Em um país mergulhado no lamaçal da corrupção, onde falta ética e
patriotismo por parte de políticos , agentes públicos e empresários , é
imperioso que a escola e a família
assumam a responsabilidade na formação do caráter das crianças e
adolescentes.
Hoje, a educação , dominada por ideologias de esquerda, está mais
voltada para formar cidadãos aptos a reivindicar direitos (muitas vezes difusos ) sem a contrapartida dos deveres. Nenhuma sociedade sobrevive sem uma relação
equilibrada entre direitos e deveres.
" O que destrói a humanidade?Política, sem princípios;Prazer, sem compromisso;Riqueza sem trabalho;Sabedoria sem caráter;Negócios sem moral;Ciência sem humanidade;Oração sem caridade. "(Mahatma Gandhi)
A escola , enquanto instituição
social, não pode ficar restrita a função de ensinar disciplinas tradicionais da
grade curricular. É preciso inserir um
conteúdo mais voltado às necessidades do nosso tempo. É preciso ,
portanto, levar às salas de aula noções
de ética , moral e patriotismo aos nossos alunos. Precisamos quebrar o
paradigma da "Lei de Gerson" que tem estimulado décadas de corrupção
e impunidade.
Criadas pelo Decreto-lei Nº 869 de 12 de setembro de 1969 , as
disciplinas de Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do
Brasil (OSPB) eram obrigatórias nas escolas de ensino fundamental , na época 1º
grau, e médio , 2º grau.
Duramente criticadas pelas esquerdas, estas disciplinas vigoraram até
meados da década de 1990, quando foram sumariamente extintas, sem qualquer
discussão mais profunda sobre sua relevância. Nada foi criado para substituí-las
!
O fato das disciplinas terem sido criadas no Regime Militar (1964-1985)
sempre suscitou críticas infundadas sobre seu "teor autoritário" e de
"apoio ao regime político" da época.
O que causa perplexidade é que estes críticos do passado são os mesmos
que hoje defendem a "Escola com Partido". Uma escola com pesamento
único , de raiz marxista e práticas autoritárias, voltadas para a formação de
militantes autômatos.
O fato importante é que
cidadania, ética e patriotismo desapareceram dos livros escolares, junto
com as disciplinas. O entendimento atual é que estes assuntos sejam tratados em
sala de aula episodicamente pelas disciplinas de História e Geografia.
Esta posição traduz , de forma velada, o desprezo por temas relevantes
para a formação das crianças e jovens.
Como os bons exemplos não vem de cima é preciso cultivá-los na base social,
formada pela escola e família.
Na análise dos objetivos do decreto, que criou as disciplinas de
Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil , estão
presentes conceitos basilares de qualquer nação democrática e desenvolvida.
"Art. 2º A Educação Moral e Cívica, apoiando-se nas tradições nacionais, tem como finalidade: a) a defesa do princípio democrático, através da preservação do espírito religioso, da dignidade da pessoa humana e do amor à liberdade com responsabilidade, sob a inspiração de Deus;b) a preservação, o fortalecimento e a projeção dos valores espirituais e éticos da nacionalidade;c) o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana;d) a culto à Pátria, aos seus símbolos, tradições, instituições e aos grandes vultos de sua historia;e) o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade;f) a compreensão dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da organização sócio-político-econômica do País;g) o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando ao bem comum; "
Lecionei estas disciplinas nos anos oitenta e noventa do século passado
e posso assegurar que todos os assuntos tratados em sala de aula motivaram
discussões pertinentes e proveitosas para a formação cidadã dos educandos.
A extinção destas disciplinas deixou um vácuo que foi, lamentavelmente, preenchido por ideologias
nocivas, que cultuam o estatismo , o vitimismo , a segregação , o ódio e o
desprezo aos valores éticos e morais.
Um exemplo de como o marxismo nas escolas contribui para a desagregação
social, está nesta frase de Vladimir
Ilyich Ulyanov (Lênin) , líder da Revolução Bolchevique de 1917:
" Colabore para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes."
(Lênin - DECÁLOGO -1913)
Em paralelo ao trabalho pedagógico das escolas, na difusão de valores
éticos, morais e patrióticos, está a família tradicional, que é corresponsável
pela orientação dos jovens.
"A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade."(Immanuel Kant)
O retorno das disciplinas EMC e OSPB não está na pauta do Governo e do
Congresso e dificilmente vai estar, enquanto predominarem os conceitos e
preconceitos de viés esquerdista, que
ainda detém a hegemonia do pensamento educacional.
Isso, porém, não afasta professores e pais do dever de fazer a sua
parte, nas salas de aula e nos lares, dialogando e ensinando as virtudes
necessárias à formação do caráter.
Em tempos de Lava Jato , o maior legado de moral e justiça de toda a
história do Brasil, cito o grande
jurista e diplomata Rui Barbosa (1849-1923) :
" De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Não podemos desanimar ! Façamos a nossa parte !
POR OMAR FERNANDES
- Licenciado e bacharel em história;
-Graduado pela Universidade Gama Filho/RJ; e
- Atuou como professor na rede pública e privada da cidade do Rio de Janeiro.
- Twitter:@omarbrasilrj
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
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