quinta-feira, 28 de julho de 2016

Curitiba, Cidade Modelo!


"Sem concessão
Pela cidade
À minha expressão
Dou legitimidade"
Giovanna Lima




A Cidade


Localização de Curitiba/PR.
(Google Maps)
Curitiba é uma cidade brasileira localizada no Estado do Paraná, sendo ela a Capital do Estado. Hoje, é a cidade mais populosa da região sul do Brasil e a oitava mais populosa do Brasil. Hoje, com seus 323 anos de fundação, é uma das cidades mais importantes do país e da região sul. O município também é conhecido como a "Cidade Modelo" e a "Capital das Araucárias". Para sabermos como tudo começou temos que viajar para o ano de 1693, onde um pequeno grupo bandeirante fundou a cidade, tendo como primeiro impacto, a localidade tornou-se uma importante parada comercial, com isso, houve a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba/SP e Viamão/RS. Em 1853, 160 anos após a fundação, Curitiba foi a ser a capital recém-emancipada Província do Paraná. Após este feito, a cidade veio em crescente aumento da população e do meio urbano, contudo, no século XIX a chegada de imigrantes alemães, poloneses, ucranianos e italianos fortaleceram a cultura e a diversidade, a qual se espalhou e está presente até os dias de hoje em cada canto da cidade. Hoje a cidade é reconhecida mundialmente, isto por ser uma das cidades mais ambientalistas do mundo, ganhando vários prêmios e indicações de cidade mais sustentável da América Latina. Já foi considerada também uma das cidades "mais criativas" do Brasil em 2014. A cidade é cheia de paisagens e pontos turísticos que encantam a todos que a visitam, além disto, é uma cidade educada e educadora, isto por ser a cidade com menor índice de analfabetismo e ter a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. A cidade que já se chamou Curityba e Corityba até o ano de 1919, ano que foi decretado em lei que acidade enfim se chamaria "Curitiba". 
   
GUIAdeCURITIBA
 
Jardim Botânico: é um dos locais mais belos e visitados de Curitiba, isto pelos seus jardins geométricos e pela estufa de três cúpulas que concentra várias plantas características da floresta Atlântica do Brasil. O Jardim foi inaugurado em 1991, a estrutura da estufa foi inspirada em um palácio de cristal que havia em Londres, no século XIX. Além da estufa, o Jardim apresenta um belo Museu Botânico Municipal, museu este que possui trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo. Já ao lado da estufa, 114 esculturas do artista e ambientalista Frans Krajcberg estão em amostra.  

Teatro Ópera de Arame: o Teatro inaugurado em 1992 foi construído em apenas 75 dias, na cratera de uma pedreira desativada. Hoje o teatro recebe os mais variados tipos de arte e apresentações artísticas, o nome "Ópera de Arame" está relacionado ao formato da construção, a qual apresenta vidro, tubos de aço, com lago, uma cascata de água e blocos de fundação apoiados diretamente na rocha. 

Museu Oscar Niemeyer: é um dos museus mais belos do país, sua arquitetura é de tirar o fôlego. A obra é um complexo de dois prédios, sendo que o primeiro foi projetado por Oscar Niemeyer. O Museu foi inaugurado em 2002 com o nome de 'Novo Museu', e em 2003 foi reinaugurado recebendo aí o nome atual. O foco principal do museu são as obras visuais, a arquitetura e o design.

Bairro Santa Felicidade: é uma região administrativa de Curitiba, ela concentra 16 bairro, incluindo o bairro Santa Felicidade. Nesta região a cultura trazida pelos imigrantes italianos é muito preservada. A região é concentrada por muitos imigrantes e descendentes de família italiana, região que antigamente era um caminho de passagem de tropeiros. 

Parque Barigui: o nome "Barigui" vem de origem Indígena que significa "rio do fruto espinhoso", isto pela presença de araucárias nativas. O local foi transformado em parque em 1972 e por estar próximo ao centro da cidade, o parque é o mais movimentado de Curitiba. O local apresenta uma grande variação da fauna e flora, apresenta também lago, academia, canchas esportivas, parque de diversões, Museu do Automóvel e assim por diante, um lugar ideal para passear e relaxar.

Parque Tanguá: foi inaugurado em 1996 e até hoje surpreende por sua beleza. O local já foi um complexo de pedreiras desativadas, hoje apresenta muita área verde, uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou apé. 

Rua XV ou Rua das Flores: esta foi a primeira grande via pública do Brasil exclusiva para pedestres, sendo inaugurada em 1972. Ela está localizada no centro da cidade, é marcada pelos edifícios e sobrados centenários, bares turísticos e pelos canteiros de flores que embelezam o local. A rua é um patrimônio da população paranaense, tombada como paisagem por lei estadual do Paraná desde 1974. 


Por Fernando Bervian

  • Administrador do Blog do Bervian;
  • Gaúcho de Ivoti/RS;
  • Ensino Médio Completo;
  • Futuro Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário