Autora: Verine Stochi Veiga(*)
Introdução
O fenômeno denominado bullying é muito evidenciado nos dias de hoje e pode ser relacionado, em alguns casos, com o suicídio.
Tal forma de violência realizada dentro desse fenômeno pode ser associado à sensação de poder no indivíduo que pratica o bullying e afeta a vítima trazendo dor, desconforto, insegurança e angústia, podendo causar danos, sendo um deles, o suicídio.
Conforme alguns estudos indicam que o bullying ocorre entre a faixa etária de nove e quinze anos de idade. Efeitos decorrentes da violência causada na criança ou no adolescente, sendo a mesma direta ou indireta, trazem, muitas vezes, consequências para a vida adulta da vítima do bullying. A maioria das vítimas desse fenômeno encontra-se em estado de pressão psicológica. É a partir dessa pressão sofrida que o adolescente se vê sem saída e a única maneira de poder aliviar este sofrimento seria tirando sua própria vida ou matando o causador de tudo isso. Para ser considerado bullying, a vítima tem que ter sofrido entre dois ou mais episódios consecutivos.
A sequência desses episódios pode levar o indivíduo que sofre desse fenômeno a se estressar e não suportar mais tal pressão sofrida. Analisando sobre este pensamento, Feijó (et al.,1999) traz que, o aumento nas taxas de tentativa de suicídio em adolescentes, têm levado à intensificação de muitos fatores de risco, entre eles, os eventos estressores. Sobre esta ideia do autor acima, podemos dizer que as tentativas de suicídio são um indício que algo não vai bem e que o adolescente que se encontra em crise por conta do seu sofrimento causado pelo bullying comete esse ato para aliviar seu sofrimento ou para mostrar aos demais que o mesmo está sofrendo e pedindo ajuda.
O bullying é um tema muito discutido em nosso país e no mundo todo, não só nas escolas, mas em vários outros lugares como nas academias, nas Universidades, nas redes sociais. Suas consequências são grandes e temos que estar atentos e ter conhecimento profundo do que seja o bullying e todos os fenômenos que o rodeiam. Pode-se relacionar ao bullying e ao suicídio, a baixa autoestima que afeta muitos os adolescentes e, com isso, os deixa mais suscetíveis ao fato.
Suicídio, conceitos e qual faixa-etária atinge
O suicídio refere-se ao desejo consciente de morrer e à noção clara do que o ato executado pode gerar (Araújo et al., 2010). O comportamento suicida pode ser dividido em três categorias: ideação suicida (pensamentos, ideias, planejamento e desejo de se matar), tentativa de suicídio e suicídio consumado. A ideação suicida é um importante preditor de risco para o suicídio, sendo considerada o primeiro “passo” para sua efetivação (Werlang et al., 2005). Assim, a decisão de cometer suicídio não ocorre de maneira rápida, sendo que com frequência o indivíduo que comete o suicídio manifestou anteriormente alguma advertência ou sinal com relação à ideia de atentar contra a própria vida.
As atitudes permissivas dos adolescentes com relação ao suicídio diferiram por tipo de família e por gênero, sendo que adolescentes com pais divorciados tiveram as atitudes mais permissivas com relação ao suicídio e aqueles com uma experiência de morte na família tiveram as atitudes mais negativas.
Com relação aos fatores associados ao planejamento, os adolescentes que relataram sentimentos de solidão e tristeza apresentaram prevalência mais alta de planejamento suicida do que adolescentes sem esses sentimentos.
A solidão é considerada como um sentimento muito comum em adolescentes que tentam o suicídio. Tais jovens relatam sentir falta de ter amigos e reclamam não ter ninguém para dividir experiências e tristezas, apresentando maior probabilidade de desenvolver problemas emocionais, comportamentais e afetivos. Isso faz com que a falta de convivência com os pares durante a infância ou a adolescência pode constituir-se como fator de risco ao suicídio, pois as trocas afetivas com pares, nesta fase do desenvolvimento, reduzem o impacto das experiências adversas.
