sexta-feira, 12 de julho de 2024

O perfil do Motorista Brasileiro


 Autor: Thiago Trindade Leles (*)



O objetivo deste reporte é trazer informações do Motorista Brasileiro, suas principais características, necessidades e anseios.

O Brasil possui dimensões continentais e os desafios logísticos nas mesmas proporções. O país possui sua matriz logística primordialmente rodoviária e possui 1,7 milhões de quilômetros, destes apenas 13% asfaltadas.

Deste total, apenas 8% são rodovias federais (122.216 km), tornando o desafio ainda maior, restando aos estados e municípios a gestão direta das vias, quanto a conservação e investimento em duplicação e sinalização. Este reporte foi confeccionado através de pesquisa de campo, dados disponíveis na internet e entrevista com proprietários de empresas de transportes.

Malha Rodoviária Nacional





Boletim CNT 

(https://www.cnt.org.br/painel-cnt-transporte-rodoviario)


Frota Brasileira

Segundo a Confederação Nacional de Transportes, o brasil possui uma frota de 1.140.000 veículos de carga, distribuídos nas categorias Autônomos, Empresas de Transportes e Cooperativas:






Anuário CNT 2022 (https://anuariodotransporte.cnt.org.br/2022/)

A idade média da frota varia de acordo com a capacidade financeira de cada categoria, abaixo a média em anos de cada categoria:





Anuário CNT 2022 (https://anuariodotransporte.cnt.org.br/2022/)

Perfil do Motorista Brasileiro

Formas de Aquisição e Tipo de Veículos.

O tipo de veículo mais adquirido pelos motoristas brasileiros é do tipo Graneleiro. Este tipo de equipamento permite acessar uma maior quantidade de tipos de cargas, tais como Granéis ( Soja e Milho ), partes e peças, itens siderúrgicos, cimento etc.

De acordo com o site da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a marca de veículo mais vendida no país no ano de 2023 foi a marca Volvo. (https://anfavea.com.br/site/edicoes-em-excel/)










Preço

O preço atual de um veículo zero KM do modelo mais vendido no ano de 2023 (Volvo FH 540 ) é de R$ 950.000.

Para realização do trabalho é necessário que seja acoplado o implemento rodoviário, que no brasil o mais comum é Graneleiro. Os dois tipos mais comuns são:

(1)Carreta Graneleira: 

Capacidade líquida de carregamento de 48 Toneladas.

·         Preço: R$ 229.000

(2)Carreta Rodotrem:

 Capacidade líquida de carregamento de 50 toneladas.

·         Preço: R$ 281.000

Volvo Tractor Unit – Volvo FH 540




Carreta Graneleira – 4 eixos – 40 Toneladas 







Carreta Graneleira – 6 eixos – 50 Toneladas 







Modalidade de Aquisição

De acordo com a pesquisa CNT de Perfil do Motorista Brasileiro ( https://www.cnt.org.br/perfil-dos-caminhoneiros ), que entrevistou 1.066 motoristas,  47% das aquisições realizadas pelos caminhoneiros são feitas por meio de financiamento bancário.

A fonte de financiamento mais utilizada são os bancos privados com 70% das respostas colhidas. Demais estão divididos entre programas governamentais (BNDS, Consórcios e financiamentos particulares).

Jornada de Trabalho

De acordo com a legislação brasileira, o motorista profissional poderá trabalhar 8 horas diárias, sendo permitida a prorrogação por 2 horas. Durante o tempo de trabalho, ele deverá descansar 30 minutos de em 6 horas trabalhadas.

O tempo de descanso entre duas jornadas deverá ser de no mínimo 11 horas e os tempos de aguardo de carregamento e descarregamento deverão ser remuneradas.

Na pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), revela que somente 22% dos motoristas seguem corretamente sua jornada de trabalho.  





No Brasil pátios para descanso são inexistentes. O horário de repouso é realizado em pátios de postos de combustíveis, acostamento de rodovias e pátios de armazéns e fábricas.

Em pesquisa conduzida pela empresa vector (Aplicativo de anúncio de cargas), foram coletadas 100 entrevistas no qual conclui algumas características e anseios dos motoristas de cargas rodoviárias no Brasil, conforme recorte abaixo








Conclusão

O breve artigo teve seu objetivo de mostrar um pequeno recorte da situação do motorista brasileiro, que passa a margem da sociedade. Sua importância é diminuída quando comparamos a relevância que esta profissão possui dentro da cadeia logística brasileira (longas e curtas distâncias).

É necessário termos políticas que visem suporte aos motoristas, como pontos de apoio para descanso e suporte para a execução de seu trabalho.

O avanço dos veículos estão muito anos a frente da nossa capacidade de gerar mão obra capacitada que consigam entender, pilotar e controlar toda tecnologia embarcada nestes veículos.

A formação de novos motoristas é desestimulada pelas dificuldades encontradas diárias, desde a operação de carregamento até o descarregamento que vão desde pontos de apoio, para necessidades fisiológicas, banho, suporte médico e operacionais.

Se nada for feito, teremos um apagão logístico no brasil por falta de mão de obra e isto irá encarecer ainda mais o custo brasileiro de logística. 


*THIAGO TRINDADE LELES










-Formado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro( 2004);

-MBA em Marketing pela USP (2008);

 -MBA em agronegócio na FGV (2022)

-Atualmente é Gerente executivo de Logística Rodoviária. 

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

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