sábado, 15 de outubro de 2016

Ser professor não é ser ti@



Sou professor e não tio; sou um profissional assim como o advogado, por exemplo; aliás, este nunca foi chamado de tio pelos seus clientes, mas como Doutor. Mesmo que tenha apenas o Bacharelado. Uma das minhas titulações é a de Especialista: por que não ser chamado de especialista? Sempre quando perguntam minha profissão, tenho a honra de me apresentar como “professor”. Ser professor não é ser ti@. Entendo que por detrás da expressão há uma ideologia, isto é, existe uma realidade concreta, que precisa ser analisada pela gênese do processo e que devemos sempre parar para identificar as distorções dos nossos conceitos, posições e como foram produzidas historicamente. 

Segundo Rainer Sousa, “nos primeiros anos de vida escolar, as crianças criam um forte vínculo com a professora que as orientam durante as aulas e atividades desenvolvidas em classe. Segundo especialistas, alguns alunos promovem um tipo de extensão materna na figura da professora que muitas vezes ganha o informal título de tia. Alguns veem nisso uma demonstração de proximidade, outros salientam nesse costume um sério desvirtuamento da função formadora que o profissional da educação possui”.

Em Professora sim, tia não cartas a quem ousa ensinar (1997), Paulo Freire deixa claro que “recusar a identificação da figura da tia não significa, de modo algum, diminuir ou menosprezar a figura da tia, da mesma forma como aceitar a identificação não traduz nenhuma valoração à lei. Significa, pelo contrário, retirar algo fundamental ao professor: sua responsabilidade profissional de que faz parte a exigência política por sua formação permanente. (...) A razão se deve a dois pontos principais: evitar uma compreensão distorcida da tarefa profissional do professor e desocultar a sombra ideológica repousada manhosamente na intimidade da falsa identificação. (...) Professoras, boas tias, não devem brigar, não devem rebelar-se, não devem fazer greve...”.

Obviamente a relação professor e aluno é importantíssima. Em um ambiente saudável o aprendizado pode ser construído. Uma relação de confiança possibilita uma motivação maior para todas as partes envolvidas no processo. O professor é aquele que sabe administrar os conflitos e promover resoluções de situações – problemas contextualizados, que necessitam de abordagens interdisciplinares, portanto - para que todos tenham voz e vez no exercício do respeito mútuo. Sendo assim, o diálogo será à base dessa relação.

Família e escola devem trabalhar em parceira. Sozinhas não conseguem a responsabilidade de educar e ensinar. A família é a base de educação e formação e, consequentemente, contribui para que o filho apresente resultados acentuados a cada bimestre. Os problemas não estão separados e podem está nesse relacionamento. Ambas buscam identificar as causas dos conflitos e das dificuldades e buscam possíveis caminhos de ações a serem trilhados no ensino e no aprendizado, que permitem o entrosamento entre si, definindo papéis e missão para o sucesso educacional do aluno.

A escola foi criada para servir a sociedade. Mas o professor não é ti@ para ensinar bons modos, por exemplo, mas para atuar no ensino dos conteúdos e promover, em sua prática pedagógica, o desenvolvimento do compromisso com os valores estéticos, políticos e éticos da sociedade moderna.

Para a escola, os alunos são apenas transeuntes psicopedagógicos. Passam por um período pedagógico e, com certeza, um dia vão embora. Mas, família não se escolhe e não há como mudar de sangue. As escolas mudam, mas os pais são eternos (Içami Tiba, 2002, p. 18).

Ser professor não é ser ti@; ser professor é superar a visão de mediador entre o aluno e o conhecimento para ser, também, orientador e tutor, possibilitando, assim, que o mesmo busque a informação adequada dos meios de comunicação e tecnologias.

Ser professor não é ser ti@, ou aquele que não conseguiu casar ou que frustrou na vida e, como não tinha outra “habilidade”, resolveu “ser professor”. A formação de um professor é permeada tanto pela teoria quanto pela pratica pedagógicas, de modo a promover o conhecimento experiencial do profissional em formação. Há competências profissionais que precisam ser comuns a todos os professores – tais competências são construídas como eixo da formação da identidade profissional e da dimensão pedagógica do trabalho. Ser professor, portanto, é ser um profissional habilitado, especialista, mestre ou doutor em uma área do conhecimento específico. É aquele que entende o aluno não como seu “sobrinho”, seu “parente” ou “filho do amigo” ou muito menos como um ser “sem luz[1]”, mas o sujeito do processo ensino-aprendizagem: indivíduo e cidadão que passam a ter um olhar crítico sobre a realidade que o cerca. Ser professor é exercer a sua função que é de “afirmar valores e atitudes para pessoas com rostos, experiências, culturas e saberes” (FRIGOTTO, G. 2009, p. 29).

REFERÊNCIAS


[1] Aluno. De origem latina, indica: a, sem ou ausência de e lummi “luz”, ou seja, sem luz.

POR FERNANDO MARTINS










-Formado em Ciências Sociais e Teologia;
-Pós graduação em Metodologia do Ensino de História;
-Escritor, Palestrante e Professor de História na Rede Pública Estadual
Twitter: @filosonando

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

PSOL, o novo PT?


Quando George W. Bush ordenou o ataque ao Iraque para derrubar Saddan Hussein, não podia sequer imaginar quais os efeitos colaterais decorrentes de sua decisão. Até então, existia uma ameaça real, nítida e clara: Saddan Hussein, um ditador cruel que ameaçava o estilo de vida ocidental com guerra química, ataques terroristas e bravatas políticas que o ajudaram a se manter no poder daquele conturbado país e o colocaram na mira dos EUA e seus aliados. 

Não há dúvidas de que a guerra contra Saddan foi vencida, o país que já estava ruim foi arrasado. Saddan foi enforcado, mas o que não foi previsto pela inteligência de guerra, foi o surgimento, anos depois, de um inimigo ainda pior, mais agressivo, com métodos ainda mais nefastos e violentos, capaz de suplantar o território de guerra e se espalhar pelo Oriente Médio, a Síria e depois pela Europa e até mesmo atuar em território americano. O ISIS mais conhecido aqui como Estado Islâmico, foi um efeito colateral grave das guerras no Oriente Médio, algo que poderia ter sido previsto, mas foi ignorado, no mínimo subestimado, provocando o surgimento de um mal ainda maior e mais difícil de ser controlado, o terrorismo mundial islâmico.

O erro brutal da avaliação americana quanto aos riscos do pós-guerra e, a retirada das tropas americanas e aliadas do Iraque, devem servir de parâmetro, não só para as explosivas guerras do oriente médio, mas como importante referência para a avaliação das decisões políticas que impliquem no confronto em qualquer campo de batalha, sejam com tiros ou no campo das ideiais, os efeitos colaterais podem ser igualmente desastrosos.

Essa reflexão sobre o desastre da guerra vencida pelos americanos e seus aliados, traz uma nova perspectiva de avaliação do conceito de vitória. Afinal, se medirmos o resultado histórico dessa guerra, não houve vencedores de fato, a situação hoje é muito pior! Sem armas químicas e poderosas, os grupos terroristas se espalharam como insetos no mundo todo, sem barulho, utilizando-se das ferramentas disponíveis com as novas tecnologias de comunicação, principalmente a internet, entranharam-se e cooptaram em todo o mundo seguidores de suas ideias malucas, revolucionárias, insanas, utilizando-se de iscas com grande penetração entre os jovens... Ainda que nos falte adjetivos, a loucura do terrorismo islâmico se espalhou pelo mundo, colhendo jovens de mentes vazias, esvaziadas pelo relativismo moral, pelos valores familiares enfraquecidos, lares desfeitos, confusos em consequência, expondo a fragilidade e vulnerabilidade das sociedades ocidentais fortemente influenciadas pelas ideologias da esquerda. 

A sociedade ocidental moderna, com seus valores distorcidos e relativizados, informações difusas, conceitos e políticas de ensino influenciadas por intelectuais da esquerda socialista, tornou, principalmente os jovens, num alvo fácil das doutrinas revolucionárias e anarquistas. Preenchendo o vazio existencial de uma geração enfraquecida pelas ideias de um estado paternalista e cuidador, uma sociedade de pessoas fracas e dependentes do auxílio do estado, convencidos de que o estado deve sustentá-los, de que os que trabalham e produzem riquezas são exploradores, de que são vítimas da sociedade pela exploração do trabalho e, portanto, vítimas do sistema.

Essa fragilidade dos jovens ao discurso intelectual de má-fé das esquerdas, é um fenômeno mundial. Está fortemente presente na sociedade ocidental e particularmente na imprensa, mídia e meio artístico, no meio acadêmico, universidades e escolas públicas, além de forte infiltração no meio jurídico.

Jovens são facilmente manipulados e atraídos com as ideias de anarquia, drogas livres, sexo livre, libertinagem confundida com liberdade... Pegos por essas iscas, passam a integrar a frente no combate do modelo de sociedade organizada. Acreditam que estão sendo apoiadas por esses grupos em suas “causas”, grupos feministas, raciais, comportamentais, são levados a lutar contra a força policial, a desmoralizar as instituições, a Lei e a Ordem, sem se aperceberem que estão sendo usados para um projeto de poder que visa destruir o modelo de vida ocidental, impor ditaduras, restringir liberdades e tudo aquilo que a história e os fatos demonstram claramente: O socialismo radical provocou a privação das liberdades individuais, a discórdia entre as classes, a miséria e o autoritarismo onde quer que tenha sido implantado, em qualquer tempo, em qualquer lugar.

No Brasil esse fenômeno passou a ser sentido com maior força, após a chegada do PT ao poder central, mais especificamente com a chegada de Lula à Presidência da República, entretanto, esse processo vinha sendo instalado no país desde a sua redemocratização a partir de 1985 mais intensamente. 

A imprensa brasileira sempre foi dominada tradicionalmente pela esquerda, mas a partir de Lula, passou a ser fortemente financiada pelas bilionárias verbas de publicidade estatal, o que fez quase desaparecer o jornalismo de fatos, implantando definitivamente o jornalismo de opinião pautado nas ideologias massivamente de esquerda, com uso em excesso de adjetivos positivos à esquerda e totalmente negativos em relação as posições mais conservadoras e alinhadas ao centro-direita, claramente num movimento de desconstrução de valores, assim como ocorria paralelamente na mídia, nas artes e na cultura nacional, essas financiadas com recursos estatais da Lei Rouanet.

Em 13 anos de governo do PT, o MEC destruiu as bases de ensino patriótico que ainda resistiam nas escolas brasileiras, impondo suas ideologias e mudando conceitos de nossa história para impor as ideias antiamericanas, a quem chamam de imperialistas. Impuseram as novas gerações os seus pensamentos e conceitos distorcidos dos fatos, sobretudo, nas escolas das periferias e universidades públicas controladas pelo Governo Federal.

A massiva derrota do PT nas urnas municipais nesse mês de outubro de 2016, não significa uma vitória do país sobre o Projeto de Poder das esquerdas, assim como a derrota do Iraque não significou a derrota do terrorismo, mas sim uma troca de comando setorial das lideranças que continuam com seu projeto intacto. O que verificamos com a derrocada do PT, foi a ascensão do PSOL!

A ascensão do PSOL me fez lembrar o surgimento do ISIS após a queda de Saddan, pois o radicalismo e métodos não convencionais são características que se verificam com a chegada do ISIS no Oriente Médio, um efeito colateral gravíssimo!

O PSOL é certamente um partido com características mais radicais e mais identificado com as ideologias revolucionárias de esquerda que o abatido e desgastado PT, este envolvido nos escândalos de corrupção, que o colocaram junto ao seu líder máximo, no topo da organização criminosa que arrasou a economia do país. Mas o pior é que o PSOL surge com uma roupagem mais radical, entretanto, dispondo de toda a estrutura aparelhada pelo PT e, que permanece praticamente intacta, nas universidases, escolas, na imprensa, mídias e nos meios artísticos e, inclusive, as estruturas do próprio PT e aliados nos governos que ainda ocupam, tanto municipais quanto estaduais.

Outra característica e talvez a mais preocupante de todas, é que o PSOL herdou toda estrutura aparelhada pelo PT, sem todo o desgaste dos maus feitos do PT na corrupção e com a forte penetração que o PSOL possui nas classes mais intelectualizadas do país: a classe média e a classe universitária da qual mantém grande influência e poder de mobilização, somado ainda com toda a estrutura e apoio dos sindicatos, centrais e movimentos sociais da esquerda tradicionalmente ligadas ao PT, além dos próprios membros do PT que já migraram ou vão migrar para o PSOL, assim como os demais partidos de esquerda unidos no mesmo propósito, dos quais se destacam o PC do B e a REDE Sustentabilidade de Marina Silva, outra ex-petista.

O PSOL não só defende, mas luta abertamente pelo modelo bolivariano chavista, pelo controle da imprensa, a doutrinação ideológica e partidária nas escolas e universidades, os black blocs, aborto livre, fim da Polícia Militar, da polícia armada e da prisão de infratores menores de idade, além de ter grande rivalidade aos princípios da fé cristã, o que opõe o partido contra mais de 90% dos brasileiros que se declaram cristãos, mas pouco conhecem sobre o projeto de poder do PSOL e seus métodos, uma clara características do eleitor brasileiro que vota em personalidades, desprezando os partidos, na quase totalidade dos eleitores. Eu já fiz o teste e na maior parte das cidades do interior do Brasil, as pessoas sabem quem é o prefeito, mas não sabem a qual partido ele pertence, essa é uma realidade absurda, mas é absolutamente a verdade, podem conferir!

A minha conclusão não é nada otimista quanto a ascensão do PSOL, até porque o crescimento do partido conta com o apoio de setores importantes da sociedade, sobretudo da imprensa, sindicatos, professores e da mídia. É subestimado pelos brasileiros, assim como o surgimento do ISIS que começou isolado e foi subestimado pelos norte-americanos, até se tornar no maior problema atual para o Mundo Ocidental. 

Não podemos nos acomodar como fizeram os americanos. O PSOL não está para brincadeiras e luta pelo poder a todo custo, já disputa hoje pela prefeitura da segunda maior cidade do país, o Rio de Janeiro e grandes centros metropolitanos, como por exemplo a cidade de Sorocaba em São Paulo e Belém, a capital do Pará. Só para registrar, o PSOL no governo de Itaocara-RJ desde 2012 provocou um verdadeiro desastre na pequena cidade de 22 mil habitantes e, justifica o desastre com a característica vitimização política.

O PSOL vai lutar por poder com todas as forças e apoios que possui. É preciso que as instituições brasileiras se deem conta disto, que estejam preparadas a agir desde já, desmontar o aparelhamento antes que se perca totalmente o controle da situação, em 5 ou 10 anos, colocando em risco o futuro da democracia e da estabilidade econômica e política do país. 

Para reduzir os riscos do país, as Leis precisam endurecer contra o crime, a corrupção e contra o aparelhamento do Estado e das instituições, impedindo a doutrinação ideológica, o controle técnico e restrição das verbas publicitárias que impeçam o financiamento da imprensa, assim como identificar toda e qualquer infiltração ideológica nos poderes, especialmente no judiciário e nas Forças Armadas, inclusive impedindo o financiamento de ONGs e movimentos sociais, com maior controle das atividades sindicais, leis de combate ao terrorismo mais severas e eficazes no controle dos black blocs, do tráfico de drogas e emancipação automática de menores que cometerem crimes, agravando a pena de criminosos que aliciam menores, etc.

Se o PT é o inferno, o PSOL é o quíntuplo dos infernos! 

POR ALUISIO NOGUEIRA











- É Escritor, Romancista, Terapeuta, Consultor de Empresas e de Economia

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Melado


“Quem nunca comeu melado quando come se lambuza” (Ditado popular)

A sabedoria do povo ensina que quem nunca comeu melado quando come se lambuza, que se pode traduzir como aquele que se mete em política sem uma formação ética conquistando uma oportunidade, exagera.

Temos um exemplo acabado com os pelegos que com vocação para a ladroagem roubaram demais; carreiristas bem-sucedidos tornaram-se autoritários, insuportáveis, intransigentes. Lembram um ditado popular que reza: “Pior que um rico esnobe, só mesmo um pobre metido a besta”.

O melado, um xarope conhecido também como mel de engenho e mel de furo, vem do melaço, o resíduo líquido obtido pela evaporação do caldo de cana, no processo artesanal ou tecnológico de fazer o açúcar e a rapadura.

Muito antes dos portugueses e seus engenhos de cana de açúcar no Brasil, o melado já era conhecido por volta dos anos 600 antes de Cristo na Índia e na Pérsia; e a História registra que os grandes navegadores dos séculos 15 e 16, como Colombo e Cabral levaram-no nas suas viagens.

Ainda hoje, o mel de engenho é considerado um alimento nutritivo e muitos políticos nordestinos legislaram para incluí-lo na merenda escolar. É também aproveitado na Medicina com sucesso no tratamento da artrite, psoríase, tumores, varizes e até em tratamento contra o Câncer e na recuperação pós-operatória.

Também é usado como umectante para fumos na prensagem da maconha e usados em cachimbos de água, como o Narguilé. Não acredito, porém, que isto influencie a lambuzagem dos zumbis autodenominados ‘revolucionários’ que pixam paredes e realizam quebra-quebras nas manifestações políticas.

O melado entra na política pela usurpação da ética, nos preconceitos contra opositores, na prática da corrupção, no aparelhamento de militantes e participação nas propinas que arrasaram a Petrobras, Eletrobrás e fundos de pensão.

Os puxadinhos do PT e cultuadores da personalidade de Lula não deixaram sós os lulo-petistas quando se melaram e se lambuzaram. É por isto, não por um personagem ou outro que aparecem nas listas eleitorais, que devem ser combatidos.

Deliciaram-se com a doçura do poder e aceitaram e aplaudiram o projeto antidemocrático e criminoso da manutenção do poder a qualquer custo. Seguindo suas lideranças, abusaram com elas destroçando a economia nacional em proveito próprio e dos seus comparsas ditadores da África e América do Sul.

Voltando ao adágio popular, comeram melado e se lambuzaram, sem tomar uma iniciativa de lavar a cara; então é preciso que alguém o faça: Se se acumpliciaram com a corrupção, aparelharam seus militantes e participaram das propinas, que sejam higienizados pelo voto…

… E é assim que os brasileiros esclarecidos farão, derrotando todos os candidatos apoiados pelo PT, mesmo excluindo Lula e Dilma do palanque por enganação, como faz o Freixo no Rio de Janeiro.

Postado no dia 10.10.2016 Blog do Miranda Sá mirandasa.com.br

Por MIRANDA SÁ










O jornalista Miranda Sá [08-07-1933] trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país como a Editora Abril,as Organizações Globo e o Jornal Correio da Manhã. Recebeu dezenas de prêmios em função da sua atividade na imprensa, como o Esso e o Profissionais do Ano, da Rede Globo.
Fundou importantes publicações no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foi Secretário de Governo, Assessor de Imprensa, Repórter, Editor e Âncora de programas televisivos. Dirigiu durante três anos a revista ‘Pense Século 21’, de teoria política.
O jornalista também tem uma trajetória política intensa. Idealista, na juventude participou ativamente de grêmios estudantis e foi militante de partidos socialistas. A participação nos movimentos de redemocratização do Brasil rendeu à Miranda três prisões na época da ditadura e ainda um exílio de nove meses em Caracas, na Venezuela. Lá, foi Secretário da “Federación Latinoamericana de Trabajadores de Prensa” – Felatrap, e membro correspondente da “Federátion Internacional de Journalisme” – FIJ.
Com este currículo, Miranda assume o noticiário jornalístico do Blog ao lado da historiadora, musicista e companheira Marjorie Salu, que edita cultura, esportes e humor.
Atualmente Miranda Sá é membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para o triênio 2012-2015.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A conceituação de consumidor pela lei 8.078/90


O Código do consumidor tem como intuito proteger a parte mais fraca na relação jurídica que é o consumidor. Com isso, é previsto múltiplos conceitos de consumidor.

Vejamos os dois conceitos de consumidor e suas hipóteses:

1) Consumidor final

Toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produtos ou serviço como destinatário final da relação de consumo.

1.1) Consumidor intermediário

A ministra do STJ Nancy Andrighi explica que, num primeiro momento, o conceito de consumidor ficou restrito, alcançando apenas a pessoa física ou jurídica que adquire o produto no mercado a fim de consumi-lo, aquele que consome o bem ou o serviço sem destiná-lo à revenda ou ao insumo de atividade econômica.

Ocorre que, evoluindo sobre o tema, a jurisprudência do STJ flexibilizou o entendimento anterior para considerar destinatário final quem usa o bem em benefício próprio, independentemente de servir diretamente a uma atividade profissional.

Essa nova compreensão concretizou-se no julgamento do Resp n. 716.877, realizado em 2007, na Terceira Turma. O recurso era de um caminhoneiro que reclamava a proteção do CDC porque o veículo adquirido apresentou defeitos de fabricação. (http://www.aasp.org.br/aasp/noticias/visualizar_noticia.asp?id=30215&tipo=N).

2) Equiparados ao consumidor

2.1) Coletividade de pessoas:


Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, mesmo que não possam ser identificadas e desde que tenham, de alguma maneira, participando da relação de consumo, mas que não tenham sofrido dano.



2.2) Todas as vítimas do acidente de consumo: 

Equipara-se como consumidor a coletividade de pessoas que, mesmo não tendo sido ainda consumidoras diretas, foram atingidas pelo evento danoso.

Assim, por exemplo, na queda de um avião, todos os passageiros (consumidores do serviço) são atingidos pelo evento danoso (acidente de consumo) originado no fato do serviço da prestação do transporte aéreo. Se o avião cai em área residencial, atingindo a integridade física ou o patrimônio de outras pessoas (que não tinham participado da relação de consumo), estas são, então, equiparadas ao consumidor.


Vale dizer, são pessoas estranhas à relação jurídica de consumo, mas que sofreram danos em razão dos defeitos do produto ou serviço que podem ser de ordem intrínseca ou extrínseca.(Bolzan, Fabrício. Direito do Consumidor Esquematizado - segunda edição. Ed. Saraiva. p.90. Ebook)

Sérgio Cavalieri Filho destaca que “não faz qualquer sentido exigir que o fornecedor disponibilize no mercado de consumidor, não se importando com terceiros que possam vir a sofrer danos pelo fato do produto ou do serviço, razão pela qual deu a estas vítimas um tratamento diferenciado, que se justifica, repita-se, pela relevância social que atinge a prevenção e a reparação de tais danos. (CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de direitos do consumidor, p. 70-71).

2.3) Todas as pessoas determináveis ou não, expostas às práticas comerciais:


Nos termos do artigo 29, da Lei 8.078/90, uma vez existindo qualquer prática comercial, toda coletividade de pessoas já está exposta a ela, ainda que em nenhum momento se possa identificar um único consumidor real que pretenda insurgir-se contra tal prática.


Como, por exemplo, se um fornecedor faz publicidade enganosa e se ninguém jamais reclamar concretamente contra ela, ainda assim isso não significa que o anúncio não é enganoso, nem que não se possa acionar judicialmente pelo Ministério Público, nos termos do artigo 81 e seguintes da Lei 8.078/90. (NUNES, Rizzatto. Comentários ao Código do Consumidor. Ed. Saraiva. p. 141. Ebook)

Portanto, a mera exposição da prática comercial é requisito suficiente para que a pessoa física ou jurídica, profissional ou não, mesmo que indeterminada seja protegida pelo Código do Consumidor.

Conclusão

Portanto, como vimos, existe o conceito geral de consumidor e por equiparação, sendo que estes existem 3 hipóteses em que a pessoa será equiparada como consumidora.

Sendo que indivíduos, entidades da sociedade civil ou estatal podem acionar administrativamente ou judicialmente, nos termos da Lei 8.078/90, o fornecedor que venda um produto ou serviço com defeito ou que pratique publicidade enganosa ou abusiva, e demais práticas ilícitas.

Por IAN GANCIAR VARELLA



















-Advogado Sócio do Escritório Almeida, Gonçalves, Silvestrini, Varella & Campos Advogados (https://www.facebook.com/adv.agsvc/) 
E-mail contato@agsvc.adv.br

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Honorários Advocatícios na Justiça do Trabalho



No Direito Laboral, através da disciplina Direito do Trabalho, temos ciência da previsão de capacidade postulatória das partes como meio de se alcançar o acesso à justiça, principalmente do empregado, considerado a parte hipossuficiente da relação trabalhista, surgiu o interesse pelo estudo do instituto do jus postulandi.

Até meados do final do ano de 2004, a competência trabalhista abrangia somente as relações de emprego. Porém, com a promulgação da Emenda Constitucional n. 45 de 2004, ampliou-se a competência trabalhista, trazendo como substancial alteração sua abrangência para julgar ações decorrentes das relações de trabalho.

Neste sentido, foram levantadas as seguintes hipóteses: qual a estrutura e atual competência da Justiça do Trabalho, qual a natureza do contrato entre advogado e cliente, que relação existe entre ambos, e, enfim, se é competente a Justiça do Trabalho para receber estas demandas materialmente.

Por outro lado, instaura-se divergência no sentido de considerar estas prestações de serviço como relações de trabalho, argumentando-se para tanto a natureza civil ou consumeirista do contrato, bem como do direito aplicável para resolução da lide. Assim, a presente pesquisa é dividida em partes distintas, nas quais, se desenvolverá todo o arcabouço teórico pertinente.

Em suma, o objetivo é demonstrar a possibilidade de deferimento de honorários advocatícios sucumbenciais na Justiça do Trabalho, por ser medida que se harmoniza com as normas constitucionais e com os princípios correlatos, bem como demonstrar os motivos da inclinação da jurisprudência em manter a justificativa do indeferimento com espeque na existência, no âmbito laboral, do jus postulandi.

O sistema jurídico pátrio, em relação a constituir um conjunto, uma unidade harmônica, apresenta pluralidade jurídica, ou seja, o todo é formado por diversas áreas especializadas, que mantêm a unidade do sistema porque estão vinculadas a princípios gerais, dispostos pelo Direito Constitucional. A constituição é fonte principal do Direito do Trabalho, junto com a Consolidação das Leis do Trabalho.

Por outro lado cada uma dessas áreas especializadas possui seus próprios princípios e normas específicas.

Tem-se que a Justiça do Trabalho é dividida em órgãos, quais sejam Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho, estes últimos lotados em Varas do Trabalho. Sua competência atribuída aos órgãos, desta forma, é classificada de diversas maneiras, tendo sido abordadas em seu aspecto funcional, territorial, material e pessoal, sendo especificamente importante para este estudo a competência material, eis que é essencialmente sobre ela que se aplica o problema atinente ao presente trabalho, posto que sofreu as mais íntimas alterações advindas da Emenda Constitucional nº 45 de 2004.

Entendemos completamente plausível o deferimento de honorários advocatícios com fundamentação restrita aos princípios de Direito, mormente por se tratar de verba de natureza alimentar que eleva em seu íntimo o princípio da dignidade da pessoa humana e da retribuição proporcional ao serviço prestado, impedindo a propagação de enriquecimento ilícito.

Não há como afastar que os advogados são, em regra, profissionais liberais, cuja remuneração, em sua essência, se dá pela pagamento da verba honorária, de cunho eminentemente alimentar, podendo ser cobrada licitamente com base numa lei ou num contrato. E é sobre esta onerosidade do contrato de mandato judicial, instituída através dos honorários advocatícios contratuais, que subsiste o foco principal do trabalho, eis que subsiste a divergência acerca da seara competente para apreciação das ações de cobrança sobre estas verbas.

No mesmo liame, é que se insere a relação entre o advogado e seu cliente, visto tratar-se, conforme evidenciado pelos conceitos apresentados, de uma forma de prestação de serviços. Saliente-se, contudo, que necessariamente haverá de existir a pessoalidade nesta relação, eis que o corporativismo descaracterizaria uma relação de trabalho.

Neste sentido, a manutenção do instituto do jus postulandi não justifica suficientemente o afastamento da plausibilidade do deferimento da verba honorária advocatícia derivada da sucumbência processual.

Verificamos ainda que, em princípio, com a ampliação de competência promovida pela Emenda Constitucional n.45 de 2004, estaria a Justiça do Trabalho apta a conhecer e julgar as ações advindas da relação entre advogado e cliente, visto que esta se insere na competência elencada pelo inciso 1, do artigo 114 da CRFB/88.

Por fim, a plausibilidade do deferimento dos honorários advocatícios provenientes da sucumbência é fruto da utilização dos métodos hermenêuticos coligados com o respeito e observância dos princípios que respingam influência para o deslinde da questão, sendo o meio mais adequado a materializar a Justiça que abita o âmago de cada ser.

Não foram poucos os argumentos expostos, que nos concluem que o jus postulandi nada mais é do que uma obsolescência no mundo jurídico. A utilização deste princípio foi eficaz em um momento pretérito, em que as características da Justiça do Trabalho eram absolutamente diferentes do presente.

Todos os citados princípios norteadores do processo como a isonomia das partes, duração razoável do processo e ampla defesa são visivelmente violados juntamente com a própria Constituição Federal que dispõem que o advogado é fundamental para a administração da justiça. Assim, frente ao novo julgamento do TST, almejamos que as instâncias inferiores da Justiça do Trabalho reconheçam a ameaça da utilização do jus postulandi. Embora tal princípio queira proteger o empregado, aumentado a possibilidade de acesso à justiça, na realidade é um empecilho para a perfeita atividade jurisdicional do Estado e para a indispensável atividade dos advogados.

