sábado, 12 de setembro de 2020

E a interdisciplinaridade?


Autor: Lúcio Panza(*)

Há muito se propõe e há muito se estuda um ensino que estabeleça relações e ligações entre as matérias do currículo, sendo uma proposta onde a forma de ensinar leva em consideração a construção do conhecimento pelo aluno em que a prática não dilua as disciplinas no contexto escolar. 

A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei nº 5.692/71, verificamos que tal definição pode nos encaminhar para uma simples comunicação das ideias, e isso não é suficiente para fundamentar nossas práticas. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente principalmente com a nova Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 e nos discursos e práticas de professores e estudiosos do assunto. 

Essa aproximação em uma ação coordenada é extremamente valiosa no sentido de amplitude da capacidade cognitiva de perceber fenômenos e compreender conceitos de forma mais abrangente e de maneira integrada como as coisas realmente na maioria das vezes são. A questão é, o quanto isso de fato está sendo aplicado no nosso país? Estamos conseguindo realmente superar a fragmentação? Estamos proporcionando um diálogo entre elas para a compreensão da realidade? 

A interdisciplinaridade oferece uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento e exige uma postura do professor que vai além dos livros didáticos. Em tese, temos muitas dificuldades na aplicabilidade desse conceito pelo simples fato, de que também não recebemos uma educação nesses moldes, e chegando a Universidade, embora nos debruçamos sobre o tema, também não a recebemos, ou seja, é um entrave histórico, no qual precisa começar a mudar toda uma engrenagem interna também nos cursos de formação de professores, onde cada disciplina não seja analisada apenas no lugar em que ocupa mas nos saberes que a contemplam. 

A proposta interdisciplinar somente torna-se possível onde várias disciplinas se reúnem a partir de um mesmo objetivo, nascendo de um Projeto Político Pedagógico elaborado a partir da consciência comum criando uma situação-problema no sentido de Freire (1981). As comunidades escolares, no papel de todos os seus segmentos também precisam começar a se movimentar em torno dessas construções. 

O cenário atual do Magistério é de desestímulo, e às vezes, até mesmo de frustração, frente às contra partidas dos Governos com relação aos investimentos parcos e a desvalorização docente e isso contribui ainda mais para que a promoção de um ambiente propício ao desenvolvimento humano em sua plenitude seja promovido e o ensino de cunho conteudista, ainda hoje, continue sendo o princípio da educação brasileira. 

BIBLIOGRAFIA

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes Fazenda (Org). Interdisciplinaridade: pensar. Pesquisar e intervir. São Paulo: Cortêz, 2014;

FREIRE, Paulo. Ideologia e educação: reflexões sobre a não neutralidade da educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

*LÚCIO LAMOGLIA PANZA













-Pós-graduado em Ensino de Ciências e Biologia pela UFRJ e Biociências e Saúde pela FIOCRUZ;
-Atua como professor regente no magistério público estadual e municipal da cidade do Rio de Janeiro;
-Possui experiência em mediação de exposições científicas em espaços formais e não-formais. Elabora projetos de jogos didáticos com foco no aspecto lúdico como instrumento de aprendizagem; 
-Participa de atividades de extensão cultural com projetos pedagógicos desenvolvidos nas Unidades escolares.
Site: http://luciopanzasilva.wixsite.com/escritor

Nota do Editor:

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