Malha
Rodoviária Nacional
Boletim CNT
(https://www.cnt.org.br/painel-cnt-transporte-rodoviario)
Anuário CNT
2022 (https://anuariodotransporte.cnt.org.br/2022/)
A idade média da frota varia de acordo com a capacidade financeira de cada categoria, abaixo a média em anos de cada categoria:
Anuário CNT 2022 (https://anuariodotransporte.cnt.org.br/2022/)
Perfil do
Motorista Brasileiro
Formas de Aquisição e Tipo de Veículos.
Preço
O preço atual de um veículo zero KM do modelo mais vendido no ano de 2023
(Volvo FH 540 ) é de R$ 950.000.
Para realização do trabalho é necessário que seja acoplado o implemento
rodoviário, que no brasil o mais comum é Graneleiro. Os dois tipos mais comuns
são:
(1)Carreta Graneleira:
Capacidade líquida de carregamento de 48 Toneladas.
·
Preço: R$ 229.000
(2)Carreta Rodotrem:
Capacidade líquida de carregamento de
50 toneladas.
·
Preço: R$ 281.000
Volvo Tractor Unit – Volvo FH 540
Carreta Graneleira – 4 eixos – 40 Toneladas
Carreta Graneleira – 6 eixos – 50 Toneladas
Modalidade de Aquisição
De acordo com a pesquisa CNT de Perfil do Motorista Brasileiro ( https://www.cnt.org.br/perfil-dos-caminhoneiros ), que
entrevistou 1.066 motoristas, 47% das
aquisições realizadas pelos caminhoneiros são feitas por meio de financiamento
bancário.
A fonte de financiamento mais utilizada são os bancos privados com 70% das respostas colhidas. Demais estão divididos entre programas governamentais (BNDS, Consórcios e financiamentos particulares).
Jornada de Trabalho
De acordo com a legislação brasileira, o motorista profissional poderá
trabalhar 8 horas diárias, sendo permitida a prorrogação por 2 horas. Durante o
tempo de trabalho, ele deverá descansar 30 minutos de em 6 horas trabalhadas.
O tempo de descanso entre duas jornadas deverá ser de no mínimo 11 horas e
os tempos de aguardo de carregamento e descarregamento deverão ser remuneradas.
Na pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), revela que somente 22% dos motoristas seguem corretamente sua jornada de trabalho.
No Brasil pátios para descanso são inexistentes. O horário de repouso é
realizado em pátios de postos de combustíveis, acostamento de rodovias e pátios
de armazéns e fábricas.
Em pesquisa conduzida pela empresa vector (Aplicativo de anúncio de cargas), foram coletadas 100 entrevistas no qual conclui algumas características e anseios dos motoristas de cargas rodoviárias no Brasil, conforme recorte abaixo
Conclusão
O breve artigo teve seu objetivo de mostrar um pequeno recorte da situação
do motorista brasileiro, que passa a margem da sociedade. Sua importância é
diminuída quando comparamos a relevância que esta profissão possui dentro da
cadeia logística brasileira (longas e curtas distâncias).
É necessário termos políticas que visem suporte aos motoristas, como pontos
de apoio para descanso e suporte para a execução de seu trabalho.
O avanço dos veículos estão muito anos a frente da nossa capacidade de gerar
mão obra capacitada que consigam entender, pilotar e controlar toda tecnologia
embarcada nestes veículos.
A formação de novos motoristas é desestimulada pelas dificuldades
encontradas diárias, desde a operação de carregamento até o descarregamento que
vão desde pontos de apoio, para necessidades fisiológicas, banho, suporte
médico e operacionais.
Se nada for feito, teremos um apagão logístico no brasil por falta de mão de
obra e isto irá encarecer ainda mais o custo brasileiro de logística.
*THIAGO TRINDADE LELES
-MBA em Marketing pela USP (2008);
-MBA em agronegócio na FGV (2022)
-Atualmente é Gerente executivo de Logística Rodoviária.
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