@ Antonio Carlos Jesus Zanni de Arruda
Já não é de hoje que muito se debate sobre a formação do professor seja ela na sua graduação ou na formação continuada.
O tema é algo extremamente relevante, pois influencia diretamente em todos os setores da sociedade, não somente em formar bons profissionais, como também cidadãos ativos e participativos.
Aqui não entraremos em questões como baixos salários, falta de planos de carreira e incentivo e demais questões desanimadoras ao docente, embora reconheçamos sim, que isso influencia e muito a vida profissional deste. Delimitaremos nossa análise a fatores formativos dos professores, sejam estes em instituições públicas e privadas de ensino.
Em minha trajetória na Educação, seja como docente ou gestor, percebo em grande parte dos professores dificuldades no aspecto em como ensinar. E essa análise não se refere à questões como conteúdos, didáticas, recursos sejam estes fisicos ou virtuais, mas em como usar dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.
Relatos de professores formados tanto em instituições públicas quanto privadas em relação aos cursos de licenciaturas (sejam estes presenciais e na grande maioria virtuais), apresentam grandes dificuldades em compreender seu papel, o do aluno e da mediação do conhecimentos.
Por outro lado, vejo organizações não governamentais e entidades se posicionarem positivamente em cobrarem das autoridades públicas uma melhora e porque não dizer uma reforma no sistema educacional brasileiro, já que além de estarmos formando "analfabetos funcionais", onde grande parte dos alunos não compreende o que lê e o que escreve e nem tampouco sabe aplicar esses conhecimentos em seu cotidiano e na sociedade e ainda, se posicionando de maneira contumaz contrária onde deputados propõem um modelo de ensino que retroaja à questão da reprova.
Penso que devemos sim questionar esse modelo de ensino que aí está, pois além de tudo isso mencionado acima, temos grandes desafios no mundo de hoje, como a Internet, a Inteligência Artificial, o conceito de realidade para os estudantes, já que são uma geração extremamente mergulhada na virtualidade.
Acredito assim como o filósofo Immanuel Kant, na obra Sobre a Pedagogia, que a Educação é instrumento de emancipação e de promoção das pessoas, que de fato nos humaniza. E isso serve tanto para alunos, professores e sociedade.
Não podemos mais tratar a Educação de maneira pontual, indicando problemas e situações sazonais, mas de fato discutir e implementar de maneira democrática, um modelo pedagógico que se referencie à nossa realidade, que atenda as necessidades de nossos alunos e professores.
Usando de muita sinceridade, os alunos aprendem mal por diversos fatores sociais, como questões de caráter sócio-econômico, afetivas, psicológicos, dentre outros fatores, mas também porque os professores estão sendo mal formados, sobretudo porque não se contempla de maneira adequada questões de caráter metodológico e epistemológico, que propiciem ao docente enxergar a natureza da relação de ensino e aprendizagem de maneira mais profunda. Sobre isto costumo dizer que ".. ter recursos para dar aula, a gente encontra em todo lugar, como livros didáticos, paradidáticos, Internet, dentre outros. A grande questão que fica é o que faço com isso e como faço"!
Isso somente uma boa formação pode dar e isso remete a um modelo pedagógico e políticas públicas que contemplem isso! Acredito que só assim conseguiremos começar a mudar esse quadro, proporcionando uma boa Educação, principalmente aos alunos.
BIBLIOGRAFIA
KANT, I. Sobre a Pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. 5ª edição. Piracicaba-SP. Editora Unimep. 2006.
ANTONIO CARLOS JESUS ZANNI DE ARRUDA
-Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2017);
- Graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1996);
- Mestrado em Educação para a Ciência pela UNESP (2004);
-Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP (2009); e
- Pós doutorado em Educação pela UNESP (2020)
-Trabalha no Ensino Superior nas mais variadas disciplinas, como filosofia, ética e responsabilidade social, antropologia, metodologia científica e filosofia da educação) ;
-Possui experiência na EAD (Educação a Distância) como tutor e elaborador de conteúdos, de projeto pedagógico e gestão de processos;
-Possui conhecimento em metodologias ativas;
- É parecerista ad hoc de avaliação de artigos científicos na Revista Educação e Filosofia na UFU (Universidade Federal de Uberlândia);
- Participa do grupo de estudos em Desenvolvimento Moral na UNESP de Bauru - SP;
-Possui competências em Gestão Educacional, incluindo em especial a liderança e gerenciamento de professores, coordenadores universitários e processos acadêmicos;
É Colaborador de Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Moralidade na UNESP de Bauru - SP. e
-É avaliador de cursos superiores pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.
Contatos:
e-mail: arrudafilosofia@hotmail.com
linkedin: Carlos Arruda
Tel: (14) 991152195
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0764418599887611
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário