Autora: Tatiana Gagliazzo(*)
"O brincar é a coisa mais importante para as crianças, a atividade mais vital, pela qual elas aprendem a dar e receber, a compreender a natureza complexa do ambiente, a solucionar problemas, a relacionar-se com os outros, a ser criativa e imaginativa. [...] é importante criar ambientes estruturados que dão qualidade para o brincar, com a participação da professora e de outras crianças."Excerto do material "Brinquedos e brincadeiras nas creches", MEC, 2012, p. 73.
Como vejo a importância da organização e da aprendizagem pelos cantos (diversificados, temáticos ou de atividades) feito por brinquedos ou materiais não estruturados o interesse constante das crianças, possibilita interações, escolhas individuais entendimento e apropriação do espaço resolvi falar sobre este tema.
Principalmente na educação Infantil observamos as intenções formativas, contidas nas Orientações Curriculares, como critérios que embasam a promoção de todas as experiências a serem vivenciadas pelos alunos, para o alcance das expectativas de aprendizagem de cada série: a construção da identidade e autonomia; a interação e socialização no meio social, familiar e escolar e a ampliação progressiva do conhecimento do mundo.
As atividades preparadas para o momento dos cantos são atividades com finalidades pedagógicas, proporcionando um ambiente propício para desenvolver as habilidades de maneira prazerosa e lúdica. Os cantos são ambientes ricos em conhecimentos que auxiliam na interação entre as crianças. As atividades preparadas são diversificadas, ou seja, canto da leitura, jogos, brinquedos de construção, momentos lúdicos, alinhavo, quebra-cabeça, momentos livres, entre outras, com foco no desenvolvimento das habilidades das crianças.
Deixo essas sugestões e definições do que seriam cada tipo de cantos, copilado do Programa KidSmart:
- Canto dos jogos (percurso, trilha, pega-vareta, memória, bingo, dominó, jogo da velha, futebol de botão, 5 marias, quebra-cabeça, mico, monta-tudo, lego, pequeno engenheiro, blocos de madeira, bolinha de gude);
- Canto do faz-de-conta (casinha, cabana, cabelereiro, feira, mercado, médico, farmácia, sorveteria, fantasia, oficina, restaurante, carrinho, mecânico, boneca, animais, fantoches, marcenaria, super-heróis, astronauta, príncipes e princesas);
- Canto dos materiais não estruturados “faça você mesmo” (dobradura, sucata, caixas de papelão, escultura de arame, massinha, sementes, pinhas, pedrinhas)
- Canto das Artes Visuais (modelagem, desenho, pintura, colagem, impressão)
- Canto de leitura ou contação (livros, almofadas, fantoches, cenários)
Adaptado do material "Cantos de atividades diversificadas", do Programa KidSmart em parceria com o Instituto Avisalá.
Devemos levar em conta alguns aspectos importantes na hora de planejar os cantos.
A questão estética garante o interesse das crianças pelo espaço e suscita a imaginação e a criatividade (caracterização de espaços), sempre variar os cantos e a introdução de novos temas de acordo com os objetivos do professor e com o interesse das crianças.
Sempre variar as propostas para garantir ambientes em que as crianças possam escolher brincar sozinha ou em grupo, movimentando-se ou concentrando-se, conforme sua preferência bem como a sua permanência dos espaços preferidos das crianças- reiteração é uma característica infantil.
É muito importante garantir a variedade de materiais oferecidos às crianças. Não podemos nos restringir à brinquedos ou materiais plásticos. Devemos variar sempre com objetos cotidianos, materiais da natureza, metal, papel, tecidos, etc.
Não adianta variar os materiais se não houver um a preocupação com a estética e disposição, mas que não garantam a caracterização de cantos. Dessa forma, o preparo anterior é muito importante.
Outro fator de extrema importância é observar constantemente o interesse das crianças é necessário para replanejar propostas e não cair numa rotina acomodada sem desafios.
Na educação infantil o eixo principal que permeia todas as atividades são o brincar, não o brincar para passar o tempo, mas o brincar com intencionalidade previamente planejado pelos professores. Retirei essa definição do MEC por achar que ilustra bem a importância do brincar principalmente para crianças pequenas.
Na educação infantil, sob ótica das crianças correm interações entre:
· As crianças e as professoras/adultos -essenciais para dar riqueza e complexidade às brincadeiras;
· As crianças entre si – a cultura lúdica ou a cultura infantil só acontece quando as crianças brincam entre si, com idades ou diferentes (maiores com bebês, crianças pequenas com as maiores);
· As crianças e os brinquedos – por meio das diferentes formas de brincar com objetos/brinquedos;
· As crianças e o ambiente – a organização do ambiente facilita ou dificulta a ação do brincar
Excerto do material “Brinquedos e brincadeiras nas creches”, MEC, 2012, p.15.
A exploração das crianças pela sala, proporcionada por esta modalidade de organização(cantos), é um momento privilegiado de exercício da autonomia infantil. A criança aprende a escolher e tomar decisões, responsabilizando-se por suas opções, contando consigo própria e tendo amigos – e não somente o professor – como parceiros de troca.
O interessante deste modelo de organização é a simultaneidade de propostas. Os rumos do aprendizado ficam mais nas mãos das crianças. Em geral, tudo funciona bem sem a necessidade de um direcionamento maior do adulto. O trabalho com cantos não constitui apenas um momento de aprendizagem da criança, mas também do professor, que aprende a segurar seu impulso de sempre controlar a situação.