POR LEANDRO AFFONSO TOMAZI




- Graduado em Direito no ano de 2006 pela Universidade São Francisco;
- Atua como advogado nos campos cível, criminal e trabalhista ;
- Atualmente cursa graduação em Sociologia; -Pós-graduado em 
   -Administração Hospitalar; 
   -Direito Tributário e Direito do Trabalho; 
-Especialização em várias áreas, como Direito de Saúde e Hospitalar, com título obtidos em congressos nacionais e internacionais;
-Atua  desde 2007 como Procurador Jurídico do Hospital Santa Rosa de Lima; 
-Tem especialidade em defesas e sustentações orais perante os tribunais judiciais e
- Na Ordem dos Advogados de Brasil, Seção de São Paulo 
  -Atua como Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos;
, - Membro da Comissão Estadual da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia;
  - Atuou como Presidente da Comissão de Ética e Disciplina da 147ª Subseção da OAB/SP de Serra Negra na gestão 2013/2015 e
  -Atualmente é Presidente da 147ª Subseção da OAB/SP de Serra Negra para a gestão 2016/2018.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Qualidade de Vida na Terceira Idade: A Problematização do Estatuto e Lei do Idoso




RESUMO

Introdução: O objeto do estudo, do presente artigo refere-se à qualidade de vida na terceira idade, enfocando o conceito, definição, discussões de autores, fatores na qualidade de vida, a lei e o estatuto do idoso. Objetivos: verificar quais são os fatores importantes na qualidade de vida da terceira idade. 
Métodos: Pesquisa em livros, trabalhos de estudos e obras de autores. Utilizaram-se como palavras chaves como descritores de assunto: Qualidade de vida, idade e saúde. Conclusão: Esse artigo evidenciou que a qualidade de vida na terceira idade, tem grande importância na vida do cidadão. Avaliar a qualidade de vida dos idosos não é tarefa fácil, por isso é necessário adotar critério de natureza biológica, psicológica e socioestrutural. 

Descritores: Qualidade de vida, Idade e Saúde.

ABSTRACT 

Introduction: The study object of this article refers to the quality of life in old age, focusing on the concept, definition, authors of discussions, factors in quality of life, the law and the status of the elderly. 
Objectives: To determine which are the important factors in the quality of life of seniors. 
Methods: Research in books, research papers and works of authors. They were used as keywords as subject descriptors: Quality of life, age and health. 
Conclusion: This article showed that the quality of life in old age, has great importance in the life of the citizen. To evaluate the quality of life of older people is no easy task, so it is necessary to adopt criteria of biological, psychological and socio-structural.

Keywords: Quality of life, age and health. 

1. INTRODUÇÃO

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), O conceito de qualidade de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente. De fato, existem naturalmente outros fatores que a influenciam, mas comecemos por ver o que significa qualidade de vida. Portanto o conceito de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socioeconômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive.

Em relação à definição, A Organização Mundial de Saúde (OMS), define que é a “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Trata-se de uma definição que contempla a influência da saúde física e psicológica, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e das suas relações com características inerentes ao receptivo meio na avaliação subjetiva da qualidade de vida individual. Neste sentido, poderemos afirmar que a qualidade de vida é definida como a “satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida quotidiana”.

Portanto é muito importante não confundir qualidade de vida com padrão de vida. Muitas pessoas têm uma errada noção de qualidade de vida, confundindo os termos. Padrão de vida é uma medida que calcula a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Em recente pesquisa a Organização Mundial de Saúde (OMS), constatou que nas próximas décadas a população mundial com mais de 60 anos vai passar dos atuais 841 milhões para 2 bilhões até 2050, tornando as doenças crônicas e o bem-estar da terceira idade novos desafios de saúde pública global. O Brasil em 2014 estava na 12ᵃ posição no ranking dos países que oferecem melhor garantia de renda para população acima dos 60 anos de idade.

“Em 2020 teremos pela primeira vez na história o número de pessoas com mais de 60 anos maior que o de crianças até cinco anos”, reportou a OMS em uma série sobre saúde e envelhecimento na revista médica The Lancet, notando que 80% dos idosos viverão em países de baixa e média renda.

Segundo a OMS, o aumento da longevidade se deve, especialmente nos países de alta renda, principalmente ao declínio nas mortes por doenças cardiovasculares como acidente vascular cerebral e doença cardíaca isquêmica, passando por intervenções simples e de baixo custo para reduzir o uso do tabaco e a pressão arterial elevada. 

Já segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 20,6 milhões de idosos. Número que representa 10,8% da população total. A expectativa é que, em 2060, o país tenha 58,4 milhões de pessoas idosas (26,7% do total). O que explica esse aumento não é só a melhoria da qualidade de vida, que ampliou a expectativa de vida dos brasileiros, que pulará de 75 anos em 2013 para 81 anos em 2060 - com as mulheres vivendo, em média, 84,4 anos, e os homens 78,03 anos -, mas também a queda na taxa de fecundidade dos últimos 50 anos, que passou de 6,2 filhos nos anos 1960 para 1,77 (estimativa) em 2013. O governo federal vem tomando medidas e estabelecendo políticas que ajudem a melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. 

2. DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do presente artigo. Estarei enfocando as atividades em relação à qualidade de vida na terceira idade. Primeiramente com as discussões de autores em relação à atividade física. E em seguida alguns fatores essenciais na qualidade de vida da terceira idade. Finalizando com a lei e o estatuto do idoso.

Comportando-se dessa forma, a maioria das pessoas se exercita ou caminha cada vez menos, geralmente com a desculpa de que não tem tempo. Essa inatividade física tem sido uma prioridade na área da saúde pública, um dos motivos é a preocupação com o aumento do risco de doenças crônicas, doenças mentais e mortalidade prematura (DALACORTE, 2008).

Com a diminuição da movimentação há uma redução do gasto energético. Este fato pode ser encarado como um dos geradores do fenômeno que se enquadra dentro das doenças hipocinéticas. Segundo Allsen et al (2001), hipocinesia designa doenças relacionadas à inatividade ou a falta de atividade física regular, que se manifestam, especialmente, associadas a patologias como as cardiopatias, hipertensão arterial sistêmica, altos índices de gordura corporal, problemas articulares e lombálgicos.

Essa falta de atividade física pode causar processos degenerativos e/ou agravar lesões, como também provocar a perda progressiva de capacidades físicas (WEINECK, 2003). É essencial que o ser humano, em especial o idoso, busque alternativas para amenizar situações que envolvem o processo de envelhecimento, as patologias, etc. Para tanto, há uma gama de atividades físicas que intervém onde o indivíduo deseja, no global ou no específico, como os esportes, a dança, a ginástica, as lutas, a capoeira, os jogos, a musculação, etc., tudo isso colabora positivamente.

