sábado, 10 de junho de 2017

A Importância de se Ensinar Ética e Patriotismo nas Escolas


Em um país mergulhado no lamaçal da corrupção, onde falta ética e patriotismo por parte de políticos , agentes públicos e empresários , é imperioso que a escola e a família  assumam a responsabilidade na formação do caráter das crianças e adolescentes.

Hoje, a educação , dominada por ideologias de esquerda, está mais voltada para formar cidadãos aptos a reivindicar direitos  (muitas vezes difusos )  sem a contrapartida dos deveres.  Nenhuma sociedade sobrevive sem uma relação equilibrada entre direitos e deveres.

" O que destrói a humanidade?Política, sem princípios;Prazer, sem compromisso;Riqueza sem trabalho;Sabedoria sem caráter;Negócios sem moral;Ciência sem humanidade;Oração sem caridade. "(Mahatma Gandhi)
 A escola , enquanto instituição social, não pode ficar restrita a função de ensinar disciplinas tradicionais da grade curricular.  É preciso inserir um conteúdo mais voltado às necessidades do nosso tempo. É preciso , portanto,  levar às salas de aula noções de ética , moral e patriotismo aos nossos alunos. Precisamos quebrar o paradigma da "Lei de Gerson" que tem estimulado décadas de corrupção e impunidade.

Criadas pelo Decreto-lei Nº 869 de 12 de setembro de 1969 , as disciplinas de Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB) eram obrigatórias nas escolas de ensino fundamental , na época 1º grau,  e médio ,  2º grau. 

Duramente criticadas pelas esquerdas, estas disciplinas vigoraram até meados da década de 1990, quando foram sumariamente extintas, sem qualquer discussão mais profunda sobre sua relevância. Nada foi criado para substituí-las !

O fato das disciplinas terem sido criadas no Regime Militar (1964-1985) sempre suscitou críticas infundadas sobre seu "teor autoritário" e de "apoio ao regime político" da época.

O que causa perplexidade é que estes críticos do passado são os mesmos que hoje defendem a "Escola com Partido". Uma escola com pesamento único , de raiz marxista e práticas autoritárias, voltadas para a formação de militantes autômatos.

O fato importante é que  cidadania, ética e patriotismo desapareceram dos livros escolares, junto com as disciplinas. O entendimento atual é que estes assuntos sejam tratados em sala de aula episodicamente pelas disciplinas de História e Geografia.

Esta posição traduz , de forma velada, o desprezo por temas relevantes para a formação das crianças e jovens.  Como os bons exemplos não vem de cima é preciso cultivá-los na base social, formada pela escola e família.

Na análise dos objetivos do decreto, que criou as disciplinas de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil , estão presentes conceitos basilares de qualquer nação democrática e desenvolvida.

"Art. 2º A Educação Moral e Cívica, apoiando-se nas tradições nacionais, tem como finalidade: a) a defesa do princípio democrático, através da preservação do espírito religioso, da dignidade da pessoa humana e do amor à liberdade com responsabilidade, sob a inspiração de Deus;b) a preservação, o fortalecimento e a projeção dos valores espirituais e éticos da nacionalidade;c) o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana;d) a culto à Pátria, aos seus símbolos, tradições, instituições e aos grandes vultos de sua historia;e) o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade;f) a compreensão dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da organização sócio-político-econômica do País;g) o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando ao bem comum; "
Lecionei estas disciplinas nos anos oitenta e noventa do século passado e posso assegurar que todos os assuntos tratados em sala de aula motivaram discussões pertinentes e proveitosas para a formação cidadã dos educandos. 

A extinção destas disciplinas deixou um vácuo que foi,  lamentavelmente, preenchido por ideologias nocivas, que cultuam o estatismo , o vitimismo , a segregação , o ódio e o desprezo aos valores éticos e morais.

Um exemplo de como o marxismo nas escolas contribui para a desagregação social,  está nesta frase de Vladimir Ilyich Ulyanov (Lênin) , líder da Revolução Bolchevique de 1917:
" Colabore para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes."
(Lênin - DECÁLOGO -1913)
Em paralelo ao trabalho pedagógico das escolas, na difusão de valores éticos, morais e patrióticos, está a família tradicional, que é corresponsável pela orientação dos jovens.

"A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade."
(Immanuel Kant)
O retorno das disciplinas EMC e OSPB não está na pauta do Governo e do Congresso e dificilmente vai estar, enquanto predominarem os conceitos e preconceitos  de viés esquerdista, que ainda detém a hegemonia do pensamento educacional.

Isso, porém, não afasta professores e pais do dever de fazer a sua parte, nas salas de aula e nos lares, dialogando e ensinando as virtudes necessárias à formação do caráter.

Em tempos de Lava Jato , o maior legado de moral e justiça de toda a história do Brasil, cito  o grande jurista e diplomata Rui Barbosa (1849-1923) :
" De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."

Não podemos desanimar ! Façamos a nossa parte !

POR OMAR FERNANDES










- Licenciado e bacharel em história;
-Graduado pela Universidade Gama Filho/RJ; e
- Atuou como professor na rede pública e privada da cidade do Rio de Janeiro.
 - Twitter:@omarbrasilrj

Nota do Editor:
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4 comentários:

  1. Concordo muito,nossa sociedade destruiu os valores morais e éticos,vai ser uma longa caminhada reconstruir.A sala de aula não tem condições de desenvolver um clima propício aos estudos.O governo dos Ptralhas destruíram nossa nação.

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    1. Grato pelo comentário. Realmente os governos petistas representaram um retrocesso no sistema educacional . Precisamos com urgência retomar a discussão sobre a educação dentro de uma perspectiva democrática e liberal.

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