Autoras: Marilice Mello e Odete Donato(*)
Refletir sobre inovação curricular remete-nos a mudanças em direção a um currículo que ultrapasse o elenco de disciplinas e, que só se concretiza com a disponibilidade de todos os envolvidos, para também mudar seus conceitos enraizados em busca de uma formação integral do ser.
Para Carbonell (2002), a inovação é um conjunto de intervenções, decisões e processos com intencionalidade e sistematização, ou seja, um ato planejado que integra diversas ações coordenadas e complementares que afetam toda a instituição escolar, e não apenas algumas partes isoladas. O conjunto de intervenções trata de modificar atitudes, ideias, culturas, conteúdos, modelos e práticas pedagógicas e introduzir novos materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos e outras formas de organizar e gerir o currículo, a escola e a dinâmica da sala de aula.
A inovação resulta da confluência de uma pluralidade de olhares e opiniões que procedem de indivíduos que com ela estreitam algum tipo de relação. A inovação é uma tarefa complexa na qual os processos interpretativos são uma constante e, para os referidos autores, uma tarefa socialmente necessária, academicamente útil e, enriquecedora em nível pessoal, por isso, caracteriza-se por seu caráter multidimensional, envolvendo muitos sentidos e direções, como assinalam Carbonell (2002) e Hernández et al. (2000).
Destacamos então, que o conceito de inovação se apresenta atrelado a uma mudança voltada a promover, na maioria das vezes, como resultado último, a melhoria do ensino. No sistema educacional existem algumas condições que nos levam a entender se este é inovador ou não, por exemplo, a existência da relação qualitativa entre o planejado e o realizado do projeto educacional, diminuindo distâncias entre tais variáveis; o estabelecimento de orientações e esclarecimentos às partes envolvidas sobre o que se espera de uma inovação; a presença de conflitos pode também sinalizar benefícios em direção ao caminho da inovação; a possibilidade de a comunidade escolar incorporar na prática, as iniciativas que surgirem e rever constantemente tais ações, assim como, a definição e assunção de papéis, sem rigorosidade (HERNÁNDEZ et al., 2000).
No entendimento de Bogdan e Biklen (1994), a inovação, ao centrar-se na mudança, mesmo com o objetivo maior de promover a melhoria na vida das pessoas, preocupando-se com a formação integral do Ser, implica também, o enfrentamento de conflitos por parte de algumas pessoas, considerando as suas crenças, os estilos de vida, podendo até chegar à resistências que se tornam obstáculo para a consecução do processo inovador.
Inovar passou a ser palavra propulsora para a mudança; e no que se refere à organização do currículo de curso, como um indicador da tão almejada qualidade. A inovação vincula-se, assim, como possibilidade de melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos, e trazer experiências da vida de cada uma para assim o ensino fazer sentido e conseguir a formação integral do ser, por meio de um currículo "vivo".
E, tendo vida, o currículo requer uma constante reflexão que resulta em avaliação; para isso, é necessário que os professores tenham um objetivo claro e preciso para avaliar se os currículos dos projetos pedagógicos atingiram ou não o que foi proposto. Outro elemento de grande importância é a participação ativa dos docentes no processo de aplicação do modelo de inovação.
Contudo, entendemos que o projeto de inovação tem de nascer na escola, não somente com a participação dos professores, mas também dos alunos, caso contrário, a inovação não se concretizará efetivamente. O êxito do projeto inovador relaciona-se às condições, ao envolvimento dos professores e à gestão dos recursos voltados para a inovação; daí decorre o processo de mudança implicado no âmbito de condutas não mecânicas, isto é, envolvendo aspectos cognitivos e afetivos dos que dele participam.
O professor inovador deve ter um compromisso na linha das pedagogias progressistas, dentro de uma intencionalidade e reconhecimento social e pessoal das suas atribuições e trabalho, além do compromisso com sua formação integral (individual e coletiva), bem como desenvolver a inovação educativa e promover a construção do conhecimento. Para Hernández et al. (2000) a inovação está centrada na busca e na descoberta dos conhecimentos científicos, sob o enfoque da experimentação. A visão inovadora impõe-se como um dos aspectos fundamentais ao entendimento da formação integral do ser.
É necessário que a escola exercite as virtudes do espírito humano: amor, compaixão, tolerância, paciência, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia. Estas qualidades interiores, que trazem ao seu cultivador transformação e felicidade tanto para si mesmo quanto para os outros.
A formação integral do ser está relacionada à uma perspectiva de se ter um maior entendimento sobre o educando e assim buscar a melhor forma que ele aprenda, garantindo significado e sentido. Valorizar o outro pelo que ele sabe e poderá vir a saber. Uma formação integral do ser só se dá com amorosidade, palavra que representa tantas outras qualidades interiores que devem fazer parte do dia a dia das escolas.
Será possível inovar para transformar?
REFERÊNCIAS
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. Portugal: Porto Editora, 1994;
CARBONELL, J. A. A aventura de inovar - a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002;
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2011;
HERNÁNDEZ, F. et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artmed, 2000. 221.
*MARILICE PEREIRA RUIZ DO AMARAL MELLO
-Graduação em Pedagogia com habilitação Pré-Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984);
-Mestrado em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001);
-Doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP (2013);
-Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada em Pessoas com TEA. (2019);
-Pós - Doutora pela UNEB- Campus VI- Caetité-BA, no Programa de Pós-graduação e em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) - 2023;
-Membro dos grupos de pesquisa: GEPI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (PUC/SP), INTERESPI- Grupo de Pesquisas em Espiritualidade e Interdisciplinaridade (PUC/SP) e PPGELS- UNEB- Campus VI- Caetité-BA;
-Tem mais de 40 anos de caminhada com atividades na educação.
- Em 2020 reativou seu Canal do Youtube com lives e vídeos, com conteúdos voltados a educação e desenvolvimento humano, assim como projetos do “Café com Pauta” que apresentam temas relacionados a inclusão escolar, sendo parte do projeto de pós doutoramento;
-Atualmente dá assessoria a famílias, crianças e escolas para uma inclusão de qualidade.
Contatos:
E-mail: marmellomello@gmail.com
Instagram: @marilicemello e
Youtube: https://youtube.com/c/MariliceMello
ODETE DONATO
Graduada em Pedagogia pela UNEB Campus XII – Guanambi (2015);
Especialista em Práticas Docentes Interdisciplinares, UNEB, Campus VI - Caetité (2018);
Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo IFbaiano Campus – Guanambi(2019);
Graduada em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Faculdade Wenceslau Braz – Facibra/PR(2019);
Pós-graduada em Docência do Ensino Superior , pela Facei, Salvador/BA - (2022);
Mestre em Ensino Linguagem e Sociedade pela UNEB, Campus VI – Caetité/BA(2023); e
Professora da rede municipal de ensino de
Brumado/BA.
E-mail: dety_gt@hotmail.com ou odethe.donato@gmail.com
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
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