Segundo (MAZZEO et.al.,1998), o nível de aptidão funcional pode ser melhorado, mantido ou, pelo menos, sua taxa de declínio pode ser minimizada, realizando-se algum tipo de exercício físico sistematizado. A inclusão num programa de exercício regular pode ser um tipo de intervenção efetiva para reduzir ou, mesmo, prevenir o número de declínios funcionais associados ao envelhecimento.

Avaliar a qualidade de vida dos idosos não é tarefa fácil,por isso é necessário adotar critério de natureza biológica,psicológica e socioestrutural. Elementos como: longevidade; saúde biológica, saúde mental, satisfação, controle cognitivo, competência social, produtividade, atividade, status social, renda, continuidade de papéis familiares e continuidade de relações informais (principalmente rede de amigos) são vistos como indicadores de bem-estar na velhice. Ainda não foi possível ter certeza do grau de importância de cada um, suas inter-relações e causas entre eles, mas sabe-se que as diferentes variáveis relacionadas à qualidade de vida na velhice podem ter diferentes impactos sobre o bem-estar subjetivo (SANTOS et al., 2002; NERI, 2004).

É essencial ter uma melhoria na qualidade de vida da população idosa, é preciso conhecer as condições de vida, de saúde, econômica e de suporte social dos idosos, para que se possa estar preparado para atender às demandas sociais, sanitárias, econômicas e afetivas dessa parcela da população, que atualmente é a que mais cresce mundialmente.

Podemos também destacar que para se obtenha uma qualidade de vida na terceira idade, é de suma importância considerar diversos fatores tais como: bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho e lazer, religiosidade, entre outros. De modo geral envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro. Diante dos fatores apresentados, uma boa qualidade de vida é possível na vida madura, mas é válido lembrar que quem mantém um padrão de boa qualidade de vida durante o ciclo de vida tem uma probabilidade maior de perceber uma qualidade de vida melhor na terceira idade.

Outros fatores de grande importância na qualidade de vida na terceira idade são: manter o cérebro ativo é sempre importante. Exercite-o com jogos de cartas, caças palavras, leituras diárias, conversas com amigos e parênteses. Procurar o melhor horário no sol, e sempre usando o protetor solar. Cantar ajuda a exercitarmos nossa respiração, além de combater o estresse. Não se esqueça dos líquidos, o ideal é beber de 6 a 8 copos por dia e preferencialmente de água de frutas naturais coados. As frutas e vegetais é importante consumir, pois eles são amigos da saúde e dão vitalidade.

É fundamental também se falar no atendimento básico que ele terá ao chegar ao SUS. Para isso, é necessário investimento em cursos de capacitações voltados à atenção básica para a área da saúde do idoso.

Lei 8.842 de 1994:

Para garantir atendimento adequado à população que envelhece a lei 8.842 (BRASIL,1994; BRASIL,2002), que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, recomenda:

Art. 10. Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicos: Que compõem as seguintes áreas: I - na área de promoção e assistência social. II - na área de saúde. III - na área de educação e IV - na área de trabalho e previdência social.

No estatuto do idoso, destacamos os seguintes deveres:

O Estatuto do Idoso assegura uma série de direitos aos maiores de 60 anos. Conheça alguns deles: 

1. Atendimento preferencial, imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; 
2. Fornecimento gratuito de medicamentos pelo Poder Público, especialmente os de uso contínuo, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação; 
3. Proibição de discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade; 
4. Criação de cursos especiais para idosos, com inclusão de conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna; 
5. Descontos de 50% em atividades culturais, de lazer e esporte; 
6. Proibição de discriminação do idoso em qualquer trabalho ou emprego, por meio de fixação de limite de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos específicos devido à natureza do cargo; 
7. Fixação da idade mais elevada como primeiro critério de desempate em concurso público; 
8. Estímulo à contratação de idosos por empresas privadas; 
9. Reajuste dos benefícios da aposentadoria na mesma data do reajuste do salário mínimo; 
10. Concessão de um salário mínimo mensal para os idosos acima de 65 anos que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família;
11. Prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos; 
12. Gratuidade nos transportes coletivos públicos aos maiores de 65 anos, com reserva de 10% dos assentos para os idosos; 13. Reserva de duas vagas no sistema de transporte coletivo interestadual para idosos com renda mensal de até dois salários mínimos, com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas; e
14. Reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados. 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Esse artigo evidenciou que a qualidade de vida na terceira idade. É preciso conhecer as condições de vida, de saúde, econômicas e de suporte social dos idosos, para que se possa estar preparado para atender as demandas sociais, econômicas e afetivas dessa parcela da população, que, atualmente é a que mais cresce mundialmente. Uma boa qualidade de vida é possível também na vida madura, mas é válido lembrar que quem mantém um padrão de boa qualidade de vida durante o ciclo de vida tem uma probabilidade maior de perceber uma qualidade de vida melhor na terceira idade. Para que se obtenha qualidade de vida na terceira idade, é importante considerar diversos fatores: bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho e lazer, religiosidade, entre outros. De modo geral envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro. Mostrando para a sociedade o estatuto do idoso, conforme a lei 10.741 de 01 de outubro de 2003. Bem como a lei 8.842, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso.

Por JORGE LUÍS DA SILVA RAMOS














-Graduação em Teologia pelo Seminário teológico batista fluminense- Campos/RJ;
-Graduação em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITIS);
-Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade da Região dos Lagos(FERLAGOS)-Cabo Frio/RJ; e
-Pós graduação em saúde mental e atenção psicossocial com ênfase em álcool e outras drogas pela Faculdade Governador Ozanan Coelho(FAGOC)
E-MAIL: pr.jorgeramos@hotmail.com

domingo, 9 de outubro de 2016

Cada Escolha é uma Chance


É possível dizer, quase que sem medo de errar, que, por trás de toda dor ou sofrimento emocional estão necessidades não satisfeitas, desejos não realizados, aspectos da vida que consideramos importantes e que acabamos deixando de lado por algum motivo... Quanto mais nos distanciamos de nós mesmos, mais sofremos, e o veículo que nos move para mais perto ou mais longe de nós são nossas escolhas.

