Alagoas, recentemente perdeu um jovem trabalhador, um jovem rapaz que inspirava outros jovens de um pequeno município do interior ao trabalho esporte. O jovem também era um representante e campeão das gincanas automobilísticas do famoso Festival da Juventude.
Entre tantas perdas e sequelas percebeu-se a necessidade de inserir ações preventivas de acidentes em uma Escola Estadual, para que fossem disseminadas ações por toda comunidade.
Fazendo-se necessário levar uma vivência prática de ações de prevenção de acidentes para comover os estudantes de forma eficaz dentro do currículo escolar.
Analisou-se que inserir consciência preventiva em jovem é uma tarefa difícil, mas, não é impossível.
A escola abraçou a causa e colocou a mão na massa com o pensamento de mudar, juntos na luta por trânsito sem acidentes.
A escola Estadual fica localizada na zona Rural, cortada pela BR 316, fica localizada no município de Santana do Ipanema, neste trecho já aconteceram acidentes graves e com vítimas fatais.
É notória a necessidade de promover ações voltadas para educação no trânsito. E sendo a escola a multiplicadora de saberes e formadores de opiniões, a escola decidiu por realizar ações junto com os alunos e professores transformando-os em agentes de educação para o trânsito para a comunidade.
A mídia local sempre divulga acidentes na internet, analisado o número alarmante e preocupante de acidentes, que já fizeram vítimas fatais e a maioria acometidas por sequelas graves causadas pelo trânsito em Santana do Ipanema. E divulgadas também pela delegacia regional desta cidade motivou a coordenadora e idealizadora deste projeto a desenvolver e promover ações educacionais para o trânsito na escola, especificamente na turma do 9º ano, por ser uma sala dinâmica que irá multiplicar o para toda comunidade escolar.
Impulsionados pela sede de minimizar acidentes no trânsito, a Escola Estadual Areia Branca junto com os parceiros: Secretaria Municipal de Educação, em articulação com Polícia Rodoviária Federal de Alagoas, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, Polícia Militar do 7º Batalhão de Alagoas, Auto Escolas de Santana do Ipanema e a SMTT que está sendo implantada em nossa cidade, resolvem promover ações voltadas a Segurança e Educação para o Trânsito em nosso município. Esta ação, é promovida também pela secretária estadual educação de Alagoas, e secretaria municipal de Santana do Ipanema com o objetivo de elaboração, desenvolvimento de programas e campanhas educativas para o de trânsito nas escolas.
Enfim objetivando conscientizar os condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito, para iniciar o processo de mudança no comportamento no trânsito, além de propor e realizar estudos e diagnósticos visando subsidiar a elaboração de ações voltadas para conscientizar educação no trânsito da escola para treinando agentes multiplicadores para a comunidade.
A escola é um direito de todo cidadão brasileiro, é dever de todos, assim está grifado na Constituição Federal de 1988, onde se destaca no “Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Para isso se faz necessário preparar o estudante para conviver em sociedade com respeito aos seres humanos diversificando o currículo com ações pedagógicas com temas de maior relevância como a Educação para o transito.
Na sala de aula é possível integrar valores, para MATOS e MUGIATTI (2009, p.69) “A função docente, sob tal ótica, é uma perspectiva integradora da dimensão de ação e operação pessoal com atividades racionais, técnicas e práticas significativas em espaços ordenados”. Por tanto, a escola precisa ter compromisso em sala de aula com a prática social neste ambiente, inserir no currículo ações voltadas para prática social no contexto pedagógico com temas transversais, entre eles a educação para o trânsito.
Em 1891 - Henrique Santos Dumont (irmão de Alberto) trouxe de Paris o 1º carro a circular no país, em São Paulo. Peugeot com motor Daimler de patente alemã. Assim surgiu o primeiro veículo a motor. Isso não significa que não havia trânsito. Trânsito não é composto só de veículos.
O trânsito é composto por diversos elementos, tais como, os pedestres, os automóveis, motocicletas, carroças, animais, vias, para o Código de Trânsito Brasileiro, a Lei nº 9.503, 23/09/1997 considera-se trânsito, a utilização de vias por pessoas, veículos e animais isolados ou em grupo, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. Movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres. Em poucas linhas podemos apreciar o início da implantação da leis para organizar o trânsito em nosso país:
1941:- 28 de janeiro, Decreto-lei n.º 2.994 institui o primeiro Código Nacional de Trânsito;e
-25 de setembro, Decreto-lei n.º 3.651 dá nova redação ao Código Nacional de Trânsito. Ficam criados o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, com sede no Distrito Federal e subordinado diretamente ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores, e os Conselhos Regionais de Trânsito – CRT, nas capitais dos Estados, subordinados aos respectivos governos;1945:-Após a Segunda guerra mundial, as motocicletas tornaram-se veículos populares, no entanto, caíram em desuso devido a dificuldade de importação; e-27 de dezembro, Decreto n.º 8.463 cria o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem – DNER, e os Distritos Rodoviários Federais. Surge, a partir daí, a denominação Polícia Rodoviária Federal, uma vez que o artigo 2º concede ao DNER o direito de exercer o poder de polícia de tráfego; e1949:Começou a produção de bicicletas no país, pela Caloi.