Entende-se que as experiências vividas no grupo de pares podem ser muito significativas e influenciar as características individuais dos adolescentes, incluindo comportamentos, temperamentos, cognições e habilidades para resolução de problemas, além de influenciar na sua autoestima e amenizar o impacto de eventos estressores.
Os elevados números de suicídio na adolescência apontados pelos estudos podem ser explicados, em parte, pela dificuldade de muitos jovens de enfrentar as exigências sociais e psicológicas impostas pelo período da adolescência. Ao ver estáticas percebemos que a taxa de suicídio é muito maior entre jovens na faixa etária entre os 15 e 29 anos, sendo que nos padrões atuais a adolescência vai na faixa etária dos 12 aos 24 anos.
As ideias de morte também podem surgir como uma estratégia dos jovens para lidar com problemas existenciais, como a compreensão do sentido da vida e da morte (Borges et al., 2008). Além disso, as tentativas de suicídio e o suicídio consumado aumentam com o passar dos anos, especialmente após a puberdade (Bahls e Bahls, 2002).
Os estudos de diferentes países indicaram que as motivações para o suicídio (ex.: história de suicídio na família, presença de transtornos mentais, exposição à violência, abuso de álcool e drogas, bullying, conflitos na família, etc.) tendem a ser constantes em adolescentes de diferentes culturas. Entretanto, com relação aos meios de cometer o suicídio, foi possível verificar diferenças entre países nos quais o uso de armas de fogo é permitido e países onde tal uso é proibido.
O bullying é um fenômeno existente em todos os lugares que vivemos. Até na nossa família pode existir casos do mesmo, mas os lugares mais afetados com esse fenômeno são as escolas e as redes sociais na internet.
"O termo bullying não possui tradução literal para o português. Bully é o termo, em inglês, para "valentão" e bullying pode ser traduzido por "intimidação [...] comportamento de ameaças e intimidações". (LISBOA et al., 2009, p. 60).
As brincadeiras de mau gosto podem ser bullying, mas quando a vítima que sofre do mesmo deixa a situação ficar mais grave e mais profunda, acaba gerando uma grande série de violências e perturbações.
Devido ao uso intensivo das redes sociais pelos adolescentes o bullying continua no período pós escola, sendo que muitas vezes o cyberbulling ocorre nos grupos das próprias turmas, e quase sempre a vitima não tem coragem de denunciar para as autoridades competentes sobre o que está ocorrendo no colégio.
Leão (2010) traz a seguinte afirmação: A prática desse tipo de violência é vista pelos os autores dedicados a esse assunto como "Fenômeno bullying".
Tal fenômeno apresenta-se de forma velada, intencional e repetitiva, dentro de uma relação desigual de poder, por um longo período de tempo contra uma mesma vítima, sem motivos evidentes, adotando comportamentos cruéis, humilhantes e intimidadores, gerando consequências irreparáveis, sejam elas físicas, psíquicas, emocionais ou comportamentais. (p. 119)
Essas consequências são irreparáveis, a ponto de deixar feridas imensas na vítima que sofre com o bullying tanto fisicamente, como psicologicamente, não só na escola, mas em todos os outros locais aonde esse fenômeno acontece. Segundo Leão (2010), as consequências provocadas pelo bullying podem gerar danos e traumas terríveis na vida da criança, sendo eles: a baixa autoestima, estresse, depressão, queda no rendimento escolar, pensamentos de vingança contra o agressor e até mesmo o próprio suicídio.
Relação entre Bullying e suicídio em adolescentes:
O Bullying é responsabilizado atualmente por inúmeros casos de grave ameaça e violência no mundo inteiro ocorrido, em maior parte, no ambiente escolar. Para Assis (et al., 2006) o termo em inglês para o bullying se refere a uma denominação diferenciada para a violência, evidenciando uma repercussão negativa da violência nas relações, encontrado principalmente no ambiente escolar.
Vários casos no mundo todo já foram confirmados em que a maioria dos jovens se suicida por conta de não suportarem mais a pressão sofrida pelo bullying. Existem muitos casos que mostram que o bullying acontece mundialmente. Alguns dos relatos abaixo mostram casos envolvendo este fenômeno.
