Em um país mergulhado no lamaçal da corrupção, onde falta ética e
patriotismo por parte de políticos , agentes públicos e empresários , é
imperioso que a escola e a família
assumam a responsabilidade na formação do caráter das crianças e
adolescentes.
Hoje, a educação , dominada por ideologias de esquerda, está mais
voltada para formar cidadãos aptos a reivindicar direitos (muitas vezes difusos ) sem a contrapartida dos deveres. Nenhuma sociedade sobrevive sem uma relação
equilibrada entre direitos e deveres.
" O que destrói a humanidade?Política, sem princípios;Prazer, sem compromisso;Riqueza sem trabalho;Sabedoria sem caráter;Negócios sem moral;Ciência sem humanidade;Oração sem caridade. "(Mahatma Gandhi)
A escola , enquanto instituição
social, não pode ficar restrita a função de ensinar disciplinas tradicionais da
grade curricular. É preciso inserir um
conteúdo mais voltado às necessidades do nosso tempo. É preciso ,
portanto, levar às salas de aula noções
de ética , moral e patriotismo aos nossos alunos. Precisamos quebrar o
paradigma da "Lei de Gerson" que tem estimulado décadas de corrupção
e impunidade.
Criadas pelo Decreto-lei Nº 869 de 12 de setembro de 1969 , as
disciplinas de Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do
Brasil (OSPB) eram obrigatórias nas escolas de ensino fundamental , na época 1º
grau, e médio , 2º grau.
Duramente criticadas pelas esquerdas, estas disciplinas vigoraram até
meados da década de 1990, quando foram sumariamente extintas, sem qualquer
discussão mais profunda sobre sua relevância. Nada foi criado para substituí-las
!
O fato das disciplinas terem sido criadas no Regime Militar (1964-1985)
sempre suscitou críticas infundadas sobre seu "teor autoritário" e de
"apoio ao regime político" da época.
O que causa perplexidade é que estes críticos do passado são os mesmos
que hoje defendem a "Escola com Partido". Uma escola com pesamento
único , de raiz marxista e práticas autoritárias, voltadas para a formação de
militantes autômatos.
O fato importante é que
cidadania, ética e patriotismo desapareceram dos livros escolares, junto
com as disciplinas. O entendimento atual é que estes assuntos sejam tratados em
sala de aula episodicamente pelas disciplinas de História e Geografia.
Esta posição traduz , de forma velada, o desprezo por temas relevantes
para a formação das crianças e jovens.
Como os bons exemplos não vem de cima é preciso cultivá-los na base social,
formada pela escola e família.
Na análise dos objetivos do decreto, que criou as disciplinas de
Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil , estão
presentes conceitos basilares de qualquer nação democrática e desenvolvida.
"Art. 2º A Educação Moral e Cívica, apoiando-se nas tradições nacionais, tem como finalidade: a) a defesa do princípio democrático, através da preservação do espírito religioso, da dignidade da pessoa humana e do amor à liberdade com responsabilidade, sob a inspiração de Deus;b) a preservação, o fortalecimento e a projeção dos valores espirituais e éticos da nacionalidade;c) o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana;d) a culto à Pátria, aos seus símbolos, tradições, instituições e aos grandes vultos de sua historia;e) o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade;f) a compreensão dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da organização sócio-político-econômica do País;g) o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando ao bem comum; "
Lecionei estas disciplinas nos anos oitenta e noventa do século passado
e posso assegurar que todos os assuntos tratados em sala de aula motivaram
discussões pertinentes e proveitosas para a formação cidadã dos educandos.
A extinção destas disciplinas deixou um vácuo que foi, lamentavelmente, preenchido por ideologias
nocivas, que cultuam o estatismo , o vitimismo , a segregação , o ódio e o
desprezo aos valores éticos e morais.
Um exemplo de como o marxismo nas escolas contribui para a desagregação
social, está nesta frase de Vladimir
Ilyich Ulyanov (Lênin) , líder da Revolução Bolchevique de 1917:
" Colabore para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes."
(Lênin - DECÁLOGO -1913)
Em paralelo ao trabalho pedagógico das escolas, na difusão de valores
éticos, morais e patrióticos, está a família tradicional, que é corresponsável
pela orientação dos jovens.
"A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade."(Immanuel Kant)
O retorno das disciplinas EMC e OSPB não está na pauta do Governo e do
Congresso e dificilmente vai estar, enquanto predominarem os conceitos e
preconceitos de viés esquerdista, que
ainda detém a hegemonia do pensamento educacional.
Isso, porém, não afasta professores e pais do dever de fazer a sua
parte, nas salas de aula e nos lares, dialogando e ensinando as virtudes
necessárias à formação do caráter.
Em tempos de Lava Jato , o maior legado de moral e justiça de toda a
história do Brasil, cito o grande
jurista e diplomata Rui Barbosa (1849-1923) :
" De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Não podemos desanimar ! Façamos a nossa parte !
POR OMAR FERNANDES
- Licenciado e bacharel em história;
-Graduado pela Universidade Gama Filho/RJ; e
- Atuou como professor na rede pública e privada da cidade do Rio de Janeiro.
- Twitter:@omarbrasilrj
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Perfeito! Parabéns!
ResponderExcluirGrato pelo comentário e elogio.
ExcluirConcordo muito,nossa sociedade destruiu os valores morais e éticos,vai ser uma longa caminhada reconstruir.A sala de aula não tem condições de desenvolver um clima propício aos estudos.O governo dos Ptralhas destruíram nossa nação.
ResponderExcluirGrato pelo comentário. Realmente os governos petistas representaram um retrocesso no sistema educacional . Precisamos com urgência retomar a discussão sobre a educação dentro de uma perspectiva democrática e liberal.
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