Muitas pessoas ainda tem dúvidas de como
lidar com sujeito depressivo. Neste texto quero levantar formas que auxiliem a
quem precisar.
No mundo, a Depressão incapacita mais de 290 milhões de pessoas de diversas idades. A OMS denominou a doença como mal do século. Mesmo com o advento da pandemia ela ainda é muito incompreendida por uma grande massa. Porém, quanto mais a entendemos, também passamos a compreender aqueles que por ela são acometidos.
Mas, como ajudar alguém com Depressão? Aquele que está ao lado do doente se sente impotente, perdido, sem saber que atitude tomar enquanto o ente definha, "desgosta de si mesmo e da vida”.
Para que possa ajudar é necessário conhecer dessa patologia agressiva suas particularidades.
Em primeira mão, a depressão é um transtorno de humor caracterizado pela tristeza profunda e duradoura, com a capacidade de troná-las em indivíduos longe de tudo que antes para eles tinham grande interesse, a vida para o depressivo torna-se cinzento, em preto e branco, passa a não ter mais o colorido que antes percebiam.
A sua causa está no desiquilíbrio das substâncias responsáveis pelo humor e bem estar. O surgimento desse desiquilíbrio pode surgir após um evento traumático, desde a morte de alguém querido, problemas de família, um grave acidente, abusos psicológicos etc.
Em uma grande parte das vezes aquele que tem depressão esconde o diagnóstico ou entra em negação por medo de julgamentos e falácias por quem ainda não entende a enfermidade da alma. Logo, aqueles que estão a volta devem entrar em ação para que o doente entenda a necessidade de buscar auxilio profissional.
COMO VOCÊ PODE AJUDAR?
1 - Mostre que
ela tem sua atenção
Ela necessita ver, perceber que tem seu apoio incondicional, sendo afetivo e com gestos carinhosos, ouvindo suas demandas, se prontificando a tarefas que sejam cansativas. Elas geralmente se sentem só ainda que estejam rodeadas por uma multidão. Mostre a ela que você está ali sempre que precisar!
Na grande parte das vezes não é o momento de falar, apenas ser um bom ouvinte; esteja focada nela de preferencia deixe que ela veja que você está com seus olhos direcionados aos dela. Se não souber o que dizer, não tem problema fique em silêncio, se puder coloque suas mãos em seu ombros e acaricie levemente.
O ser humano tem uma característica de falar e ouvir muito pouco. Quero lembrar que uma pessoa depressiva essa atitude não tem nenhuma importância porque o que ela precisa é de ser ouvida.
FALE SOBRE A DEPRESSÃO
2 - Quebre o tabu
em torno da depressão
Converse com seu ente querido, com seu amigo sobre este transtorno, sobre a condição que se encontra, evitando fugir das partes desagradáveis. Pode parecer que falando sobre o assunto que o abate irá colocar ainda mais a pessoa no fundo do poço; ledo engano, isso o ajudará a perceber que pode falar de suas dores.
SEJA SENSÍVEL AO PEDIDO DE AJUDA
3 - Acolher quem
precisa é grande auxílio
Sempre que um depressivo faz comentários sobre suicídio é de alguma forma um pedido de ajuda; não olhe como um pensamento aleatório, não ignore e o auxilie pela busca de um profissional capacitado, de a devida atenção o suicídio é uma das principais que mata mais do que a HIV no mundo.
Não existe outro caminho para a cura da depressão se não pela terapia, então proponha isso para o doente e caso o problema esteja crônico poderá consultar um psiquiatra para iniciar o tratamento medicamentoso. Lembrando que embora seja útil o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, não trata de fato a raiz do problema. O acompanhamento por um psicólogo leva o paciente a recuperação de suas feridas emocionais.
TENHA PACIÊNCIA COM O DEPRESSIVO
4 - Vc está bem ele não, lembre-se disso
Esta patologia é complexa cuja recuperação é composta por momentos de recaídas. Ele pode apresentar em um dia está muito bem e no outro ter regredido. Tal oscilação é normal, então seja empático e paciente não seja exigente ou tente mudar seu comportamento, as pessoas depressivas não reagem bem às posturas autoritárias. Ao invés de ordens faça sugestões com carinho.
INFORME-SE SOBRE A DOENÇA
5 - Conhecer a depressão torna mais fácil seu auxílio
Quando se tem conhecimento sobre a depressão torna-se mais fácil a ajuda, tornando mais fácil entender alguns comportamentos e o desequilíbrio emocional pelo qual o enfermo está passando. Você desconstrói de a doença não é uma frescura. Quando for em busca de informações, procure fontes confiáveis sobre o assunto. Ouça profissionais de psicologia e psiquiatras procurando entender cada abordagem usadas para o tratamento da doença.
BUSQUE APOIO
6 - Procure centros de apoio a depressão
Em muitas cidades do Brasil há serviços de apoio ao depressivo. A depressão é cansativo e pode deixá-lo sobrecarregado, então, é vital então é importante que encontre maneiras de aliviar a pressão emocional por conta das interações. O CVV - Centro de Valorização da Vida - tem um atendimento gratuito, voltado a pessoas depressivas e ansiosas e neste mesmo lugar são atendidos pessoas com tendências suicidas. Recomende-o a pessoa e se você é um amigo, converse com familiares a respeito.
COMO IDENTIFICAR UM DEPRESSIVO?
7 - Geralmente o sujeito tem um olhar longe e triste
Entender como ajudar alguém, envolve também saber identificar sintomas, por isso preste atenção nos seguintes comportamentos:
BAIXA AUTO ESTIMA: depreciação, comentários de não ser inteligente, incapacidade, não ser digno de felicidade, não ser uma pessoa boa etc. É muito comum no depressivo;
DIFICULDADES PARA DORMIR: a insônia torna-se a companheira constante do depressivo tornando ainda mais cansados no dia seguinte;
DESINTERESSE: perde-se interesse pela coisas que antes havia importância na vida do indivíduo;
IRRITABILIDADE EXCESSIVA: um simples comentário, uma atitude inocente é capaz de deixar a pessoa furiosa;
TRISTEZA CONSTANTE: é sempre melancólica e retraída. Vê somente o lado negativo e sempre com uma opinião desfavorável sobre si mesma.
CONCLUSÃO
Tendo este conhecimento, agora você poderá intervir com mais segurança ao identificar a pessoa depressiva. Como percebeu é muito simples ajudar a quem quer que seja e ao mesmo tempo ser de grande valia para uma pessoa que está precisando desse olhar acolhedor.
Se você tem conhecimento de alguém que convive com um enfermo depressivo, mande pra ela este conteúdo, certamente será de grande valia tornando mais leve o dia a dia de amigos e familiares.
A depressão é uma doença que ceifa aos poucos a vida e vai tirando a alegria, o contentamento, a própria vontade de viver. Não permita que isso aconteça esteja sempre presente!
- Pós Graduação em:
- Psicanálise Clinica - Nova Iguaçu/RJ(2013) ;
- Gestão da Aprendizagem e Educação Cognitiva, Macaé/ RJ (2019) e
- Avaliação Psicológica e Diagnóstico - Macá/RJ (2021).
Abordagem: Psicanálise