sábado, 16 de janeiro de 2016

A educação brasileira é um grande mosaico



A educação brasileira é um grande mosaico, formado por uma grande e dinâmica diversificação. Temos sistemas avançados, principalmente no Sul do país, convivendo com esquemas atrasados, sobretudo no Norte e Nordeste.

O povo precisa evoluir e banir do cenário político do país essas "famílias" que se assenhoraram do poder e sugam a Nação negando um futuro digno às próximas gerações.

O Brasil já gastou alguns planos “Bolsas Eleitorais” em bolsa família, bolsa miséria, bolsa gás e tantos outros programas inúteis. Sequer conseguimos romper a barreira de tirar toda população brasileira da miséria e oferecer saúde, segurança e educação.

Todos esses fatos levam a uma única conclusão. O que falta ao Brasil não são recursos. O Brasil carece de capital humano.

Em conversa com o professor universitário e escritor, Nélson Pires Filho, compromissado com a qualidade da educação brasileira, em todos os níveis e modalidades de ensino, percebemos, claramente, a existência de dois Brasis: o que trabalha e estuda para o desenvolvimento nacional, e o que vive de estelionato político, sorvendo os impostos pagos pelo primeiro dos Brasis:desigualmente desiguais.

Segundo o professor doutor Arnaldo Niskier: “ Há uma relação inequívoca entre pobre e falta de educação, podendo com isso gerar o fenômeno da violência. Os exemplos existem em nossos bolsões de atraso, infelizmente ainda bastante numerosos no Brasil.”

A educação brasileira é um grande mosaico, formado por uma grande e dinâmica diversificação. Temos sistemas avançados, principalmente no Sul do país, convivendo com esquemas atrasados, sobretudo no Norte e Nordeste. 

O governo cultiva a miséria como se fosse um patrimônio. Gasta boa parte dos recursos destinados à área social em programas de pão e circo que perpetuam a miséria e estimulam a preguiça improdutiva. Dessa forma está garantido que os filhos dos miseráveis serão miseráveis e potenciais candidatos a esses mesmos programas sócio-eleitoreiros. Em troca da política de do pão e circo o povo oferece votos.

Por  NELSON VALENTE



- Professor universitário;
- Jornalista e
- Escritor
Twitter:@Escritor4

Um comentário: