si mesma quanto mais conseguir demonstrar isso ao mundo.

Pessoas seguras de sua identidade podem identificar-se fortemente com um time de futebol, uma religião, um trabalho ou um partido político porque encontram nessas coisas afinidades, elas a representam. Essas pessoas podem dedicar-se muito a uma ou mais dessas coisas, elas podem dar muito sentido a suas vidas, mas essa dedicação não as cega, pois a pessoa entende que a coisa é uma parte do que ela é e não exatamente tudo o que ela é.

Pessoas que não foram estimuladas a ser o que realmente são, buscam o que devem ser fora delas e se identificam com as coisas para preencher vazios, para fugir de sua caótica realidade e para tentar recuperar sua auto-estima. Assim, fica fácil se fundir com o objeto de sua identificação, transformando-se nele e dedicando-se a ele de forma compulsiva. Essa pessoa não sabe quem é, então, não se identifica com várias coisas, mas se agarra fortemente a uma só. Ela não tem certeza se aquilo realmente a representa, então, não aceita questionamentos e não debate, impõe seu modo de pensar. Não quer ser colocada em contato com outros jeitos de ser, pois ficaria perdida, então, usa o preconceito para se convencer de que seu jeito é o único que é certo e se afasta de tudo o que é diferente, fechando-se em um mundo onde não tenha que pensar sobre quem realmente é.

Defender uma causa deixa de ser um sonho e passa a ser uma missão, pois significa defender a si mesmo. Pessoas se tornam inimigos e conspiradores que devem ser banidos simplesmente porque pensam diferente. O mundo é dividido entre bem e mal, práticas violentas são aceitáveis e entendidas como necessárias, e quando se tenta chama-los à razão, alguns se comportam como se estivessem delirando, dando argumentos e explicações sem lógica para suas atitudes.

Se pensarmos em um jovem inseguro em relação à sua identidade, que, por influência de amigos, ingressa em uma torcida organizada, por exemplo. Ele ganha um grupo para pertencer, supostos amigos, reconhecimento, sua vida ganha sentido porque ele tem um papel e uma missão e sua auto-estima passa a existir, pois ele se enxerga agora como mais forte, mais poderoso, indestrutível. O que ele perde? Amigos que pensam diferente, outras possibilidades de vida, e pode passar a ter conflitos morais e éticos, pois tem alguns valores próprios e sabe o que é certo e errado. Mas para agradar o grupo e não perder tudo o que conquistou,faz coisas que não gostaria e enfraquece mais ainda sua identidade, pois passa a depender mais ainda do grupo para fugir de si mesmo.

Não quero dizer com isso que pessoas seguras de suas identidades não possam se tornar fanáticas nem, muito menos que todas as pessoas que tiveram dificuldades na construção de suas identidades vão virar fanáticos. Quero dizer, sim, que há muito sofrimento por trás do fanatismo, que ele é mais um sintoma de uma sociedade que adoece mais gravemente a cada dia. Certamente, temos que punir os crimes que essas pessoas possam vir a cometer, mas só isso não basta. Precisamos deles para tentar entender o que não deu certo? Como chegamos a esse ponto?. Esse texto não se propõe a dar as respostas, mas a fazer a pergunta.


Para finalizar, gostaria de enfatizar que não uso o termo "identidade frágil" como sinonimo de "cabeça fraca", que é pejorativo e implica um juízo de valor. As pessoas que passam pela situação que descrevo fizeram o melhor que podiam para enfrentar os mais variados tipo de situações adversas em suas vidas. Continuo acreditando, por mais difícil que pareça, às vezes, que ninguém escolhe sofrer ou fazer sofrer. Mas concordo, também, que certos tipos de atitudes são injustificáveis. De minha parte me sinto um pouco responsável por elas, pois pertenço à sociedade que fornece as condições para tais atos. Justificável ou não, procuro fazer minha parte para mudar isso.

Por RENATA PEREIRA












-Psicóloga formada pela Universidade Prebsteriana Mackenzie;
-Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;e
Atende adolescentes e adultos em psicoterapia individual e em grupo.
CONTATOS:
Email: renatapereira548@gmail.com
Twitter:@Repereira548