domingo, 28 de janeiro de 2018

Bipolar ― um transtorno tão antigo quanto a Humanidade




Atitudes intensas de euforia intercambiadas com outras de aguda depressão, são conhecidas desde os tempos bíblicos e mitológicos, e começaram a ser tratadas, cientificamente, por Hipócrates – considerado o pai da medicina – denominando-as, genericamente, de "melancolia". Por uma infinidade de tempo, foi esse o termo usado universalmente.

Não obstante esse fato, o crescimento célere dessa alternância comportamental de humor, levou a Psicologia e Psiquiatria, porquanto ciências voltadas para a investigação comportamental, a empenharem-se em inúmeros estudos controlados e em pesquisas, objetivando uma compreensão mais precisa do clássico e tão antigo “distúrbio” do comportamento humano.

Em decorrência desse empenho científico, sabe-se hoje, com absoluta precisão, que a afecção nada tem a ver com MUDANÇAS DE PERSONALIDADE, uma característica da esquizofrenia. O que muda é o humor; e tão somente o HUMOR. Também, ficou patente sua distinção entre comorbidades como ANSIEDADE, COMPULSÃO e TRANSTÔRNO DE PÂNICO. E, acima de tudo, é importantíssimo sua total diferenciação da DEPRESSÃO AGUDA e muitas vezes MÓRBIDA.

Também em decorrência da dedicação desses cientistas psicólogos e psiquiatras, sabe-se hoje que a "instalação"do Transtorno bipolar no indivíduo, é causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Esse conhecimento é primordial para o tratamento fármaco-terapêutico. No entanto, um diagnóstico incorreto, infelizmente muito comum, pode resultar numa piora considerável do quadro clínico do indivíduo acometido pelo transtorno bipolar.

Hoje, o clássico rótulo de "melancolia" dado por Hipócrates é coisa do passado. Hoje, tanto na Clínica quanto na literatura científica e leiga, são vários os termos usados para designar essa patologia que tem acometido o ser humano desde os seus ancestrais ― Transtorno de humor, Transtorno afetivo, Transtorno afetivo de humor, Transtorno afetivo bipolar, Transtorno bipolar e, mais comumente, BIPOLARIDADE.

Ao término desse ligeiro apanhado, resta-nos dizer, a título de informação ilustrativa que, desde 2011, o dia 30 de março é comemorado como o "Dia da Luta para Conscientização do Transtorno Afetivo Bipolar" . Um título grande, sem dúvida, mas que se torna gigante na sua proposta. Também em sua significação: ─ no dia 30 de março de 1853, nascia Vincent Van Gogh, o grande pintor holandês, que conviveu com a BIPOLARIDADE desde sua atribulada adolescência.

A criação e a celebração do dia mundial do transtorno bipolar, objetiva, acima de tudo, a conscientização da sociedade, buscando promover uma psicoeducação capaz de por um término à incompreensão e, por conseguinte, ao estigma social de um distúrbio comportamental tão antigo quanto a humanidade..

POR LUÍS LAGO



























Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.