Entretanto segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a Lei nº 9.503, 23/09/1997, podemos perceber que o trânsito envolve todos e que a responsabilidade não é apenas do condutor e sim, de cada ser envolvido com o mesmo.
No dia a dia o trânsito aparece nos canais de notícias como o maior assassino mundial, matando uma pessoa a cada 20 segundos em todo mundo, tirando dos lares um pai, uma mãe, um amado e único filho, entre tantas pessoas inocentes que são levadas pelo erro de alguém.
“Em 2013 foram 42.266 mortes por acidentes de trânsito no Brasil contra 44.812 em 2012, uma redução de quase 6% no número total”, são dados do site http://portaldotransito.com.br que pode ser acessado livremente.
A redução de acidentes vem com a mudança e essa depende de todos condutores e pedestres envolvidos com o trânsito.
Mariana Czerwonka destaca em sua matéria: “A mudança de comportamento é uma questão que leva tempo e só ocorrerá com educação para o trânsito. E isso não está acontecendo no Brasil, salvo algumas exceções, temos milhares de crianças e jovens que estão na escola e nunca tiveram uma aula de educação para o trânsito. Nós estamos falhando num ponto que é crucial, não há como pensar em um trânsito mais seguro e humano se não atacarmos três áreas básicas: educação, fiscalização e engenharia”
A jornalista Mariana Czerwonka fez um comentário realístico, nossas escolas ainda não inseriram no currículo uma Pedagogia voltada para o Trânsito. Partindo desse pressuposto percebeu-se a necessidade de trabalhar na escola de forma dinâmica e prazerosa, ampliando os conhecimentos das crianças e jovens estudantes envolvidas diariamente no trânsito como condutores quanto pedestres, multiplicando esses conhecimentos com seus familiares.
A escola teve como objetivo “ampliar os conhecimentos dos estudantes nas vias públicas, gerando uma rede multiplicadores de Educação para o trânsito, para disseminar em sua comunidade saberes adquiridos na escola.”
A Escola ofertou em parceria com o corpo de bombeiros palestras de Atendimento Pré Hospitalar, Boas maneiras no trânsito com a Polícia Rodoviária Federal, História do trânsito com a professora de História.
Os alunos construíram maquetes, peça teatral, placas de sinalização, semáforos, cartazes, entre tantos elementos compõe o trânsito.
Enfim, percebe-se que o trânsito é assunto que deve ser trabalhado durante todo o ano letivo em todas as séries. Poucas escolas trabalham esse tema mais uma vez durante o ano letivo. O projeto trabalhado nessa escola é para todo ano letivo.
A seguir algumas fotos do projeto na escola em que trabalho
Bibliografia
EDUhttp://www.educacaotransito.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=89
ANFAVEA. Indústria Automobilística Brasileira. Uma História de Desafios.
BLOG. http://www.blogdotransito.com.br/?page_id=7
CNDCA (1995). Resolução nº 41, de 13 de outubro de 1995, Direitos da criança e adolescente hospitalizados.
DETRAN. http://www.detran.al.gov.br/
DNER. Anuário estatístico 1999.
Estatísticas de Acidentes
Fontes:
http://www.viasseguras.com/os_acidentes/estatisticas/estatisticas_estaduais/estatisticas_de_acidentes_em_alagoas
FACEBOOK. https://www.facebook.com/pages/Detran-AL/207088092727856
FENABRAVE, A Distribuição de Veículos no Brasil. Relatório de Pesquisa Histórica. São Paulo, maio de 1998.
História do Trânsito BrasileiroFonte:
http://www.educacaotransito.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=9
Imagens do Google imagens
MATOS, Elizete L.M; MUGIATTI, M.M.T, Freitas. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
RODRIGUES Juciara. 500 anos de trânsito no Brasil: convite a uma viagem.
MAPA, Acidentes Em Alagoas.
Fonte: http://servicos.detran.al.gov.br/Anuario2012/
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MATOS, Elizete L.M; MUGIATTI, M.M.T, Freitas. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
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MAPA, Acidentes Em Alagoas.
Fonte: http://servicos.detran.al.gov.br/Anuario2012/
Por FLAVIANA CORDEIRO WANDERLEY ALMEIDA
-Pedagoga pela UFAL
-Especialista em Psicopedagogia - São Luiz/SE;
-Especialista em Gestão Escolar - UFAL
-Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação;
-Magistério -EE Mileno Ferreira