No ultimo dia 13 de março ocorreu o massacre da Escola Raul Brasil, no qual um aluno que durante o período que estudava sofria com o bullying pelos colegas de classe. Isso fez com que o aluno planejasse a forma como entrar na escola e cometer o crime. Após matar os alunos que praticavam bullying contra ele, sendo que logo após matar os colegas e coordenadora do colégio o aluno em questão se suicidou.
Este caso percorreu em sites de jornais. Segundo o site Último Segundo Brasil (2011), Edmar havia acabado de se formar no ensino médio, entrou na escola durante as férias, atirou em seis estudantes, em uma professora e no caseiro. Ninguém morreu, somente o atirador, pois o mesmo suicidou-se após o ocorrido, porém deixou feridos e sequelas nas vítimas.
Para Neto (2005), nos casos em que alunos armados invadiram as escolas e atiraram contra colegas e professores, esses jovens eram vítimas de bullying e recorreram às armas para combater o poder que os afetavam.
De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), um em cada dez estudantes no Brasil é vítima frequente de bullying. Na faixa dos 15 anos, dados do relatório mostram que 17,5% dos alunos brasileiros sofreram algum tipo de bullying "pelo menos algumas vezes no mês". Agressões que também ocorrem no ambiente digital, o chamado "cyberbullying". Já escrevemos sobre o assunto e recomendamos a leitura.
Considerações Finais
Conclui-se através dos estudos que o bullying é um fenômeno praticado em todo o mundo e seu termo vem do inglês. A prática vista para a violência envolvendo o mesmo chama-se "fenômeno bullying" pelos autores que se dedicam a esse assunto. O bullying se classifica em três categorias: os autores, as vítimas e as testemunhas e existem dois tipos para a prática do mesmo: a direta e a indireta. Fatos envolvendo o bullying são vistos não só no Brasil, mas no mundo todo, evidenciando uma realidade perversa entre os jovens.
Este fenômeno acontece em cenários ao redor do mundo, mas os mais presentes são no ambiente escolar, nas redes sociais de internet e na própria internet (chamado de cyberbullying), no qual o agressor por meio de aparelhos eletrônicos, seja anonimamente ou não, humilha, denigre e difama a vítima. As consequências envolvendo esse fenômeno são traumáticas e geram danos terríveis para a vida da vítima e um deles está ligado à autoestima.
Os adolescentes com baixa autoestima, tem a vulnerabilidade de dificultar a interação grupal e isso aumenta a probabilidade de serem vítimas do bullying por não se entrosarem com os demais em um grupo. O bullying implica muito na autoestima tanto de meninas, como de meninos, em diferentes formas. Implicações do bullying na autoestima e pressões na vida pessoal da vítima podem gerar o suicídio, pois o mesmo é um fenômeno complexo que é determinado por diversos fatores.
O adolescente em crise se encontra no meio de uma luta entre si e o meio social em que vive e, se esse equilíbrio entre ambos for alterado, a morte seria sua única saída. O suicídio entre jovens no mundo todo está aumentando cada vez mais. O mesmo é a terceira causa de morte na adolescência.
Este fenômeno é classificado em três categorias: ideação suicida, tentativa de suicídio e suicídio consumado. Casos no mundo inteiro de jovens que se suicidaram por conta do fenômeno bullying são inúmeros e ocorrem, em sua maior parte, no ambiente escolar. A pesquisa não pretende esgotar as discussões sobre o tema, mas contribuir para trazer mais evidências sobre o assunto e suas articulações.
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*VERINE STOCHI VEIGA
-Formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestra em História da Ciência pela mesma Universidade;
-Conhecimento em pacote Office, digitação de textos, digitalização de imagens e pesquisa na internet.
-Idiomas: conhecimento de Inglês e espanhol em nível intermediário.
-Idiomas: conhecimento de Inglês e espanhol em nível intermediário.
Nota do Editor:
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