Imagine que você está sozinho, dentro de uma bolha onde não se tem nenhum contato com o mundo externo. Você não sabe o que se passa no exterior e as pessoas que estão fora também não sabem o que acontece lá dentro. Imagine, agora, que você pode trazer para dentro de sua bolha pessoas, coisas, valores e sonhos. O que ou quais de cada uma dessas coisas ficariam na bolha com você?

Agora, pense em sua vida do jeito que está no momento e se pergunte: quantas das coisas que eu coloquei na bolha estão na minha vida de fato?. Se pensarmos que as coisas que você escolheu para estarem na bolha não estão lá por acaso, mas sim porque representam sua essência, quem você realmente é, quanto mais delas você encontrar na sua vida, mais perto você estará de si mesmo. Porém, infelizmente, o que ocorre mais comumente com quem faz esse exercício é constatar que pouquíssimas das coisas que colocaram na bolha fazem realmente parte de sua vida. Essa constatação pode ser difícil e até triste, mas traz consigo a oportunidade de mudar isso, pois só podemos mudar algo quando olhamos de frente para a situação.

Se você fez essa constatação, o próximo passo para mudar é fazer uma reflexão a respeito das escolhas que fez ao longo da vida: por que escolheu um caminho e não outro?, quais os valores que haviam por trás de cada decisão?. Ao fazer esse exercício você pode chegar em algo como: escolhi um determinado caminho por medo do que os outros iam pensar, por receio de não dar conta, por ser o mais fácil, o mais seguro, por status, por culpa... Todos esses são aspectos que interferem em nossas escolhas e fazem com que nos movamos para longe de nós mesmos. A bolha deve ser usada como uma espécie de bússola, que nos orienta, apontando nosso verdadeiro norte, em uma tentativa de nos ajudar a não perdermos a direção de nós mesmos. Assim, na próxima vez em que tiver de decidir algo, se pergunte: qual dos dois caminhos me leva para mais perto do que realmente é importante para mim?. Esse é o melhor critério de decisão, mesmo que ele aponte o caminho mais difícil ou mais arriscado. Afinal, ninguém é feliz sem correr riscos.

Logicamente, quanto maior o impacto que a escolha tem na vida, como por exemplo, carreira, casamento, filhos, entre outras, para mais longe ou mais perto de nós mesmos elas nos levam. Mas, para algumas pessoas é difícil até mesmo fazer escolhas teoricamente mais simples. A forma como aproveitamos nosso tempo é um claro exemplo disso: quando estamos trabalhando ou estudando, nossos dias giram em torno disso e vamos encaixando outras atividades nos períodos que nos restam; porém, para algumas pessoas, estar de férias ou sem trabalhar/estudar por qualquer motivo passa a ser quase um tormento.

Isso porque sem o trabalho/estudo como motivadores e/ou organizadores externos do tempo, elas não sabem o que fazer com ele. É difícil se comprometer com nós mesmos, estabelecer e cumprir nossas próprias metas sem um chefe/professor pressionando e cobrando para que façamos as coisas. Queremos a liberdade, mas quando nos vemos nessa situação, ficamos tão angustiados que podemos até mesmo ficar paralisados. Quanto maiores as alternativas, maior a ansiedade, pois ser livre para escolher significa estar em contato com nós mesmos, saber quem somos, do que gostamos e, principalmente, significa termos coragem de mostrar isso ao mundo, correndo riscos, recebendo críticas e, até mesmo, fracassando, às vezes.

Por isso, não podemos subestimar o valor de uma escolha nem a dificuldade de escolher, seja lá o que for: ir ou não a uma festa, ajudar ou não alguém, ser honesto ou desonesto... Cada escolha é importante, pois faz com que renunciemos a algo, mas também nos dá a chance de ser ou não quem realmente somos. Escolher sempre será difícil, pois implica lidar com uma série de variáveis diferentes e conflitantes, o que chamamos de dilemas: se eu ficar em casa, posso descansar, mas se for à festa, posso me divertir; se eu ajudar alguém, posso me arriscar, mas se não ajudar, me sentirei culpado, por exemplo. Enquanto estamos lidando com o dilema, e às vezes, mesmo depois dele, sentimos angústia, medo, insegurança, dentre outros sentimentos que geram sensações desagradáveis. Quanto mais difícil ou importante para nós for o dilema, mais intensos e desagradáveis serão os sentimentos e as sensações.

Uma coisa que não é necessariamente fácil de fazer, mas que ajuda nessa hora, é lembrar que o problema não está em sentir o desconforto, mas sim em como lidamos com ele. Se tentamos evita-lo ou lutar contra ele, para que passe logo, corremos o sério risco de fazer escolhas erradas, pois tenderemos a decidir rapidamente só para nos livrarmos do dilema e do desconforto que ele gera. Se, por outro lado, aceitamos o desconforto, entendendo que em situações de dúvida é inevitável não nos sentirmos dessa forma, podemos conviver com ele pelo tempo necessário até tomarmos uma boa decisão, e, mais do que isso, podemos tentar ouvir o que nosso desconforto tem a dizer, ele pode nos ajudar a acessar nossas bolhas, e então, podemos chegar em algo como: estou desconfortável porque corro riscos ajudando alguém, mas fazer isso por uma pessoa que me é importante, é um valor que me representa, então, talvez valha a pena, e se eu não fizer, me sentirei ainda pior.

Isso quer dizer, por fim, que podemos, inclusive, escolher que tipo de desconforto sentir: o desconforto de escolher algo que nos representa dura até realizarmos a ação e descobrirmos que realmente fizemos o certo; já fazer algo que não nos representa ou simplesmente para nos livrarmos do desconforto de termos de escolher, pode nunca passar, pois no fundo, sabemos que poderíamos ter feito diferente e nunca saberemos como teria sido. Portanto, da próxima vez em que tiver de fazer uma escolha, encare-a como uma chance de fazer algo para se sentir melhor, pois assim, você também estará escolhendo fazer o melhor pelo mundo.

Por RENATA PEREIRA











-Psicóloga formada pela Universidade Prebsteriana Mackenzie;
-Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;e
Atende adolescentes e adultos em psicoterapia individual e em grupo.
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